Como vender pelo Instagram: o guia definitivo de 2020

Aqui você encontra:

Não tem tempo para ler o conteúdo? Não tem problema! Temos o texto, na íntegra, em versão áudio para você escutar onde estiver. É só apertar o play. 😀

Para vender pelo Instagram, você precisa:

  1. Ter uma conta comercial;
  2. Publicar conteúdos engajadores e visualmente cativantes;
  3. Escolher as palavras e hashtags certas para a sua marca;
  4. Conquistar seguidores que se interessem pelas suas publicações;
  5. Utilizar o Instagram Ads a favor do seu perfil;
  6. Vender os seus produtos através do Instagram Shopping.

Pensando nisso, criamos este guia definitivo com todos os passos – desde os básicos aos mais avançados -, para que você aprenda como ganhar dinheiro no Instagram.

Lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, e comprado em 2012 pelo Facebook, tal aplicativo tem como proposta ser uma rede social de compartilhamento de fotos simples, bonita e intuitiva.

O Instagram, que conquistou usuários de todo o mundo, atualmente conta com mais de 1 bilhão de perfis e tornou-se o álbum de fotos de pessoas comuns e celebridades. Passou a ser integrado a outros serviços e garantiu seu destaque no mercado de softwares.

Além disso, o Instagram concebeu um novo algoritmo que, desde 2016, tem como princípios básicos a temporalidade (conteúdos recentes), o engajamento (posts com mais curtidas e comentários) e o relacionamento (contas mais interativas), com o objetivo de recompensar as publicações de maior relevância.

Contudo, o que a princípio não se esperava era que as empresas também fossem marcar presença no Instagram. Algumas, inclusive, começaram suas vendas por lá e só depois se tornaram lojas virtuais.

Hoje mais de 70% das marcas estão ativas no Instagram e 8 em cada 10 usuários seguem contas corporativas. Para mais, com a febre do marketing de influência, cerca de 45% dos usuários alegam comprar produtos e contratar serviços por indicação de influencers.

Logo, os e-commerces descobriram, no Instagram, um excelente aliado para o marketing, e é este potencial que iremos te ensinar a aproveitar. Vamos lá?


Saiba mais

Fotos: o grande destaque do seu Instagram comercial

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    mulher tirando foto para instagram

    O sucesso das empresas, não apenas no Instagram, mas nas redes sociais em geral, está totalmente relacionado ao branding. Em outras palavras, o poder de uma marca está em sua imagem e nas ideias associadas a ela.

    Antes de começar a publicar suas fotos, você deve se perguntar: qual é o conceito que a sua loja quer vender pelo Instagram? Que sensação você deseja despertar nos seus clientes? Sim, porque seu objetivo nas redes sociais vai muito além de simplesmente divulgar produtos: é propor ao público um estilo de vida coerente com a sua marca.

    Se os seus produtos estão relacionados à moda alternativa, por exemplo, suas fotos do Instagram devem captar cenas deste universo underground. Já se a empresa é uma joalheria, você propagará um cotidiano mais elegante e sofisticado. Depois de identificar qual é a proposta principal da sua loja virtual e definir o seu público-alvo, mãos à obra!

    Capture cenas exclusivas para o seu Instagram

    Disponibilize, para os seus seguidores, fotos a que eles não teriam acesso de outra forma. A essência do Instagram está em registrar reações espontâneas e momentos descontraídos.

    Publique imagens do processo de fabricação dos produtos, da elaboração, da decoração, do making of de algum evento ou até de interações divertidas entre os funcionários. Isso dará uma cara mais humana ao seu perfil do Instagram.

    Capriche na iluminação das suas imagens

    A palavra fotografia não significa “escrita da luz” por acaso. A iluminação, que muitas vezes deixa de receber atenção por quem está com a câmera na mão, é a principal aliada das boas imagens.

