Objeto roubado nos Correios: como identificar e o que fazer?

Por: Talitha Adde

caixas em um galpão, que representam os objetos roubados nos Correios

O que fazer se o objeto foi roubado nos Correios?

  • Solicite um Boletim de Ocorrência (B.O.)
  • Registre a queixa junto aos Correiosras
  • Acesse o Procon
  • Recorra ao Juizado Especial Federal

Um terror que assombra empreendedores virtuais é a possibilidade de ter um objeto roubado nos Correios — e, infelizmente, isso acontece com frequência. Carteiros ou carros da estatal podem ser assaltados durante o trajeto ou, ainda, funcionários mal-intencionados podem desviar as mercadorias.

No entanto, até o produto chegar à casa do cliente, a responsabilidade pelo item é do lojista. Logo, é ele quem deve reembolsar o consumidor e dar entrada no processo de indenização junto aos Correios em caso de encomenda extraviada ou roubada.

Se você é um empreendedor, continue com a gente e confira o que fazer quando o objeto é roubado nos Correios! 😉

📹 Veja também: Objeto roubado nos Correios: o que fazer?

 

Como saber se o objeto foi roubado nos Correios?

Por meio do código de rastreamento de Correios, você consegue acompanhar o andamento da entrega. E, na maioria dos casos em que há um roubo, consta a expressão “objeto roubado”, como na imagem a seguir:

objeto roubado nos Correios

Há relatos de que esta informação às vezes é confusa e nem sempre mostra a real situação da entrega. Contudo, se a encomenda passar da data-limite, saiba que é seu direito exigir aos Correios um relatório com dados precisos de onde está a mercadoria.

💡Saiba mais: O que é logística e como ela funciona? [guia completo]

E se eu uso um serviço de envio em minha loja virtual?

Se você usa o serviço do Melhor Envio em sua loja virtual, saiba que a própria empresa faz a solicitação do relatório, chamado “Pedido de Informação (PI)”, junto aos Correios quando consta algum tipo de atraso.

No caso de outros gateways de frete, você mesmo é quem deve monitorar a entrega no site dos Correios.

Vale conferir também se o pagamento será feito diretamente a você ou por meio do serviço de frete contratado em seu e-commerce. Na maioria dos casos, se houver indenização, ela será paga à empresa de envio, que repassará o valor a você após o recebimento.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

A seguir, você confere o que fazer para tentar sua indenização em caso de objeto roubado nos Correios.

O que fazer quando o objeto é roubado nos Correios?

Após comprovar que a mercadoria realmente foi extraviada ou roubada, é necessário seguir alguns passos para receber o valor integral do item. Veja, a seguir, o que fazer quando o objeto é roubado nos Correios:

1. Solicite um Boletim de Ocorrência (B.O.)

Dependendo do valor do produto ou se você perdeu algum documento durante a entrega, vá a uma delegacia de polícia e faça um Boletim de Ocorrência (B.O.). Ele servirá como uma declaração importante na hora de entrar com o pedido de indenização junto aos Correios.

2. Registre a queixa junto aos Correios

A Ouvidoria dos Correios é o primeiro lugar onde você deve solicitar uma indenização.

Sem essa etapa, as chances de receber a indenização completa (valor da mercadoria + frete) junto à estatal são muito pequenas. Por isso, sempre que possível, faça-o, ok?

3. Acesse o Procon

Em muitos casos, os Correios se dispõem apenas a cobrir o frete e pagar uma pequena porcentagem do valor do objeto roubado. Se você ainda estiver se sentindo lesado, uma alternativa é recorrer ao Procon. Infelizmente, esse processo pode ser bem lento e, até mesmo, não surtir o resultado esperado.

4. Recorra ao Juizado Especial Federal

Segundo relatos de pessoas que já tiveram objetos roubados nos Correios, o Juizado Especial Federal é um órgão que também pode auxiliar na resolução de alguns casos.

Para abrir um processo, vá até o Juizado Especial Federal da sua cidade munido de todas as provas possíveis: B.O., comprovante de postagem, histórico de venda, troca de e-mail com o cliente — tudo o que você tiver em mãos que possa provar que aquele objeto foi comprado e devidamente postado nos Correios.

Tal procedimento tem várias etapas e pode demorar muitos meses (talvez até mais de um ano). No entanto, se tudo der certo, no final você receberá o valor do produto e ainda alguma quantia referente aos danos morais sofridos.

Como proceder com o cliente em caso de produto roubado?

O seu consumidor precisa de uma resposta rápida. Ele não deve esperar que todo o processo se resolva para ter o produto que comprou. Portanto, explique o que aconteceu, mostre provas (como o status dos Correios), diga que lamenta o ocorrido e ofereça alternativas a ele.

Você pode tanto devolver o valor que foi pago, quanto perguntar se ele deseja receber um outro produto. Neste último caso, você não deve cobrá-lo pelo frete e precisa esclarecer a nova data prevista para a entrega.

Se possível, junto da mercadoria, mande um mimo, como um brinde, por exemplo. Isso ajuda a reconquistar a simpatia do cliente depois do transtorno.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Teve um objeto roubado nos Correios?

Todo esse processo de objeto roubado nos Correios pode ser bem cansativo, mas, se você se sentir lesado, vá até o fim pelo seu direito. Também é possível optar por outra forma de frete, como contratar uma transportadora, por exemplo.

E, caso você ainda não tenha uma loja virtual, que tal começar a vender pela internet hoje mesmo? Teste a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis e veja como é fácil montar um e-commerce para a sua marca! 💰

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre objeto roubado nos Correios

Por meio do código de rastreamento dos Correios, você consegue acompanhar o andamento da entrega. E, na maioria dos casos em que há um roubo, consta a expressão “objeto roubado”.

  1. Solicite um Boletim de Ocorrência (B.O.)
  2. Registre a queixa junto aos Correios
  3. Acesse o Procon
  4. Recorra ao Juizado Especial Federal

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies