O que é análise Pestel e qual a importância para o seu negócio?

Homem escreve em lousa representando a análise PESTEL

Se você pretende abrir uma empresa ou está cogitando essa possibilidade, é importante embasar sua decisão no cenário atual do mercado. Para entender esse contexto, uma das ferramentas mais usadas é a análise Pestel ou matriz Pestel.

Por meio desse estudo, você consegue conhecer a fundo a situação atual do segmento em que deseja atuar. Além disso, ele te ajuda a antecipar problemas e propor soluções estratégicas para a sua empresa.

Pensando em ajudar você a entender essas variáveis externas ao seu negócio, elaboramos este conteúdo. Veja o que é análise Pestel, para que serve, exemplos e como ela pode compor o plano de negócios da sua empresa. 📝

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O que é análise Pestel?

Análise Pestel é uma ferramenta usada para entender os fatores externos que cercam um negócio. A palavra “Pestel” é um acrônimo que faz referência aos aspectos:

  • Políticos (P);
  • Econômicos (E);
  • Sociais (S);
  • Tecnológicos (T);
  • Ecológicos (E);
  • Legais (L).

Podemos dizer que a matriz Pestel permite analisar quais são as ameaças e oportunidades externas à empresa. Porém, não existe uma receita de bolo, cada documento será direcionado para as particularidades do negócio. Ou seja, não há um modelo pronto de análise Pestel.

É importante frisar que os dois últimos fatores — ecológicos e legais — podem ser deixados de lado dependendo do tipo de empresa em questão. Vamos conferir cada um deles a seguir:

Fatores políticos

Conhecer os fatores políticos do lugar onde a sua empresa vai operar é importante para entender a estabilidade do governo e o seu nível de interferência na economia. Isso permite analisar quão atrativo está o mercado e quais incentivos são dados aos negócios como o seu.

Além disso, os fatores políticos dizem respeito diretamente ao comércio exterior, às restrições comerciais, à legislação trabalhista e outros aspectos governamentais. Até o sistema educacional e a infraestrutura de saúde podem impactar o desenvolvimento de uma empresa.

Fatores econômicos

Os fatores econômicos dizem respeito a juros, inflação, taxas de câmbio, índice de desemprego e outros aspectos. Ou seja, estão relacionados à saúde financeira de um estado ou país e ao poder de compra da população.

Eles são divididos em dois grupos: microeconômicos e macroeconômicos. Os microeconômicos são aqueles ligados ao cotidiano das pessoas, por exemplo, a forma como elas gastam sua renda. Já os macroeconômicos estão relacionados às condições gerais do mercado, como a oferta e demanda de produtos e serviços.

💡 Saiba mais: Como fazer planejamento financeiro empresarial?

Fatores sociais

Os fatores sociais ou socioculturais levam em conta valores, crenças e hábitos culturais da sociedade para entender a fundo como é o ambiente em que a empresa está inserida. Essas características também serão úteis para nortear campanhas de marketing digital, afinal, ajudam a entender quem é o público-alvo de determinado serviço ou produto.

Algumas informações levantadas durante a pesquisa de fatores sociais são: dados demográficos, costumes, grau de escolaridade, crenças, opiniões sobre determinados temas etc.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Fatores tecnológicos

Na análise Pestel, os fatores tecnológicos são os mais relevantes, pois determinam de que forma as empresas podem desenvolver seus produtos e como eles serão distribuídos. Ou seja, envolve inovação, incentivo tecnológico, automação e tudo relacionado ao conhecimento científico disponível no mercado.

Quando uma organização conhece o seu contexto digital, fica mais fácil entender, por exemplo, se é viável lançar determinado produto ou se vale a pena entrar no mercado internacional.

Fatores ecológicos

Também chamados de fatores ambientais, os ecológicos incluem aspectos relacionados ao meio ambiente, como mudanças climáticas, conservação, compensação ambiental e outros.

Essa pauta é relativamente nova e apareceu na matriz Pestel a partir do momento em que a sociedade passou a cobrar as empresas por um posicionamento claro sobre a conservação do planeta. Portanto, uma organização que pensa na responsabilidade social corporativa e na sustentabilidade tende a se destacar no mercado.

Fatores legais

Os fatores legais consideram questões como direitos do consumidor, leis relacionadas a segurança de produto, direitos autorais, patente, leis trabalhistas, de saúde, discriminação etc.

Eles servem para garantir que a empresa funcionará segundo as determinações legais de cada localidade. Portanto, para se manter dentro da lei, veja a possibilidade de conversar com um especialista da área jurídica.

Bônus: fatores éticos

É provável que, futuramente, o acrônimo mude para Pestele, adicionando também os fatores éticos. Eles dizem respeito aos problemas morais e éticos que podem surgir no cotidiano de uma empresa.

Isso inclui, por exemplo, situações de escravidão, trabalho infantil, comércio justo, atividades filantrópicas, ativismo etc.

Para que serve a matriz Pestel?

A análise Pestel é uma ferramenta que serve como complemento ao planejamento estratégico durante o processo de estruturação de uma empresa. Quando cada um dos fatores é trabalhado, a matriz fornece o direcionamento adequado que o negócio deve seguir para prosperar.

Ainda, esse estudo fornece insumos para que as decisões sejam tomadas com base em informações verdadeiras sobre o mercado. Isso será fundamental para antecipar mudanças e prever possíveis problemas.

