8 siglas do marketing digital e o que significam

Por: Luiz Piovesana

Peças de letras formando a palavra 'web' representam as siglas do marketing digital

O marketing digital é a principal estratégia de divulgação de qualquer e-commerce. São muitas as vantagens de investir nas plataformas virtuais para alcançar novos clientes. Entretanto, um elemento assusta muitos empreendedores: a avalanche de siglas do marketing digital.

Eu gostaria de poder te dizer que não é preciso conhecer todos esses termos, mas eu estaria mentindo. Por isso, neste conteúdo, criei uma lista com as 8 principais siglas do marketing digital para e-commerce.

Siga com a leitura e confira cada uma delas! 😉

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. ROI

ROI é a sigla de Return on Investiment ou retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica do marketing digital que mede o resultado de uma ação e/ou campanha.

O cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

roi-siglas-marketing-digital

Com base no resultado obtido pelo cálculo acima, sua empresa é capaz de entender quanto retorno financeiro a organização obteve a partir de um valor específico de investimento feito em marketing. Por exemplo, é possível calcular o ROI das campanhas em anúncios do Google Ads e do Instagram Ads.

Nos tempos dos anúncios em TV, dados como esse eram quase impossíveis de serem coletados e medidos. Entretanto, hoje, as plataformas digitais oferecem números muito claros sobre tráfego, conversão e outros indicadores importantes. Agora, a pergunta “quanto eu ganhei com essa campanha?” pode ser facilmente respondida!

2. KPI

Já o KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance. Esse termo pode ser usado para indicar que uma métrica é realmente importante para a empresa e para seus objetivos.

O ROI é um exemplo de KPI, mas não é o único. Cada setor e cada empresa terá o seu conjunto de KPIs, que mensuram o desempenho das estratégias do negócio.

A partir da análise do conjunto de KPIs da sua empresa, você terá uma visão mais assertiva sobre quais campanhas estão trazendo retorno de acordo com os seus objetivos, e poderá tomar decisões como a continuidade ou não de uma campanha, por exemplo.

3. CAC

Como citei acima, o ROI não é o único indicador que mede os resultados das ações de marketing de uma empresa. O CAC, por exemplo, é outro KPI bastante valioso para as estratégias de um e-commerce.

O CAC representa o Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, é o valor gasto para adquirir um único novo comprador. Essa métrica é importante para saber se sua loja virtual está tendo lucro ou não.

O aumento da taxa de conversão (ou o aumento das vendas) pode dar uma falsa impressão de que as ações de marketing estão funcionando e de que você passou a ter lucro. Mas você pode estar vendendo muito e gastando na mesma proporção. Por isso, é importante calcular este indicador.

Imagine que você venda um produto a R$ 20 e gaste R$ 10 para produzi-lo. Considere ainda que seu CAC é de R$ 10. Mesmo que esteja vendendo centenas de unidades todos os dias, isso quer dizer que sua empresa não tem lucro algum.

4. CPC

CPC é a sigla de marketing digital para indicar Custo por Clique.

Você já ouviu falar em anúncios pagos, correto? Por exemplo, quando você faz uma campanha no Google Adwords, você “paga” para a plataforma apresentar sua marca como resultado de pesquisas relacionadas ao seu negócio ou em banners em sites parceiros.

No marketing digital, os anúncios pagos, geralmente, funcionam por CPC. Isso quer dizer que, a cada clique que o seu anúncio recebe, você faz um pagamento para a plataforma na qual está anunciando (além do Google, o Facebook e o Instagram Ads também podem funcionar assim).

Esse é o método mais comum para pagamento de anúncios. A boa notícia é que você só paga à plataforma quando alguém se interessa pelo anúncio e, de fato, clica nele.

5. CTR

Por falar em clique, CTR é a sigla para Click Through Rate ou taxa de clique.

O CTR também é uma métrica do marketing e apresenta o número de cliques que um anúncio, e-mail, conteúdo ou link obteve, dividido pelo número de visualizações. Esse cálculo pode ser usado para ferramentas como e-mail marketing e posts de redes sociais, e feito a partir da seguinte fórmula:

ctr-siglas-do-marketing-digital

Fonte: klickpages.com.br

O CTR é um importante indicador para ações de marketing, uma vez que sem o clique o usuário não continua a se relacionar com a sua marca. É a taxa de cliques que indica se uma mensagem despertou o interesse e fez com que o usuário ou lead seguisse para as próximas etapas do funil de vendas.

6. SEO

A sigla de marketing digital para SEO é Search Engine Optimization ou, em português, otimização para motores de busca.

O SEO não é uma métrica, mas, sim, uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google, de maneira orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar para aparecer como resultado de pesquisas feitas pelo buscador.

Na imagem abaixo, marcamos de vermelho os resultados de anúncios. A partir da marcação em verde, os resultados são orgânicos e estão ali devido às estratégias de SEO.

Siglas-do-Marketing-Digital-SEO

7. CRO

CRO é a sigla de marketing digital para Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão.

Assim como SEO, o CRO é uma estratégia e tem o objetivo de otimizar, ou melhorar, os resultados de conversão.

Mas, afinal, o que é uma conversão? Para quem tem um e-commerce, uma conversão, geralmente, é a venda. Já em algumas campanhas de prospecção, uma conversão pode ser a transformação de um visitante em lead.

As ações de marketing não se concentram apenas na atração do usuário para o site, mas, principalmente, em transformar esse visitante em um comprador. Ao aplicar táticas de CRO, você pode melhorar esses resultados e, consequentemente, obter um melhor ROI para as ações de marketing.

8. CRM

Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, essas são as traduções para o termo CRM.

O software de CRM faz a gestão dos leads que chegam à empresa até o pós-venda desse clientes, facilitando o acompanhamento da equipe de marketing e vendas para garantir a conversão desses usuários.

Entretanto, o CRM também pode ser entendido como um conjunto de práticas que gerem usuários, leads e clientes.

📹 Veja também: Como vender mais com o marketing digital?

Por que é importante conhecer as siglas de marketing digital?

Se você deseja ter sucesso de vendas online vai precisar dominar os conceitos e, claro, as siglas de marketing digital. Mesmo que decida contratar uma agência de marketing, é preciso compreender onde está investindo o seu capital e qual é o ROI que as ações estão trazendo para o seu negócio.

Por isso, não adianta correr! Aproveite as dicas que trouxemos neste conteúdo e tome as rédeas dos resultados da sua empresa.

E, se você é um profissional de marketing que está iniciando a sua carreira, este artigo também é para você. 😉 Antes de finalizar o conteúdo, confira cinco passos do marketing digital para iniciantes:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Testar 30 dias grátis

Resumo

E aí, gostou de conhecer mais sobre as principais siglas do marketing digital? Esperamos que você saia daqui pronto para aplicar todos esses conceitos e metodologias no seu e-commerce!

Para não se esquecer de nenhum ponto, confira um rápido resumo sobre quais são as 8 principais siglas do marketing digital:

  1. ROI (Return on Investiment ou retorno sobre investimento)
  2. KPI (Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance)
  3. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
  4. CPC (Custo por Clique)
  5. CTR (Click Through Rate ou taxa de clique)
  6. SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca)
  7. CRO (Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão)
  8. CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente)

E, se você ainda não vende pela internet, que tal testar por 30 dias grátis a plataforma da Nuvemshop e montar o seu e-commerce? Temos certeza de que você terá ótimos resultados! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies