08/12/2014

6 dicas para construir uma boa lista de e-mail marketing

Como construir uma lista de email marketing

Uma etapa crucial para todos aqueles que começaram a criar conteúdo e expandir o alcance da marca é encontrar leitores e mantê-los fidelizados. Para isso, é essencial criar uma lista de e-mails preciosa e repleta de pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer.

Acreditar que aquilo que você cria é relevante é o primeiro passo para fazer os outros também o fazerem. Por que? Porque isso te faz ser mais verdadeiro, porque te ajudará a escrever mais como um humano e menos como um agente de vendas e também te dará a paciência e um certo despudor ao expor algo que você realmente acredita agregar valor ao dia a dia do leitor.

Neste artigo, vamos ver algumas táticas para se aproximar de um possível leitor sem ser invasivo, obter o seu e-mail e também o seu interesse em continuar a ler suas postagens.

1. Liberte-se do medo de ser chato e invasivo

Pois bem, abrir um e-commerce também é acostumar-se e gostar de fazer contatos e oferecer-lhes os seus produtos sem muitos pudores. Valer-se de suas qualidades comerciais também é começar a construir uma base sólida de potenciais clientes e leitores a partir dos conteúdos que você oferecer.

Nunca perca a chance de fazer contatos e permitir que um potencial leitor cadastre-se na sua loja para receber novidades a partir de sua página principal. Escolha as páginas mais acessadas do seu site (veja no relatório de conteúdos do Google Analytics) para anexar uma oportunidade de cadastro e insira uma caixinha de aplicativo de cadastro para novidades e ofertas (Sign up) no seu Facebook – o que pode ser feito a partir do aplicativo Sign Up.

Se você tem a oportunidade de frequentar eventos ou feiras em sua área, lembre-se de incentivar o cadastro em sua base de e-mails. Já na sua loja física, jamais negligencie a oportunidade de anotar os e-mails dos compradores, pois assim você terá a oportunidade preciosa de deixá-los mais perto de você.

2. Apresente as vantagens de se cadastrar na sua página

Assim como eu, você também deve receber um monte de e-mails que nem sempre lerá ou sequer abrirá. É complicado, mas possível, destacar-se nesse mundo de alternativas que nos colocam à prova todos os dias.

A dica infalível é mostrar o seu quê a mais ao criar um conteúdo que realmente faça a diferença sobre os outros, fugir do óbvio e ser criativo, oferecendo àqueles que se cadastrarem uma vantagem real.

Por exemplo, você tem uma loja de cosméticos orgânicos na internet. Além de criar postagens no seu blog sobre vida natural, consumo sustentável, dicas para valorizar o que você já tem e consumir menos (parece antagônico, mas ao oferecer um estilo de viver e enxergar o mundo, seu produto acaba sendo uma consequência desses fatores), você pode oferecer descontos especiais, novidades e oportunidade de ajudar a elaborar sua carta de produtos.

Uma maneira de deixar claro o que o cliente receberá quando cadastrar o e-mail é redirecioná-lo a uma página explicando os benefícios disso:

Email marketing

Email marketing

Email marketing

O que essas imagens têm em comum é que todas deixam seus respectivos propósitos bem claros: oferecer ofertas e novidades da moda, ensino gratuito ou uma amostra de algum serviço. Ao ter uma página especial para deixar o e-mail e receber a oferta, o leitor também poderá compartilhar isso com algum amigo via Facebook ou LinkedIn, por exemplo.

Email marketing

3. Usar pop-up é uma boa ideia?

Há alguns anos muitos especialistas diriam para evitar o uso de pop-ups, contudo, dificilmente dentro do marketing online é possível afirmar categoricamente que algo é ruim para todos os tipos de negócios.

