7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar (e vender mais)

Por: Luane Silvestre

Mulher olha para computador, como quem vë exemplos de e-mail marketing

Mesmo com a crescente divulgação de campanhas e conteúdos em redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das maneiras mais eficientes de aproximar-se do seu público-alvo, ampliar o alcance da sua marca e conquistar conversões. Então, se você está procurando exemplos de e-mail marketing para inspirar a sua estratégia, acabou de chegar ao conteúdo certo!

Para que você possa se inspirar e elaborar mensagens cada vez mais visualmente atrativas e eficientes, reunimos algumas das melhores campanhas enviadas recentemente por e-commerces de sucesso e mostramos seus pontos fortes. Vamos lá?

7 exemplos de e-mail marketing

Black Friday

Exemplo de email marketing Netshoes Black Friday

Começando pela Black Friday, uma das principais datas do comércio eletrônico brasileiro. Essa data, é muito bem aproveitada pelos profissionais de marketing, além de gerar um grande volume de vendas, especialmente entre os lojistas da Nuvemshop.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

A mensagem da Netshoes chama a atenção pelo seu esquema de cores. Em vez de usar o padrão da marca, optaram por aplicar a dupla “preto + amarelo” comumente associada ao evento. Embora seja importante manter a identidade visual do seu negócio consistente, em ocasiões especiais a inovação pode ser interessante para destacar-se da concorrência.

Outros pontos que merecem destaque são o desconto significativo oferecido para todos os produtos da loja, o frete grátis em alguns deles e a seleção variada de itens com preços bastante visíveis. Recursos que fazem toda a diferença!

Já a campanha das Lojas Americanas para o evento, manteve o padrão de cores próprio da marca, com a divulgação de um cupom de desconto para ser utilizado em compras no site. Veja:

Exemplo de email marketing Americanas Black Friday

A seleção de produtos é bastante diversificada, atendendo a diferentes personas de clientes. O layout segue dois tipos de disposição dos itens e tem um CTA (chamada-para-ação) claro e objetivo: “Compre agora”. Mas o maior trunfo da marca foi criar sua própria versão do evento, a “Red Friday”. Foi uma boa solução para aderir à data com originalidade.

Natal

Exemplo de email marketing Walmart Natal

Não poderíamos deixar de fora o Natal, data tão popular e apreciada no e-commerce. Somente entre os lojistas da Nuvemshop, gerou um total de R$38,7 milhões de vendas em 2020, de acordo com dados do NuvemCommerce 2021.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Este  e-mail do Walmart chama a atenção por sua abordagem completamente diferente. Em vez de oferecer descontos, atua como um “cartão de Natal”, com uma imagem especial e votos para essa data.

Mais do que gerar vendas (objetivo não demonstrado explicitamente), a mensagem busca incentivar a fidelização do cliente. Com um texto mais emotivo e mencionando o nome do destinatário logo no início, sugere atenção, cuidado e consideração. E, às vezes, palavras assim têm mais impacto na escolha do consumidor do que calls-to-action e cupons de desconto.

A empresa, no entanto, não deixou de usar o tradicional oferecimento de descontos para essa época do ano. Na segunda mensagem, seguiu a linha de “cartão” apresentando um conteúdo totalmente voltado para as promoções. Veja:

Exemplo de email marketing Walmart Natal

A primeira parte destaca a faixa maior, de 50%, e encaminha para uma listagem geral de produtos. A segunda informa os benefícios oferecidos para cada setor, com links para as páginas específicas. Uma boa forma de sugerir compras sem deixar que os produtos “ofusquem” o aspecto natalino e atingir clientes interessados em diferentes itens.

Ano Novo

Embora não tão associado ao consumo quanto as datas anteriores, o Ano Novo é um evento bastante interessante para as lojas. Nesse período as pessoas buscam renovação, e podemos aproveitar a oportunidade para oferecer produtos que inovem suas rotinas.

A Zattini, que tem uma identidade visual mais minimalista e elegante, soube mantê-la muito bem em sua campanha temática de Ano Novo . Investiu também em um “cartão com benefícios”, mas sem mencionar descontos. Veja:

Exemplo de email marketing Zattini Ano Novo

A técnica escolhida foi usar uma mensagem criativa e animada sobre a virada do ano associada a um bônus de R$ 50 para compras acima de R$ 170, faixa adequada para o preço médio de seus produtos. Mas seu ponto forte foi mesmo o design, bastante original, com detalhes de acordo com as festas da época.

Menções honrosas

Recebemos também duas campanhas não exatamente correspondentes aos temas mencionados, mas eficientes e também inspiradoras. Por isso, resolvemos inclui-las neste artigo.

A comunicação da Zattini é um verdadeiro exemplo de como combinar benefícios diversos. A princípio, oferece até 60% de desconto em produtos e mais 15% de bônus, destacando este último. Veja:

Exemplo de email marketing Zattini

Por fim, mais um e-mail do Walmart . Simples, executa bem todos os recursos básicos: a seleção de produtos é variada e objetiva, os preços são bem destacados e as calls-to-action não só contam com verbo de ação, como usam dois deles, reforçando a sugestão. Veja:

Exemplo de email marketing Walmart

O motivo da comunicação estar neste artigo, contudo, é o gatilho mental de senso de urgência muito bem aplicado. A estratégia da marca de enviar um e-mail pouco antes do final da semana chamando a atenção para o fato de serem as “últimas horas” é certeira e eficiente.

Resumo

Esperamos que você tenha aprendido algo analisando esses exemplos de e-mail marketing e possa deixar as suas próximas ainda mais interessantes e efetivas. Para mais material sobre o assunto, vale a pena conferir o nosso material como fazer e-mail marketing passo a passo.

Ainda não aproveita as vantagens de vender pela internet? Crie sua loja virtual por 30 dias grátis com a Nuvemshop e experimente!

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies