Como criar um e-commerce do zero? 11 passos simples

- Para montar um e-commerce do zero, você precisa definir um nicho de mercado, criar um plano de negócios, desenvolver o site, estabelecer fornecedores e estratégias de marketing;
- Contar com meios de pagamento e envio alinhados ao perfil dos consumidores é fundamental para ter sucesso no seu e-commerce;
- A escolha da plataforma mais adequada é um dos pontos altos para começar um e-commerce do zero. A Nuvemshop permite que você crie uma loja grátis com diversas funcionalidades para lucrar online.
Saber como começar um e-commerce do zero é um dos principais desafios para quem quer vender pela internet. Entretanto, esse é um universo que guarda boas oportunidades para o seu negócio.
As pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no e-commerce brasileiro movimentaram R$ 1,3 bilhão entre janeiro e março de 2025, registrando um crescimento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram vendidos 19,5 milhões de produtos, um avanço de 30% na comparação anual, de acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop.
Com números tão expressivos, é normal que empreendedores queiram garantir a sua fatia. Para isso, no entanto, é necessário estudo, planejamento e conhecimento a respeito de como o e-commerce funciona.
Então, quer saber mais sobre como criar um e-commerce do zero? Confira o nosso guia completo com um passo a passo para você montar sua loja online e garantir boas vendas!
Antes de começar, uma dica para você que quer começar o seu negócio online sem a necessidade de conhecimento técnico. Ao criar sua loja grátis na Nuvemshop, você começa um e-commerce do zero com todo o suporte que você precisa:
Como começar um ecommerce do zero?
Montar um ecommerce do zero significa toda a parte de planejamento da estratégia para, de fato, criar a sua loja virtual. Durante esse processo, é preciso levar em consideração etapas importantes, como a definição de objetivos claros, a escolha por uma boa plataforma de e-commerce e a divulgação por meio de ações de marketing.
Cada um desses passos e mais alguns, você confere em detalhes no próximo tópico deste artigo. Agora, vamos as principais dicas:
1. Trace um objetivo
O primeiro passo, quando falamos sobre como começar um e-commerce do zero, é traçar objetivos para o seu negócio. É importante que eles sejam alcançáveis e realistas, ou você corre o risco de se frustrar e acabar desistindo.
Primeiramente, pense nos objetivos macro. Faça pesquisas e veja como seus concorrentes estão se comportando na web e como está sua performance de vendas. A partir disso, defina o que você quer para a sua empresa e onde quer chegar.
Para tanto, estabeleça índices de crescimento, novos produtos e até novos clientes que deseja alcançar no curto, médio e longo prazo.
Após saber onde quer chegar, trace os micro-objetivos. Eles são os pequenos passos que vão fazer você conquistar o que estabeleceu anteriormente. Além de importantes para começar um e-commerce do zero, eles ainda motivam a cada pequena conquista.
💡 Saiba mais: Como montar um negócio do zero?
2. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável
Para facilitar a vida de quem pensa em como criar uma loja virtual, existem muitas plataformas de e-commerce no mercado.
Na hora de fazer sua escolha, é importante ficar atento aos diferentes planos oferecidos e a quais funcionalidades são ofertadas em cada um deles. Algumas, por exemplo, apresentam integração com meios de pagamento e de envio.
Além disso, é importante entender que há duas modalidades de plataforma no mercado: a open source e a SaaS. Vamos conhecê-las:
Open source
O open source tem código aberto e permite maior personalização do e-commerce, mas exige conhecimentos técnicos para que isso possa ser feito. Muitas vezes, é escolhida pelo empreendedor por ter menos custos — algumas são, inclusive, gratuitas. No entanto, a segurança deixa a desejar.
Como a plataforma open source tem código aberto, é muito difícil que os desenvolvedores ofereçam suporte no caso de problemas. Outra ameaça é a vulnerabilidade a ataques cibernéticos e a vazamentos de dados da empresa e do consumidor.
SaaS (Software as a Service)
Em contrapartida, a plataforma SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”, em tradução livre) compreende um sistema mais desenvolvido. Nesta alternativa, é possível desfrutar de um ambiente administrativo que possibilita a personalização e que comporta e-commerce mais elaborados e que exigem alta performance.
A segurança é outro ponto a favor, já que os dados são protegidos por sistemas desenvolvidos por especialistas em e-commerce, oferecendo ao seu cliente toda a segurança de que ele precisa ter na hora de acessar um site de compras.
A Nuvemshop, por exemplo, é uma boa alternativa para quem busca começar um e-commerce do zero com uma plataforma SaaS com um plano inicial totalmente gratuito. Além de todas as vantagens da modalidade, a empresa é comprometida com o sucesso do cliente e garante alta performance na velocidade de lançamentos. Para Viih Tube, fundadora da marca TurmaTube e embaixadora da Nuvemshop, a plataforma é fácil e intuitiva para criar o seu negócio:
"Se você nunca empreendeu e for em algo muito difícil de entender, você desiste. Por isso eu falo que a Nuvemshop é uma boa dica, porque ela é muito prática, você não tem dificuldade nenhuma de aprender a usar e criar o seu e-commerce desde o início"
Outra vantagem é que os cadastros e edições de produtos acontecem em painéis intuitivos e fáceis de organizar. Tudo, claro, com a identidade visual da sua marca.
