Como colocar o botão comprar agora no Instagram e no Facebook?

Como colocar o botão comprar agora no Instagram e no Facebook?

Pontos principais do artigo:

  • O botão “Comprar agora” do Instagram foi substituído pela opção “Ver no Site”. A plataforma também oferece os botões de “Comprar” e “Ver loja”;
  • Para ativar os recursos de compra, é preciso ter uma conta comercial conectada a uma página no Facebook, criar um catálogo de produtos e ativar o Instagram Shopping;
  • Também é possível adicionar o botão “Comprar agora” em páginas no Facebook, anúncios de páginas ou campanhas criadas pelo Gerenciador de Anúncios;
  • Em todos os casos, é preciso ter um site de vendas para direcionar o usuário. Na Nuvemshop, você cria a sua loja virtual grátis e faz a integração com as principais redes sociais para facilitar esse processo.

Se você tem um negócio, sabe que quanto mais simples for o caminho para o consumidor finalizar uma compra, maiores são as chances de conversão, não é mesmo? Por isso, o botão “Comprar agora” pode ser uma ótima alternativa para aumentar as vendas em redes sociais como Instagram e Facebook.

Isso porque ele facilita que os clientes comprem um produto a partir dos posts ou sejam levados para a sua loja virtual com poucos cliques em seu perfil. Dessa forma, o processo de compra se torna mais rápido e intuitivo, facilitando a decisão do cliente.

E a boa notícia é que não é preciso ser nenhum especialista em marketing digital para colocar o botão “Comprar agora” nas suas redes sociais. Neste artigo, trouxemos um guia completo com o passo a passo para ativar o recurso. Confira!

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Como funciona o botão “Comprar agora” no Instagram?

O botão “Comprar agora” do Instagram foi substituído pela opção “Ver no site”. Isso porque a rede social ainda não disponibilizou o recurso de compras no aplicativo para todos os usuários. Assim, o consumidor precisa ser direcionado para uma loja virtual para concluir o pedido.

Atualmente, a plataforma oferece três tipos de botões de compra: “Ver no site”, “Comprar” e “Ver loja”. A seguir, veremos como funciona cada um deles:

Ver no site

O botão “Ver no site” fica localizado na página do produto dentro do catálogo do Instagram. Ao clicar, ele direciona o usuário para o item no site de vendas, onde é possível finalizar a compra.

Botão ver no site Instagram

Comprar

Já o botão “Comprar” é exibido na bio do perfil, ao lado da opção de “Mensagem”. Ele serve para direcionar o usuário para o catálogo geral de produtos. Assim, o consumidor pode clicar em um item específico e encontrar a opção de “Ver no site”.

Botão comprar Instagram

💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?

Ver loja

O botão “Ver loja” fica localizado nas publicações do feed, logo abaixo da foto. Ao clicar, o usuário também é direcionado para o catálogo de produtos dentro do Instagram, onde pode acessar a página de um item específico.

Botão ver loja Instagram

💡 Saiba mais: Como ser verificado no Instagram?

Quem pode colocar botões de compra no Instagram?

Os botões de compra são um recurso muito útil para ajudar os lojistas a vender pelo Instagram. No entanto, eles não estão disponíveis para todos os usuários, é preciso seguir alguns critérios para conseguir adicionar as chamadas para ação. Veja:

  • Ter um conta comercial no Instagram;
  • Vender produtos físicos;
  • Estar de acordo com as políticas comerciais da plataforma;
  • Ter uma página da sua empresa no Facebook;
  • Conectar sua conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Criar um catálogo de produtos;
  • Ativar o Instagram Shopping.

Além disso, também é importante ter uma loja virtual onde o usuário possa concluir a compra, já que o processo não pode ser finalizado dentro do próprio Instagram. Mas, se você ainda não tem a sua, não se preocupe! Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis em poucos minutos.

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Caso tenha alguma dúvida sobre o processo, confira este artigo com o passo a passo para ativar o Instagram Shopping e marcar produtos:

💡 Saiba mais: Como ativar o Instagram Shopping para marcar produtos?

Como ativar o botão de compra no Instagram?

Depois de ativar o recurso de compras e conectar o seu catálogo de produtos, é possível adicionar botões no Instagram em poucos cliques. Veja:

Botão “Ver no site”

  1. Abra a publicação em que você quer adicionar o botão;
  2. Clique nos três pontinhos localizados acima da foto;
  3. Escolha a opção “Editar”;
  4. Nas opções de edição, escolha “Marcar produtos”;
  5. Escreva o nome do seu produto e selecione quando ele aparecer na lista do catálogo;
  6. Clique em “Concluir” para salvar as alterações.

