Frete mais barato: como cobrar menos nas entregas do seu e-commerce?

Por: Talitha Adde

Imagem mostrando uma mulher calculando o preço de um envio, representando o frete mais barato.

Você certamente já passou pela situação de querer comprar um produto e, ao concluir o pedido, percebeu que o valor do frete estava muito alto, certo? Esse é um dos motivos que mais geram desistências por parte do consumidor. Portanto, investir em frete mais barato é uma estratégia que pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão.

Além do preço atrativo, prazos de entrega e qualidade dos itens, as diferentes soluções de frete tendem a ser um fator decisivo para a compra. Por isso, é importante dar uma atenção especial para esse fator se você pretende vender na internet.

Separamos, neste conteúdo, as principais informações sobre como funciona o frete para lojas online, qual é o frete mais barato e o que você pode fazer para reduzir os custos de envio e aumentar as vendas do seu negócio Vamos lá? 🧐

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Quais as vantagens de oferecer um frete mais barato?

Contar com uma estratégia de frete é crucial para o crescimento da sua empresa e fidelização de clientes. Pensando nisso, otimizar o seu fluxo logístico é o ponto de partida para oferecer um frete mais barato.

Muitas vezes, os potenciais clientes abandonam o carrinho ao notarem que o frete custa mais caro do que eles esperavam. Isso acontece porque a maioria das pessoas quer ter a sensação de economia ao realizar uma compra. Seguindo essa lógica, o frete é visto como se fosse um pagamento a mais.

A seguir, confira algumas vantagens de oferecer um frete mais barato:

Atrair mais clientes

É provável que todo consumidor fique satisfeito ao encontrar uma loja com bons produtos e soluções de frete mais barato. Esse é, inclusive, um ótimo argumento para atrair clientes para sua loja online.

O aumento da sua popularidade na internet — em decorrência dos preços das entregas — fará com que cada vez mais pessoas procurem sua página e finalizem uma compra.

Aumentar as vendas

Quando se oferece o frete grátis, por exemplo, mais clientes vão se interessar por sua loja. Portanto, para evitar que o cliente saia da sua página sem concretizar a compra, você pode oferecer a entrega grátis ou outra opção de frete mais barato.

Isso, consequentemente, trará crescimento nas vendas, diminuição na taxa de abandono de carrinho, fidelização de clientes e lucratividade para seu e-commerce.

Fidelizar os clientes

Fidelização de clientes é um processo que faz com que os compradores se tornem “fãs” da sua marca e primeiro procurem a sua loja quando precisarem de algum item. Contudo, para ter consumidores fiéis, é preciso oferecer vantagens a eles, como promoções, itens diferenciados e frete mais barato, por exemplo.

Vale lembrar que fidelizar um cliente é mais barato que trazer um novo comprador. Por isso, invista em conceder descontos e benefícios para os fregueses mais frequentes.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Aumentar a competitividade

Quem nunca deixou de comprar um produto em uma loja e foi para a concorrente porque tinha vantagens mais atrativas? Com o frete mais barato é possível ter um diferencial e ser o ponto decisivo para o fechamento da compra.

Portanto, quanto mais barato for o frete, mais chances você tem de atrair novos clientes e vender mais na sua loja virtual.

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Qual é o frete mais barato dos Correios?

Para saber como conseguir um frete mais barato pelos Correios, entenda que o processo é simples! Você pode utilizar dois serviços disponíveis: o PAC e o PAC Mini.

Porém, é importante saber que essas entregas são mais lentas e podem ser vantajosas como uma segunda opção. Dessa forma, o cliente escolhe qual solução é mais alinhada ao que ele procura. Antes de continuar a leitura, veja o vídeo abaixo:

🎥 Veja também: Como baratear o frete dos Correios?

Entenda como cada modalidade funciona:

PAC

O PAC é um modelo de entrega econômica que serve para envio de produtos e têm prazos de entrega que variam de acordo com a localização final (a média é de 03 a 10 dias úteis sempre de segunda a sexta-feira).

Porém, não se esqueça de avisar os clientes que pode levar algum tempo até que o código de rastreamento seja disponibilizado para consulta.

PAC Mini

O PAC Mini é um serviço de envio dos Correios voltado para embalagens que abrigam produtos de pequeno volume, com peso máximo de 300 g e medidas de até 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento).

A modalidade permite o rastreamento da encomenda e tem prazo de entrega de até 12 dias úteis.

💡 Saiba mais: Como aproveitar o dia do frete grátis para vender mais todo ano?

📘 Confira o e-book: Guia completo e comparativo dos tipos de envio dos Correios

O que determina o preço do frete?

Existem vários motivos para o aumento do frete durante o processo de compra. Isso acontece porque grande parte das empresas e dos centros de distribuição ficam na região Sudeste — que apresenta números de vendas mais expressivos.