Portanto, a análise Pestel serve para:

  • Identificar oportunidades no mercado;
  • Descobrir ameaças que possam comprometer os planos para o negócio;
  • Criar uma visão mais clara sobre o ambiente em que a empresa deseja se inserir.

Qual a diferença entre análise de SWOT e análise Pestel?

Talvez, ao longo da explicação, você tenha notado certa semelhança entre a matriz SWOT e a Pestel, já que ambas tratam de identificar forças e fraquezas do negócio.

No entanto, a análise SWOT está relacionada a fatores internos, ou seja, inerentes à organização. A matriz Pestel, por outro lado, olha apenas para aquilo que é externo à empresa, mas pode afetar o negócio.

Deu para perceber que uma ferramenta não exclui a outra, não é mesmo? Na verdade, elas se complementam e fornecem uma visão muito mais abrangente para o projeto. Ao optar por usar as duas metodologias juntas, você conseguirá potencializar seus resultados e alcançar um diferencial competitivo.

📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio?

Como fazer uma análise Pestel?

Agora que você já sabe o que é análise Pestel e como ela funciona, chegou o momento de aprender como fazer a matriz para o seu negócio. Vale lembrar que cada empresa terá seu próprio diagnóstico, por isso, aqui, daremos dicas de como montar o seu diagrama.

Veja, abaixo, os passos para fazer uma análise Pestel:

1. Entenda cada um dos fatores

Para ter sucesso na sua análise, é preciso reunir os líderes do negócio e realizar um brainstorming para discutir cada um dos fatores que mencionamos. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas perguntas que podem ser feitas para identificar as ameaças e oportunidades:

Fatores políticos

  • Seu país está passando por uma transição ou haverá eleições em breve?
  • É um governo consolidado com uma nova gestão?
  • Qual é o perfil do governo atual?
  • Qual a atitude do governo em relação ao empreendedorismo, PME ou o e-commerce?

Fatores econômicos

  • Como são as políticas de taxas de câmbio e taxas de juros?
  • Como é a carga tributária?
  • Quais são os custos de trabalho? Quais são as margens de lucro esperadas?
  • Como a indústria está se desenvolvendo? E em relação ao PIB? Está crescendo, estagnado ou declinando?
  • Qual a taxa de inflação?

Fatores sociais

  • A sociedade está adaptada às novas tecnologias?
  • Existe otimismo ou pessimismo em relação à economia?
  • Como estão configuradas as diferentes camadas sociais?
  • A sociedade atravessa uma mudança nos hábitos de consumo e compra?
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Fatores tecnológicos

  • Como se desenvolve a inovação tecnológica na indústria do comércio eletrônico?
  • O governo promove o avanço tecnológico?
  • Quais são as tecnologias disponíveis atualmente para o seu setor?
  • Quais são as tendências na utilização das redes sociais e dispositivos móveis?

Fatores ecológicos

  • Como as leis de proteção ambiental influenciam o mundo da internet?
  • As medidas tomadas a respeito do consumo de energia e reciclagem afetam a indústria do e-commerce?
  • Quais são as expectativas da sociedade em relação ao cuidado com o meio ambiente?

Fatores legais

  • O que diz a legislação a respeito da proteção de dados?
  • Quais são as leis que regulamentam o comércio online?
  • Quais são os aspectos legais relevantes na hora de abrir sua loja virtual?

2. Identifique as oportunidades

Depois de analisar o mercado, é importante entender quais oportunidades podem surgir que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Lembre-se de pautar essas possibilidades nas respostas extraídas do passo anterior.

Isso significa que você poderá detectar tendências tecnológicas e sociais que beneficiarão as vendas dos seus produtos, por exemplo. Ou conseguirá perceber para qual direção o seu público-alvo está se movendo e, então, elaborar um plano de marketing focado nessa mudança.

Vale lembrar que os fatores que não oferecem nenhuma oportunidade para o negócio devem ser deixados de lado.

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3. Analise as possíveis ameaças

Novamente, é necessário fazer um brainstorming para listar todas as ameaças externas que possam comprometer o desenvolvimento do seu empreendimento. Esse passo permite criar planos de ação para minimizar os possíveis problemas ou resolvê-los da melhor forma possível.

Aqueles fatores que não apresentarem ameaças ao negócio também ficarão de fora da matriz. Desse modo, você conseguirá ter uma visão mais ampla sobre o mercado e poderá se desenvolver de acordo com as demandas externas.

Que tal começar a sua análise Pestel?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é a matriz Pestel e de que forma ela pode te ajudar a ter um panorama mais claro do ambiente em que a sua marca crescerá.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nessa análise, vale aliá-la à matriz SWOT e até mesmo a outras ferramentas de gestão empresarial.

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Perguntas frequentes sobre análise Pestel

Análise Pestel é uma ferramenta usada para entender os fatores externos que cercam um negócio. A palavra “Pestel” é um acrônimo que faz referência aos aspectos: políticos (P), econômicos (E), sociais (S), tecnológicos (T), ecológicos (E) e legais (L).

  • Identificar oportunidades no mercado;
  • Descobrir ameaças que possam comprometer os planos para o negócio;
  • Criar uma visão mais clara sobre o ambiente em que a empresa deseja se inserir.

  1. Entenda cada um dos fatores;
  2. Identifique as oportunidades;
  3. Analise as possíveis ameaças.

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