Como marcar produtos no Instagram

Pronto! Quando o produto for adicionado, o botão “Ver no site” vai aparecer de forma automática no momento em que o usuário clicar na marcação da foto.

Botão “Comprar”

Para exibir o botão “Comprar” no Instagram, é preciso ter, pelo menos, nove posts com produtos marcados. Depois disso, o botão é exibido automaticamente na bio do perfil, ao lado da opção de “Mensagem”.

Botão “Ver loja”

O botão “Ver loja” também aparece de forma automática quando você marca um produto. Nesse caso, a diferença é que não é necessário um número mínimo de publicações para o recurso aparecer, como acontece com o botão “Comprar”.

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Como funciona o botão “Comprar Agora” no Facebook?

O botão “Comprar agora” no Facebook funciona de forma parecida com o botão “Ver no site” do Instagram. Na prática, ele serve para direcionar os visitantes para o seu site de vendas, onde poderão finalizar a compra.

Atualmente, é possível inserir esse recurso em uma página profissional, em um anúncio de página ou em anúncios do Facebook Ads. A seguir, vamos entender como adicionar o botão em cada uma dessas opções.

Quem pode colocar botões de compra no Facebook?

Qualquer pessoa que tenha uma página no Facebook pode adicionar um botão de compra. Geralmente, as opções mais utilizadas são “Comprar agora”, “Cadastre-se”, “Enviar mensagem”, “Saiba mais” e “Ver cardápio/Fazer pedido”.

Já para adicionar o botão “Comprar agora” em anúncios do Facebook Ads, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios e fazer todo o processo por lá. Se você ainda não está familiarizado com a plataforma, confira o artigo abaixo com o passo a passo para anunciar no Facebook:

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook Ads: passo a passo simples e completo

Como ativar o botão “Comprar agora” no Facebook?

No geral, adicionar um botão de compra no Facebook é ainda mais simples do que no Instagram. Para isso, basta abrir a sua página e seguir o passo a passo abaixo:

Botão “Comprar agora” em páginas

  1. Acesse a página da sua empresa no Facebook;
  2. Clique em “Gerenciar”, logo abaixo da imagem de capa;
  3. Na lateral direita, clique em “Fornecer informações e preferências”;
  4. Clique em “Adicionar um botão de ação”;
  5. Selecione a opção “Comprar agora” e clique em “Avançar”;
  6. Escolha a plataforma para conectar ao botão e clique em “Continuar”;
  7. Faça o login para concluir a integração.

Se você tem uma loja Nuvemshop ou em outra plataforma que não está integrada diretamente ao Facebook, pode adicionar um link para a sua loja virtual selecionando o botão de “Saiba mais”.

Botão de ação página Facebook

💡 Saiba mais: O que é o e-commerce do Facebook e como integrar com sua loja virtual?

Botão “Comprar agora” em anúncios de páginas

  1. Acesse o painel profissional da sua página;
  2. Clique em “Central de anúncios” e depois em “Criar anúncio”;
  3. Selecione a opção “Criar novo anúncio”;
  4. Defina a meta;
  5. Adicione imagem, título e URL de destino;
  6. Em “Nome do botão”, escolha a opção “Comprar agora”;
  7. Preencha as informações de público, duração e orçamento;
  8. Confira a prévia do anúncio e clique em “Promover publicação”.

Botão de ação anúncio de página no Facebook

Botão “Comprar agora” em anúncios do Facebook Ads

  1. Acesse o Gerenciador de anúncios e selecione a opção “Criar”;
  2. Defina o objetivo do anúncio;
  3. Escolha as configurações da campanha (personalizada ou padrão);
  4. Preencha as informações de público, duração e orçamento;
  5. Adicione o criativo, o texto e a descrição;
  6. Em “Chamada para ação”, escolha a opção “Comprar agora”.

Botão de ação no Facebook Ads

💡 Saiba mais: Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook

5 dicas para usar o botão “Comprar agora” de forma estratégica

O botão “Comprar agora” do Facebook funciona de forma bem intuitiva e não oferece muitas opções de personalização. Já no Instagram, existem algumas dicas que podem ajudar a usar esse recurso de maneira mais estratégica para aumentar as vendas na rede social. Veja:

Tire boas fotos dos produtos

O botão de compra do Instagram só aparece quando a pessoa clica na publicação para ver a marcação do produto. Isso significa que, se a sua foto não chamar atenção, dificilmente as pessoas vão chegar até o botão que as levarão para a loja.

