Embalagem danificada nos Correios: como proceder?

Por: Luna Pontes
Embalagem danificada nos Correios: como proceder?

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Até o produto chegar são e salvo na casa do cliente, a responsabilidade é totalmente do lojista. Portanto, caso a encomenda indique que a embalagem foi danificada nos Correios (e o produto também) durante o transporte, cabe a você resolver o problema — mesmo que o objeto tenha sido postado em perfeito estado.

Assim, a seguir, descubra como proceder em situações desagradáveis como esta. Ah, e ao final do artigo, confira um vídeo com dicas de como criar uma embalagem à prova de dano. 📦

Em caso de embalagem danificada nos Correios, como proceder com o cliente?

Independentemente do produto estar quebrado ou não, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até sete dias para se arrepender da compra e devolver o produto. Portanto, se o objeto estiver danificado, o consumidor pode reclamar e solicitar logística reversa.

Lembre-se de se desculpar, informando que o produto foi danificado no transporte, mas que você tomará todas as providências necessárias para que o câmbio seja feito o mais rápido possível.

Caso você tenha um contrato com os Correios, o cliente não precisará pagar pela logística reversa do produto, já que tal serviço é sem ônus ao remetente.


Saiba mais

Caso você não possua um novo produto em estoque, peça para que o cliente devolva a mercadoria quebrada e faça o reembolso total do valor pago. Se possível, solicite também fotos do objeto recebido pelos Correios do Brasil com a embalagem danificada — isso te ajudará a requerer a indenização junto à estatal.

Neste momento, é importante dar um rápido suporte ao cliente para que ele não se sinta enganado por ter comprado na sua loja virtual. Para dar um atendimento de qualidade, confira as dicas do artigo abaixo.


Saiba mais

E como proceder com os Correios?

Uma vez resolvido o problema do cliente, você deve entrar em contato com os Correios para pedir a indenização do produto avariado. No entanto, só é possível pleitear tal ressarcimento se, no ato da postagem, foi declarado o valor mercantil do objeto.

Na página dos Correios, você pode entender melhor como funciona o valor declarado. É indicado fazê-lo sempre que for enviar um objeto de alto preço.

A forma mais fácil de notificar uma avaria e solicitar indenização é por meio da página Fale Conosco do site dos Correios. Para isso:

  1. Selecione a opção “Reclamação”;
  2. Escolha o tipo de envio (nacional ou internacional);
  3. Aceite o “Termo de uso do Fale com os Correios”;
  4. Forneça todos os detalhes da encomenda e não se esqueça de colocar seus dados bancários para depósito, caso o seu pedido seja aceito.

Pronto! Os Correios vão verificar sua solicitação e responder em até cinco dias úteis.

Entendido?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido o processo sobre embalagem danificada nos Correios. No vídeo a seguir, conforme prometido, descubra dicas de como preparar encomendas à prova de dano:

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