7 dicas para fazer fotografia de produtos com celular

Mulher empreendedora fazendo fotografia de produtos com celular.
Pontos principais do artigo:
  • As fotografias de produtos devem ajudar os consumidores a entender as características, os detalhes e as dimensões da mercadoria;
  • Para isso, você pode seguir algumas dicas, como usar um tripé, fazer um rebatedor de luz e apostar nos fundos infinitos;
  • Para conferir outras dicas sobre o assunto, baixe também o nosso e-book gratuito com o guia de como tirar fotos de produtos para loja virtual.

Você já ouviu dizer que uma imagem vale mais que mil palavras? Quando pensamos nos e-commerces, em que os consumidores não podem tocar nem experimentar as mercadorias, essa frase se torna mais verdadeira do que nunca — por isso, é tão importante investir na fotografia de produtos.

Mas não adianta fazer fotos de qualquer maneira. Para chamar a atenção dos consumidores e passar mais profissionalismo ao seu negócio, é preciso ter fotos de qualidade, que representem os detalhes do produto e passem segurança para o cliente sobre o item que ele está comprando.

Pensando nisso, preparamos este guia prático de como fazer fotos de produtos para e-commerce usando celular. Acredite: com um smartphone e menos de R$ 100, você pode fazer fotos profissionais e aumentar as suas vendas. Quer descobrir como? Então, continue a leitura!

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Tipos de fotografia de produtos para e-commerce

Existem várias formas de tirar fotos de produtos. Cada uma delas vai atender a um objetivo e demandar mais ou menos prática e ferramentas na hora de fotografar. A seguir, listamos algumas das opções mais usadas e que você precisa conhecer:

Fotos com fundo branco

O tipo mais comum de fotografia de produtos para e-commerce é a foto com fundo branco. Nesse caso, o produto está centralizado em destaque e não existe nenhuma distração no cenário. Ou seja, a ideia é destacar o objeto e todos os seus detalhes.

O fundo neutro também garante uma consistência visual para as fotos. Em uma loja virtual, por exemplo, em que os produtos são exibidos lado a lado, isso ajuda a evitar a poluição visual e facilita a experiência do consumidor, que consegue identificar cada item com mais facilidade.

Veja o exemplo da loja Saint Germain, que usa o fundo branco nas fotos para destacar todos os detalhes do produto:

Relógio Saint Germain fundo branco.

Foto/Reprodução: Saint Germain

Fotos com composição

Outro tipo de foto de produto que também pode ser utilizada no e-commerce é a composição. Aqui, os produtos são dispostos de forma criativa e esteticamente agradável em um cenário com mais elementos.

Geralmente, são fotografias tiradas de cima ou de frente e com cada item cuidadosamente posicionado. Essa é uma boa estratégia para gerar mais emoção no consumidor, mas é preciso ter cuidado para não tirar o foco do produto principal com muitas distrações.

A loja me.mo, por exemplo, que vende velas aromáticas, usa o recurso de composição para compor um cenário que faça referência à fragrância da vela:

Vela aromática lavanda me.mo em foto com composição.

Foto/Reprodução: me.mo

Fotos comparativas

As fotografias de produtos em fundo branco ou em composição podem não trazer uma ideia real das dimensões daquele item. Se essa for uma informação importante para o consumidor, a dica é adicionar fotos comparativas, que servem para ilustrar o tamanho real do produto.

No caso de uma loja virtual de roupas, por exemplo, poderíamos usar a foto de uma pessoa vestido a peça. Assim, o consumidor pode fazer a comparação em relação às proporções do corpo da modelo e ter uma ideia mais real de como a peça fica no corpo.

Veja o exemplo da loja Pimenta Rosa, que vende óculos escuros, e faz fotos do produto no rosto de modelos, mostrando a proporção do acessório:

Óculos de sol Pimenta Rosa em foto comparativa.

Foto/Reprodução: Pimenta Rosa

Fotos em ambientes reais

Já as fotos em ambientes reais servem para contextualizar o produto em um estilo de vida e, principalmente, destacar os benefícios daquele item de uma maneira mais tangível para o consumidor.

Apesar de não ser muito utilizada no e-commerce, essa é uma boa opção de foto para as redes sociais. Isso porque ela ajuda a chamar a atenção do usuário e criar uma conexão emocional, representando o momento que o consumidor poderia viver se adquirisse aquele produto.

O Ateliê Pontos e Fios, por exemplo, usa esse recurso para criar fotos de produtos que geram mais conexão com o consumidor, mostrando o item em uso no dia a dia:

Foto real cesto de corda Ateliê Pontos e Fios.

