Networking: qual a importância nos negócios e na carreira?

Por: Marcela Couto

Duas mulheres conversam representando a prática de construir networking entre empreendedores.

Pontos principais do artigo:

  • Networking é sobre construir e manter conexões profissionais para trocar informações, oportunidades e recursos;
  • No caso de empreendedores, essa pode ser uma alternativa para conseguir novos negócios, encontrar investidores, fornecedores ou até mesmo indicações de clientes;
  • Algumas dicas para construir um bom networking são trabalhar a sua marca ou da sua empresa e buscar pessoas com interesses em comum;
  • Faça o curso gratuito E-commerce Para Iniciantes da Nuvemshop e entenda como fazer parte desse mercado e ampliar seus contatos.

Networking é um conceito importante para todas as pessoas que fazem parte do universo empresarial, mesmo aquelas que desconhecem o seu significado. Afinal, constantemente precisamos de outros profissionais para exercer nossos trabalhos, sejam eles colaboradores, fornecedores ou clientes, não é mesmo?

Isso porque construir um bom networking cria oportunidades profissionais, facilita a troca de conhecimentos, abre portas para novas colaborações e oferece suporte em momentos-chave da sua carreira ou do desenvolvimento do seu negócio.

Então, se você quer saber o que é networking, para que serve e como é possível empregá-lo como estratégia de vendas para impulsionar o seu negócio online, confira este conteúdo!

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O que é networking e para que serve?

Networking é um termo em inglês que pode ser traduzido como rede de contatos profissional, uma atividade que se propõe a criar conexões de trabalho para trocar informações, oportunidades e recursos que podem influenciar positivamente a sua carreira ou o seu negócio.

Essa rede de contatos funciona como um sistema de suporte, no qual é possível compartilhar conhecimentos, serviços e informações entre pessoas e grupos que apresentam interesses em comum. Isso pode incluir clientes, fornecedores, colegas e outros tipos de parceria, desde que essa relação entregue valor para todas as partes envolvidas.

Sabe aquela conversa durante o intervalo de um evento, acompanhado da troca de cartões de visita ou do e-mail? Isso é um exemplo claro de networking. Uma pessoa que se interessa pelo trabalho de alguém e busca por esse profissional para fazer contato e discutir o trabalho realizado também está colocando o networking em prática.

Quais são os tipos de networking?

Embora seja um conceito relativamente simples, o networking pode seguir diferentes abordagens a depender do objetivo por trás da interação profissional.

Veja os tipos mais comuns de networking:

Pessoal

Essa é a categoria mais comum, focada em divulgar e expandir a marca pessoal de um profissional. O networking pessoal é direcionado a pessoas com diferentes graus de proximidade, como amigos, familiares, antigos colegas de escola etc.

O importante é não deixar o objetivo principal de lado — criar conexões para contribuir com um objetivo determinado. Além disso, a estratégia deve ser orientada por metas que indicam se as pessoas estão engajadas nessa relação.

Marketing de rede

O networking de marketing tem um objetivo mais comercial: ativar uma rede de contatos para, então, divulgar e vender produtos e serviços.

É por isso que ele recebe esse nome, já que é uma ferramenta dentro da estratégia de marketing digital da empresa. A vantagem desse tipo de networking é formar uma base de contatos relevante para ajudar a expandir as vendas da organização.

Empresarial

Como o próprio nome sugere, um networking empresarial é aquele voltado a fortalecer a imagem da empresa e ampliar a sua base de clientes.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental criar laços com potenciais compradores relevantes, que conheçam a ferramenta ou os produtos vendidos e saibam como o seu negócio pode ajudá-los.

Qual a importância do networking?

Como diz o velho ditado, quem não é visto, não é lembrado. É por esse motivo que as práticas de networking são ferramentas poderosas para fazer o profissional ou a empresa se destacar frente a um mercado cada vez mais competitivo.

Essa é uma solução simples e inteligente para fazer com que as atenções sejam atraídas para você e suas conquistas, sem precisar apelar para autopromoção e apostando em profissionalismo.

Isso porque esses contatos podem ajudar você a descobrir melhores vagas de trabalho, contratar profissionais capacitados, encontrar investidores para a sua empresa e, não menos importante, atrair clientes em potencial.

Quer ver qual a importância do networking para diferentes perfis profissionais? Então, confira as principais abaixo:

Alavancar a carreira

Quem mantém uma rede de contatos sempre ativa tem mais chances de ser indicado por algum colega para uma boa vaga de emprego. No caso de quem tem um e-commerce, sua loja será a primeira a vir na cabeça das pessoas se você mantiver um bom relacionamento com o público, promovendo uma troca saudável e proveitosa para todos.

É importante frisar, então, que um bom networking tem como base o compartilhamento de ideias, dicas, experiências e conhecimentos sobre um determinado assunto. Sem esse intercâmbio, não há networking.

