Guia completo para começar o seu e-commerce do zero

Por: Camila Ribas

Mãos mexendo em celular, sobre mesa com jornal, notebook, caneta, calculadora e itens que remetem à organização para montar um ecommerce do zero

Aqui você encontra:

Começar um ecommerce do zero significa toda a parte de planejamento da estratégia para criar, de fato, a sua loja virtual. Para isso, existem etapas fundamentais, como a definição de objetivos, a escolha da melhor plataforma e as ações de divulgação.


Saber como começar um ecommerce do zero é um dos principais desafios para quem quer vender pela internet. Entretanto, esse é um universo que guarda boas oportunidades para o seu negócio.

Somente no primeiro trimestre de 2021, as lojas virtuais tiveram uma alta de vendas de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com relatório da NeoTrust.

Com números tão expressivos, é normal que empreendedores queiram garantir a sua fatia. Para isso, no entanto, é necessário estudo, planejamento e conhecimento a respeito de como o e-commerce funciona.

Quer saber mais sobre como criar um e-commerce do zero? Então confira nosso guia completo com um passo a passo para você montar sua loja online e garantir boas vendas!

O que é começar um ecommerce do zero?

Começar um ecommerce do zero significa toda a parte de planejamento da estratégia para, de fato, criar a sua loja virtual.

Durante esse processo, é preciso levar em consideração etapas importantes, como a definição de objetivos claros, a escolha por uma boa plataforma e a divulgação por meio de ações de marketing.

Cada um desses passos e mais alguns, você confere em detalhes no próximo tópico deste artigo.

📹 Veja também: Quanto custa criar uma loja virtual?

Como começar um ecommerce do zero?

Veja, abaixo, quais são os 10 passos para começar um ecommerce do zero:

1. Trace um objetivo

O primeiro passo, quando falamos sobre como começar um e-commerce do zero, é traçar objetivos para o seu negócio. É importante que eles sejam alcançáveis e realistas, ou você corre o risco de se frustrar e acabar desistindo.

Primeiramente, pense nos objetivos macro. Faça pesquisas e veja como seus concorrentes estão se comportando na web e como está sua performance de vendas. A partir disso, defina o que você quer para a sua empresa e onde quer chegar.

Para tanto, estabeleça índices de crescimento, novos produtos e até novos clientes que deseja alcançar no curto, médio e longo prazo.

Após saber onde quer chegar, trace os micro-objetivos. Eles são os pequenos passos que vão fazer você conquistar o que estabeleceu anteriormente. Além de importantes para começar um e-commerce do zero, eles ainda motivam a cada pequena conquista.

2. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável

Para facilitar a vida de quem pensa em como criar uma loja virtual, existem muitas plataformas de e-commerce no mercado.

Na hora de fazer sua escolha, é importante ficar atento aos diferentes planos oferecidos e a quais funcionalidades são ofertadas em cada um deles. Algumas, por exemplo, apresentam integração com meios de pagamento e de envio.

Além disso, é importante entender que há duas modalidades de plataforma no mercado: a open source e a SaaS. Vamos conhecê-las:

Open source

A open source tem código aberto e permite maior personalização do e-commerce, mas exige conhecimentos técnicos para que isso possa ser feito. Muitas vezes, é escolhida pelo empreendedor por ter menos custos — algumas são, inclusive, gratuitas. No entanto, a segurança deixa a desejar.

Como a plataforma open source tem código aberto, é muito difícil que os desenvolvedores ofereçam suporte no caso de problemas. Outra ameaça é a vulnerabilidade a ataques cibernéticos e a vazamentos de dados da empresa e do consumidor.

SaaS (Software as a Service)

Em contrapartida, a plataforma SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”, em tradução livre) compreende um sistema mais desenvolvido. Nesta alternativa, é possível desfrutar de um ambiente administrativo que possibilita a personalização e que comporta e-commerce mais elaborados e que exigem alta performance.

A segurança é outro ponto a favor, já que os dados são protegidos por sistemas desenvolvidos por especialistas em e-commerce, oferecendo ao seu cliente toda a segurança de que ele precisa ter na hora de acessar um site de compras.

A Nuvemshop, por exemplo, é uma boa alternativa para quem busca começar um e-commerce do zero com uma plataforma SaaS. Além de todas as vantagens da modalidade, a empresa é comprometida com o sucesso do cliente e garante alta performance na velocidade de lançamentos.

