Como montar uma loja virtual do zero e já começar a vender?

- Montar uma loja virtual envolve escolher uma plataforma de e-commerce, definir um nicho de mercado e criar um plano de negócios;
- Também é importante investir em uma identidade visual atraente, boas integrações de pagamento e envio e um site responsivo e fácil de navegar;
- Na Nuvemshop, você encontra tudo isso e muito mais. Crie sua loja virtual grátis e comece a vender na melhor plataforma de e-commerce da América Latina!
Quem ainda não vende na internet está perdendo a oportunidade de entrar em um dos mercados mais lucrativos dos nossos tempos. Por isso, aprender como montar uma loja virtual é um passo decisivo para conquistar sua independência financeira.
Abrindo uma loja online, você assume o controle do seu próprio negócio, faz seus horários e consegue lucrar vendendo para todo o Brasil. Além disso, não fica dependendo de marketplaces e plataformas de terceiros que cobram comissões: viva a autonomia para gerenciar sua empresa!
Quer estar entre os mais 170 mil lojistas que faturaram R$ 15,7 bilhões em 2024 vendendo com a Nuvemshop? Vem com a gente conhecer passo a passo como montar uma loja virtual com uma estratégia certeira! 🚀
E, se quiser acelerar o processo, comece agora seu e-commerce grátis na Nuvemshop:
Como montar uma loja virtual passo passo?
Aprender como abrir uma loja virtual é mais fácil (e barato) do que você imagina. Confira o passo a passo para colocar seu e-commerce no ar e se tornar um empreendedor digital de sucesso:
- Escolha o nicho de mercado;
- Regularize sua empresa;
- Identifique o público-alvo do negócio;
- Encontre a plataforma de e-commerce ideal;
- Atente-se a escolha do fornecedor.
Gostou dessas dicas e quer se aprofundar em cada uma, além de conhecer outras estratégias? Então, continue com a leitura do conteúdo:
1. Escolha o nicho de mercado
Obs.: se você tem uma loja física ou virtual por marketplaces ou redes sociais, pode pular para o tópico 4, ok?
Antes de pensar em como montar uma loja virtual de fato e vender na internet, o primeiro passo é analisar o mercado e definir o seu segmento de atuação (eletrônicos, perfumaria, calçados, esporte e lazer etc.). Atualmente, as possibilidades são inúmeras e, cada vez mais, novos setores surgem no varejo brasileiro e mundial. Portanto:
Descubra os melhores nichos para abrir uma loja virtual
Veja os nichos em alta em 2025 para montar uma loja virtual:
- Alimentos e bebidas: O setor de alimentos e bebidas está em alta, principalmente pelo aumento da demanda por delivery e a praticidade de comprar alimentos e bebidas online;
- Moda e acessórios: A moda e os acessórios são um mercado em constante evolução. Nesse sentido, a oferta de produtos exclusivos e de qualidade pode ser um diferencial para esse nicho;
- Produtos para pets: O mercado de produtos para pets tem crescido e a demanda por alimentos, acessórios e serviços para animais de estimação tem sido cada vez maior;
- Produtos eletrônicos: Com a constante evolução da tecnologia, os produtos eletrônicos continuam sendo um dos nichos mais promissores do e-commerce.
💡 Saiba mais: Melhores sites para vender produtos
Acompanhe as tendências de consumo
Além de observar o que está em alta no mercado, para abrir uma loja virtual também é essencial:
- Encontrar abordagens e caminhos alternativos dentro do nicho de interesse para se diferenciar dos concorrentes — o que você pode trazer de novo?
- Refletir sobre a relevância do produto diante do público — as pessoas pagariam por ele?
- Considerar se a manutenção da mercadoria é viável. Por exemplo: alimentos demandam entrega rápida e cuidados extras para que não estraguem — você conseguiria administrar e bancar esses pormenores?
- Identificar-se com o ramo para haver equilíbrio entre fazer o que gosta e as habilidades e responsabilidades de ser um empreendedor.