    Sempre que possível, fotografe à luz natural – os melhores horários do dia são o nascer e o pôr do sol, mas você não precisa ser tão rígido quanto a isso. Caso precise utilizar luz artificial, aposto em uma caixa de luz para imagens mais claras e neutras:

    Aplique a “regra dos terços” nas suas fotos do Instagram

    Não, não é simplesmente apontar a sua câmera na direção do objeto. Para obter o enquadramento perfeito no Instagram, os conhecedores de fotografia ensinam um truque que talvez você já utilize, mas não conheça em teoria: a regra dos terços.

    Parece complicado? Na verdade, é bastante simples: trace duas linhas verticais e duas linhas horizontais imaginárias no quadro que você deseja captar. Seu ponto de destaque deve estar no quadrado do meio, ou seja, o centro da foto: regra dos tres tercos no instagram

    Não se esqueça também de alinhar as riscas horizontais ao horizonte, no caso de paisagens. E sempre procure a simetria entre o lado direito e o esquerdo da imagem.

    Explore sensações através das suas publicações

    Lembra-se do estilo de vida que a sua marca deseja proporcionar através dos produtos? Tenha-o sempre em mente ao selecionar o que irá fotografar. O objetivo principal das suas fotos deve ser despertar um sentimento agradável em quem as visualizar.

    Por isso, mais uma vez é interessante buscar a espontaneidade e explorar novos ângulos no Instagram. Seus clientes em potencial vão se identificar com a mensagem, associar o conceito à sua loja virtual e, assim, ter maior interesse em conhecê-la.

    Complemente com o filtro certo do Instagram

    Já tem a foto? Agora só falta escolher um filtro base para deixá-la ainda mais conceitual. Combinando com a proposta do Instagram, a maioria deles utiliza tons fechados e transforma a luz, ampliando o clima pessoal através de nuances de cor.

    O Instagram constantemente recebe novas opções para que você adicione aos seus registros, mas os três filtros mais populares dos últimos tempos são:

    Clarendon: acentua as sombras, mas também ilumina os tons mais claros. filtro claredon instagram

    Gingham: “desbota” a imagem, com a intenção de trazer uma aparência vintage. filtro gingham instagram

    Juno: intensifica as cores quentes, como vermelho e amarelo. filtro juno instagram

    Contudo, se essas possibilidades não te agradam (ou não combinam com o perfil da sua marca), sem problemas. Como dito, há outros filtros para serem utilizados, como: Lark, Mayfair, Sierra, Valencia e Walden – que também são queridinhos pelos usuários.

    Além disso, muitos perfis utilizam ferramentas extras, como os apps Snapseed e Picsart, com diferentes opções de colagens e ferramentas de edição. Na última seção deste conteúdo, você encontrará mais sugestões de plataformas e aplicativos para te ajudar nessa tarefa. É só escolher o mais adequado para a sua marca vender pelo Instagram!

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    Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

    Legendas: o complemento ideal para um conteúdo de qualidade no Instagram

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      mulher planejando postagens no instagram

      Com a imagem devidamente editada, vem a segunda parte do conteúdo: sua descrição. Além da foto, que é o foco principal da postagem, a informação verbal também poderá dizer muito por (e sobre) a sua loja virtual.

      Para termos uma ideia dessa importância, basta nos lembrarmos das notícias comuns que surgem a todo momento na internet apontando declarações misteriosas de artistas no Instagram, ou incoerências na associação de imagens apelativas a legendas sutis e reflexivas, por exemplo.

      O campo da descrição da fotografia está disponível justamente para que você expresse o que não coube nela, como uma informação adicional ou um detalhe atrativo de que o seu perfil precisa. Nada melhor, portanto, do que aproveitar todo o potencial deste recurso para vender pelo Instagram!

      Basicamente, podemos dividi-lo em duas partes: o texto em si e as hashtags.