O cliente ainda tem acesso a diversos canais de atendimento e tem integração a variadas formas de pagamento, o que faz com que seu cliente concretize as compras de forma facilitada.

Outra vantagem é que os cadastros e edições de produtos acontecem em painéis intuitivos e fáceis de organizar. Tudo, claro, com a sua marca no layout.

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3. Defina seu produto e nicho de mercado

Esta etapa é importante para que você defina os produtos que serão vendidos, além do seu público.

Para isso, você deverá estudar o mercado, fazer a análise da concorrência e traçar as possibilidades de venda em cada nicho de mercado, já que é o produto que vai garantir que você lucre e que você entregue ao cliente algo de valor.

Para definir qual é o seu cliente, trace a persona, ou seja, o perfil do seu consumidor ideal. Descubra quem é ele: qual sua faixa de idade, quais são seus hobbies e o que mais preza. É isso que vai direcionar todas as suas estratégias, como formas e canais de atendimento, valor de frete, gestão de estoque, suporte pós-venda e tudo o que envolve seu negócio.

Para entender melhor sobre o que é e como definir a persona, dê o play no NuvemCast #8:

💡 Saiba mais: O que é e como definir o seu nicho de mercado?

4. Estabeleça as opções de pagamento

Uma etapa importante do passo a passo de como começar um e-commerce do zero é definir as opções de pagamento do seu site, ou seja, como o cliente poderá pagar pelo produto ou serviço comprado em sua loja virtual.

Alguns critérios devem ser considerados ao selecionar quais formas de pagamento serão inseridas em seu e-commerce. O recomendável é que o seu negócio online tenha o maior número possível de opções, com o objetivo de que, ao menos uma delas, seja escolhida pelos visitantes da sua loja.

É possível integrar o seu site com um gateway de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo.

De forma resumida, essa ferramenta funciona da seguinte forma:

  • Recebe os dados de pagamento de seu cliente;
  • Contata as empresas de cartão de crédito e bancos;
  • Processa o pagamento;
  • Confirma a liberação do pedido em seu site;
  • Transfere o valor pago para sua conta bancária.

Além disso, existem as formas de pagamentos:

  • Cartão de crédito
  • Boleto bancário
  • Débito online
  • Transferência bancária
  • Pix
  • QR Code

💡 Saiba mais: Quais são e como funcionam os meios de pagamento para e-commerce?

5. Pesquise fornecedores

Agora, é hora de você conhecer os fornecedores disponíveis para o produto que você quer vender. Para isso, faça pesquisas na internet relacionando o seu nicho de mercado a termos como “fabricante”, “fornecedor” ou “distribuidor”. Analise o site de cada um e liste o que é oferecido.

Para facilitar o trabalho, coloque cada possível fornecedor em uma planilha e organize os dados. Assim, você conseguirá visualizar melhor sua pesquisa posteriormente.

Feito isso, entre em contato com cada um deles, explique o que você deseja para o seu negócio e veja quais são os benefícios oferecidos de acordo com a quantidade de produtos desejada.

Na hora de fazer esse contato, procure mostrar interesse em ter a empresa como parceira e, mesmo montando um e-commerce do zero, mostre clareza com seus objetivos e conhecimento de mercado — isso vai indicar ao fornecedor que você busca algo duradouro e pode te ajudar a conseguir preços e condições ainda melhores.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para sua empresa?

6. Estipule os canais de atendimento

Antes mesmo de começar um e-commerce, pense nos canais de atendimento ao cliente do seu negócio.

Estude por onde sua persona vai procurar a sua loja, analise onde você quer estar e quais as formas de atendimento que você pretende oferecer. Pode ser WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail e/ou telefone.

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Também é importante trabalhar em cima do que você quer fazer no contato com o cliente para que ele volte a comprar de você. O atendimento deve encantar o público. Para isso, você e sua equipe devemser solícitos, cordiais e sempre buscar solucionar os problemas do consumidor o mais rápido possível.

Independentemente da sua persona, é importante diversificar os canais de atendimento para que você consiga atender às necessidades e preferências do cliente. Como vimos, um suporte de qualidade é vital para um e-commerce de sucesso.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

7. Determine as opções de envio

A logística de seu e-commerce é importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, é ideal dedicar um tempo no planejamento de como começar um e-commerce para escolher as formas de entrega da sua loja.