O especialista em e-commerce Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, deu dicas valiosas para encontrar um nicho de mercado lucrativo em uma palestra do Fórum E-Commerce Brasil 2024. Confira:
"Hoje, com o aumento da competitividade, é preciso identificar tendências e microsegmentos. Uma dica valiosa é procurar por produtos que fazem sucesso em redes sociais. No TikTok e no Instagram, por exemplo, você encontra produtos com milhões de visualizações e grande potencial de viralização, usando apenas algumas hashtags. Outra dica é procurar por perfis gringos, onde você encontra produtos que ainda não foram trabalhados no Brasil e consegue trazer algo inédito. Por fim, usem o Amazon Finds, o serviço de achados da Amazon que ajuda a encontrar itens em alta na internet."
2. Regularize a sua empresa
Com o segmento de atuação do seu e-commerce definido, recomendamos que formalize-o abrindo um CNPJ de loja virtual. É comum considerar que o trabalho sem legalização constitui custos menores, mas, na verdade, os rendimentos recebidos como pessoa física podem gerar uma tributação de até 27,5% do seu faturamento no imposto de renda.
Além disso, esse é um procedimento importante para garantir que a sua operação estará de acordo com o cumprimento de obrigações legais como, por exemplo, a emissão de notas fiscais.
Existem diversas opções de cadastro oferecidas pela Receita Federal, que variam de acordo com a previsão de faturamento e quadro societário da empresa. Para você não ficar com dúvidas, a Contabilizei te ensina, neste passo a passo completo de como abrir um CNPJ, a definir o melhor tipo para o seu negócio.
Além de transmitir confiança aos seus clientes, abrir uma empresa formalizada possibilita vantagens em negociações com fornecedores e acesso a linhas de créditos especiais para empreendedores, o que pode fazer toda a diferença na hora de montar uma loja virtual com pouco dinheiro.
💡 Saiba mais:O que é formalização de empresa e como registrar um negócio?
3. Identifique o público-alvo da sua marca
Público-alvo é um grupo de pessoas (e potenciais clientes) que agrega características em comum — como idade, classe social, comportamento de compra — e serve como norte para as tomadas de decisão do seu negócio, especialmente nas questões de precificação e marketing.
Conquistá-lo deve ser o seu foco. Afinal, sem ele, não será possível vender; mas, com ele, você pode montar uma loja virtual de sucesso!
Para determinar o público-alvo da sua marca, é indispensável saber:
- O que ele consome;
- Com que frequência;
- Quais são suas dores e necessidades (e se o seu produto as resolve);
- Se pagariam por ele;
- Quais são seus subgrupos existentes (o segmento de cosméticos, por exemplo, pode atender mais de um público: de jovens a mulheres maduras).
Crie personas
Considerando as subdivisões acima, busque identificar com mais afinco as personas e suas principais características, tais como:
- Gêneros e idades;
- Localidades (esse atributo te servirá também na definição dos meios de envio e valores de frete. Se seu público for predominantemente de uma ou duas cidades, por exemplo, você poderá criar descontos para tais regiões);
- Interesses;
- Ocupações e níveis socioeconômicos (que dizem respeito ao poder de compra e te guiarão na hora de precificar).
Para descobrir ainda mais detalhes do seu público-alvo, observe a concorrência: como ela se dirige a ele? E como ele interage?
Dessa maneira, você conseguirá delinear melhor o tom, as campanhas de publicidade e redes sociais mais eficazes para se comunicar, divulgar a sua loja virtual e atrair clientes.
4. Encontre a plataforma ideal para montar sua loja virtual
Agora que você já elegeu o segmento e o público-alvo do seu negócio, chegou o momento de colocar a mão na massa. Para isso, existem duas alternativas para o desenvolvimento de loja virtual: criar um site do zero ou em uma plataforma de e-commerce.