Se interessou? Comece agora mesmo de forma 100% gratuita:
3. Defina seu produto e nicho de mercado
Esta etapa é importante para que você defina os produtos que serão vendidos, além do seu público-alvo.
Para isso, você deverá estudar o mercado, fazer a análise da concorrência e traçar as possibilidades de venda em cada nicho de mercado, já que é o produto que vai garantir que você lucre e que você entregue ao cliente algo de valor.
Para definir qual é o seu cliente, trace a persona, ou seja, o perfil do seu consumidor ideal. Descubra quem é ele: qual sua faixa de idade, quais são seus hobbies e o que mais preza.
É isso que vai direcionar todas as suas estratégias, como formas e canais de atendimento, valor de frete, gestão de estoque, suporte pós-venda e tudo o que envolve seu negócio.
💡Saiba mais: Produtos mais vendidos na internet: conheça os principais
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
4. Estabeleça as opções de pagamento
Uma etapa importante do passo a passo de como começar um e-commerce do zero é definir as opções de pagamento do seu site, ou seja, como o cliente poderá pagar pelo produto ou serviço comprado em sua loja virtual.
Alguns critérios devem ser considerados ao selecionar quais formas de pagamento serão inseridas em seu e-commerce. O recomendável é que o seu negócio online tenha o maior número possível de opções, com o objetivo de que, ao menos uma delas, seja escolhida pelos visitantes da sua loja.
É possível integrar o seu site com um gateway de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo.
De forma resumida, essa ferramenta funciona da seguinte forma:
- Recebe os dados de pagamento de seu cliente;
- Contata as empresas de cartão de crédito e bancos;
- Processa o pagamento;
- Confirma a liberação do pedido em seu site;
- Transfere o valor pago para sua conta bancária.
Além disso, existem as formas de pagamentos:
💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?
Nesse sentido, a Nuvemshop conta com um meio de pagamento exclusivo para os seus lojistas, o Nuvem Pago. Ao criar uma loja na plataforma e optar por usá-lo, é possível fazer toda a gestão do e-commerce e dos recebimentos no mesmo painel, contar com checkout transparente (finalização da compra na loja virtual), taxas competitivas e um sistema antifraude de ponta. Comece agora mesmo:
5. Pesquise fornecedores
Agora, é hora de você conhecer os fornecedores disponíveis para o produto que você quer vender. Para isso, faça pesquisas na internet relacionando o seu nicho de mercado a termos como “fabricante”, “fornecedor” ou “distribuidor”. Analise o site de cada um e liste o que é oferecido.
Para facilitar o trabalho, coloque cada possível fornecedor em uma planilha e organize os dados. Assim, você conseguirá visualizar melhor sua pesquisa posteriormente.
Feito isso, entre em contato com cada um deles, explique o que você deseja para o seu negócio e veja quais são os benefícios oferecidos de acordo com a quantidade de produtos desejada.
Na hora de fazer esse contato, procure mostrar interesse em ter a empresa como parceira e, mesmo montando um e-commerce do zero, mostre clareza com seus objetivos e conhecimento de mercado — isso vai indicar ao fornecedor que você busca algo duradouro e pode te ajudar a conseguir preços e condições ainda melhores.
Caso queira acelerar sua pesquisa, acesse esta lista de fornecedores gratuita e comece o seu negócio com parceiros confiáveis:
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor? 9 pontos para considerar
6. Estipule os canais de atendimento
Antes mesmo de começar um e-commerce, pense nos canais de atendimento ao cliente do seu negócio.
Estude por onde sua persona vai procurar a sua loja, analise onde você quer estar e quais as formas de atendimento que você pretende oferecer. Pode ser WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail e/ou telefone.
Também é importante trabalhar em cima do que você quer fazer no contato com o cliente para que ele volte a comprar de você. Ofereça atendimento personalizado capaz de encantar o público. Para isso, você e sua equipe devem ser solícitos, cordiais e sempre buscar solucionar os problemas do consumidor o mais rápido possível.
Independentemente da sua persona, é importante diversificar os canais de atendimento para que você consiga atender às necessidades e preferências do cliente. Como vimos, um suporte de qualidade é vital para um e-commerce de sucesso.
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
7. Determine as opções de envio
A logística é importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, é ideal dedicar um tempo no planejamento de como começar um e-commerce para escolher as formas de entrega da sua loja.
Existem, de maneira resumida, duas maneiras de realizar a entrega: Correios ou transportadora.
Qualquer uma das opções escolhidas apresentam vantagens e desvantagens para os clientes. Os Correios têm entregas para todo país, ao passo que as transportadoras tendem a enviar as encomendas em prazos menores.
