Como usar o recurso “me avise quando chegar” de forma estratégica?

Imagem de uma mulher recebendo uma notificação no celular de me avise quando chegar

Fazer a gestão de estoque é uma tarefa fundamental para um e-commerce, pois garante o controle dos produtos vendidos. No entanto, quando um item está em falta, é de grande importância não apenas informar aos clientes, mas dar a ele motivos para voltar ao site. E é justamente para isso que serve o recurso “me avise quando chegar”.

Com a massiva quantidade de lojas online em funcionamento, o comerciante não pode se dar ao luxo de perder uma venda para a concorrência. No entanto, sabemos que um produto pode sumir das prateleiras por aumento na procura ou interrupção do fornecimento, por exemplo. O importante, nesses casos, é ser transparente e fornecer uma alternativa para os consumidores.

Quer entender como funciona a notificação “me avise quando chegar” e de que forma você pode adotá-la no seu e-commerce para aumentar as vendas? Então, continue a leitura e anote todas as dicas! ✍

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O que é o “me avise quando chegar”?

Avise-me quando chegar é um recurso usado em lojas virtuais para notificar o potencial cliente quando há reposição de um produto. Ou seja, quando o item não está mais disponível no estoque, basta o usuário clicar em um botão e, automaticamente, ele será avisado que a mercadoria foi reposta.

Essa é uma solução eficaz para não perder vendas e ainda fidelizar o cliente. Afinal, assim que o e-mail chegar avisando que o produto chegou, o usuário saberá que você cumpriu a sua palavra. Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca e criar uma boa relação com o público.

As formas de notificação podem variar de acordo com o perfil e a preferência dos seus clientes. Contudo, as modalidades mais comuns são e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp.

💡 Saiba mais: Como programar uma mensagem automática no WhatsApp?

Para que serve o botão “me avise quando chegar”?

Além de notificar o cliente sobre a reposição de algum produto no estoque, esse recurso serve para guiar o lojista quanto às preferências dos consumidores. Isso porque a quantidade de inscrições serve como um termômetro para saber o que precisa ser reposto primeiro.

Ademais, assim que o cliente clica no botão “avise-me quando chegar”, você pode mostrar opções de produtos semelhantes que possam suprir as necessidades dele e ainda garantir a venda.

Como usar o “me avise quando chegar” na sua estratégia de vendas?

Já deu para perceber que o botão de avise-me quando chegar é um recurso muito interessante tanto para o cliente quanto para o lojista. No entanto, você pode somá-lo a outras estratégias e, desse modo, potencializar as vendas no e-commerce.

Confira, a seguir, de que forma você pode usar o “me avise quando chegar” para incrementar sua estratégia:

1. Mostre produtos similares

Sugerir opções semelhantes ao produto buscado pelo cliente é uma solução viável para não perder vendas. Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode sugerir a mesma peça em outras cores, por exemplo. Outra alternativa é mostrar ao cliente os itens mais clicados da sua loja para gerar o desejo de compra.

2. Use os relatórios para ter ideias

Com base na quantidade de e-mails inscritos por item, você saberá quais reposições são mais urgentes e quais não valeriam a pena — considerando todo o custo envolvido nessa operação. Essa análise dos relatórios também permite conhecer as oportunidades de negócio, se vale a pena comprar diferentes tamanhos de uma peça ou, quem sabe, investir na fabricação própria.

3. Crie uma estratégia multiestoque

Há empresas que trabalham com estoques separados para a loja física e virtual. Desse modo, é comum que um item esteja disponível em um canal, mas não em outro. Uma estratégia multiestoque, nesse caso, seria uma alternativa para não deixar o e-commerce desabastecido.

💡 Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

Como instalar o recurso “avise-me quando chegar”?

Quando um produto estiver indisponível no estoque da sua loja virtual, basta substituir o botão de “Comprar” por “Me avise quando chegar”. Assim que o cliente clicar, aparecerá um campo para que ele insira o e-mail.

Para habilitar esse recurso na sua loja virtual, é necessário que a plataforma de e-commerce usada tenha a aplicação disponível. Lojas Nuvemshop contam com o Avise-me quando chegar, um aplicativo que coloca automaticamente a mensagem em produtos esgotados.

A ferramenta também permite que você visualize com facilidade quais são os produtos esgotados mais procurados e que precisam ser repostos imediatamente. Além disso, o cliente pode deixar um número de telefone caso queira uma comunicação mais personalizada e ágil.

Veja, a seguir, o passo a passo para instalar o app Avise-me quando chegar na sua Nuvemshop:

  1. Acessar a Loja de Aplicativos e procure pelo app Avise-me quando chegar;
  2. Clique em “Instalar aplicativo”. Imediatamente, o seu Administrador Nuvemshop será aberto para que você aceite as permissões clicando em “Aceitar e começar a usar”;
  3. Depois da instalação, vá ao painel do aplicativo e altere os textos exibidos no e-mail para o cliente. Para isso, basta clicar em “Configurações”, no topo da página;
  4. Em “Integração com a loja”, configure o texto do botão e a mensagem de confirmação;
  5. Em “E-mail de notificação”, configure o layout do e-mail que o cliente vai receber;
  6. Na seção “Envio de e-mails”, você pode configurar como as notificações deverão funcionar;
  7. Após finalizar as configurações, clique no botão “Salvar alterações”;
  8. Na seção “Notificações”, você tem acesso a todos os clientes que solicitaram uma notificação de alteração de estoque, bem como o status dessa notificação.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Avise-me Quando Chegar?

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Aprendeu como usar o “me avise quando chegar”?

Quanto mais estratégias e recursos tecnológicos você utilizar para entregar ao usuário aquilo que ele deseja, maiores serão as chances de encantar os clientes e fidelizá-los. E, sem dúvidas, o botão “me avise quando chegar” pode te ajudar a alcançar esse patamar de sucesso.

Esperamos que o conteúdo tenha deixado clara a importância de manter uma comunicação transparente e honesta com os clientes, além de mostrar como é possível, por meio de um aplicativo, melhorar o desempenho do seu e-commerce.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre avise-me quando chegar

Avise-me quando chegar é um recurso usado em lojas virtuais para notificar o potencial cliente quando há reposição de um produto. Ou seja, quando o item não está mais disponível no estoque, basta o usuário clicar em um botão e, automaticamente, ele será avisado que a mercadoria foi reposta.

Além de notificar o cliente sobre a reposição de algum produto no estoque, esse recurso serve para guiar o lojista quanto às preferências dos consumidores. Isso porque a quantidade de inscrições serve como um termômetro para saber o que precisa ser reposto primeiro.

  1. Mostre produtos similares;
  2. Use os relatórios para ter ideias;
  3. Crie uma estratégia multiestoque.

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