A primeira solução é flexível em relação à customização, contudo, pode impactar significativamente no custo de abrir uma loja virtual. Isso porque, por conta da necessidade de contratar agências especializadas, torna-se um projeto mais caro e que, geralmente, leva meses para ser executado.
Já as plataformas de e-commerce oferecem mensalidades acessíveis e partes técnicas e operacionais prontas para você, além de integrações com outras ferramentas de gerenciamento e de marketing, o que facilita na hora de administrar a sua loja virtual.
Na Nuvemshop, por exemplo, basta se cadastrar (em minutos!), ativar sua loja virtual grátis e começar a vender pela internet.
"Se você nunca empreendeu e for em algo muito difícil de entender, você desiste. Por isso eu falo que a Nuvemshop é uma boa dica, porque ela é muito prática, você não tem dificuldade nenhuma de aprender a usar e criar o seu e-commerce desde o início."
Extra: como registrar o seu domínio
Antes de passarmos para o próximo capítulo, foquemos em um detalhe fundamental na hora de montar um e-commerce do zero: o domínio.
Domínio é o registro de um nome, que serve para localizar com mais facilidade um site na internet — o da Nuvemshop, por exemplo, é https://www.nuvemshop.com.br/. Graças a ele, não é necessário digitar um IP (identificação numérica) para se ter acesso a uma página.
Existem dois tipos de domínio: os genéricos (.com, .net, .org) e os territoriais, que são associados a países (.br, .ar etc.) — no momento de registrar o seu, é importante considerar essas duas alternativas e pesquisar se o nome que você deseja está disponível.
Ter um domínio não só simplifica as buscas na jornada de compra, mas também possibilita a criação de contas de e-mails associadas a uma marca, como [email protected] — o que transmite mais profissionalismo e segurança ao cliente.
Um bom domínio deve ter um nome memorável (de preferência, simples e curto), traduzir o seu negócio e ser fácil de escrever e pronunciar. Não use caracteres especiais, como cedilha (ç), acentos, hífens e números, pois eles não funcionam nesse espaço.
No Brasil, uma das empresas mais populares para compra de domínios é a registro.br. Então, antes de montar sua loja virtual, confira se o nome que você imaginou está disponível para ser usado como endereço na internet.
Com a nossa ferramenta, você verifica em segundos:
👉 Ferramenta grátis: Verificar domínio
5. Atente-se à escolha do fornecedor
Com a plataforma de e-commerce eleita e o domínio registrado, chega o momento de decidir qual será o fornecedor ideal para te ajudar na hora de montar sua loja online.
Seja para matéria-prima, como para comprar o produto pronto, é fundamental escolher uma empresa confiável, que esteja alinhada com os seus princípios e manter um relacionamento saudável com o fornecedor, já que ele será a base para o bom funcionamento do seu e-commerce.
Dito isso:
Defina o modelo de negócio
Antes de mais nada, analise qual modelo de negócio você vai optar. Atualmente existem dois principais: o tradicional (que você armazena os produtos no seu próprio estoque) e o dropshipping (que o fornecedor envia as mercadorias diretamente aos clientes da sua loja virtual).
Nos site de vendas tradicionais, os prós são: o tempo de envio mais rápido e o conhecimento sobre os seus produtos (quantos estão disponíveis, por exemplo); e os contras: maior investimento financeiro e a necessidade de um espaço físico.
No dropshipping, os pontos positivos são: a variedade de mercadorias e a mobilidade (poder trabalhar de qualquer lugar, já que você não precisará ter um estoque); e as questões negativas: barreiras alfandegárias (pois geralmente os fornecedores são do exterior) e menor faturamento.
💡 Saiba mais: Como fazer dropshipping e começar a vender sem estoque?