Uma pessoa que se dispõe a ajudar colegas e conhecidos está possibilitando:

  • Aprimoramento profissional;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Acesso a melhores vagas de emprego;
  • Novas oportunidades de crescimento profissional
  • Maiores chances de conhecer pessoas interessantes;
  • Destaque frente aos colegas e parceiros da área;
  • Visibilidade pelos gestores e recrutadores;
  • Construção de uma boa reputação no mercado.

💡 Saiba mais: Como funciona o marketing boca a boca?

Alcançar cargos executivos

Quem ocupa altas posições nas empresas também pode se beneficiar do networking. Afinal, essa é uma técnica que promove a comunicação entre pessoas interessadas pelos mesmos assuntos, o que pode contribuir para o desenvolvimento na carreira.

Um gerente de e-commerce, por exemplo, pode usar a rede de contatos para aprender mais sobre liderança, clima organizacional e a importância da cultura empresarial no desenvolvimento de suas equipes.

Além disso, profissionais que atuam em cargos executivos conseguem, por meio do networking, serem reconhecidos como autoridades na área. Isso, certamente, pode se tornar um diferencial competitivo, fazendo com que outras empresas queiram contratar esse talento.

Conseguir novos negócios

Empresários e donos de loja física ou virtual também podem se beneficiar do networking. Isso porque essa técnica promove a interação entre pessoas interessadas pelo mesmo assunto — podendo ser outros empreendedores ou mesmo potenciais compradores.

Independentemente do segmento e porte da sua empresa, para o seu funcionamento, é fundamental atrair e fidelizar clientes. Esse é um ponto importante quando pensamos em aumentar as vendas e gerar lucro para o negócio.

Além disso, como já mencionamos no início deste artigo, o networking também ajuda a encontrar investidores, fornecedores e outros stakeholders importantes para o desenvolvimento da empresa. É por esse motivo que gestores e CEOs precisam manter boas relações com parceiros de negócio e colegas.

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12 dicas e exemplos de como fazer networking

Embora seja uma técnica bem simples, é preciso seguir algumas boas práticas para que você consiga criar uma rede de contatos interessante e engajada. Então, veja algumas dicas e exemplos de como fazer networking:

1. Trabalhe sua marca pessoal

A marca pessoal está relacionada à forma como o público te vê somada aos conteúdos que você cria e a imagem que passa para as pessoas. Podemos dizer que é o branding pessoal.

Então, invista tempo em construir uma imagem consistente e positiva de si mesmo. Isso inclui sua presença online, habilidades e valores. Lembre-se de que destacar o que o torna único ajuda a causar uma impressão duradoura em suas conexões profissionais.

💡 Saiba mais: Exemplos de branding: 5 marcas que foram muito além do produto

2. Tenha o que acrescentar

O networking eficaz é uma via de mão dupla. Portanto, o primeiro passo para começar a fazer networking é se propondo a ajudar outras pessoas, seja com conhecimento, experiência ou recursos.

Oferecer auxílio sem esperar nada em troca é uma forma genuína de fortalecer o networking. Então, seja um novo funcionário que acabou de chegar à sua empresa ou um cliente que está com dificuldades para escolher uma solução, seja útil e tenha o que acrescentar. Dessa forma, é provável que a pessoa ajudada jamais se esqueça de você.

💡 Saiba mais: Como fazer um atendimento personalizado na sua empresa?

3. Seja acessível

Esteja aberto a novas conexões e seja fácil de encontrar. Mantenha suas informações de contato atualizadas e esteja presente em plataformas online relevantes, como grupos de networking no Facebook e no LinkedIn.

Ser acessível facilita a comunicação e o estabelecimento de novas relações profissionais. E, na prática, o jeito mais fácil de ser encontrado é pelas redes sociais. Essas plataformas são versáteis e permitem contatos pessoais e profissionais, além de serem ótimas ferramentas de vendas.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais? [+vantagens]

4. Use uma abordagem sincera e criativa

Para se destacar, é importante mostrar para as pessoas o que faz você diferente dos demais profissionais da área. Por isso, use a sua autenticidade para cativar o público e, ao invés de mensagens genéricas, personalize suas interações.

Ao se aproximar dos contatos, mostre que suas intenções são sinceras, não apenas para obter alguma vantagem com as pessoas. Mostre interesse genuíno e destaque como você pode agregar valor à outra pessoa.

💡 Saiba mais: Como abordar um possível cliente pela primeira vez?

5. Busque pessoas com interesses em comum

Ter afinidade em relação à área de atuação ou de interesse é fundamental para que sua base de contatos seja engajada. Portanto, ao procurar conexões, concentre-se em pessoas que compartilham interesses, valores ou metas semelhantes.

Por mais que possa parecer tentador se relacionar com o maior número possível de pessoas, ter uma afinidade inicial facilita a construção de relacionamentos mais sólidos e significativos. Então, lembre-se de falar a mesma língua dos seus contatos.