Além disso, outros fatores podem impactar diretamente o preço das entregas e fazer com que o frete fique mais caro. Alguns são:

  • Produtos cadastrados com dimensões e pesos errados;
  • Tabelas de preço de frete com campos preenchidos incorretamente;
  • Produtos volumosos;
  • Uso de embalagens grandes para objetos pequenos;
  • Mudança de valor do frete das transportadoras;
  • Entre outros.

💡 Saiba maisFrete econômico: como funciona e quais são as opções?

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Como conseguir um frete mais barato?

Além das duas possibilidades de frete que mencionamos, existem outras dicas que podem fazer com que você consiga tornar o frete mais barato e, assim, garantir mais vendas e clientes fiéis.

Confira, na sequência, como deixar o frete mais barato na sua loja virtual:

1. Tenha várias opções de transportadoras

O primeiro passo para ter sucesso nas vendas é não se apegar a uma opção de transportadora. Ou seja, é preciso ter pelo menos três opções de frete para oferecer aos seus clientes. Como cada empresa tem um foco e preços diferentes para determinadas localidades, cabe a você e ao consumidor escolher qual é a melhor solução.

Algumas opções de serviços de frete são FrenetKangu. Outra possibilidade é procurar pelo fulfillment, que é basicamente uma empresa terceirizada que fica responsável pelo processo de entrega e armazenamento dos pedidos.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona a Mandaê?

📘 Confira o e-book: Comparativo de transportadoras ou Correios para facilitar sua decisão

2. Faça o mapeamento do valor por região

Ao realizar essa análise, é possível saber se o seu e-commerce está de acordo com o preço cobrado em uma determinada região. Por exemplo: João tem uma papelaria e cobra R$ 5 em cada frete, porém, quer saber qual a média que as empresas estão cobrando.

Para isso, basta realizar o seguinte cálculo:

Valor do mês gasto do frete ÷ Valor de faturamento mensal

3. Reduza o tamanho das embalagens

A cubagem (relação entre o volume e o peso) é um dos parâmetros utilizados na precificação, ou seja, define o preço de acordo com o tamanho da embalagem. Se você tem uma loja e usa embalagens muito grandes para objetos pequenos, é melhor repensar seu processo de empacotamento.

Tanto o peso quanto o espaço são relevantes para as transportadoras, fazendo com que seja preciso apostar em embalagens do tamanho certo para o tipo de produto que você vende. Invista em fragmentos de papel, almofadas de ar e qualquer outro material que sirva como proteção para os pedidos.

4. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio

Já pensou que interessante seria aumentar o ticket médio da sua empresa a partir do frete mais barato? Essa é uma excelente técnica para diluir o custo do frete.

Isso ocorre porque quando você oferece um desconto ou frete grátis, o cliente consegue comprar mais produtos dentro da loja, vendo isso como algo vantajoso.

5. Evite devoluções e trocas

Você deve estar se perguntando o que este tópico tem a ver com pagar frete mais barato, certo? Uma opção válida é evitar situações que façam com que seu cliente peça a troca do produto.

Essa atenção é importante porque o processo de logística reversa pode ser oneroso. Além disso, é preciso reenviar o produto para o cliente, aumentando ainda mais os gastos. Por isso, conte com embalagens resistentes que evitem com que ocasione alguma avaria durante a entrega e tenha políticas de troca e devolução muito bem determinadas.

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Como o Nuvem Envio pode tornar o frete mais barato?

Nuvem Envio é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.

A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer fretes até 40% mais baratos.

Com essa abordagem, o Nuvem Envio permite que os empreendedores se concentrem na criação e venda de seus produtos, sem precisar se preocupar com questões logísticas complexas e burocráticas.

💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?

Já sabe como oferecer um frete mais barato para seus clientes?

Oferecer frete mais barato vai, sem dúvidas, aumentar as vendas da sua loja virtual e atrair mais clientes. No entanto, lembre-se de garantir que o valor seja vantajoso para o cliente e não prejudique a área de logística da empresa e a saúde financeira do seu negócio.

Agora que você já sabe qual o tipo de frete mais barato, que tal apostar em melhorias para o seu e-commerce? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e migre para uma plataforma que vai te ajudar a expandir suas vendas de forma fácil e em poucos passos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre frete mais barato

Oferecer um frete mais barato permite atrair mais clientes, crescer as vendas, gerar fidelização e aumentar a competitividade diante da concorrência.

As opções de frete mais baratas dos Correios são o PAC e o PAC Mini.

Tenha várias opções de transportadoras, faça o mapeamento do valor por região, reduza o tamanho das embalagens, implemente estratégias para aumentar o ticket médio e evite devoluções e trocas.

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