8 siglas do marketing digital e o que significam

Por: LAHAR
8 siglas do marketing digital e o que significam

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O marketing digital é a principal estratégia de divulgação de qualquer e-commerce. São muitas as vantagens de investir nas plataformas virtuais para alcançar novos clientes. Entretanto, um elemento assusta muitos empreendedores: a avalanche de siglas do marketing digital.

Eu gostaria de falar que você não precisa conhecer todos esses termos, mas eu estaria mentindo.

Porque é importante conhecer as siglas de marketing digital?

Se você deseja ter sucesso de vendas online vai precisar dominar os conceitos e, claro, as siglas de marketing digital.

Mesmo que decida contratar uma agência de marketing você vai precisar compreender onde está investindo o seu capital e qual é o ROI — não se preocupe, essa é uma das siglas que veremos a seguir — que as ações estão trazendo para o seu negócio.

Enfim, não adianta correr! Encare o guia abaixo e comece a dominar os termos que andam te tirando o sono.

Observação: se você é um profissional de marketing que está começando sua carreira, este artigo também é para você. 😉

8 principais siglas do marketing digital para e-commerce

1. ROI

Já que falamos dele na introdução deste artigo, nada melhor do que começar o guia de siglas do marketing digital explicando o que ele significa.

ROI é a sigla de Return on Investiment ou retorno sobre investimento.

Trata-se de uma métrica do marketing digital que mede o resultado de uma ação de marketing.

O cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

roi-siglas-marketing-digital

A partir do resultado obtido no cálculo acima, sua empresa é capaz de entender quanto retorno financeiro a organização obteve a partir de um valor específico de investimento realizado em marketing.

É possível calcular o ROI para cada investimento feito como, por exemplo, o realizado nos anúncios do Google Adwords.

Nos tempos dos anúncios em TV, dados como esse eram quase impossíveis de serem coletados e medidos. Entretanto, hoje as plataformas digitais oferecem números muito claros sobre tráfego, conversão e outros indicadores importantes.

A pergunta “quanto eu ganhei com essa campanha?” agora pode ser respondida.

2. KPI

Já que tocamos no assunto dos indicadores que tal descobrir o que significa KPI?

KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance.

Esse termo pode ser usado para indicar que uma métrica é realmente importante para a empresa e para seus objetivos. O ROI é um exemplo de KPI, mas não é o único.

Cada setor e cada empresa terá o seu conjunto de KPIs. Eles mensuram o desempenho das estratégias da empresa.

A partir da análise do conjunto de KPIs da sua empresa, você terá uma visão mais assertiva sobre quais campanhas estão trazendo retorno de acordo com os objetivos do negócio, e poderá tomar decisões como a continuidade ou não de uma campanha, por exemplo.

3. CAC

Como citei acima, o ROI não é o único indicador que mede os resultados das ações de marketing de uma empresa. O CAC, por exemplo, é outro KPI bastante valioso para as estratégias de um e-commerce.

Mas o que é CAC?

O CAC representa o Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, é o valor gasto para adquirir um único novo comprador.

Essa métrica é importante para saber se sua loja virtual está tendo lucro ou apenas trocando cebolas.

O aumento da taxa de conversão (ou o aumento das vendas) pode dar uma falsa impressão de que as ações de marketing estão funcionando e de que você passou a ter lucro.

Mas você pode estar vendendo muito e gastando muito também.

Imagine que você venda um produto a R$ 20 e gasta R$ 10 para produzi-lo. Considere ainda que seu CAC é de R$ 10. Isso quer dizer que sua empresa não tem lucro algum, mesmo que esteja vendendo centenas de unidades todos os dias.

4. CPC

CPC é a sigla de marketing digital para indicar Custo por Clique.

Ficou ainda mais confuso? Calma!

Você já ouviu falar em anúncios pagos, correto?

Por exemplo, quando você faz uma campanha no Google Adwords você “paga” para a plataforma apresentar sua marca como resultado de pesquisas relacionadas ao seu negócio ou em banners em sites parceiros.

Esse é um exemplo de anúncio pago — também conhecidos como links patrocinados.

No marketing digital os anúncios pagos, geralmente, funcionam por CPC. Isso quer dizer que a cada clique que o seu anúncio recebe você faz um pagamento para a plataforma na qual está anunciando (além do Google, o Facebook e Instagram Ads também podem funcionar assim).

Esse é o método mais comum para pagamento de anúncios. A boa notícia é que você só paga à plataforma quando alguém se interessa pelo anúncio e, de fato, clica nele.

5. CTR

Por falar em clique, CTR é a sigla para Click Through Rate ou taxa de clique.

O CTR também é uma métrica do marketing e apresenta o número de cliques que um anúncio, e-mail, conteúdo ou link obteve, dividido pelo número de visualizações.

Pode ser usada em ferramentas como e-mail marketing e posts de redes sociais.

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Fonte: klickpages.com.br

O CTR é um importante indicador para ações de marketing, porque sem o clique o usuário não continua a se relacionar com a sua marca, ele passa pelo anúncio, pelo conteúdo ou pelo e-mail, não se interessa e segue.

É a taxa de cliques que indica se uma mensagem despertou o interesse e fez com que o usuário ou lead seguisse para as próximas etapas do funil de vendas.

6. SEO

Nossa próxima sigla, o SEO, não é uma métrica, mas uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google de maneira orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar para aparecer como resultado de pesquisas feitas na plataforma de busca.

Na imagem abaixo, marcamos de vermelho os resultados de anúncios. A partir da marcação em verde os resultados são orgânicos e estão ali devido uma estratégia de SEO.

Siglas-do-Marketing-Digital-SEO

A sigla de marketing digital para SEO é Search Engine Optimization ou, em português, otimização para motores de busca.

7. CRO

CRO é a sigla de marketing digital para Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão.

Assim como SEO, CRO é uma estratégia e tem o objetivo de otimizar, ou melhorar, os resultados de conversão.

Mas, afinal, o que é uma conversão? Para quem tem um e-commerce, uma conversão, geralmente, é uma venda (em algumas campanhas uma conversão pode ser a transformação de um visitante em lead).

As ações de marketing não se concentram apenas na atração do usuário para o site, mas principalmente em transformar esse visitante em comprador. Ao aplicar táticas de CRO você pode melhorar esses resultados e, consequentemente, obter um melhor ROI para as ações de marketing.

8. CRM

Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, essas são as traduções para o termo CRM.

O software de CRM faz a gestão de leads que chegam à empresa até o pós-venda, facilitando o acompanhamento da equipe de marketing e vendas para garantir a conversão desses usuários.

Entretanto, o CRM também é um conjunto de práticas que gerem usuários, leads e clientes.

E aí, gostou de conhecer mais sobre as principais siglas do marketing digital? Esperamos ter te ajudado! Até a próxima!

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