Faça um comparativo de prós e contras
Com o modelo definido, pesquise fornecedores pela internet e/ou peça indicações, caso você conheça alguém confiável no seu nicho. Entre em contato com eles e liste (em planilhas do Excel, por exemplo) os prós e contras de cada um. Para tal, considere:
- Qualidade e produção: se possível, peça amostras para examinar se as mercadorias são bem feitas e atendem as necessidades do seu público-alvo;
- Localização: saiba se os fornecedores estão próximos e quanto tempo demoram para realizar uma entrega;
- Suporte e reputação: busque em sites, como o Reclame Aqui, se as empresas são bem conceituadas e se oferecem suporte aos empreendedores;
- Preço: faça um planejamento financeiro e avalie quais ofertas cabem no seu bolso — aqui o custo-benefício deve falar mais alto.
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
6. Analise a concorrência e precifique corretamente ao montar sua loja virtual
Analisar a concorrência é um ponto fundamental na estratégia do seu negócio. Por meio dessa ação, é possível compreender quais experiências o público-alvo tem tido em outros e-commerces do seu segmento e identificar ameaças e oportunidades no mercado — evitando erros e garantindo que você realmente ganhe dinheiro com sua loja virtual.
Por isso:
Realize testes em lojas virtuais concorrentes
Para investigar os concorrentes, visite suas lojas virtuais e redes sociais. Faça compras-teste para observar como funciona o checkout e se ele está otimizado (em relação ao registro, à segurança e aos meios de pagamento, por exemplo). Cadastre-se na newsletter para notar como eles se comunicam e divulgam os produtos.
Envie uma mensagem para a equipe de suporte e perceba o tempo de retorno e como eles atendem o consumidor. Pesquise, no Reclame Aqui, como essas marcas são avaliadas e quais são os problemas enfrentados. Nas mídias sociais, verifique se há reclamações e quais são os elogios mais frequentes também.
Estudar a concorrência, ao criar uma loja virtual, vai demandar tempo e dedicação. Mas, com certeza, pode gerar insights incríveis sobre melhores práticas, tendências e oportunidades inexploradas.
💡 Saiba mais: O que é análise da concorrência?
Examine custos e despesas
Em relação à precificação de produtos, o primeiro passo é avaliar os custos operacionais (como compra de mercadorias e mensalidade da plataforma de e-commerce), as despesas (internet, água, luz etc.) e o lucro (quanto você deseja ganhar com as vendas da sua loja virtual).
Depois reflita sobre qual postura quer adotar: vender mais barato que a concorrência ou mais caro. No primeiro caso, você se tornará mais competitivo, mas terá que ter cuidado para não cair na tentação de abaixar muito o preço e acabar não gerando lucro.
Já se decidir vender mais caro do que outras marcas (para embutir os custos de envio e oferecer frete gratuito, por exemplo), você deverá investir em produtos de alta qualidade para garantir o sentimento de valor gerado.
Não se esqueça dos preços sazonais e psicológicos ao criar sua loja online
Na hora de definir o preço de venda, considere dois tipos de preços: o sazonal, que diz respeito às datas comemorativas e promoções nestes períodos; e o psicológico, que se relaciona aos valores geralmente terminados em 9 ou 90 (R$ 9,90; R$ 49,99 etc.) — ideais para causar a impressão de que os produtos estão saindo mais baratos.
E lembre-se de ser flexível: siga acompanhando o mercado, a concorrência e a Lei da Procura e da Oferta, equilibrando e ajustando seus preços de acordo com as necessidades dos consumidores e da sua loja virtual.
7. Descreva os produtos ao criar sua loja online
Muitos acreditam que as descrições de produtos servem apenas para informar o visitante do site do que se tratam as mercadorias — o que não deixa de ser uma verdade. Contudo, definições bem escritas fazem a diferença em muitos outros aspectos de uma loja virtual e na jornada do cliente.
Portanto:
Detalhe as características dos produtos
Como partes fundamentais das descrições, você deve deixar claro do que os produtos são feitos, suas origens e medidas, quais problemas eles resolvem, como usá-los e por que tais artigos se distinguem dos da concorrência — em outras palavras, o que os fazem tão especiais.
