O que é e como funciona o streaming? [guia completo]

Por: Talitha Adde

Imagem que representa de forma abstrata o que é streaming

Aqui você encontra:

Streaming é a tecnologia que permite transmitir e acessar conteúdos em qualquer dispositivo conectado à internet, sem a necessidade de download. Os materiais são acessados sob demanda e podem ser vídeos, áudios, imagens e outros.


Não é novidade que as lojas virtuais tiveram um crescimento expressivo durante a pandemia do novo coronavírus: o Brasil registrou um aumento médio de 400% por mês no número de abertura de e-commerces em 2020. Depois dessa expansão, outra tendência ganhou força: a transmissão ao vivo. Mas o que é o streaming e como ele funciona?

Hoje, vamos te mostrar tudo sobre essa tecnologia que pode te ajudar a promover a sua marca e vender mais e melhor pela internet. Então, vamos lá!

O que é streaming?

Streaming é uma forma de transmissão de conteúdo digital de maneira instantânea, em que as informações não são armazenadas pelo usuário em seu computador, dispositivo móvel (celulares e tablets) ou smart TV.

A tecnologia se destaca por enviar dados em um fluxo contínuo, sem que seja necessário esperar pelo download do conteúdo.

Os arquivos transmitidos com mais frequência envolvem imagem e áudio, o que inclui vídeos e músicas. No entanto, o streaming pode incluir também a divulgação de texto e até mesmo apresentações de slides.

Por conta da sua popularidade, a tecnologia tem feito bastante sucesso entre empresas como forma de atingir o público durante o lançamento de novos produtos.

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Como funciona o streaming?

O streaming funciona por meio de uma troca de dados constante entre um dispositivo móvel e um servidor.

Vamos entender na prática: quando você dá o play em um filme em um streaming de vídeo, como a Netflix, o Globo Play ou a Amazon Prime, o dispositivo que você está acessando — smartphone ou smart TV, por exemplo — envia um pedido para o servidor, em que aquele conteúdo está armazenado mandar os dados de imagem e som.

Como o objetivo é assistir em tempo real, o arquivo é dividido em pequenos pacotes e enviado separadamente pela rede. Assim que um dispositivo recebe esses pacotes, o player irá juntá-los em seu formato original.

Tudo certo até aqui? Então, vamos conhecer as vantagens dessa tecnologia.

Quais são os benefícios do streaming?

Agora que descobrimos o que é streaming e como ele funciona, veja por que utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio:

1. Conteúdo transmitido em tempo real

Com o streaming, os seus clientes não precisam receber o conteúdo inteiro para poder assistir às principais novidades do seu negócio. Essa, por sinal, é a maior diferença para o download de um conteúdo.

No caso de baixar um arquivo de vídeo ou música, o usuário precisa esperar o servidor enviar todos os dados ao dispositivo para conseguir ver ou ouvir o conteúdo. Além disso, o arquivo fica armazenado no aparelho que você baixou o conteúdo, o que pode ocupar bastante espaço.

Já com uma tecnologia de streaming, o arquivo fica armazenado no servidor da plataforma — o que não afeta a memória interna do dispositivo móvel.

2. Acesso de qualquer lugar

Como a transmissão do streaming é feita pela internet, o seu conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar. Isso permite que mais pessoas conheçam a sua marca e fiquem por dentro de todos os lançamentos.

Para que tudo funcione bem, o requisito mínimo e indispensável para acessar alguma plataforma de streaming é ter um dispositivo conectado à internet.

3. Promoção de produtos

Devido à facilidade em produzir e consumir conteúdo em streaming, a tecnologia possibilita que tutoriais, lançamentos de produtos, workshops e palestras sejam compartilhados com um alto número de pessoas.

Nesse sentido, a rede de franquias de óculos Chilli Beans, por exemplo, utilizou o YouTube Live para lançar uma nova coleção assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch.;

No evento Chilli Beans Live Circus, que aconteceu em agosto de 2020, a plataforma de e-commerce da marca foi integrada ao YouTube, possibilitando que consumidores comprassem em tempo real os produtos apresentados por celebridades como Isis Valverde, Marco Luque e Alok.

💡 Saiba mais: O que vender na internet? 10 ideias de produtos para o seu e-commerce

4. Mais transparência

Diferente dos conteúdos de vídeos já editados, o streaming, por quase sempre ser transmitido ao vivo no contexto de vendas, não permite nenhum corte ou manipulação, o que acaba demonstrando mais transparência por parte da empresa.

Consequentemente, a sua marca ganha mais credibilidade junto aos seus clientes, além de promover mais engajamento.

