O que é figital e como funciona esse novo modelo de compra?

Homem usando óculos Rift simboliza a união entre digital e offline no figital

Figital é um modelo que integra canais online e offline usado pelas empresas para melhorar as vendas, o marketing e o atendimento ao cliente. Unificar lojas físicas e virtuais cria uma experiência mais completa para o consumidor, para além das vendas tradicionais.


Não é novidade que as vendas online não param de crescer. Mas, ao mesmo tempo, dificilmente as lojas físicas deixarão de ter relevância para o consumidor. Então, a solução é integrar o mundo online com o mundo offline e apostar no figital!

Essa abordagem é a tendência mais promissora do mercado atual, pois mira diretamente no perfil do consumidor multicanal — aquele que passa por diversos canais físicos e digitais ao longo da jornada de compra.

Basicamente, o figital é o caminho para integrar diferentes canais de venda de forma eficiente e alcançar um novo patamar de excelência no atendimento. Dessa forma, você consegue oferecer uma experiência do cliente memorável.

Quer entender mais sobre o que é figital e como aplicá-lo em sua empresa? Confira o artigo completo que preparamos para você tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro dessa onda online e offline! 🧐

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O que é figital?

Figital é um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente que as empresas utilizam para integrar canais online e offline e criar uma experiência mais completa para o consumidor, para além das vendas tradicionais. O termo vem do inglês “phygital”, que é uma combinação entre as palavras “físico” (physical) e “digital”.

Basicamente, é a abordagem necessária para atender às exigências do omnichannel — uma estratégia que se baseia na integração total entre as frentes online e offline do negócio. Dessa forma, o cliente consegue transitar facilmente entre os diferentes canais de venda e atendimento da empresa, tendo a sensação de que tudo está conectado.

O figital surgiu porque as pessoas mudaram completamente seus hábitos de consumo. Antigamente, podíamos dividir os consumidores entre aqueles mais tradicionais, que só compram em lojas físicas, e os entusiastas tecnológicos que preferem comprar pela internet.

Hoje, esse padrão não existe mais. O mesmo cliente pode buscar por um produto na internet e comprar na loja física, comprar pelo site e retirar na loja, comprar pelo WhatsApp enquanto está dentro do estabelecimento e várias outras possibilidades.

Assim, quando uma marca se propõe a ser figital, ela garante aos clientes que todos os pontos de contato com a empresa, seja durante a venda ou no pós-venda, estarão sempre interligados.

🎥 Veja também: O que é omnichannel?

Como se comporta o cliente figital?

Mais do que saber o que é figital, é importante entender qual é o comportamento de compra desse cliente habituado ao onmichannel. Afinal, estudar o perfil desse público-alvo é fundamental para saber como se adaptar a essa nova realidade, que é simultaneamente online e offline.

Segundo um estudo conduzido pela Shopper Story, os clientes omnichannel apresentaram as seguintes características:

  • Fazem uma larga busca online antes de comprar um produto na loja física;
  • São movidos pelo sistema “clicar e coletar”, ou seja, compram online e fazem a retirada na loja;
  • Mesmo estando dentro da loja física, buscam pelo produto online para encontrar melhores preços;
  • Vão até a loja física apenas para ver o produto, mas compram online no e-commerce da marca;
  • Preferem comprar online mesmo estando dentro de uma loja física.

💡 Saiba mais: O que é comportamento do consumidor e qual sua importância?

Por que é importante se adaptar ao figital?

Estar atualizado e acompanhar todas as evoluções do mundo digital faz com que o seu e-commerce esteja sempre em crescimento. Nesse contexto, adotar o figital é uma forma de embarcar na tendência omnichannel, que vai muito além de vender pela internet.

A principal vantagem dessa estratégia é que ela posiciona sua empresa entre as mais inovadoras do mercado. Consequentemente, você atrai mais leads (potenciais consumidores que cedem algum tipo de contato), aumenta suas vendas e consegue fidelizar clientes com mais facilidade.

Além disso, você passa a atingir vários públicos diferentes, pois cada canal tem um foco e a empresa consegue oferecer uma boa experiência em todos eles. Assim, as oportunidades de venda se multiplicam e o negócio aumenta seu lucro. Veja abaixo algumas vantagens do figital:

Aumento das vendas

Como vimos, o figital diversifica os canais de venda da empresa e gera mais oportunidades de negócio. Um exemplo disso é quando temos acesso a um site de vendas em que podemos retirar na loja física e, assim, economizar no valor do frete — o que faz com que novos perfis procurem seu negócio.