Por meio dessas definições, será muito mais fácil:
- Gerar confiança (afinal, seus textos soarão profissionais);
- Aumentar o desejo de compra (quem poderá resistir aos seus produtos com descrições tão completas?);
- Reduzir dúvidas nos canais de atendimento da sua loja virtual (já que, nas páginas das mercadorias, você terá respondido todas as possíveis perguntas).
👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto
Dedique-se às estratégias de SEO
Do ponto de vista dos mecanismos de busca, como o Google, as descrições de produtos ajudam no ranqueamento do seu site (a médio-longo prazo, podem fazer seu e-commerce aparecer nas primeiras páginas de pesquisa). Para isso, é preciso levar em consideração estratégias de SEO, principalmente as palavras-chave dos textos.
Para descobrir quais são os melhores termos e usá-los tanto nas descrições, quanto nos títulos dos produtos, acesse ferramentas, como Ahrefs, SEMrush, Ubersuggest, Keyword Planner e Search Console, e busque por palavras-chave que tenham relação com os itens e o segmento da sua loja virtual.
Crie descrições sensoriais
Não se esqueça também de utilizar keywords que sejam sensoriais (“suave”, “aveludado”, “doce”, “cítrico” etc.). Por se tratar de um e-commerce, o público-alvo não tem a oportunidade de tocar os produtos e perceber texturas, tamanhos, cheiros e gostos (dependendo do seu nicho), logo, esses termos ativarão os sentidos dos seus visitantes.
Publique imagens de qualidade
Por fim, para complementar as descrições, publique imagens de qualidade a partir dos vários ângulos de cada produto, ok? Assim, o consumidor vai se sentir mais seguro para realizar a compra na sua loja virtual.
💡 Saiba mais: Guia prático para fazer fotografia de produtos com celular
8. Personalize o seu e-commerce
Após criar sua loja online, escolher os fornecedores, definir os preços e cuidar da exibição dos produtos, é hora de personalizar! Para isso, é fundamental considerar alguns aspectos, como logotipo, layout e páginas do seu e-commerce.
Vamos descobrir como desenvolver cada um deles para definir a identidade visual da sua marca?
Logotipo
O logotipo é um dos principais elementos da identidade de um negócio, pois ele é o símbolo da marca. A presença do logo (nas redes sociais, por exemplo) faz com que seu público-alvo facilmente identifique o perfil da sua loja virtual.
Por isso, é tão importante defini-lo de acordo com os seus ideais e seu segmento. Ao criar o seu logotipo, tenha em mente que ele deve ser:
- Duradouro: que, ao longo do tempo, ele não se torne obsoleto;
- Apropriado: que faça relação com os produtos que você vende e, claro, com os seus consumidores;
- Simples e adaptável: com duas a três cores no máximo, e fácil de ser estampado em diferentes superfícies (no próprio site, em sacolas, camisetas etc.).
Ainda falando das cores, pesquise o significado das que pretende utilizar e escolha aquelas que realmente transmitam sua mensagem: o vermelho, por exemplo, geralmente é utilizado em segmentos de gastronomia e tecnologia, já o verde, para questões ligadas ao meio ambiente e às finanças.
Se você tiver dificuldade em criar um logotipo do zero, não se preocupe. Hoje já existem sites que te auxiliam nessa tarefa — três dos mais conhecidos são Criador de Logo da Nuvemshop, Logaster e Tailor Brands.
Layout
Já o layout é tudo aquilo que compõe a parte visual e estrutural da sua loja online. Como em um negócio físico, as vitrines e os produtos devem estar organizados, as promoções em destaque e o espaço em si com um aspecto clean e sem muitos elementos disputando a atenção. Então, esse é um passo importante quando você pensa em como abrir uma loja virtual.
Na página inicial do seu site, alinhe os componentes: o cabeçalho (com o logo e o nome da sua marca), o menu (com as categorias e a barra de buscas), a área de conteúdo (com banners, além dos lançamentos e das promoções) e o rodapé (com informações extras sobre o negócio, como botões para redes sociais, FAQ etc.).