Existem, de maneira resumida, duas maneiras de realizar a entrega: Correios ou transportadora.

Qualquer uma das opções escolhidas apresentam vantagens e desvantagens para os clientes. Os Correios têm modalidades de entrega mais baratas, ao passo que as transportadoras tendem a enviar as encomendas em prazos menores.

Portanto, o mais importante é definir quais são as prioridades para o seu negócio e quais são as características dos seus produtos.

Além disso, existem diversos gateways de frete que fazem uma cotação simultânea dos Correios e de outras empresas de entrega. Quando integrados à loja virtual, os preços e prazos das diferentes opções de frete já são mostrados na hora do checkout ao cliente.

8. Organize o seu e-commerce

Definida a estratégia inicial para começar um e-commerce do zero, hora de colocar a mão na massa e, de fato, criar sua loja virtual. Aqui, você vai cadastrar seus produtos, caprichando nas fotos e descrições de cada um deles, para que seus clientes realmente possam conhecer as mercadorias, mesmo sem poder tocá-las.

Para que você possa ter uma noção de como é essa etapa, assista ao vídeo abaixo, que mostra como montar um e-commerce com a plataforma da Nuvemshop:

9. Faça a divulgação da sua loja virtual

Todo o processo para chegarmos até aqui é fundamental na hora de abrir um e-commerce do zero. Todavia, o trabalho não acaba na hora que sua loja virtual está no ar: é preciso captar clientes.

Para isso, você pode lançar mão de duas estratégias para aumentar as visitas em seu site: orgânicas e pagas. Vamos entender um pouco melhor sobre cada uma delas:

Estratégias orgânicas

Estratégias orgânicas são aquelas que não exigem um investimento no próprio canal, apenas no trabalho que você terá para desenvolvê-las.

Alguns exemplos são:

  • Postagens nas redes sociais;
  • Artigos no blog do seu e-commerce;
  • O trabalho de otimização do e-commerce para mecanismos de busca, conhecido como SEO.

Anúncios pagos

Já as estratégias pagas dizem respeito a anúncios em diversas plataformas, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads.

Nesses casos, além do trabalho, é necessário pagar — normalmente, por clique (CPC, ou custo por clique) ou por mil exibições do anúncio (CPM, ou custo por mil impressões) — para que as peças sejam exibidas ao público que navega por essas plataformas.

Em geral, é uma boa ideia combinar estratégias orgânicas e pagas ao trabalhar o marketing digital. Para saber mais sobre o assunto, dê o play no NuvemCast #3:

10. Monitore os resultados

Após começar o seu e-commerce do zero, é preciso ficar atento aos resultados para ajudar no crescimento da sua empresa.

Com o Google Analyitcs, por exemplo, é possível reunir informações importantes sobre o número de visitantes, páginas visitadas, tempo médio de permanência nas páginas, cliques e conversão.

Ao analisar esses dados e informações como o investimento em marketing, você consegue traçar o valor do Retorno sobre o Investimento (ROI) do seu negócio. Esse indicador traz uma perspectiva apurada de quanto sua empresa ganhou ou perdeu ao fazer determinado investimento.

Esses foram apenas alguns dos pontos principais que você precisa cumprir para começar um e-commerce do zero! Caso prefira, confira alguns dos tópicos abordados ao longo do artigo no e-book:

Ainda está com algumas perguntas? Veja, então, um vídeo com as maiores dúvidas sobre loja virtual e e-commerce respondidas:

Resumo

Esperamos que este conteúdo sobre como começar um e-commerce do zero tenha te ajudado a entender toda a estratégia por trás desse tipo de negócio. Com calma e muito trabalho, é possível começar seu empreendimento e ter muito sucesso com as vendas. 💪

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Ecommerce do zero: 10 passos para começar

  1. Trace um objetivo
  2. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável
  3. Defina o seu produto e nicho de mercado
  4. Estabeleça as opções de pagamento
  5. Pesquise fornecedores
  6. Estipule os canais de atendimento
  7. Determine as opções de envio
  8. Organize o seu e-commerce
  9. Faça a divulgação da sua loja virtual
  10. Monitore os resultados

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