      Escolha a legenda ideal para os seus posts

      Mesmo que a rede social permita até 2.200 caracteres em uma legenda, é muito importante ser cuidadoso ao escolher o que escrever – cada termo publicado possui um impacto diferente para o leitor e, consequentemente, para vender pelo Instagram.

      Sua linguagem pode ser menos formal, mas isso não significa que você possa utilizar expressões “indiscretas”. Gírias? Apenas se realmente forem adequadas ao contexto da imagem – e, claro, ao seu público do Instagram.

      Use sempre o bom senso. Além disso, ao preparar o seu enunciado mentalmente, pergunte-se se ele está claro e não pode ser interpretado de maneira errada por alguma pessoa menos informada ou mal intencionada. A ambiguidade (possibilidade de múltipla interpretação de sentidos) deve ser evitada ao máximo.

      Procure ser simples e objetivo no Instagram, sem acrescentar palavras desnecessárias, mas ainda expressando tudo o que deseja.

      Utilize hashtags para vender mais pelo Instagram

      Surgidas no Twitter, as hashtags fizeram tanto sucesso que hoje seu uso já está incluso em todas as redes sociais. São palavras-chave relacionadas ao assunto da publicação precedidas do símbolo “#”.

      Elas exercem a função de marcadores de conteúdo, ou seja, indicam um contexto maior pré-estabelecido. As hashtags são uma atração à parte e fazem toda a diferença no engajamento. Alguns usuários costumam até realizar buscas por elas, o que pode aumentar a chance de vender pelo Instagram.

      O aplicativo permite que sejam adicionadas até 30 em cada foto, mas não é bom exagerar. Procure utilizar no máximo 5 ou 6, sempre depois da descrição. Para defini-las, busque termos gerais relacionados ao seu conteúdo. Se a sua loja vende peças do vestuário feminino, por exemplo, inclua #moda.

      Por fim, considere criar uma hashtag exclusiva da sua marca, para que os usuários publiquem fotos utilizando os produtos da sua loja virtual. Isso também ajudará a reforçar aquele conceito escolhido para o seu branding no Instagram. Lembre-se, contudo, de algumas restrições de escrita:

      • Caracteres especiais como “?” ou “&” não são aceitos pela plataforma;
      • O sistema não reconhece espaços entre as palavras da hashtag e, se você utilizá-los, será contabilizada apenas a primeira;
      • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas;
      • Termos que fazem alusão à pornografia, violência e preconceito são banidos pelo Instagram, por isso, não os use, caso contrário, sua conta será penalizada.

      Se errou, edite suas legendas no Instagram

      O Instagram, felizmente, oferece a opção de editar legendas. Caso algum erro ortográfico ou de digitação tenha passado despercebido no momento da publicação, você pode consertá-lo de forma bastante simples. Abra a sua foto e clique no símbolo com três pontos. Entre as opções disponíveis, estará “Editar”.

      Basta selecioná-la, fazer as alterações e salvar as mudanças. Quanto mais rapidamente você corrigir seus erros, menos usuários irão identificá-los e maior será a credibilidade da sua marca no Instagram. Portanto, esteja atento!

      Conquista do público: estratégias gratuitas e pagas para vender pelo Instagram

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        planejamento de postagens instagram

        Conteúdo pronto? Sua próxima missão, que deve estar em contínua execução, é a conquista do público no Instagram. Especialmente para as empresas, algumas estratégias são fundamentais para ganhar visibilidade do perfil e, consequentemente, aumentar as vendas.


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        Localize suas fotos no Instagram

        Utilize a opção de “Adicionar local” em suas imagens do Instagram. Assim, os clientes que morarem perto da sede da sua loja virtual poderão considerá-la com mais atenção na hora da compra, pois saberão que o processo de entrega ou troca de produtos será mais rápido.

        Se você se esquecer deste recurso, pode adicioná-lo mais tarde com a opção de edição da publicação, conforme explicamos anteriormente.