5. Maior taxa de conversão

O fato de um evento via streaming descartar a necessidade de um espaço físico para anunciar um lançamento, pode aumentar a sua taxa de conversão.

Isso porque essa é uma maneira diferente de apresentar os seus produtos para um vasto público, além de servir como um bom atrativo de divulgação para a empresa.

A Apple, por exemplo, todo ano realiza um evento online para comunicar as suas novidades ao público.

Assim, mais do que apenas a imprensa e a crítica especializada, a marca consegue fazer com que o mundo inteiro tenha acesso a esse momento e, desse modo, aumenta as vendas.

O que é shopstreaming?

Shopstreaming significa utilizar a tecnologia da transmissão com o objetivo de promover vendas online.

Sendo assim, enquanto você apresenta determinados produtos da sua loja virtual durante uma transmissão ao vivo, o seu cliente pode interagir, tirar dúvidas e, em poucos cliques, fechar uma compra.

Para melhor exemplificar essa estratégia podemos voltar ao exemplo da Chilli Beans Live Circus. O evento, que tinha como principal objetivo promover as vendas online em tempo real, foi também uma tentativa de atrair mais consumidores para as lojas físicas com descontos exclusivos.

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Quando é indicado fazer shopstreaming?

Não existe um momento específico indicado para fazer uma transmissão ao vivo de vendas, mas o formato de shopstreaming começou a ser muito utilizado pelo varejo em 2020.

Uma das primeiras grandes empresas nacionais a investir no formato foi a Americanas. A rede lançou, no final de junho do ano passado, a Americanas Ao Vivo.

Durante a transmissão, uma celebridade com destaque em seu respectivo mercado faz lives reviews para o público, com demonstrações de produtos no app da marca.

No primeiro episódio, a comunicadora Camila Coutinho, uma das primeiras influenciadoras digital de moda do Brasil, apresentou seus produtos favoritos de maquiagem, dando dicas de aplicação, sugestões de compras e tendências da categoria.


Nesta linha, a fabricante de chocolates brasileira Dengo, também adotou o modelo de shopstreaming como alternativa ao fechamento das lojas.

Para incentivar as compras do Dia das Mães, os vendedores da marca realizaram vídeos em streaming contínuos para “receber” o cliente no espaço virtual e tirar todas as dúvidas em relação aos produtos.

Sendo assim, o céu é o limite para utilizar o shopstreaming e promover o seu negócio. Com o recurso, você pode:

  • Fazer o lançamento de uma nova coleção;
  • Realizar promoções da sua loja;
  • Promover um bate-papo para conhecer melhor seus clientes.

Lembre-se de que oferecer informações de relevância e qualidade para os espectadores é fundamental!

💡 Saiba mais: 11 dicas para fazer transmissões ao vivo nas redes sociais

Plataformas de streaming

Escolher uma boa plataforma de streaming é um passo importante para começar a investir neste tipo de formato. Por isso, é preciso selecionar aquela que ofereça tudo que é necessário para colocar a divulgação do seu negócio no ar!

Conheça agora algumas plataformas de streaming para transmissão online:

1. Facebook Live

Pelo aplicativo do Facebook, é possível realizar transmissões em tempo real de um jeito intuitivo e gratuito.

Como fazer streaming no Facebook?

Para fazer streaming no Facebook, basta entrar na sua página ou perfil na rede social (seja pelo computador ou pelo celular), clicar na área de compartilhamento de status, selecionar a opção “Vídeo ao Vivo” e começar a transmitir.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

2. “Ao Vivo” do Instagram

Para o “Ao Vivo” do Instagram, você precisa somente de um celular e uma boa conexão de internet.

Como fazer streaming no Instagram?

O processo para fazer streaming no Instagram é o mesmo do Facebook: entre no seu perfil ou página da sua loja no app, clique na área de compartilhamento de Stories, no canto esquerdo, e selecione a opção “Ao Vivo”.

Com o recurso, você tem até 59 minutos para fazer a sua transmissão, de forma gratuita. 

💡 Confira: Como vender pelo Instagram: guia definitivo 2021

3. YouTube Live

Para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube é necessário ter, no mínimo, mil inscritos no canal. Tendo isso como critério, a plataforma te dá a possibilidade de compartilhar o conteúdo da transmissão ao vivo com mais dez participantes.

Como fazer streaming no YouTube?