Em relação às cores da sua loja virtual, busque escolher aquelas que combinem com o logotipo da sua marca. Além disso, eleja de uma a duas fontes para os textos — caso contrário, pode causar uma grande poluição visual.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores
Também leve em consideração a importância de ter um site responsivo para desktops, smartphones e tablets. Afinal, segundo o NuvemCommerce 2025, as vendas por dispositivos móveis no último ano atingiram mais de 78% do total — e esse número só tende a crescer!
Se você já é um lojista Nuvemshop ou pretende se tornar um após ler este guia completo, relaxe! Os nossos mais de 60 temas customizáveis já são responsivos a todas as telas. Faça o teste e comece a vender pela maior plataforma de e-commerce da América Latina:
Sobre nós e FAQ
Antes de passarmos para o próximo tópico, foquemos em duas páginas de uma loja virtual que são essenciais para que os visitantes tirem dúvidas sem a necessidade de entrar em contato com o suporte e, ao mesmo tempo, se sintam mais confiantes na jornada de compra: Sobre Nós e FAQ.
A página Sobre nós (ou Quem somos) tem como objetivo apresentar a sua equipe, além da missão e dos valores da sua marca. Esse conteúdo, que mostra quão sério é o seu negócio, desperta o sentimento de segurança e de afinidade no cliente.
Já o propósito da FAQ (ou Perguntas Frequentes) é o de responder às dúvidas mais comuns que surgem antes, durante e depois de uma compra. Normalmente, são focadas nas questões sobre cadastro, cálculo do frete, meios de pagamento e de entrega, tempo de envio, entre outros.
9. Configure os meios de pagamento
Ao abrir uma loja virtual, uma das etapas primordiais é a de configurar os meios de pagamento. Afinal, sem eles, não será possível alcançar as tão sonhadas vendas, nem gerar faturamento.
Para isso, siga estes dois passos simples para configurar suas formas de pagamento:
Escolha uma modalidade de pagamento
Atualmente existem duas principais modalidades que permitem transações online em lojas virtuais: os gateways e os intermediadores.
Os gateways funcionam como as máquinas de cartão de uma loja física: vinculados a adquirentes (como Rede e Cielo), contatam os emissores (instituições financeiras como Bradesco, Santander, Itaú etc.) para verificar as informações dos clientes e suas contas. Por exigirem a gestão de diferentes contratos, geralmente são usados por empresas de médio e grande porte.
Já os intermediadores (como PagSeguro, Moip, Mercado Pago) integram em um só convênio todas as comunicações e processos necessários entre consumidores, adquirentes e lojistas, validando a segurança de todas as transações. Por isso, são as escolhas recorrentes das PMEs.
Independentemente do sistema de pagamento, lembre-se sempre de analisar com atenção as taxas por cada transação (e se serão fixas), as políticas de retirada (quando e como você terá acesso aos pagamentos) e se possuem mecanismos antifraude. Ademais, observe as possibilidades de checkout e seus métodos cadastrais.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece uma solução própria de pagamento que já vem ativa em todas as lojas: o Nuvem Pago. Com ele, você pode criar a sua loja virtual e já começar a vender — com isenção da tarifa por venda, recebimento mais rápido e linha de crédito exclusiva.
Opte por um tipo de checkout quando criar a loja online
Dentre as alternativas de checkout, destacam-se: o checkout transparente e o lightbox. O primeiro, que gera mais confiança, já que confere ao cliente a opção de fechar a compra dentro do próprio ambiente da loja virtual. Já o segundo é um pop-up que automaticamente se abre para que o usuário possa finalizar o registro (como no PagSeguro).