6. Defina um objetivo

Tenha clareza sobre o que deseja alcançar com seu networking, pois isso vai ajudar a direcionar os seus esforços de maneira mais eficiente. Sem ter um objetivo claro por trás da sua estratégia, dificilmente você conseguirá medir os resultados alcançados.

Para entender o seu propósito e, a partir dele, criar um planejamento eficiente, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Meu objetivo é conhecer melhor minha área de atuação?
  • Quero conseguir recomendações de bons cursos de aperfeiçoamento profissional?
  • Estou em busca de clientes para meu negócio?

7. Monte um planejamento

Definido o objetivo, é hora de estabelecer um planejamento preciso dos próximos passos. Você pode usar ferramentas como a agenda do Google ou uma planilha de Excel para elaborar um calendário de networking.

Esse documento ajudará você a estabelecer prazos e organizar as ações que precisam ser executadas, como participar de eventos, frequentar happy hours, produzir conteúdo nas redes sociais, entre outros.

💡 Saiba mais: Produção de conteúdo: tudo o que você precisa saber

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8. Participe de eventos corporativos

Eventos voltados para a sua área de atuação — sejam eles online ou presenciais — são ambientes férteis e repletos de bons contatos para o seu networking. Aqui, podemos incluir conferências, seminários, workshops e encontros locais.

Participar dessas atividades oferece oportunidades valiosas para conhecer novas pessoas e expandir sua rede. Por isso, escolha os melhores encontros e, se possível, vá munido do seu cartão de visita ou outra forma de compartilhar o seu contato para os demais participantes do evento.

💡 Saiba mais: Como fazer a prospecção de clientes?

9. Faça perguntas interessantes

É muito comum que as pessoas usem o networking para pedir ajuda aos profissionais mais experientes. Embora essas pessoas estejam dispostas a tirar dúvidas, elas costumam ter uma rotina agitada, fazendo com que o tempo disponível para essas interações seja restrito.

Por isso, se você tiver alguma pergunta, elabore com antecedência e vá direto ao ponto para agilizar a solução do problema. Além disso, tente fazer perguntas que vão além do superficial. Isso não só mostra que você valoriza o tempo da pessoa, mas que também tem um ponto de vista que pode agregar ao assunto.

10. Deixe sua rede sempre informada

Lembre-se sempre de que você não é a única pessoa que está investindo em networking, principalmente nas redes sociais. Por isso, cuide para que os diálogos que você propõe e os conteúdos compartilhados sejam interessantes para o público-alvo.

Caso um contato não tenha sua pergunta respondida satisfatoriamente por um post seu, por exemplo, é provável que ele procure outros profissionais da área. Portanto, para não perder uma relação importante, tenha sempre algo de valor para compartilhar.

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdos de fundo de funil para converter clientes?

11. Mapeie os seus contatos

De nada adianta ter uma lista de contatos profissionais interessantes se você não organizou essas informações. Então, crie um documento com todas as pessoas que você conheceu e que estão alinhadas ao seu objetivo para formar o seu público-alvo.

Aqui, lembre-se de anotar pontos como: Quem são elas? O que fazem? Quais as suas necessidades e como você pode ajudar? Mapear essas informações facilita a comunicação e ajuda a criar uma estratégia de marketing de conteúdo mais certeira.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

12. Aja com reciprocidade

Durante este conteúdo, falamos muito sobre troca de conhecimento, já que essa é a base do networking. No entanto, muitas pessoas ainda agem pensando apenas no benefício que o outro pode proporcionar, tornando a interação pouco natural.

Se um seguidor entra em contato com o perfil da sua empresa nas redes sociais e faz uma pergunta sobre o produto, por mais que você queira transformar aquela pessoa em cliente, o correto é sanar a dúvida e se colocar à disposição para ajudar.

Pode parecer pouco, mas essa atitude pode despertar o interesse da pessoa pelo seu produto, fazendo com que ela visite sua loja virtual e, eventualmente, faça uma compra. Por isso, tenha paciência e esteja disponível.

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Que tal começar a fazer o seu networking?

Quando bem empregado, o networking pode impulsionar carreiras, proporcionar uma troca de conhecimento genuína e até alavancar negócios, promovendo a atração e fidelização de clientes.

Contudo, de nada adianta criar um bom networking se você ainda não vende pela internet de maneira profissional. Então, crie a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre networking

Networking é uma atividade que se propõe a criar conexões de trabalho para trocar informações, oportunidades e recursos que podem influenciar positivamente a sua carreira ou o seu negócio.

Networking serve para construir relacionamentos profissionais e estreitar laços com pessoas cujos interesses sejam semelhantes aos seus. Sua função é abrir portas, promover colaborações e impulsionar o crescimento profissional ao construir relações valiosas no mundo dos negócios.

"Network" se refere à rede de contatos em si, como uma estrutura de conexões. Já "networking" é o processo de construir e manter essa rede. Ou seja, "networking" é a ação de construir um "network".

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