Atualmente, as ferramentas para criar pop-ups evoluíram de maneira a se tornarem menos invasivas e mais interessantes comercialmente. Veja algumas das funcionalidades disponíveis:

  • Os pop-ups do tipo Lightbox permitem que se abram imagens indexadas sobre a página na qual se está navegando (diferente do pop-up convencional, que abre uma aba à parte dentro da página e muitas vezes é bloqueado pelo desativador de pop-ups do navegador), tornando a navegabilidade muito mais harmoniosa.
  • Agora é possível controlar o número de vezes e em que página o pop-up aparecerá. Esse é um recurso relevante para evitar irritar os visitantes frequentes da sua loja e, ao mesmo tempo, só mostrar mensagens seletivas caso ele comece a navegar por distintas páginas. O e-commerce Olook adotou essa estratégia somente nas páginas de produtos, ofertando um bônus para a compra caso o visitante deixe o seu e-mail para receber mensagens futuras; trata-se de uma tática bastante interessante, pois você oferece ao navegante ocasional aquele impulso maior para realizar a compra ou conhecer melhor as ofertas.
  • Você pode formar uma lista de e-mails bastante segmentada ao oferecer um cadastro direcionado à categoria que o visitante está navegando. Por exemplo, se o visitante está navegando na sua categoria de sapatos femininos, que tal oferecer um bônus para a compra de qualquer produto desta categoria em troca do seu e-mail? Assim, você poderá ter dados a mais sobre os interesses desse visitante em sua loja e oferecer um e-mail marketing mais segmentado aos cadastrados dessa lista.

Cada tipo de negócio tem suas próprias características, o que torna difícil predizer se o pop-up será benéfico no momento de formar uma lista de e-mail marketing de maior qualidade. Seguramente, no entanto, é uma ferramenta que merece ser considerada. Faça um teste e analise os resultados, assim quem sabe o pop-up pode se tornar o queridinho do seu e-commerce ou blog.

4. Entregue conteúdo que valha a pena ser lido

Se você acompanhou as nossas últimas postagens, certamente já está ciente da importância de se criar um conteúdo que seja significativo aos leitores. O primeiro passo é realmente deixar de pensar no que é relevante para você (aumentar as vendas, por exemplo) e pensar mais como uma pessoa que recebe cerca de 40 e-mails promocionais por dia e no que pode ser interessante para ela.

Por isso que ferramentas de segmentar base de dados (que podem ser encontradas em ferramentas como o MailChimp) te ajudam a entender melhor as necessidades de cada lista em especial. Em geral, os leitores tendem a deixar seus e-mails em troca de um conteúdo que agregue valor dentro do seu espectro de interesses, fazendo com que eles queiram realmente continuar o contato com a sua marca.

Algumas empresas lançam um pequeno formulário durante o cadastro do e-mail perguntando quais tipos de assunto o leitor gostaria de receber com mais entusiasmo, ou enviam mensagens relacionadas ao tipo de conteúdo que o leitor baixou ou às páginas em que ele esteve navegando. Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar a taxa de abertura e os cliques dentro do e-mail.

Está sem ideias para criar conteúdos? Acompanhe essa série de dicas que trouxemos para criar e-mails marketing de sucesso.

5. Tente parcerias

Fazer parcerias é uma excelente maneira de expandir o conhecimento da sua marca em lugares relacionados a ela. Escrever um e-mail em parceria com alguma outra loja ou blog que já tenha uma base de seguidores ativa e realizar uma postagem como convidado ajudará a ratificar a qualidade dos seus serviços, principalmente quando você ainda está começando.

6. Crie conteúdos para as redes sociais

Para 2015, o Sr. Mark Zuckerberg já deu o aviso: posts com propaganda excessiva devem ser penalizados pelo Facebook. Isso se deu após uma extensa pesquisa que concluiu que propagandas em excesso estavam irritando a gigantesca base de usuários da rede social.

Para aqueles que costumam cultivar a página da marca como meio de relacionamento, essa é uma notícia bastante interessante. É a vez de postar os blogposts criados com tanto carinho como forma de estabelecer um laço mais duradouro com a sua base de seguidores.

Todas essas mudanças devem ser vistas como um incentivo às empresas para produzir conteúdo criativo e de qualidade. No final das contas, isso pode até fazer com que os lojistas tenham que se preocupar menos com o investimento em anúncios patrocinados (Facebook Ads, neste caso) e focar mais no tipo e na qualidade do conteúdo que está sendo veiculado.

Resumo

Saber utilizar o poder das mídias digitais e potencializar os recursos que os leitores têm de se cadastrarem em seu site através de pop-ups, incentivos, caixas de assinaturas e conteúdos relevantes, figuram entre os fatores cruciais para se formar uma lista de e-mail marketing realmente significativa. Você conhece alguma outra dica?

Quer colocar esses conhecimentos em prática dentro de uma loja virtual? Que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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