Portanto, o mais importante é definir quais são as prioridades para o seu negócio e quais são as características dos seus produtos.
Além disso, existem diversos gateways de frete que fazem uma cotação simultânea dos Correios e de outras empresas de entrega. Quando integrados à loja virtual, os preços e prazos das diferentes opções de frete já são mostrados na hora do checkout ao cliente.
Por fim, vale mencionar que lojistas da Nuvemshop pode contar com o Nuvem Envio, uma solução de frete própria da Nuvemshop. É um sistema integrado com os Correios e várias transportadoras, o que permite que a sua loja virtual tenha diversas vantagens no momento do cálculo de frete, como:
- Descontos exclusivos para envio com os Correios;
- Preços competitivos e fretes mais baratos;
- Seleção das melhores transportadoras por meio de algoritmos inteligentes;
- Opção de coleta em seu local de escolha ou envio pelos Correios;
- Acompanhamento e gestão das vendas no painel;
- Monitoramento seguro das encomendas;
- Suporte especializado da Nuvemshop em diferentes canais;
- Integração total com a Nuvemshop.
💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?
Para Gustavo Claudino, gerente operacional de e-commerce da Femme9, o Nuvem Envio foi essencial para a operação do seu negócio:
"Foi a melhor logística que coloquei dentro do meu e-commerce. Não tenho mais dor de cabeça com transportadora, o suporte é excelente. A coleta e a entrega são super-rápidas. Recomendo!"
Quer usufruir deste e outros benefícios? Faça parte da comunidade de mais de 160 mil lojistas da Nuvemshop e comece a vender hoje mesmo:
8. Organize o seu e-commerce
Definida a estratégia inicial para começar um e-commerce do zero, hora de colocar a mão na massa e, de fato, criar sua loja virtual. Aqui, você vai cadastrar seus produtos, caprichando nas fotos e descrições de cada um deles, para que seus clientes realmente possam conhecer as mercadorias, mesmo sem poder tocá-las.
Quer criar descrições de produtos atrativas para o seu negócio? Então, use esta ferramenta gratuita para transformar seus produtos em vendas certeiras em sua loja virtual:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto
9. Faça a divulgação da sua loja virtual
Todo o processo para chegarmos até aqui é fundamental na hora de abrir um e-commerce do zero. Todavia, o trabalho não acaba na hora que sua loja virtual está no ar: é preciso captar clientes.
Para isso, você pode lançar mão de duas estratégias para aumentar as visitas em seu site: orgânicas e pagas. Vamos entender um pouco melhor sobre cada uma delas:
Estratégias orgânicas
Estratégias orgânicas são aquelas que não exigem um investimento no próprio canal, apenas no trabalho que você terá para desenvolvê-las.
Alguns exemplos são:
- Postagens nas redes sociais;
- Artigos no blog do seu e-commerce;
- O trabalho de otimização do e-commerce para mecanismos de busca, conhecido como SEO.
Anúncios pagos
Já as estratégias pagas dizem respeito a anúncios em diversas plataformas, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads.
Nesses casos, além do trabalho, é necessário pagar — normalmente, por clique (CPC, ou custo por clique) ou por mil exibições do anúncio (CPM, ou custo por mil impressões) — para que as peças sejam exibidas ao público que navega por essas plataformas.
Em geral, é uma boa ideia combinar estratégias orgânicas e pagas ao trabalhar o marketing digital.
10. Monitore os resultados
Após começar o seu e-commerce do zero, é preciso ficar atento aos resultados para ajudar no crescimento da sua empresa.
Com o Google Analytics, por exemplo, é possível reunir informações importantes sobre o número de visitantes, páginas visitadas, tempo médio de permanência nas páginas, cliques e conversão.
Ao analisar esses dados e informações como o investimento em marketing, você consegue traçar o valor do Retorno sobre o Investimento (ROI) do seu negócio. Esse indicador traz uma perspectiva apurada de quanto sua empresa ganhou ou perdeu ao fazer determinado investimento.
11. Faça cursos
Sabemos que começar um e-commerce do zero pode ser desafiador quando não se tem experiência. Pensando nisso, a Nuvemshop desenvolveu as Trilhas de Conhecimento com cursos sobre estoque, gestão, marketing, mercado, redes sociais e vendas totalmente grátis.
💡 Saiba mais: Cursos de e-commerce gratuitos para vender mais
Quer começar seu e-commerce do zero? Então, comece por este curso totalmente gratuito:
🎓 Curso grátis: Montar loja virtual
Pronto para criar seu e-commerce do zero?
Esperamos que este conteúdo sobre como começar um e-commerce do zero tenha te ajudado a entender toda a estratégia por trás desse tipo de negócio. Com calma e muito trabalho, é possível começar seu empreendimento e ter muito sucesso com as vendas.
Se você quer começar a vender pela internet de forma otimizada, descomplicada e segura, comece a montar sua loja virtual gratuita agora mesmo na plataforma da Nuvemshop! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. 💙