        Planeje a frequência das publicações do seu Instagram comercial

        Nada de publicar a cada cinco minutos e encher o feed dos seus seguidores de fotos! Esta prática, conhecida na internet como flood, não é vista com bons olhos e pode incomodar os usuários a ponto de fazê-los pararem de seguir seu perfil.

        Para vender pelo Instagram, não seja insistente. Apenas foque em produzir um conteúdo memorável, e não será necessário repeti-lo a todo momento.

        Estude os melhores horários para vender pelo Instagram

        Os estudiosos da internet já observaram que existem alguns dias e horários em que a quantidade de pessoas online é maior, o que potencializa o seu principal objetivo: vender pelo Instagram.

        Em geral, os melhores períodos são os fora do expediente comum e nos finais de semana. No entanto, não há uma recomendação oficial da rede social, pois estes fatores podem mudar com o tempo e de acordo com o público-alvo.

        Portanto, se você deseja aprender como ganhar dinheiro no Instagram, cabe a você testar a preferência dos seus consumidores: comece publicando em diferentes momentos e analise o engajamento de cada publicação pelo Instagram Insights.


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        Busque o seu público-alvo no Instagram

        Sempre levando em consideração o estilo de vida relacionado à sua marca, você deve procurar as pessoas que possam se identificar com ele.

        Para conquistar os primeiros seguidores no Instagram, você pode pedir que familiares e conhecidos sigam o seu perfil. Isso irá gerar uma credibilidade inicial para que o mesmo obtenha alguma relevância.

        Depois, aproveite o segundo poder das hashtags: faça buscas relacionadas aos termos que você associou ao seu conteúdo e siga as pessoas que publicam a partir dessas marcações.

        Encontre também os seguidores dos seus concorrentes, que provavelmente já demonstram interesse em seu segmento.

        Por fim, é interessante sugerir seu perfil no Instagram para os seus próprios clientes, logo após a compra, e convidá-los a acompanhar as novidades e utilizar as hashtags exclusivas.

        E, claro, seja seletivo: cada usuário pode seguir até 7.500 pessoas no Instagram. Ao atingir este número, será necessário deixar de seguir alguém, o que nunca é agradável. É preciso, portanto, acompanhar somente quem realmente responde às suas iniciativas.

        Estima-se que seja possível deixar de seguir o máximo de 160 usuários por hora. Felizmente, não há limite para a quantidade de seguidores, o que significa que o sucesso da sua marca não estará comprometido no Instagram.


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        Use a ferramenta Salvos a seu favor

        Disponível desde 2016, o recurso Salvos permite que os usuários do Instagram guardem em seus próprios perfis – e de modo privado – posts que descobriram no feed e separem-nos por temas e interesses em diferentes pastas. Ou seja, a função possibilita a criação de uma biblioteca pessoal.publicações salvas do instagram

        Contudo, a partir de 2019, quando o Instagram passou a ocultar a quantidade de curtidas das fotos, a ferramenta Salvos também se tornou uma nova maneira de acompanhar o engajamento de um perfil comercial. Afinal, essa ação de armazenar posts sinaliza que, além de o usuário ter gostado do conteúdo, há o desejo de retornar mais vezes a ele.

        Considerando o algoritmo do Instagram, quanto mais rápido uma publicação for salva pelos usuários, maior será sua amostragem nos feeds dos seguidores de uma marca. Assim, para tornar seu conteúdo engajador suficiente para ser salvo, crie posts com legendas expandidas, como se fossem mini-blogposts.

        Compartilhe guias, tutoriais e histórias relacionadas ao nicho do seu negócio. Por exemplo: se você possui uma agência de viagens, desenvolva publicações com dicas sobre pontos turísticos e restaurantes de determinadas cidades ou regiões. Se seus seguidores estiverem buscando destinos para as férias, a probabilidade de salvarem-nas será grande.

