Qual é o prazo de entrega de dropshipping e como reduzir?

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Quando falamos sobre o dropshipping internacional, os prazos podem variar entre 30 e 60 dias, em média. No caso do dropshipping nacional, os prazos acabam sendo mais rápidos e bem similares aos de compras em outros tipos de e-commerce.


O modelo de logística por dropshipping tem atraído muitas pessoas por seus benefícios. Dentre eles estão o baixo custo de entrada e a característica de não ser necessário ter um estoque para começar a vender. Contudo, um dos principais desafios enfrentados por quem adota essa modalidade é o prazo de entrega no dropshipping.

Enquanto o proprietário da loja virtual faz as vendas, o fornecedor é quem fica a cargo de entregar o produto. No entanto, especialmente no caso dos pedidos internacionais, esse prazo pode ser maior que em outros e-commerces.

Neste artigo, entenda a importância de pensar sobre o prazo de entrega no dropshipping e veja sete dicas para lidar com a questão. Aproveite!

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Qual é o prazo de entrega no dropshipping?

Quando falamos sobre o dropshipping internacional, os prazos podem variar entre 30 e 60 dias, em média. Isso porque os produtos são enviados de outros países e esse tipo de frete costuma ser mais demorado. No entanto, nesses casos, a agilidade do fornecedor ao postar as encomendas também faz diferença.

No caso do dropshipping nacional, os prazos acabam sendo mais rápidos e bem similares aos de compras em outros tipos de e-commerce. Dependendo do frete escolhido, os produtos podem ser entregues até no mesmo dia em que o cliente fez a compra.

Por que o prazo de entrega é tão importante em uma loja virtual?

O prazo de entrega é importante para as lojas virtuais porque os clientes, cada vez mais, buscam entregas o mais rápido e baratas possível.

Velocidade de entrega

Segundo uma pesquisa da Outbrain feita com mais de 8 mil consumidores de vários países, 52% deles classificaram o tempo de entrega como um fator de influência nas decisões de compras. O segundo fator é o frete grátis ou desconto no frete, com 38% dos votos.

Transparência

Os consumidores não estão focados apenas na economia e no prazo de entrega. Ainda segundo essa mesma pesquisa da Outbrain, cerca de 54% dos entrevistados afirmaram que, ao tomar uma decisão de compra, valorizam a acessibilidade e disponibilidade da marca. Isto é, os consumidores também valorizam marcas que se comunicam de forma mais aberta com os consumidores.

Por isso é tão importante comunicar de forma clara e objetiva o prazo de entrega e o andamento do envio de um produto.

Praticidade

Além disso, uma das previsões do Google para o marketing e as indústrias está a afirmação de que a praticidade será o novo serviço premium. Essa é uma afirmação da Gerente de Produto do Google, Sarah Armstrong.

Ela defende que, durante a pandemia, as pessoas puderam repensar o que realmente importa e, assim, reajustaram suas prioridades de compra. Nesse sentido, ela diz, a história contada em 2021 vai ajudar, de forma prática, pessoas reais.

Essa análise nos mostra que os consumidores têm muitas expectativas sobre o serviço prestado por uma marca.

Isso também acontece quando realizam uma compra online. Seja no tipo de atendimento prestado, como podem tirar uma dúvida ou até mesmo o tempo de entrega. Todas essas questões influenciam muito a decisão do consumidor e podem ser decisivas para comprar em uma loja e não em outra.

💡 Saiba mais: Vale a pena fazer dropshipping?

7 dicas para lidar com o prazo de entrega no dropshipping

No modelo de dropshipping, os prazos mais extensos são característicos do modelo de logística. Principalmente no envio internacional, o dropshipper dependerá do serviço prestado pelo fornecedor e, muitas vezes, a distância e a disponibilidade do produto podem afetar diretamente no prazo de entrega.

Contudo, é possível contornar esse fator e garantir um bom atendimento com algumas estratégias de relacionamento com o cliente e transparência nas informações.

Portanto, a seguir, você confere algumas dicas sobre como fazer isso e tranquilizar seus clientes sobre o prazo de entrega do dropshipping:

1. Seja transparente sobre os prazos

Em qualquer tipo de negócio, descumprir os prazos de entrega é um fator negativo para a empresa. Quando isso acontece, há uma quebra de confiança entre a marca e o cliente e, para conquistá-lo de volta, será preciso muita transparência e assertividade na comunicação.

Por isso, o melhor caminho é prever qualquer problema e sempre ser claro sobre os prazos de entrega. Não coloque prazos menores apenas para garantir que os clientes comprem o produto. Além de essa ser uma atitude antiética, pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Ainda, informar com clareza o consumidor, além de ser uma boa prática muito importante, é também previsto pela legislação brasileira. Segundo o art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, um dos direitos básicos do consumidor é a:

“(…)informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”.

Para as vendas online, entende-se que nessas informações também deve constar informações próprias do modelo virtual, como as despesas adicionais ou acessórias. Dentre elas estão o prazo de entrega e outras questões como pagamento de seguros ou taxas extras.

Nova regras de importação

A partir do dia 1º de agosto de 2023, compras internacionais de até US$ 50 feitas pela internet serão isentas de taxação. Acima deste valor, haverá a cobrança do imposto de importação, que é de 60%. Tal medida se aplica a compras transportadas tanto pelos Correios quanto por empresas privadas.

Para ter direito à isenção, porém, as empresas de e-commerce precisarão aderir ao programa Remessa Conforme do Governo Federal e recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com alíquota de 17%.