A Nuvemshop, por exemplo, se orgulha de fornecer um checkout rápido, simples e transparente para seus lojistas, que é um dos principais destaques da plataforma Ana Carina Kammers, fundadora da Not-Me Shoes:
"Dentro do site, temos checkout rápido, que é uma coisa que facilita muito a venda. Pra mim, é um dos pontos principais quando falamos em conversão porque o cliente não quer ficar preenchendo mil coisas."
10. Selecione os melhores meios de envio
Temos certeza de que a primeira palavra que vem à sua mente quando pensa em frete é Correios, certo? No entanto, saiba que, se você quer criar uma loja virtual, não basta apenas ir até uma agência e enviar mercadorias.
Entenda as opções disponíveis no mercado
Os Correios não são a única opção de envio para a sua loja online. Existem ainda as transportadoras (como a Loggi e a JadLog) e meios personalizados, como a retirada na loja física (caso você tenha uma).
Além das tarifas, atente-se às exigências de cada meio de envio. Os Correios, por exemplo, não aceitam entregas com mais de dois metros, nem acima de 30 kg. Logo, se os seus produtos possuem dimensões maiores, vale a pena investir em meios personalizados.
💡 Saiba mais: Transportadora ou Correios: diferenças e como escolher
Atente-se à cobertura das transportadoras
Outro fator importante é compreender qual é a cobertura das transportadoras, afinal, nem sempre todas abrangem o território nacional.
Dica de ouro: a solução de frete da Nuvemshop, o Nuvem Envio, oferece integração com os Correios e diversas transportadoras. Isso ajuda a obter o melhor de cada solução, com cotações de frete mais baratos e melhores prazos de entrega para seus clientes.
Extra: como fazer logística reversa na sua loja virtual
Será que o consumidor pode se arrepender, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta? E quando uma roupa ou sapato não serve ou veste bem no cliente, você é obrigado a trocar?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente que compra online tem o direito de se arrepender e devolver o item em até 7 dias, sem precisar justificar o pedido. E, para atender a esse benefícios, é necessário estruturar a forma como ele poderá fazer isso, pois é a sua loja que arca com esses custos.
Uma dica é ter uma política de troca e devolução clara, evitando problemas futuros. Para isso, você pode usar um gerador gratuito para elaborar o documento:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca e devolução
11. Tenha o cliente no centro e ofereça um suporte de qualidade na loja online
Proporcionar um atendimento de qualidade — desde o pré até o pós-venda — não só garante a satisfação do consumidor, mas também a sua fidelização. Por isso, siga estes seis passos fundamentais para realizá-lo quando abrir sua loja virtual:
- Defina seus canais: atualmente, existem diversas possibilidades para atender o público — das convencionais (telefone e e-mail) às alternativas (redes sociais e WhatsApp) — escolha as que fazem mais sentido para o seu negócio.
- Seja humano: personalize o contato sempre que possível, afinal, seu cliente não quer falar com um robô. Chame-o pelo nome e busque o histórico de atendimento para mostrar que a sua marca está atenta às dúvidas e aos desejos dele.
- Cuide do tempo de resposta: a velocidade do suporte está totalmente relacionada às chances de venda. Assim, estabeleça-o para os diferentes canais e, caso atenda só em horários comerciais, deixe essa informação clara, ok?
- Tenha uma FAQ completa: citada no capítulo de personalização do seu e-commerce, essa página ajudará o seu público a encontrar respostas por conta própria, sem a necessidade de entrar em contato.
- Solicite feedbacks: pergunte ao consumidor se o seu suporte foi satisfatório e se há algo a ser melhorado. Desta maneira, você poderá aprimorá-lo cada vez mais, além de salientar que a opinião do público é importante.
- Deixe os contatos visíveis: Seu cliente precisa saber onde te encontrar. Logo, no rodapé da sua home, sinalize todos os canais disponíveis. E se possível, habilite o botão do WhatsApp na sua loja virtual também.
12. Divulgue a sua marca com estratégias de marketing
Por fim, mas não menos importante, depois de montar a sua loja virtual, é o momento de divulgá-la. As possibilidades são inúmeras, contudo, não se desespere e nem queira fazer tudo de uma vez.