        Os dados sobre os seus posts Salvos também podem ser acessados nos Insights do Instagram. Neste vídeo, descubra mais sobre a ferramenta:


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        Fique de olho nos Guias do Instagram

        Em maio de 2020, devido à pandemia da Covid-19, a equipe do Instagram lançou os Guias do Instagram. Tal funcionalidade tem como objetivo reunir, em suas respectivas abas, conteúdos relacionados ao bem-estar (em formatos de foto, vídeo e/ou IGTV).

        Por ora, a ferramenta pode ser utilizada somente por contas selecionadas — como @afspnational, @heads_together, @kidshelpphone@klicksafe, @projectrockit, @weareyuvaa, @sudahdong e @eenfance — no entanto, é esperado que aos poucos seja 100% liberada.

        A visualização dos conteúdos dos Guias do Instagram, por outro lado, já está disponível a todos os usuários. Para acessar os posts, basta buscar os perfis acima e clicar na aba sinalizada com o ícone de uma revista (ela se encontra entre as abas de fotos do feed e de marcações):

        exemplo de guias do instagram

        As publicações dos Guias do Instagram podem ser compartilhadas pelos usuários através dos Stories e/ou directs. Em breve, a plataforma pretende adicionar uma aba sobre bem-estar no menu Explorar, para que os conteúdos sejam mais facilmente encontrados.

        Assim como o recurso Salvos, essa nova funcionalidade do Instagram é ideal para contar histórias, criar tutoriais e compartilhar dicas sobre conexão, espiritualidade e ansiedade, por exemplo.

        Os Guias, portanto, são mais uma oportunidade de transformar a sua marca em autoridade por meio de conteúdos engajadores — especialmente se sua loja virtual for dos segmentos Saúde e Beleza.

        Invista em sorteios no Instagram

        Que tal agradar seus seguidores? Além de ser uma excelente abordagem para conquistá-los, criar sorteios também poderá aumentar a audiência do seu Instagram. Contudo, há algumas regras instituídas pela Caixa Econômica Federal que devem ser seguidas, acompanhe:

         

        Faça parcerias com influenciadores digitais

        Outra maneira de vender pelo Instagram é se aliar a influenciadores digitais que são referências no seu nicho. Inicialmente pesquise essas pessoas, decida quais têm mais valores em comum com a sua marca e comece a interagir, seguindo e curtindo fotos.

        Depois desse primeiro passo, peça para que os influencers e entenda se a parceria é possível e de que maneira ela pode ser interessante para ambos os lados.

        Se você não tiver muito capital para investir inicialmente, uma opção é buscar por microinfluenciadores. O pagamento geralmente pode ser feito em dinheiro, em produtos para teste ou com cupons personalizados que rendem uma porcentagem das vendas aos influenciadores.

        Para aprender mais sobre esse universo do marketing de influência, assista a este vídeo:

        Interaja com os seus seguidores do Instagram

        Ao invés de simplesmente esperar o público chegar ao seu perfil do Instagram e se manifestar, faça com que as pessoas notem a sua marca no cotidiano. Tendo em vista quais são os seus clientes em potencial, curta algumas fotos e deixe comentários eventuais, não se esquecendo de fazer isso também no perfil dos seus seguidores.

        Além disso, lembre-se de responder os comentários e as dúvidas enviadas para o seu Instagram, afinal, seus clientes querem ser reconquistados a cada dia!

        Crie anúncios pelo Instagram Ads

        Em 2015, a rede social passou a liberar anúncios pagos, que podem ser um bom modo de atingir ainda mais pessoas e vender pelo Instagram. Para aproveitar o recurso, você primeiro precisa ter uma conta no Facebook for Business vinculada a ele:

        1. Acesse o site Gerenciador de Negócios e crie sua conta;
        2. Depois do perfil pronto, clique em Configurações > Páginas, e adicione sua fanpage;
        3. Com isso concluído, acesse novamente Configurações, mas desta vez clique em Contas do Instagram;
        4. Preencha seu usuário e senha e pronto, o vínculo estará feito.

