O que é o Google Meu Negócio e quais os benefícios para sua empresa

Por: Ana Lucia Vieira
O que é o Google Meu Negócio e quais os benefícios para sua empresa

Aqui você encontra:

Uma das principais preocupações de um empreendedor é como conseguir atrair mais clientes para o seu negócio, né?

Por isso, posicionar bem seu negócio no Google é fundamental, afinal, é para lá que todo mundo vai correndo quando precisa encontrar um serviço que está buscando ou um produto que quer comprar.

Para aparecer na primeira página do Google existem vários recursos, mas hoje nós vamos falar especificamente de um deles: o Google Meu Negócio.

Se você se animou e quer saber o que é, como funciona o Google Meu Negócio, quais as vantagens e como usar ele pra atrair mais clientes para a sua empresa, esse artigo foi feito para você. Fizemos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas, confira a seguir.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google onde você pode cadastrar diversas informações sobre o seu negócio para que seus clientes te encontrem com mais facilidade.

É através do Google Meu Negócio também que o Google Maps aponta empreendimentos próximos à localização dos usuários. Então, se você sempre se perguntou “como eu coloco meu negócio no Google Maps”, a resposta é essa.

Ao procurar por um local como: loja de sapato, farmácia, livraria, floricultura, restaurante, panificadora ou qualquer outro lugar, você vai encontrar uma lista de opções como essa da imagem abaixo.

 

Página de buscas do Google

Ao cadastrar a sua empresa no Google My Business, você cria uma “ficha” como a da foto a seguir:

 

Página de buscas do Google Maps

Nessa ficha, é possível incluir informações como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações e comentários dos clientes;
  • Próximos eventos;
  • Fotos.

Se as suas vendas são 100% online ou se você está pensando que durante o período de isolamento social, em que as pessoas não estão saindo de casa e, consequentemente, o comércio está sendo completamente virtual, não se engane!

Usar o Google Meu Negócio é fundamental não só para que as pessoas saibam sobre espaços físicos, mas também para melhorar o posicionamento do seu site ou e-commerce e, consequentemente, atrair mais clientes para a sua loja virtual.

Como ativar o Google Meu Negócio?

Para te ajudar a cadastrar sua empresa e ativar o Google Meu Negócio, preparamos um passo a passo para você:

1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”

Página inicial do Google Meu Negócio

2. Depois, faça seu login usando o mesmo e-mail e senha que você usa para outras contas do Google (Gmail, Google Drive, Youtube, etc). Se você já não tiver uma conta Google, será necessário criar uma do zero.

Página de cadastro do Google Meu Negócio

3. Então, clique em “Inclua a sua empresa no Google”.

Inclua sua empresa no Google My Business

4. Logo depois, você vai começar a adicionar as informações básicas do seu negócio, como nome e telefone.

Página para encontrar o seu negócio no Google My Business

5. Depois disso, é hora de confirmar seu endereço – essa é a etapa que mais leva tempo. Para confirmar essa informação, o Google vai te enviar um código pelos Correios, que demora entre uma ou duas semanas para chegar.

Quando estiver com o código em mãos, é só voltar ao seu painel de controle, onde você vai encontrar o botão “Confirmar agora”. Clicando nele, é só seguir os próximos passos para inserir o código e confirmar o local da sua empresa.

6. Por fim vem a parte boa: completar seu perfil! Com o endereço cadastrado e confirmado, é hora de adicionar todas as outras informações, como telefone de contato, horário de funcionamento, fotos do estabelecimento etc.

Como usar o Google Meu Negócio?

Para usar o Google Meu Negócio, você precisa:

  1. Cadastrar sua empresa, seguindo o passo a passo que mostramos anteriormente;
  2. Deixar o cadastro da sua empresa bem completo;
  3. Otimizar o perfil do seu negócio, mantendo as informações sempre atualizadas.

Além disso, é preciso monitorar e responder com frequência as perguntas dos clientes e ficar de olho nas avaliações e comentários para melhorar cada vez mais o seu serviço.

Google Meu Negócio é pago?

O Google Meu Negócio é gratuito. Essa é, com certeza, uma das principais vantagens dessa ferramenta do Google. Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.

Principais vantagens do Google Meu Negócio

Além da principal vantagem que comentamos, que é a divulgação gratuita do seu negócio no Google, listamos outros 4 grandes benefícios que você pode aproveitar através do Google Meu Negócio. Veja só:

1. Tornar sua marca mais conhecida

Ao deixar seu perfil bem completo e otimizado, você faz com que o Google te coloque em posições de destaque nas páginas de busca. Dessa forma, você aumenta o alcance da sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam.

Além disso, através das informações de localização, horário de funcionamento e fotos, você se destaca na busca do Google Maps, aumentando ainda mais o alcance e as chances de sucesso do seu negócio.

2. Trazer mais clientes para o seu site e loja física

Ao aumentar o alcance da sua marca, você, consequentemente, aumenta o público potencial do seu site e/ou espaço físico. As informações da sua ficha do Google Meu Negócio e também as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus serviços, acessem o seu site ou visitem seu estabelecimento.

3. Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos seus clientes

Além de aumentar a visibilidade da sua marca e a quantidade de visitas no seu site ou estabelecimento, com uma ficha bem detalhada, muitas fotos e boas avaliações, a reputação do seu negócio também cresce.Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para comprar seus produtos.

4. Conferir as estatísticas de acesso e usar isso a favor da sua empresa

Além de expor seu negócio no maior buscador do planeta, o Google My Business te dá a possibilidade de analisar os dados de acesso e usar isso na sua estratégia de marketing.

Através das ferramentas do Google Meu Negócio, você consegue:

  • Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site;
  • Saber quais palavras as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio;
  • O que elas fizeram depois que visualizaram sua ficha (se ligaram para o seu estabelecimento, se olharam os horários de funcionamento, se fizeram perguntas etc).

Com essas informações, é possível fazer ajustes no seu perfil e no conteúdo do seu site de acordo com as palavras-chave de busca que seu público mais usa.

Para saber mais sobre posicionamento no Google e uso de palavras-chave, confira os nossos conteúdos sobre SEO para e-commerce.

Tudo certo?

Resumindo, quanto mais completo seu perfil e quanto mais interações você tiver com seus clientes em sua ficha, melhor vai ser a avaliação do seu negócio e, consequentemente, melhor o posicionamento no Google. E assim, além de atrair seu público, você melhora a sua reputação e conquista a confiança dos seus clientes.

Agora que você conhece todos os detalhes sobre o Google Meu Negócio, é hora de colocar a mão na massa, cadastrar sua empresa e seguir as nossas dicas para otimizar ao máximo a página do seu negócio!

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