Antes, todas as compras de importados eram taxadas independentemente do valor. A única exceção era a isenção de até US$ 50 para remessas internacionais entre pessoas físicas — o que não incluía pessoas jurídicas.

2. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente

Um erro comum das empresas é manter um bom relacionamento com o cliente antes da compra, mas não pensar sobre isso durante ou depois.

O atendimento ao cliente deve ser de qualidade em todas as etapas do processo de venda. Isso, além de gerar uma boa reputação para o seu negócio, garante também a fidelização, fundamental em qualquer negócio.

Como sabemos, o prazo de entrega no dropshipping tende a ser longo. Por isso, comunique ao seu cliente sempre que acontecer uma alteração no status do pedido. Antes de ter o código de rastreio em mãos, informe ao cliente quanto tempo poderá levar até que ele receba a compra. A cada atualização, é bom mantê-lo informado.

Envie sempre notificações por e-mail, WhatsApp ou SMS, seguindo a preferência de cada cliente. Tenha informações claras sobre como consultar o código de rastreio do seu site e na página de pedido. Essas ações podem ser automatizadas em serviços de e-mail marketing ou dentro da própria loja virtual.

3. Tenha uma página de perguntas frequentes (FAQ)

A sigla FAQ vem do inglês Frequently Asked Questions e, na tradução, quer dizer Perguntas Feitas Frequentemente. Portanto, a página de FAQ é o local em que você deverá reunir as perguntas mais comuns dos clientes com respostas claras para cada uma delas.

Essa página gera benefícios ao consumidor e às empresas. Para o consumidor, é um local com acesso rápido a qualquer informação, possibilitando ter as dúvidas sanadas sem precisar ter o trabalho de entrar em contato com alguém. Para a empresa, além de melhorar o serviço prestado, isso ajuda a reduzir os contatos acionando o auxílio do suporte.

💡 Saiba mais: O que é FAQ e como criar uma para o seu site?

4. Informe o código de rastreio ao consumidor e acompanhe a entrega

O código de rastreio é uma informação que dá bastante tranquilidade ao consumidor — principalmente quando falamos de compras internacionais. Com ele em mãos, fica mais fácil verificar onde o produto está e ter a certeza de que ele foi enviado. Mesmo que o prazo de entrega no dropshipping seja longo, essa segurança ameniza a espera.

Entretanto, mesmo depois de o item ser enviado, cabe ao lojista acompanhar se a entrega será realizada de forma correta. Isso porque a relação do consumidor é com o vendedor, e não com o fornecedor. Por isso, em caso de problemas, é você que será procurado. Então, manter-se informado sobre o serviço que o fornecedor está prestando é muito importante.

5. Seja claro quanto ao custo do frete

Como já dissemos, a divulgação de informações claras é também uma obrigação em qualquer relação de consumo. Quando falamos do preço do frete não é diferente.

Além de deixar claro o valor cobrado, informe no mesmo local se existem outras opções de frete disponíveis. Uma prática a ser evitada é só inserir o valor do frete na página final de compra. Isso possivelmente irá desmotivar o consumidor a comprar na sua loja.

6. Procure fornecedores ágeis

A qualidade e a agilidade do serviço prestado pelos fornecedores é fundamental. O prazo de entrega em uma loja de dropshipping tem relação direta com esse serviço e, por isso, melhor que procurar fornecedores de renome ou aquele que todo mundo está usando, é procurar por quem apresenta maior agilidade.

Essa é uma característica que pode ser fruto de processos automatizados ou experiência no serviço prestado. Por isso, se não conseguir descobrir se um fornecedor é ágil ou não, busque saber mais sobre a organização da empresa e faça uma avaliação.

💡 Saiba mais: Como encontrar fornecedores de dropshipping?

7. Opte por serviços de frete baratos, mas também pelos expressos

Um outro fator fundamental sobre o valor do frete é o oferecimento de diferentes opções para o consumidor. Hoje, existe uma infinidade de serviços adaptáveis a qualquer necessidade.

O frete econômico, que geralmente era associado ao serviço dos Correios, já é praticado também por transportadoras. Há também o serviço expresso, que pode ser mais caro, mas chegará em menos tempo. Mesmo para compras internacionais, já é possível optar por essas modalidades.

💡 Saiba mais: ePacket: o que é e como funciona?

Por isso, ainda que as pesquisas indiquem que a maioria dos consumidores deseja economizar no frete, é possível que alguém deseje pagar mais caro para ter o produto em mãos o quanto antes. Ter essa possibilidade entre os serviços de entrega pode ser o fator decisivo para alguém comprar na sua loja e não em outra.

Entendeu o prazo de entrega do dropshipping?

O prazo de entrega no dropshipping é um fator que pode gerar a preocupação de muitos consumidores. Todavia, existem boas práticas que a empresa pode seguir para amenizar esses efeitos e conquistar cada vez mais a confiança do consumidor.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre prazo de entrega no dropshipping

Quando falamos sobre o dropshipping internacional, os prazos podem variar entre 30 e 60 dias, em média. No caso do dropshipping nacional, os prazos acabam sendo mais rápidos e bem similares aos de compras em outros tipos de e-commerce.

Pesquisas mostram que o prazo de entrega é um fator importante na decisão de compra da maioria dos consumidores. Por isso, é fundamental ter atenção a essa questão, principalmente quando falamos do prazo de entrega no dropshipping.

Seja transparente sobre os prazos, ofereça um ótimo atendimento, tenha uma página de perguntas e respostas, informe o código de rastreio e acompanhe a entrega, seja claro quanto ao custo do frete, procure fornecedores ágeis e opte por serviços de frete baratos, mas também pelos expressos.

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