Para ativar o streaming no YouTube, basta:

  • Ir ao canto superior direito da sua tela e, no ícone “Criar um novo novo vídeo ou postagem”, selecionar “Transmitir ao vivo”;
  • Em seguida, você será redirecionado para uma nova página, em que é possível ativar a função de live;
  • Agora, coloque todos os dados solicitados pelo YouTube e, em 24 horas, a conta estará pronta para fazer vídeos ao vivo em seu canal.

Caso você já tenha essa função ativa na sua conta, siga os passos a seguir:

  • Acesse o site do YouTube;
  • Clique no ícone da câmera e, depois, em “Transmissão ao vivo”;
  • A rede social vai abrir uma janela pedindo para que você informe o nome da transmissão, defini-la como Pública (para todos), Privada (só quem tem o link pode acessar) ou Particular (fechada apenas para você) e uma opção para criar uma transmissão agendada;
  • Feitos os ajustes, clique em “Próximo”;
  • O YouTube irá iniciar uma contagem regressiva de três segundos para gerar uma miniatura para a transmissão usando sua câmera como fonte.

💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?

4. OBS Studio

O OBS Studio é um programa utilizado para transmissão de vídeos ao vivo na internet, sendo possível incluir múltiplas câmeras, trilha sonora, efeitos visuais e textos nas lives.

Além disso, a ferramenta permite a integração com outras plataformas como YouTube, Facebook e Twitch.

👉 Veja um tutorial de como o OBS Studio funciona.

5. Zoom

O app de videoconferência que ganhou notoriedade durante a pandemia permite também a função de streaming.

Com o Zoom, você consegue gravar as suas lives e disponibilizá-las para visualização depois que o evento acabar.

Além disso, você também tem a chance de transmitir os seus eventos em outras plataformas digitais como o YouTube e o Facebook.

Veja um tutorial de como funciona a plataforma, em inglês:

4 métricas para medir o desempenho do streaming

Saber mensurar o sucesso da sua transmissão ao vivo é uma etapa importante para que, cada vez mais, a sua loja consiga atrair clientes para as suas ações.

Veja quatro métricas para medir o desempenho do streaming:

1. Taxa de reprodução (ou visualizações)

Essa métrica, em conjunto com outros números, pode ser o primeiro passo para mensurar se a sua transmissão ao vivo deu certo ou não.

Se um número muito baixo de pessoas visualizarem o seu streaming, você dificilmente terá um número significativo de audiência. Por outro lado, um alto número de views deixa claro que o seu conteúdo pode ser engajador e atingir as pessoas certas.

2. Pico de simultâneos

Corresponde ao momento em que o seu streaming conseguiu ter mais visualizações simultâneas durante a transmissão.

Sendo assim, essa métrica permite ter uma visão do momento que mais interessa aos consumidores dentro do cronograma da transmissão ao vivo.

A análise desse pico também permite identificar o perfil do público que você está alcançando e compará-la com os pontos principais de outras transmissões.

3. Tempo de reprodução

Essa métrica representa a quantidade de minutos ou segundos que o seu público consumiu do seu conteúdo ao vivo.

Esse número representa o quanto o seu conteúdo é interessante para o público que você está alcançando — ou tentando alcançar. Quanto maior o tempo de reprodução, mais interessados os usuários.

4. Nível de interação

Mostra o número de vezes que o seu conteúdo foi compartilhado. Essa métrica é importante, já que mostra informações sobre a forma como o seu público interage com o seu vídeo em streaming.

O nível de interação também é importante para mensurar se a sua audiência teve uma boa experiência com o seu conteúdo.

Para conferir essa métrica no Facebook, você deve acessar o Facebook Insights.

💡 Saiba mais: O que é Facebook Insights e como usá-lo para ajudar seu negócio

Já no YouTube, para acompanhar o desempenho das suas transmissões ao vivo, você deve acessar o YouTube Analytics.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

Resumo

Não existem dúvidas de que investir no streaming seja importante para o seu negócio, tanto para aumentar o seu número de vendas (com o shopstreaming), quanto para ampliar o alcance de divulgação da sua loja virtual.

Antes de terminar, vamos fazer uma revisão:

O que é streaming?

Streaming é uma forma de transmissão de conteúdo digital de maneira instantânea, em que as informações não são armazenadas pelo usuário em seu computador ou dispositivo móvel.

Como funciona o streaming?

O streaming funciona por meio de uma troca de dados constante entre um dispositivo e um servidor.

Principais vantagens do streaming

Os principais benefícios da transmissão ao vivo são:

  • Conteúdo transmitido em tempo real;
  • Acesso de qualquer lugar;
  • Fácil compartilhamento do conteúdo;
  • Maior taxa de conversão;
  • Mais transparência.

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