08/01/2016

10 campanhas de e-mail marketing para você se inspirar

Email marketing

Mesmo com a crescente divulgação de campanhas e conteúdos em redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das maneiras mais eficientes de aproximar-se do seu público-alvo, ampliar o alcance da sua marca e conquistar conversões.

Para que você possa se inspirar e elaborar mensagens cada vez mais visualmente atrativas e eficientes, reunimos algumas das melhores campanhas enviadas recentemente por e-commerces de sucesso e mostramos seus pontos fortes. Vamos lá?

Black Friday

Começando pela Black Friday, uma das principais datas do comércio eletrônico brasileiro. Em 2015, ocorreu no dia 27 de novembro e foi muito bem aproveitada pelos profissionais de marketing – além de gerar um grande volume de vendas, especialmente entre os lojistas da Nuvem Shop.

Exemplo de email marketing Netshoes Black Friday
A mensagem da Netshoes (você pode visualizar o e-mail completo aqui) chama a atenção pelo seu esquema de cores. Em vez de usar o padrão da marca, optaram por aplicar a dupla “preto + amarelo” comumente associada ao evento. Embora seja importante manter a identidade visual do seu negócio consistente, em ocasiões especiais a inovação pode ser interessante para destacar-se da concorrência.

Outros pontos que merecem destaque são o desconto significativo oferecido para todos os produtos da loja, o frete grátis em alguns deles e a seleção variada de itens com preços bastante visíveis. Recursos que fazem toda a diferença!

Exemplo de email marketing Americanas Black Friday
A campanha das Lojas Americanas (confira o conteúdo integral aqui) também foi uma das mais atrativas enviadas durante a Black Friday, mantendo o padrão de cores próprio da marca e também oferecendo um cupom de desconto para ser utilizado em compras no site.

A seleção de produtos, assim como a anterior, é bastante diversificada, atendendo a diferentes personas de clientes. O layout segue dois tipos de disposição dos itens e tem uma ­call-to-action clara e objetiva: “Compre agora”. Mas o maior trunfo da marca foi criar sua própria versão do evento, a “Red Friday”. Foi uma boa solução para aderir à data com originalidade.

Cyber Monday

Um pouco menos explorada (mas ainda uma das datas de maior venda entre as lojas da Nuvem Shop), a última Cyber Monday ocorreu no dia 30 de novembro de 2015. Destacamos dois e-mails marketing bem-sucedidos neste tema: um enviado antes do evento e outro depois.

Exemplo de email marketing Americanas Cyber Monday
Outro exemplo das Lojas Americanas, mas com layout e abordagem bem diferentes do anterior (veja o e-mail completo aqui). Na primeira parte, oferecendo variadas faixas de desconto nos produtos, destaca a maior delas: 80%. Também já menciona a próxima data importante com um benefício para quem antecipar as compras.

A segunda parte, mais objetiva, traz dois cupons: um com mais 10% de desconto em toda a loja, e outro especial para a seção de Games, com 15% de desconto nos lançamentos. Uma boa estratégia, considerando quantos jovens são presenteados no final do ano e provavelmente gostariam de ganhar jogos.

Exemplo de email marketing Submarino Cyber Monday
Enviada um pouco depois da Cyber Monday, a campanha do Submarino também traz bons pontos para analisarmos (confira toda a mensagem aqui). Como o anterior, o cabeçalho, além de destacar a maior faixa de desconto oferecida na loja, oferece mais 10% para a próxima compra.

Atentando-se ao foco tecnológico da data, a maior parte das ofertas apresentadas é dessa seção. Mas o diferencial fica por conta dos “banners” temáticos inseridos ao longo do e-mail: um sobre Star Wars, tema em destaque na época, e outro sobre um novo jogo – dois tópicos provavelmente interessantes ao público da Cyber Monday. Para completar, uma menção antecipada do Natal (já visando outras compras e clientes) e um cupom de desconto. Muito completo!

Natal

E claro, não poderíamos deixar de fora o Natal – data tão popular e apreciada no e-commerce que, somente entre os lojistas da Nuvem Shop, apresentou ticket médio de R$ 200 em 2015. Trata-se de um evento com um grande universo, que pode ser explorado ao máximo pelo marketing.

