O que é e como fazer streaming

Se você já pensou que seria interessante para o seu negócio conhecer melhor seus clientes, convidá-los para um bate-papo online utilizando o streaming pode ser uma boa forma de fazer isso. Além da presença nas redes sociais, esta modalidade vem ganhando destaque entre empresas que buscam inovar na forma como se relacionam com seu público-alvo. Neste artigo, vamos ensiná-lo como utilizar este recurso.

O que é streaming?

Basicamente, streaming significa fazer uma transmissão em tempo real para um determinado público através da internet, utilizando seu computador ou dispositivo móvel.

Diferentemente de disponibilizar um arquivo para download, você pode pensar no streaming como sendo parecido com um programa de TV ao vivo, em que os espectadores também podem participar caso desejem.

Além da plataforma de streaming mais conhecida, chamada Livestream, já existem na internet diversas outras opções com a mesma função, como o Youtube Live, o Google Hangouts e o Periscope. Essas ferramentas têm se tornado populares principalmente entre políticos e famosos, mas também entre grandes empresas como forma de atingir um grande público durante o lançamento de novos produtos.

Recentemente, o Facebook também lançou sua ferramenta de streaming, chamada Live. Contudo, por enquanto essa opção está disponível apenas para algumas marcas e pessoas. Apesar de ainda não haver uma data, a expectativa é que ela seja “liberada” para o público geral em breve.

Google Hangouts

Barack Obama fazendo streaming via Google Hangouts

Quando é indicado fazer streaming?

Antes de pensar se vale a pena utilizar esse recurso, ponha-se sempre no lugar dos compradores e imagine se você teria interesse em assistir sua transmissão. Por isso, invista em um conteúdo que gere valor e incentive seu cliente a assisti-lo.

Você pode fazer streaming para divulgar o lançamento de uma nova coleção, promoções da sua loja ou mesmo um bate-papo para conhecer melhor seus clientes. Lembre-se que oferecer informações de relevância e qualidade para os espectadores é fundamental.

Se você possui uma loja de moda, por exemplo, poderá fazer um streaming com os lançamentos da estação e ainda aproveitar para dar alguma consultoria, mostrando no final do vídeo como combinar estampas ou cores.

Como fazer?

A forma mais simples de fazer streaming ao vivo é utilizando a ferramenta Hangouts on Air, do Google. Para isso, você só precisa ter uma conta no Google+ e utilizar seu e-mail do Gmail.

Para criar o evento acesse a página do Hangouts on Air e clique em “Criar um Hangout on Air”.

Como criar um hangout on air

Coloque nome e descrição fáceis de identificar na sua transmissão, insira data e horário em que ela vai começar e selecione o público. Nesse momento você pode decidir se o streaming estará disponível para qualquer pessoa ou somente para convidados.

Criar um hangout on air

Copie o link do evento criado e envie para seus clientes ou pessoas que você deseja convidar. Se você também possui uma conta vinculada no Youtube, a transmissão aparecerá no seu canal.

Como fazer um hangout on air

No momento de começar a transmissão ao vivo, basta acessar o link e clicar em “Iniciar”. Indicamos também que você habilite a opção Q&A para que os espectadores possam fazer perguntas.

Se preferir, você pode optar por gravar a transmissão e disponibilizá-la para as pessoas que queiram assisti-la diretamente no seu canal do YouTube.

Resumo

A maior vantagem do streaming é que ele permite que você veja e converse com seus clientes ou público-alvo facilmente, mesmo que estejam em outras cidades ou fora do Brasil.

Essa é uma tendência que vem crescendo entre as empresas e você também pode utilizar tal recurso para promover sua loja online.

E se você ainda não possui um e-commerce, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite!


O que você achou desse conteúdo?


Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


    o-que-e-como-fazer-streaming