Montar uma loja virtual vale a pena? Tudo o que você precisa saber

Por: Alejandro Vázquez

Na imagem, vemos duas pessoas mexendo em um notebook

Se você é um empreendedor interessado em expandir o seu negócio, certamente já se perguntou se montar uma loja virtual vale a pena. Afinal, com milhares de consumidores online na internet diariamente, esse é um setor de vendas muito atrativo para quem quer aumentar o seu faturamento.

No entanto, mesmo com todas as vantagens, essa é uma decisão que precisa ser pensada estrategicamente para que a loja virtual tenha sucesso. Nesse sentido, é preciso entender quais passos devem ser seguidos e os caminhos a serem evitados para que o negócio prospere.

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo a fim de te ajudar a entender se criar uma loja virtual vale a pena. Mas, antes de ler nosso guia, confira um vídeo rápido e explicativo sobre o tema para potencializar seus conhecimentos. Veja:

Vídeo assistido? Então, siga a leitura deste conteúdo! 😉

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O que é necessário para abrir uma loja virtual?

Assim como iniciar qualquer negócio, criar uma loja virtual nem sempre é fácil — mas investir na criação de um e-commerce é a melhor forma de aumentar o faturamento de uma empresa online.

Em primeiro lugar, para criar uma loja virtual, é interessante fazer uma pesquisa de sites de hospedagem ou de plataformas de e-commerce, por exemplo. Na segunda opção, o processo pode ser ainda mais fácil, visto que você só precisa pagar uma taxa mensal de, em média, R$ 49,90 e configurar o site da maneira que você quiser.

Além disso, é fundamental ter em mente o nome da loja virtual e o seu nicho de mercado para que você consiga vender pensando nas necessidades do seu público-alvo. Por fim, você deve listar os produtos que serão comercializados no seu site.

💡 Saiba mais: O que vender em uma loja virtual?

Se você já tiver um negócio físico, por exemplo, esse processo é ainda mais fácil, mas, caso seja o seu primeiro contato com um comércio eletrônico, uma boa ideia pode ser fazer essa escolha com base nas preferências da sua persona.

💡 Saiba mais: Buyer Persona: como identificar o seu cliente ideal?

E, se você quer entender de maneira mais aprofundada sobre todos os passos necessários para criar uma loja virtual, recomendamos o download da nossa checklist gratuita sobre o tema. Veja:

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

Agora que você já conhece o que é necessário para abrir uma loja virtual, vamos entender quanto custa a criação de um e-commerce. Em primeiro lugar, é importante entender que os custos envolvidos nesse processo variam de acordo com as necessidades de cada marca, mas, basicamente, você pode considerar os seguintes gastos:

  • Criação e registro da marca: R$ 440 (R$ 142 no pedido de licença + R$ 298 nas taxas de proteção dos primeiros dez anos e de expedição do certificado de registro);
  • Plataforma de e-commerce: grátis pelos primeiros 30 dias (no caso da Nuvemshop);
  • Registro do domínio do site: R$ 40.

Além disso, também existem os custos para manter o negócio funcionando todos os meses. De modo geral, são eles:

  • Guia de impostos do MEI (DAS): R$ 60;
  • Plataforma de e-commerce: R$ 49,90;
  • Contador: R$ 250;
  • Investimento em marketing: R$ 500;
  • Salário mensal de algum funcionário: R$ 1.500.

Resumidamente, o custo para abrir uma loja virtual é de R$ 480, além do orçamento mensal que deve ser desembolsado para manter o negócio funcionando e em dia, que é, em média, R$ 2.359,90. É importante lembrar que, ainda que possa parecer um valor alto, é muito mais barato do que manter uma loja física, por exemplo.

💡 Saiba mais: Quanto custa montar uma loja virtual?

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Por que vale a pena investir na criação de uma loja virtual?

Acima, explicamos os principais pontos referentes à criação de uma loja virtual. Agora, vamos entender quais são as vantagens de criar um e-commerce. Vamos lá?

1. Custos mais baixos

Mesmo que você tenha que separar um orçamento mensal para pagar uma plataforma de e-commerce, por exemplo, os custos para criar uma loja virtual ainda são muito mais baratos do que aqueles para criar uma loja física.

Isso porque, no segundo cenário, você tem gastos com aluguel, alvará de funcionamento, energia, água e muito mais. No final das contas, comparando os dois cenários, criar uma loja virtual pode ser considerado uma possibilidade bem mais econômica.

💡 Saiba mais: Quais são as vantagens de criar um e-commerce?

2. Expansão da base de clientes

Uma vez que a internet tem milhares de clientes online todos os dias, é mais fácil de você expandir a sua cartela de compradores. Isso porque no meio digital você não fica limitado a uma região, por exemplo. Na verdade, você pode vender e se conectar com consumidores de qualquer lugar do país — e até do mundo.