Exemplo de email marketing Walmart Natal
Este primeiro e-mail do Walmart chama a atenção por sua abordagem completamente diferente (confira a campanha completa aqui). Em vez de oferecer descontos, atua como um “cartão de Natal”, com uma imagem especial e votos para essa data.

Mais do que gerar vendas (objetivo não demonstrado explicitamente), a mensagem busca incentivar a fidelização do cliente. Com um texto mais emotivo e mencionando o nome do destinatário logo no início, sugere atenção, cuidado e consideração. E, às vezes, palavras assim têm mais impacto na escolha do consumidor do que calls-to-action e cupons de desconto.

Exemplo de email marketing Walmart Natal
A empresa, no entanto, não deixou de usar o tradicional oferecimento de descontos para essa época do ano. Na segunda mensagem (veja a versão completa aqui), seguiu a linha de “cartão” apresentando um conteúdo totalmente voltado para as promoções.

A primeira parte destaca a faixa maior, de 50%, e encaminha para uma listagem geral de produtos. A segunda informa os benefícios oferecidos para cada setor, com links para as páginas específicas. Uma boa forma de sugerir compras sem deixar que os produtos “ofusquem” o aspecto natalino e atingir clientes interessados em diferentes itens.

Ano Novo

Embora não tão associado ao consumo quanto as datas anteriores, o Ano Novo é um evento bastante interessante para as lojas. Nesse período as pessoas buscam renovação, e podemos aproveitar a oportunidade para oferecer produtos que inovem suas rotinas.

Exemplo de email marketing Zattini Ano Novo
A Zattini, que possui uma identidade visual mais minimalista e elegante, soube mantê-la muito bem em sua campanha temática de Ano Novo (confira o e-mail completo aqui). Investiu também em um “cartão com benefícios”, mas sem mencionar descontos.

A técnica escolhida foi usar uma mensagem criativa e animada sobre a virada do ano associada a um bônus de R$ 50 para compras acima de R$ 170, faixa adequada para o preço médio de seus produtos. Mas seu ponto forte foi mesmo o design, bastante original, com detalhes de acordo com as festas da época.

Exemplo de email marketing Submarino Ano Novo
O e-mail enviado pelo Submarino aos seus clientes perto do Ano Novo não poderia ficar de fora dessa lista. Irreverente, destacou-se entre as mensagens dos concorrentes por sua simplicidade e originalidade (veja a comunicação completa aqui).

Em um cartão animado, a loja desejou para os clientes conquistas relacionadas à sua base de produtos (Livros, Games e Cool Stuff) e benefícios que serão oferecidos ao longo de 2016, como promoções e cupons. O design também é um ponto fonte, valorizando o conteúdo e a identidade da marca.

Menções honrosas

Recebemos também duas campanhas não exatamente correspondentes aos temas mencionados, mas eficientes e também inspiradoras. Por isso, resolvemos inclui-las neste artigo.

Exemplo de email marketing Zattini
A comunicação da Zattini é um verdadeiro exemplo de como combinar benefícios diversos (veja a versão integral aqui). A princípio, oferece até 60% de desconto em produtos e mais 15% de bônus, destacando este último.

Na segunda parte, apresenta variados combos de produtos, depois faixas específicas de valores desses combos. Por fim, anuncia algumas marcas que estão com 50% de desconto e outras com até 60%. Perceba que os produtos são direcionados para mulheres, gênero cadastrado.

Exemplo de email marketing Walmart
Por fim, mais um e-mail do Walmart (confira todo o conteúdo aqui). Simples, executa bem todos os recursos básicos: a seleção de produtos é variada e objetiva, os preços são bem destacados e as calls-to-action não só contam com verbo de ação, como usam dois deles, reforçando a sugestão.

O motivo da comunicação estar neste artigo, contudo, é o senso de urgência muito bem aplicado. A estratégia da marca de enviar um e-mail pouco antes do final da semana chamando a atenção para o fato de serem as “últimas horas” é certeira e eficiente.

Gostou?

Esperamos que você tenha aprendido algo analisando essas campanhas e possa deixar as suas próximas ainda mais interessantes e efetivas. Para mais material sobre o assunto, vale a pena conferir o nosso curso gratuito de e-mail marketing para e-commerce.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.

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