        Agora sim, é só seguir os passos para anunciar no Instagram:

        1. Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios;
        2. Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu alvo;
        3. Na sequência, selecione a moeda e o fuso horário;
        4. Preencha os atributos do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma) – quanto mais específico, melhor;
        5. Em Plataforma, defina a rede social do anúncio (neste caso, o Instagram);
        6. Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio;
        7. Por fim, coloque a campanha para rodar, preenchendo seu CPF (ou CNPJ), endereço e forma de pagamento.

        Pode levar alguns minutos até que seu anúncio seja aprovado. Feito isso, ele irá ao ar no período determinado.


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        Instagram Stories: o melhor recurso para se aproximar dos seus seguidores

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          mulher olhando posts no instagram

          Outro meio de divulgar a sua marca no Instagram é pelo Stories. Lá você publica fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas (exceto quando utilizado o recurso Destaques, que explicaremos a seguir).

          Além dos filtros e stickers de teste, bate-papo e pergunta, há diferentes funcionalidades disponíveis que farão o seu perfil mais interativo. São elas:

          • Mãos livres: permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado;
          • Superzoom: foca em objetos que recebem efeitos de aproximação;
          • Música: liberado em junho de 2019 no Brasil, esse mecanismo possibilita a adição de uma trilha sonora em vídeos ou fotografias;
          • Boomerang: filmagem em repetição, como os GIFs;
          • Transmissão ao vivo: já popular no Facebook, Twitter e YouTube, as lives permitem capturar on-time;
          • Destaques: stories salvos que ficam em evidência no seu perfil. Com essa aplicação, seus posts não somem após 24 horas;
          • Close friends: mecanismo que viabiliza a criação de um grupo de seguidores seletos com os quais você pode compartilhar conteúdos exclusivos;
          • Inserção de links: além da chance de inseri-los na bio, agora também é possível no Stories. Contudo, para isso é necessário que sua conta possua mais de 10 mil seguidores e/ou seja verificada (selo de autenticidade);
          • Cenas (ou Reels): para combater o crescimento do aplicativo TikTok, o Instagram lançou mais esta funcionalidade em 2019. Através dela, o usuário pode criar vídeos de até 15 segundos com músicas do próprio catálogo da rede social.

          O Instagram Reels ainda permite ajustes de velocidade do vídeo (em câmera lenta ou mais rápido) e de sobreposição (de um vídeo alinhado a outro) para criar transições de cenas mais profissionais.

          Todas essas funções são ideais para mais uma vez divulgar seus produtos, mostrar os bastidores da sua loja – seja em reuniões de equipe, postagens de itens ou mudanças e conquistas importantes – e vender pelo Instagram.

          Compartilhar tal jornada (aposta também conhecida como storytelling no marketing de conteúdo) fará com que os seus seguidores se sintam parte do universo da sua marca.


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          IGTV: a nova geração de vídeos para difundir a sua marca e vender pelo Instagram

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            planejamento de igtv no instagram

            O IGTV é uma extensão do Instagram que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com até uma hora de duração. E, diferentemente do Stories, este formato não apaga as publicações após 24h.

            No entanto, para manter o padrão de qualidade da plataforma, os vídeos só podem ser gravados na posição vertical (inversa à do YouTube, por exemplo) e a resolução deles deve ter no mínimo 720 pixels.

            Uma funcionalidade bacana do IGTV é a de convidar (online) outras pessoas para a gravação — o que é ideal para realizar entrevistas com influenciadores digitais ou com marcas complementares à sua, por exemplo.