Como resultado, você descobre clientes que não teria a oportunidade de conhecer caso estivesse com uma loja física apenas.

💡 Saiba mais: Como encantar os clientes?

3. Loja sempre aberta

Imagine que você tem uma loja em uma das avenidas mais movimentadas da sua cidade. Uma das vantagens é que, provavelmente, o local está sempre movimentado e realiza muitas vendas, certo?

No entanto, também existe uma desvantagem: o comércio não pode ficar aberto 24 horas por dia e sete por semana, afinal, trata-se de uma avenida movimentada e, provavelmente, perigosa. Fora isso, você também teria mais gastos, porque precisaria contratar novos funcionários para um turno maior. Além de, se possível, um segurança.

Por outro lado, com um e-commerce, você não precisa fechar a sua loja. Ela está sempre aberta e pode fechar vendas independentemente da hora do dia. Então, imagine que um consumidor que trabalha o dia inteiro quer comprar seus produtos, ele poderá fazê-lo de madrugada, por exemplo.

4. Mais fácil de expandir

Fazendo uma comparação entre loja física e virtual, a segunda opção é mais viável no que diz respeito a uma expansão rápida e barata.

Isso porque, se você quiser expandir seu e-commerce, só precisa ampliar a cartela de produtos e, de acordo com a necessidade, migrar de plano na sua plataforma de loja virtual. Ou seja, trata-se de um processo mais rápido e certamente mais barato.

5. Informações mais completas sobre os produtos

Em uma loja online, você tem a opção de criar uma descrição detalhada para cada produto disponível no site. Nesse sentido, você pode especificar tamanhos, materiais e oferecer informações de estilo, tendências e muito mais.

Isso é interessante porque oferece um impulso a mais para o cliente fechar a compra, uma vez que ele terá tudo o que procura apenas olhando a descrição do item.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição dos produtos no meu e-commerce?

6. Relação mais próxima com os consumidores

É um padrão: quando o cliente vai realizar uma compra no seu site, ele precisa se cadastrar. Nesse cadastro, é necessário inserir nome completo, e-mail, telefone, entre outras informações.

Como resultado, isso lhe oferece uma gama de oportunidades para manter o cliente fidelizado. Por exemplo, após um tempo da finalização da compra, você pode enviar uma pesquisa de satisfação a fim de entender o que ele achou da experiência.

Além disso, você pode utilizar o Whatsapp do cliente, por exemplo, para enviar novidades. Mas, lembre-se de perguntar se ele se sente confortável com esse tipo de mensagem.

💡 Saiba mais: O que é inbound marketing para e-commerce?

7. Insights mais claros sobre os clientes

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior. A partir do momento que você tem uma relação mais próxima com os clientes, você consegue entender mais profundamente suas necessidades, gostos e problemas.

Como resultado, você pode começar a trabalhar com novos produtos e serviços que resolvam as dores dos seus consumidores. Assim, eles podem se sentir ainda mais fiéis ao seu negócio e indicar a sua loja para amigos e familiares, de maneira orgânica.

💡 Saiba mais: O que é marketing boca a boca?

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Afinal, montar uma loja virtual vale a pena?

Esperamos que este artigo tenha tirado as suas principais dúvidas no que diz respeito à criação de uma loja virtual. Como visto ao longo do conteúdo, montar um e-commerce requer alguns esforços, mas apresenta vantagens inestimáveis, como a expansão da cartela de clientes e a possibilidade de vendas 24 horas por dia.

📘 Confira o e-book: Guia completo de como criar uma loja virtual

Sendo assim, montar uma loja virtual vale a pena, afinal, o meio digital oferece recursos infinitos e permite que lojistas se conectem com um grande número de consumidores. Além disso, ter um negócio online aumenta o reconhecimento de suas marcas e faz o faturamento crescer.

Então, se o artigo de hoje te convenceu e você quer investir na criação de um e-commerce, te convidamos a testar a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre montar uma loja virtual

Para abrir uma loja virtual, você precisa definir seu nicho de mercado e público-alvo. Além disso, é fundamental fazer uma pesquisa de sites de hospedagem e plataformas de e-commerce para decidir qual é mais vantajosa para as suas necessidades.

Os custos para criar um e-commerce variam de marca para marca. Mas, basicamente, entende-se que o valor a ser desembolsado para montar uma loja virtual é de, inicialmente, R$ 480. Além disso, para manter a loja em funcionamento, deve ser desembolsado, mensalmente, um orçamento de, em média, R$ 2.359,90. 

  1. Custos mais baixos;
  2. Expansão da base de clientes;
  3. Loja sempre aberta;
  4. Mais fácil de expandir;
  5. Informações mais completas sobre os produtos;
  6. Relação mais próxima com os clientes;
  7. Insights mais claros sobre os compradores.

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