Por isso, é fundamental que o produto se destaque na foto. Então, prefira imagens em que o item anunciado seja o centro das atenções, deixando claro para o usuário o que está sendo anunciado.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram?

Vale lembrar que essa dica também serve para as fotos dos anúncios do Facebook. Afinal, apesar de o botão estar mais visível nesses casos, as pessoas só clicam naquilo que desperta o seu interesse — e a imagem é responsável por boa parte desse trabalho.

Marque mais de um produto

Nas publicações com produtos no Instagram, é possível marcar até cinco itens na mesma foto ou até 20, caso seja um post em carrossel. Com isso, os usuários podem tocar em cada um deles para ver mais informações, preço e acessarem o site.

Dessa forma, você garante mais chances de que o usuário se interesse por, pelo menos, um dos produtos marcados. No entanto, lembre-se de garantir que a imagem seja clara e organizada para que os clientes consigam identificar com facilidade cada um dos itens, ok?

💡 Saiba mais: Como marcar produtos no Instagram?

Tenha uma loja virtual confiável

Tanto no Instagram, quanto no Facebook os botões de compra direcionam o usuário para a página do produto na sua loja virtual. Mas, se o seu site não transmitir segurança, dificilmente as pessoas vão confiar suas informações de pagamento para concluir a compra.

Por isso, escolha uma plataforma de e-commerce confiável e que ofereça opções de checkout transparente para que o consumidor possa finalizar o pedido dentro do próprio site, sem ser direcionado para uma nova aba.

Na Nuvemshop, por exemplo, todas as lojas contam com um pacote de segurança completo que inclui verificação de fraude, verificação em duas etapas e certificado SSL gratuito para todos os planos.

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Compartilhe nos Stories

Os Stories são a principal forma de consumir conteúdo dentro do Instagram. A maioria dos usuários já não confere todas as publicações do feed, mas, pelo menos 56% assiste aos Stories, segundo relatório da Opinion Box.

Isso significa que, se você adicionar chamadas para compra apenas nas publicações, existe uma boa chance de que os seus seguidores não vejam esse post. Então, lembre-se de sempre compartilhar o link também nos Stories para que a publicação chegue a mais pessoas.

💡 Saiba mais: Passo a passo para colocar link no Instagram [atualizado 2024]

Use hashtags na legenda

Por fim, vale a pena apostar em hashtags que representem o seu produto no conteúdo da legenda. Isso permite que a sua publicação seja encontrada por pessoas que estão procurando por temas parecidos e alcance um público que pode estar interessado no produto.

Entretanto, use com moderação. O Instagram permite adicionar até 30 hashtags em um post, mas cinco já são suficientes para explorar as principais palavras-chave do seu produto sem poluir a publicação ou correr o risco de cair na shadowban.

💡 Saiba mais: 100 melhores hashtags para Instagram

Aprendeu como usar o botão comprar agora?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para tirar todas as suas dúvidas sobre como adicionar o botão “Comprar agora” no Instagram e no Facebook. E, agora que você já sabe como usar esse recurso de maneira mais estratégica, que tal dar o próximo passo para aumentar as suas vendas na internet?

Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e tenha acesso a uma plataforma de e-commerce completa e que pode ser integrada às principais redes sociais do mercado para te ajudar a vender mais em qualquer lugar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre botão comprar agora

O botão “Comprar agora” serve para redirecionar os usuários de redes sociais, como Instagram e Facebook, para a página de um produto em sua loja virtual, onde eles podem concluir a compra.

O botão “Comprar agora” do Instagram foi substituído pela opção “Ver no site”. Para adicionar, basta marcar um produto do seu catálogo na publicação e o botão irá aparecer automaticamente quando o usuário clicar na marcação da foto.

O Facebook permite adicionar o botão “Comprar agora” em páginas, anúncios de páginas e campanhas do Facebook Ads. Para adicionar na sua página profissional, basta clicar em “Gerenciar”, logo abaixo da imagem de capa, depois em “Fornecer informações e preferências”, “Adicionar um botão de ação” e selecionar a opção “Comprar agora”.

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