Outro exemplo é quando a empresa utiliza redes sociais para vender e disponibiliza uma loja no Instagram Shopping, com finalização da compra pelo e-commerce ou link de pagamento. Ao mesmo tempo, o negócio oferece a opção de envio do pedido a lockers inteligentes — terminais usados para retirada de encomendas.

Essa riqueza de opções só contribui para o aumento das vendas, já que os consumidores buscam cada vez mais por conveniência e integração.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas?

🎥 Veja também: Como conciliar loja física com loja virtual?

Maior eficiência na gestão

A gestão de uma empresa figital é mais eficiente porque a integração entre canais online e offline torna tudo mais dinâmico e traz infinitas possibilidades de automação. Para começar, a base de dados geral do negócio é compartilhada entre todos os sistemas, garantindo que não haja informações duplicadas e desatualizadas.

Na gestão logística, por exemplo, todos os canais de venda têm acesso às mesmas informações de estoque, garantindo a agilidade da separação e entrega de pedidos em qualquer meio.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

Mais proximidade com o cliente

O figital permite que você esteja próximo do seu cliente em qualquer canal, independentemente do perfil do seu público-alvo. Dependendo da faixa etária, gênero, renda, interesses e outras variáveis, seu consumidor poderá ter preferência pela comunicação por redes sociais, app, site, telefone, e-mail, entre outros meios.

Com uma abordagem figital, você terá uma presença forte em todos os canais possíveis e um atendimento ao cliente muito mais eficiente.

📘 Confira o e-book: Guia completo de atendimento ao cliente

Já deu para notar que o figital não é apenas uma moda, é uma mudança de comportamento que precisa ser considerada no seu plano de negócio. Quer conhecer outras tendências do e-commerce que podem ajudar a sua empresa a crescer? Então, não deixe de fazer o download do nosso relatório anual:

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Como adaptar o seu negócio ao figital?

Após descobrir o que é figital, provavelmente você quer saber como implementar esse método em sua empresa, certo? Por isso, trouxemos nove estratégias e ferramentas para você começar.

Mas lembre-se: não é preciso implementar todas de uma vez, pois nem tudo vai funcionar para o seu negócio. Então, confira e escolha as mais relevantes para a sua empresa:

1. Chatbot

O chatbot é um robô de conversação que consegue responder às mensagens dos clientes de forma natural e resolver as dúvidas mais comuns com rapidez. Dessa forma, não é preciso alocar um atendente para responder questões mais recorrentes.

Com isso, você consegue oferecer suporte imediato e com qualidade em qualquer hora do dia, de domingo a domingo. Um exemplo do uso de chatbot é quando entramos em um site e, em seguida, sobe uma janela em nossa tela com a seguinte mensagem: “Oi, sou (nome) e gostaria de te ajudar. O que você precisa?”.

Graças a esse programa automatizado, você consegue poupar tempo dos colaboradores e acelerar suas estratégias figital.

💡 Saiba mais: 10 melhores ferramentas de chat para site

2. ERP

Um sistema ERPEnterprise Resource Management ou Sistema de Gestão Empresarial, no português — serve para integrar todas as áreas da empresa e automatizar seu gerenciamento. Ele oferece recursos como emissão de notas fiscais, controle de vendas e organização financeira em larga escala, facilitando o trabalho de todas as áreas.

Em operações híbridas, como o figital, ele é uma solução necessária para agilizar processos e otimizar o tempo da equipe. Com um ERP, você consegue centralizar todos os dados do negócio em um único sistema e garantir que as informações estejam integradas nos meios físicos e digitais.

💡 Saiba mais: Vantagens de utilizar um ERP

3. Business Intelligence (BI)

Business Intelligence ou Inteligência de Negócios é uma estratégia que consiste em coletar dados, processá-los e interpretá-los para guiar a tomada de decisão na empresa. Considerando todo o esforço que a estratégia omnichannel exige, esse é um recurso fundamental para entender o desempenho da sua abordagem figital e seguir na direção correta.

Afinal, você vai precisar de relatórios claros e dashboards (painéis visuais) intuitivos para analisar a performance de todos os canais, entender o comportamento do seu cliente e acompanhar os resultados financeiros do negócio.

4. CRM

O CRMCustomer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, no portuguêsé um sistema usado para analisar todas as interações com os consumidores, gerenciar os contatos e antecipar necessidades. No contexto figital, ele ajuda você a concentrar todas as informações dos clientes no mesmo sistema e acompanhar de perto a evolução dos contatos.

Quando forem lançadas promoções ou descontos, por exemplo, será possível segmentar a comunicação de acordo com o público-alvo e, assim, ter taxas de conversão maiores.