Foto/Reprodução: Ateliê Pontos e Fios

Como tirar fotos de produtos com celular?

Depois de definir o tipo de foto que você quer tirar, é hora de colocar a mão na massa. E, se você não tem uma câmera profissional, não se preocupe! Separamos sete dicas que vão te ajudar a fazer fotos profissionais usando o seu celular. Confira a seguir:

Altere as configurações da câmera

A maioria dos smartphones atuais oferece opções de configuração da câmera, como ajustes de iluminação, de profundidade e até mesmo da qualidade da foto. Então, se você quer fazer fotografia de produtos com o seu celular, o primeiro passo é acessar essa informação.

Garanta que as imagens sejam salvas na maior qualidade disponível e, preferencialmente, em HD. Se possível, prefira também manter os ajustes manuais, pois isso vai permitir que você possa alterá-los de acordo com a iluminação ou o tipo de foto.

Use um tripé

O tripé serve para manter a estabilidade da câmera e evitar imagens tremidas. Dessa forma, podemos garantir a nitidez da foto e a qualidade dos vídeos de produtos, em que é mais difícil manter a mão sempre estável.

Além disso, vale lembrar que, quando fotografamos produtos para uso comercial, é muito importante manter a consistência das imagens. Nesse caso, a tripé garante que todas as fotos tenham o mesmo ângulo e perspectiva, o que ajuda a criar uma apresentação mais harmônica.

Aqui, a boa notícia é que os tripés têm um preço acessível, o que permite que você comece a fazer fotografia de produtos com pouco investimento. Em marketplaces como Amazon e Shopee, por exemplo, é possível encontrar modelos que variam entre R$ 20 e R$ 50.

🎥 Veja também: Como fazer vídeo de produtos e aumentar as vendas?

Tenha cuidado com a iluminação

A maioria dos tutoriais indica aproveitar a luz natural para fazer fotos dos produtos. No entanto, vale lembrar que essa não é uma regra universal. Quando queremos destacar os detalhes de uma mercadoria para um catálogo online, por exemplo, a luz artificial pode ser a melhor opção.

Por outro lado, se a ideia é fazer fotos diferentes dos produtos para as redes sociais, com uma composição com outros objetos, vale apostar na luz natural próxima de uma janela, usando cortinas semitransparentes ou tecidos brancos para criar efeitos de luz e sombra.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para vender Instagram?

Use um rebatedor de luz

Outra dica valiosa para fazer a fotografia de produtos com celular em casa ou na loja é usar um rebatedor de luz, ou seja, um acessório que reflete a luz do flash (ou do próprio ambiente) para evitar sombras sobre o objeto.

O rebatedor deve ficar posicionado sempre de frente para a sua fonte de luz principal, que pode ser o flash do celular, um ringlight ou a luz de uma janela, por exemplo. Assim, ele vai ajudar a controlar a iluminação, reduzir as sombras e destacar os detalhes do produto.

Assim como o tripé, é possível encontrar rebatedores acessíveis nos principais marketplaces. Mas, se você quer abrir um negócio com pouco dinheiro, também pode fazer um rebatedor caseiro, usando um pedaço de papelão e papel alumínio. Veja:

Rebatedor de luz feito com papel alumínio.

Foto/Reprodução: Clube da Alice

Aposte no fundo infinito

Para fazer fotografias de produtos para e-commerce, é importante ter um fundo neutro e que destaque a mercadoria. Uma boa opção é o fundo infinito, que não tem nenhum detalhe para distrair a visão do objeto principal.

Nesse caso, a maioria das pessoas usa uma mesa encostada em uma parede branca como cenário para a foto. No entanto, mesmo as câmeras mais simples conseguem captar pequenas manchas na parede, além de marcar a divisão entre a mesa e o fundo, o que tira o profissionalismo da foto.

Para ter um fundo perfeito e sem manchas, você pode usar uma folha grande de qualquer papel flexível, como a cartolina. Posicione o papel embaixo do produto e curve ele na parede atrás, criando a ilusão de um fundo infinito, como na imagem a seguir:

Exemplo de fundo infinito com cartolina.

Foto/Reprodução: Annphoto

Limpe a câmera antes de fotografar

Essa pode parecer uma dica boba, mas, acredite, pode fazer toda a diferença para melhorar a qualidade da sua foto. Isso porque poeiras, sujeiras e até mesmo impressões digitais na lente podem causar manchas ou diminuir a nitidez da imagem.

Por isso, sempre se lembre de limpar a câmera antes de fotografar. Não é necessário usar produtos específicos para isso, um pano de microfibra limpo e macio é suficiente para garantir uma lente limpa e uma fotografia com muito mais qualidade.

