5 dicas para deixar o frete mais barato no e-commerce

Por: Nuvemshop

Imagem mostrando uma mulher calculando o preço de um envio, representando o frete mais barato.

Você certamente já passou pela situação de querer comprar um produto e, ao concluir o pedido, percebeu que o valor do frete estava muito alto, certo? Este é um dos motivos que mais geram desistências por parte do consumidor, pensando nisso, investir no frete mais barato é uma estratégia que pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão.

Além do preço atrativo, prazos de entrega e qualidade dos itens, o frete tende a ser um fator decisivo para a compra. Por isso, é importante dar uma atenção especial para este fator se você pretende vender na internet.

Separamos, neste conteúdo, as principais informações para que você consiga aplicar em sua empresa, estratégias para deixar o frete mais barato! Vamos lá? 🧐

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Por que o frete custa caro?

Existem vários motivos para o aumento do frete durante o processo de compra e isso acontece porque grande parte das empresas e dos centros de distribuição ficam na região Sudeste. Isso porque, a região tem números de venda mais expressivos.

Além disso, causas como produtos cadastrados com pesos e dimensões erradas, tabelas de preço de frete com campos preenchidos incorretamente, produtos volumosos, uso de embalagens grandes para objetos pequenos e até mesmo mudança de valor do frete das transportadoras são outros fatores que podem impactar no custo do envio.

💡 Saiba mais: Frete econômico: como funciona e quais são as opções?

Vantagens de investir em uma estratégia de frete

Contar com uma estratégia de frete é crucial para o crescimento da sua empresa e fidelização de clientes. Pensando nisso, otimizar o seu fluxo logístico é o ponto de partida para oferecer um frete mais barato.

Uma pesquisa feita pela ComScore com patrocínio da UPS Study revelou que em 58% dos casos, os potenciais clientes abandonam o carrinho ao notar que o frete custa mais caro do que eles esperavam. Isso acontece porque a maioria das pessoas querem ter a sensação de que estão economizando e o frete é como se fosse um pagamento a mais. Confira algumas vantagens:

  • Aumento das vendas: quando se oferece o frete grátis, mais clientes vão se interessar na sua loja e consequentemente terá crescimento de vendas;
  • Fidelização: esse é um processo que faz com que seus clientes se tornem “fãs” da sua marca e sempre façam alguma compra em seu e-commerce;
  • Aumento da competitividade: quem nunca deixou de comprar um produto em uma loja e foi para a concorrente porque tinha vantagens mais atrativas? Com o frete mais barato é possível ter um diferencial e ser o ponto decisivo para o fechamento da compra.

💡 Saiba mais: Como oferecer frete grátis em seu e-commerce?

Qual é o tipo de frete mais barato?

Para saber como conseguir um frete mais barato pelos Correios entenda que o processo é simples! Você pode utilizar dois serviços disponíveis: o PAC e o PAC Mini. Porém, é importante saber que essas entregas são mais lentas e podem ser vantajosas como uma segunda opção, dessa forma o cliente escolhe qual solução é mais alinhada ao que ele procura.

Entenda como cada modalidade funciona:

PAC

O PAC é um modelo de entrega econômica que serve para envio de produtos e têm prazos de entrega que variam de acordo com a localização final (a média é de 03 a 10 dias úteis sempre de segunda a sexta-feira). Porém, não se esqueça de avisar os clientes que o código de rastreio pode demorar um tempo para disponibilizar o rastreamento.

PAC Mini

O PAC Mini é um serviço de envio dos Correios voltado para embalagens que contam com um produto de pequeno volume, com peso máximo de 300g e medidas de até 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento). A modalidade permite o rastreamento da entrega e tem prazo de entrega de 12 dias úteis.

💡 Saiba mais: 9 soluções de frete para e-commerce

Como oferecer frete mais barato?

Além dessas duas possibilidades de frete, existem outras dicas que podem fazer com que você consiga tornar o frete mais barato e assim, garantir mais vendas e clientes fiéis. Confira-as na sequência.

1. Tenha várias opções de transportadoras

O primeiro passo para ter sucesso nas vendas é não se apegar a uma opção de transportadora. Ou seja, é preciso ter pelo menos três alternativas de frete para oferecer aos seus clientes. E isso porque cada empresa tem um foco e preços diferentes para determinadas localidades e cabe a você e ao consumidor escolher.

Algumas opções de serviços de frete são o Frenet, Kangu e Melhor Envio. Outra possibilidade é procurar pelo fulfillment, que é basicamente uma empresa terceirizada que fica responsável pelo processo de entrega e armazenamento dos pedidos.

2. Faça o mapeamento do valor por região

Ao realizar essa análise, é possível saber se o seu e-commerce está de acordo com o preço cobrado em uma determinada região. Por exemplo: João tem uma papelaria e cobra R$5 reais em cada frete, porém, quer saber qual a média que as empresas estão cobrando e para isso é só realizar um cálculo:

Valor do mês gasto do frete ÷ Valor de faturamento mensal

3. Reduza o tamanho das embalagens

A cubagem (relação entre o volume e o peso) é um dos parâmetros utilizados na precificação, ele irá definir o preço de acordo com o tamanho da embalagem. Ou seja, se você tem uma loja e usa embalagens muito grandes para objetos pequenos, é melhor repensar seu processo de empacotamento

Tanto o peso, quanto o espaço são relevantes para as transportadoras e isso faz com que seja preciso apostar em embalagens que tenham o tamanho certo para o tipo de produto que você vender. Invista em fragmentos de papel, almofadas de ar e qualquer outro material que sirva como proteção para os pedidos.

4. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio

Já pensou que interessante seria aumentar o ticket médio da sua empresa a partir do frete mais barato? Essa é uma excelente técnica para diluir o custo do frete, isso porque, quando você oferece um desconto ou frete grátis, o cliente consegue comprar mais produtos dentro da loja porque vê isso como algo vantajoso.

5. Evite devoluções e trocas

Você deve estar se perguntando o que esse tópico tem a ver com como pagar frete mais barato, certo? Uma opção válida é evitar situações que façam com que seu cliente peça a troca do produto. Por isso, conte com embalagens resistentes que evitem com que ocasione alguma avaria durante a entrega.

Resumo

Oferecer frete mais barato irá sem dúvidas aumentar as vendas da sua loja virtual e atrair mais clientes. Só lembre-se de garantir que o valor seja vantajoso para o cliente e não prejudique a saúde financeira do seu negócio. 😉

Por que o frete custa caro?

O aumento do frete de uma entrega pode ter seu valor elevado por vários fatores como a distância do centro de distribuição até o destino final, produtos com peso e dimensão cadastrados de forma errada, uso de embalagens erradas e até mesmo mudança de preço da própria transportadora.

Vantagens de investir em uma estratégia de frete

  • Aumento das vendas;
  • Fidelização;
  • Aumento da competitividade.

Qual o tipo de frete mais barato?

  • PAC;
  • PAC Mini.

Como fazer o frete ficar mais barato?

  1. Tenha várias opções de transportadoras
  2. Faça o mapeamento do valor por região
  3. Reduza o tamanho das embalagens
  4. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio
  5. Evite devoluções e trocas

Por fim, agora que você já sabe qual o tipo de frete mais barato, que tal apostar em melhorias para o seu e-commerce? Migre para uma plataforma que vai te ajudar a expandir suas vendas de forma fácil e em simples passos. Teste a Nuvemshop por 30 dias!

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