Além disso, um CRM atualizado e integrado garante que seus clientes não tenham que repetir dados ao acessar novos canais de atendimento, pois todas as áreas da empresa terão acesso às mesmas informações.

5. Headless Commerce

Outra forma de aplicar o figital na sua empresa é adotando um sistema headless commerce ou “comércio sem cabeça”, em português. Trata-se de uma solução de comércio omnichannel na qual o back-end e o front-end do site são separados, embora integrados através de APIs.

No caso, o back-end é a parte oculta do sistema, onde são inseridos os códigos que determinam seu funcionamento. Já o front-end é a parte visível, onde são construídos os layouts e interfaces com os quais você interage na tela.

No headless commerce, essas duas dimensões do sistema funcionam de forma independente, mas ficam totalmente integradas. Assim, fica mais fácil adaptar os sites e apps da empresa aos diferentes canais digitais e personalizar a parte visual sem afetar a programação.

6. Compra online e retirada na loja

Uma das estratégias mais conhecidas quando pensamos no serviço de figital é a compra feita no site e retirada em uma loja física. Para isso, você deve oferecer a opção de entrega nos chamados pontos de retirada — locais em que os clientes podem buscar um produto que compraram pela internet.

Esse modelo faz com que o cliente tenha mais liberdade para decidir quando irá receber o seu pedido e evita que ele tenha gastos com o frete — e ainda gera economia em transporte para a empresa.

Para quem utiliza a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, um app que tem integração direta desse tipo de serviço com sua loja é o da Kangu. Por meio da rede de parceiros conectados por essa empresa, é possível oferecer pontos de retirada para seu e-commerce sem precisar fazer contato com várias lojas em bairros diferentes para oferecer opções aos seus clientes.

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7. Live streaming

Provavelmente você já ouviu falar em serviços de streaming e deve saber que ele consiste em transmissões de dados, sejam eles de áudio ou vídeo, por computadores ou smartphones. Por isso, quando falamos em live streaming, é basicamente o consumo de conteúdos sem a necessidade de downloads.

Trazendo esse conceito para o mundo figital, é possível conseguir o acesso aos seus conteúdos por muito mais clientes do que o esperado, tudo isso com informações em tempo real para as mais variadas regiões.

📹 Veja também: Dicas para vender no live commerce

8. Realidade aumentada

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor o virtual com o real. Um exemplo é quando uma marca de tintas oferece ao consumidor um aplicativo no qual ele consegue visualizar como irá ficar uma parede pintada com as cores disponíveis no catálogo.

Outro exemplo é quando uma loja de móveis insere um catálogo inteiro dentro do app de RA e permite que os clientes visualizem como vão ficar os produtos dentro de sua residência.

São táticas que exigem muito planejamento e uma equipe de desenvolvimento, mas que representam um grande diferencial para a sua empresa no modelo figital.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode utilizar o aplicativo AppAR para adicionar a tecnologia de realidade aumentada aos seus produtos. Com ele, seus clientes conseguem visualizar produtos virtuais em seu próprio espaço, como em casa ou no escritório.

9. QR Code

Quem nunca utilizou um QR Code para ver um cardápio, pagar uma conta ou até mesmo acessar algum site desconhecido, não é mesmo? Essa é uma experiência já conhecida no mercado digital, mas que segue em alta e pode ser usada no figital.

O maior exemplo são promoções e campanhas anunciadas por meio de QR Code dentro da loja física que levam diretamente ao site ou às redes sociais da sua empresa. Da mesma forma, é uma opção interessante para facilitar os pagamentos. Se você quer usar esse recurso na sua empresa, use nosso Gerador de QR Code gratuito!

Gostou de saber mais sobre o figital?

Entendeu o que é figital e como a mistura entre físico e digital está ditando tendências no mercado? Como vimos, existem várias estratégias e ferramentas que ajudam você a entrar nessa tendência.

Agora, que tal colocar essa estratégia em prática com uma plataforma preparada para o omnichannel? Chegou o momento de criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop! Crie seu e-commerce do zero e veja como é fácil vender online com nossos recursos. 🤩

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre figital

Figital é um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente que as empresas utilizam para integrar canais online e offline e criar uma experiência mais completa para o consumidor, para além das vendas tradicionais.

As estratégias e ferramentas que ajudam você a implementar o figital são: chatbot, ERP, Business Intelligence (BI), CRM, Headless Commerce, live streaming, compra online e retirada na loja, realidade aumentada e QR Code.

As principais vantagens de adotar o figital são o aumento das vendas, mais proximidade com o cliente e maior eficiência na gestão.

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