O universo do marketing digital é muito amplo. Você pode iniciar com estratégias orgânicas (gratuitas) e, mais adiante, investir nas pagas (como anúncios no Google e nas mídias).
Em relação às gratuitas, as que geralmente surtem mais efeito são: as redes sociais e o e-mail marketing. A seguir, confira detalhes sobre cada uma delas.
Invista nas redes sociais
As mídias sociais já fazem parte do nosso dia a dia, seja para compartilhar conteúdos, trocar mensagens com amigos ou conhecer e seguir novas marcas. Assim, divulgar fotos e vídeos dos seus produtos se torna uma tarefa muito mais fácil através delas e, o alcance da sua marca, por sua vez, é maior.
Entre as diversas alternativas, destacam-se o Instagram e o WhatsApp. Segundo o NuvemCommerce 2025, essas redes foram responsáveis, respectivamente, por 58,6% e 39,2% das divulgações de conteúdo e colaboraram para o sucesso das vendas de milhares de lojistas no último ano.
Dentre suas funcionalidades, destacamos aqui o Instagram Shopping e a Loja do Facebook: ambas permitem o compartilhamento de mercadorias, junto de seus preços e links de redirecionamento para a sua loja virtual — o que agiliza (e muito!) a hora do pagamento para os seus consumidores.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?
Faça uso do e-mail marketing
O e-mail marketing, muitas vezes julgado erroneamente como “ultrapassado”, ainda é uma ferramenta extremamente eficaz na divulgação de uma marca. De acordo com um estudo da Rock Content, 78,4% do público de newsletters declararam gostar de recebê-las, e 76,8% relataram realizar compras a partir de um e-mail.
Nesse tipo de estratégia, entretanto, é importante tomar alguns cuidados para não se tornar indesejado e cair na caixa de lixo eletrônico. Por isso, vale conferir um guia específico sobre o assunto.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?
Extra: como mensurar resultados com o Google Analytics
Se, depois de passar por todas as principais etapas para abrir uma loja virtual, você estiver se perguntando como acompanhar as métricas do seu negócio, não se preocupe. Nossa dica extra é usar o Google Analytics.
Por meio dessa ferramenta, é possível medir o tráfego do seu site e a eficácia das suas ações de marketing. Assim, conhecendo o comportamento dos usuários, será muito mais simples criar estratégias para melhorar o alcance e aumentar as vendas.
💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar
Como entrar no mercado de loja virtual?
Entrar no mercado de loja virtual pode ser um passo importante para quem deseja iniciar um negócio ou expandir sua empresa para o ambiente online. Para isso, é necessário seguir alguns passos importantes.
Resumidamente, é necessário identificar sua área de negócios e estudar o mercado, tendências e concorrência. Dessa forma, você poderá encontrar uma oportunidade de negócio e definir a melhor estratégia para se posicionar no mercado.
Em seguida, é necessário escolher uma plataforma de e-commerce para criar um site. Para isso, é importante analisar as opções disponíveis e escolher aquela que melhor atende às suas necessidades. Por fim, é preciso registrar um nome de domínio e escolher uma hospedagem para sua loja virtual.
Essas etapas são essenciais para garantir a presença online da sua empresa e proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. Com essas etapas concluídas, você estará pronto para entrar no mercado de loja virtual e buscar o sucesso no ambiente online.
Aprendeu como montar uma loja virtual grátis?
Se mesmo depois de consultar este guia, você estiver em dúvida se realmente vale a pena ter uma loja virtual, não se preocupe — esse frio na barriga é mais comum do que você imagina. Mas, quem passa por ele, pode ter a sua vida transformada pelo e-commerce!
Está pronto para dar o primeiro passo? Então, faça como mais de 170 mil lojistas que já estão vendendo na internet com a Nuvemshop. Crie sua loja virtual grátis na melhor plataforma de e-commerce da América Latina!💙