            No vídeo abaixo, descubra mais sobre esta ferramenta e como utilizá-la a favor da sua loja virtual:

            Instagram Shopping: o recurso feito para a sua loja virtual converter mais

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              homem fazendo compras pelo instagram shopping

              Em março de 2018, mais uma atualização chegou para reinventar os perfis dos e-commerces: o Instagram Shopping. Com foco na perspectiva de mobile first, essa plataforma liberou tags para fotos de contas comerciais.

              Essas etiquetas permitem marcar produtos com preços e hiperlinks que podem redirecionar seguidores ao site da sua marca. Incrível, não?

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              Ative o Instagram Shopping

              Para vender pelo Instagram por meio dessa função, alguns pré-requisitos são necessários:

              • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
              • Vender produtos (e não serviços);
              • Dispor de um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
              • Seguir as políticas do Instagram.

              Para mais informações, confira o nosso passo a passo de como ativar o Instagram Shopping:


              Saiba mais

              Ferramentas extras: complementos úteis para a sua conta do Instagram

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                mulher segurando ferramentas para instagram

                Além da plataforma em si, algumas ferramentas podem ser bastante úteis para editar, divulgar e acompanhar o seu conteúdo e, por consequência, vender pelo Instagram. A seguir, apresentamos algumas delas:

                VSCO

                aplicativo vscocam

                Ferramenta de edição de fotos completa e com um visual clean. Possui muitos filtros e diferentes intensidades para cada um deles, além de possibilitar alterações no foco da imagem. Está disponível em versões gratuita e paga.

                Unfold

                aplicativo unfold

                Ideal para criar stories mais conceituais. Oferece diversas opções de layouts gratuitos, cores e fontes, além de montagens únicas ou sequenciais. Interface intuitiva que possui recursos pagos também.

                Planoly

                aplicativo planoly

                Usado por grandes marcas, como a L’oréal, o Planoly é um aplicativo que concede planejamento e publicação de posts (com a função “Arrastar e soltar”), múltiplos drafts, insights de engajamento pelo seu próprio Analytics, entre outras funcionalidades. Em inglês, possui versões gratuita e paga.

                Gerenciagram

                aplicativo gerenciagram

                Plataforma que disponibiliza ótimos recursos, como: agendamento de postagens no Instagram, relatórios de conversão, filtros para o público e gerenciamento de comentários e directs. Possui versões pagas (mensal, trimestral e anual).

                Bume

                aplicativo bume

                Com planos pagos, é indicado para automação da conta do Instagram. Oferece segmentação de público por perfil, hashtag e localização, agendamento de posts e Stories, relatórios de crescimento e engajamento, dentre outros mecanismos.

                aplicativo postgrain

                Esse site também possibilita gerenciar perfis, agendando posts com datas e horas marcadas, além de descobrir as hashtags mais populares para inserir nas suas publicações do Instagram. A versão gratuita permite oito postagens mensais.

                Iconosquare

                aplicativo iconosquare

                Com diferentes versões gratuitas e pagas, esse software francês/inglês apresenta métricas sobre o local de origem dos seus visitantes, as fotos mais curtidas e comentadas e até o crescimento no número de seguidores – ideal para você que quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram.


                Saiba mais

                E aí, pronto para vender pelo Instagram?

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                  Essas são as principais orientações para você que está pensando em divulgar a sua loja virtual e vender pelo Instagram. Resumindo: otimize seu perfil, capriche no conteúdo visual e verbal, organize suas publicações e alcance mais pessoas.

                  Dedicando-se a utilizar o Instagram de maneira completa e agregando real valor ao público, você irá obter destaque e atrair novos consumidores. Como consequência, sua marca estará alinhada com o que é esperado dela e poderá encantar a todos com as ideias que surgirem.

                  Mãos à obra e boas vendas!

                  Coloque em prática!

                  Crie uma loja virtual e transforme o seu Instagram em uma máquina de vender

                  Criar loja agora
                  Imagem illustrativa do Instagram da marca Osmoze
                  Imagem illustrativa da loja virtual da marca Osmoze

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