Faça uma edição leve

Por fim, use um software de edição de fotos para remover pequenas imperfeições e aumentar a nitidez da imagem. Se for preciso corrigir problemas de iluminação, você também pode ajustar, principalmente, os níveis de exposição e de contraste.

Existem alguns programas profissionais para essa tarefa, como o Photoshop. Mas, caso não saiba usar essas ferramentas ou não tenha os recursos necessários, aplicativos de edição de fotos no celular também podem ajudar, como o Lightroom ou o VSCO.

💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual? [+ editores gratuitos]

3 dicas para otimizar as imagens no seu e-commerce

Com as fotos prontas e editadas, já bate aquela vontade de atualizar o seu site, não é mesmo? Mas existem algumas coisas que você deve fazer para otimizar esses arquivos antes de usá-los. Veja:

Escolha o melhor formato

Existem vários formatos disponíveis para um arquivo de imagem. Geralmente, quando fazemos fotografia de produtos com o celular, elas são salvas em PNG, que têm uma qualidade superior, mas também são arquivos mais pesados, o que pode tornar o seu site lento.

O ideal é usar conversores online, como o Convertio, para transformar o arquivo em JPEG (que permite ajustar a relação qualidade × tamanho) ou WEBP (que garante imagens de alta resolução com tamanhos menores).

Comprima o tamanho das imagens

O ideal é manter o tamanho dos arquivos abaixo de 100 KB, o que nem sempre é possível só alterando o formato da imagem. Por isso, outra dica que pode ajudar é fazer a compressão do arquivo para diminuir o seu tamanho, sem perder em qualidade ou resolução da foto.

Essa é uma etapa importante para garantir que as suas imagens não atrapalhem a experiência do usuário na hora de navegar pelo seu site. E, a boa notícia é que não é necessário ter conhecimentos técnicos para isso, já que a Nuvemshop oferece um compressor online e gratuito para essa tarefa.

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Nomeie o arquivo de forma descritiva

Por último, quando for nomear o arquivo da imagem, lembre-se de usar nomes descritivos e incluir palavras-chave relacionadas ao produto. Se é a foto de uma vela aromática de lavanda, por exemplo, você pode nomeá-la como “vela-aromatica-lavanda-[suamarca]”.

Isso permite que os motores de busca, como o Google, possam entender o conteúdo da imagem e exibi-la nas pesquisas dos usuários. Além disso, também melhora a acessibilidade no seu e-commerce, funcionando como uma descrição para pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela.

Qual a importância de ter boas fotos dos produtos?

Mais da metade dos brasileiros prefere comprar online, segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil. No entanto, existe um desafio importante que pode fazer com que muitos consumidores mudem de ideia: o fato de não poder tocar o produto.

A experiência sensorial de tocar faz toda a diferença para avaliar a qualidade da mercadoria e decidir se é o momento de fechar a compra. E, quando falamos de lojas virtuais, o mais próximo que temos dessa experiência são as fotografias do produto.

Por isso, ter boas fotos é essencial para transmitir ao consumidor as características, os detalhes e as dimensões da mercadoria. Isso também se reflete diretamente no número de vendas, já que clientes são mais propensos a comprar um item quando podem ver claramente como ele é e os benefícios que oferece.

💡 Saiba mais: 23 dicas de como aumentar as vendas e vender mais

Tudo certo para fazer as melhores fotos de produtos?

Uma boa fotografia de produto pode ser a diferença entre fechar ou não fechar uma venda. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas e te preparado para fazer as melhores fotos para a sua loja usando o seu celular.

Se você quer passar mais profissionalismo, também é importante contar com uma boa plataforma de e-commerce — e, para isso, você pode contar com a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis ainda hoje e comece a vender para todo o Brasil sem precisar de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre fotografia de produtos

A fotografia de produtos é a captura de imagens de itens individuais, destacando todas as suas características e detalhes para torná-lo interessante para o consumidor e incentivar a compra.

Fotos de produtos fornecem aos clientes informações visuais importantes sobre os produtos, como tamanho, cor e características importantes. Isso ajuda os consumidores a ter uma ideia mais precisa do que estão comprando, o que aumenta a chance de compra e reduz a probabilidade de devoluções.

Para fazer fotografia de produtos, ajuste as configurações da câmera para salvar as imagens em HD, use um tripé, aposte na luz natural perto de uma janela ou em um ringlight, use um rebatedor de luz, faça um fundo infinito com cartolina branca, limpe a câmera antes de tirar a foto e faça uma edição leve para aumentar a qualidade e melhorar a iluminação.

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