O que é streaming, como fazer e quais plataformas usar?

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Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Streaming é a tecnologia que permite a transmissão de áudio, vídeo ou outros tipos de mídia pela internet em tempo real, sem a necessidade de fazer download do conteúdo;
  • As principais plataformas de streaming são Facebook Live, Ao vivo do Instagram, YouTube Live, OBS Studio, Twitch e Zoom;
  • Cada vez mais empresas utilizam as transmissões ao vivo para vender. E, na Nuvemshop, os lojistas podem fazer o shopstreaming usando os aplicativos Mimo Live Sales e StreamShop.

O e-commerce só cresce no Brasil e, com ele, a tendência de vender por meio de transmissões ao vivo. Mas, afinal, você sabe o que é o streaming e como essa tecnologia pode ajudar a promover a sua marca na internet?

Se a sua resposta foi “não”, não se preocupe! Neste artigo, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre streaming para vender mais e melhor usando esse recurso no seu negócio. Vamos lá?

📹 Veja também: Como fazer lives e vender mais

O que é streaming?

Streaming é uma forma de transmissão de conteúdo digital de maneira instantânea, em que as informações não são armazenadas pelo usuário em seu computador, dispositivo móvel (celulares e tablets) ou smart TV.

Ou seja, a tecnologia permite enviar dados, como áudio, vídeo ou outros tipos de mídia em um fluxo contínuo pela internet, sem a necessidade de fazer download completo do conteúdo antes de começar a usá-lo.

Por conta da sua popularidade, o streaming tem feito bastante sucesso entre empresas como forma de atingir o público durante o lançamento de novos produtos. Nesse caso, a estratégia também pode ser conhecida como live commerce ou shopstreaming, como veremos a seguir.

💡 Saiba mais: O que é live shop e como fazer no Instagram e no e-commerce?

Como funciona o streaming?

O streaming funciona por meio de uma troca de dados constante entre um dispositivo móvel e um servidor.

Vamos entender na prática: quando você dá o play em um filme em um streaming de vídeo, como a Netflix, o Globo Play ou a Amazon Prime, o dispositivo que você está acessando — smartphone ou smart TV, por exemplo — envia um pedido para o servidor, em que aquele conteúdo está armazenado mandar os dados de imagem e som.

Como o objetivo é assistir em tempo real, o arquivo é dividido em pequenos pacotes e enviado separadamente pela rede. Assim que um dispositivo recebe esses pacotes, o player irá juntá-los em seu formato original e você poderá consumir a mídia.

O que é shopstreaming?

Shopstreaming é uma combinação de “shopping” (compras) e “streaming” (transmissão ao vivo), onde produtos são promovidos e vendidos em tempo real através de transmissões ao vivo.

Durante o streaming, um apresentador ou influenciador mostra os produtos. Enquanto isso, os espectadores podem interagir, tirar dúvidas e, em poucos cliques, fechar uma compra por meio de links ou botões de compra integrados na transmissão.

O formato começou a ser muito utilizado pelo varejo em 202. Uma das primeiras grandes empresas nacionais a investir no formato foi a Americanas com o evento Americanas Ao Vivo, mas, atualmente, várias empresas já adotaram a estratégia.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode vender por meio de transmissões ao vivo usando os aplicativos Mimo Live Sales e StreamShop. Os apps permitem transmitir lives de produtos e serviços com interação via chat, aumentando a interatividade — e as vendas — do seu e-commerce.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais são os benefícios do streaming?

Agora que descobrimos o que é streaming e como ele funciona, veja por que utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio:

1. Conteúdo transmitido em tempo real

Com o streaming, os seus clientes não precisam receber o conteúdo inteiro para poder assistir às principais novidades do seu negócio. Essa, por sinal, é a maior diferença para o download de um conteúdo.

No caso de baixar um arquivo de vídeo ou música, o usuário precisa esperar o servidor enviar todos os dados ao dispositivo para conseguir ver ou ouvir o conteúdo. Além disso, o arquivo fica armazenado no aparelho que você baixou o conteúdo, o que pode ocupar bastante espaço.

Já com uma tecnologia de streaming, o arquivo fica armazenado no servidor da plataforma — o que não afeta a memória interna do dispositivo móvel.

2. Acesso de qualquer lugar

Como a transmissão do streaming é feita pela internet, o seu conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar. Isso permite que mais pessoas conheçam a sua marca e fiquem por dentro de todos os lançamentos.

Para que tudo funcione bem, o requisito mínimo e indispensável para acessar alguma plataforma de streaming é ter um dispositivo conectado à internet, o que já é uma realidade de quase todos os consumidores brasileiros.

3. Promoção de produtos

Devido à facilidade em produzir e consumir conteúdo em streaming, a tecnologia se tornou uma grande aliada na hora de promover produtos. Isso porque os itens podem ser mostrados em uso, ajudando os consumidores a entender melhor suas funcionalidades e benefícios.

Além disso, é comum que as empresas ofereçam ofertas exclusivas disponíveis apenas durante a transmissão, o que incentiva as compras imediatas e aumenta o faturamento do negócio com a estratégia.

💡 Saiba mais: O que vender na internet? Melhores ideias de produtos para o seu e-commerce

4. Mais transparência

Diferente dos conteúdos de vídeos já editados, o streaming, por quase sempre ser transmitido ao vivo no contexto de vendas, não permite nenhum corte ou manipulação, o que acaba demonstrando mais transparência por parte da empresa.

Consequentemente, a sua marca ganha mais credibilidade junto aos seus clientes, além de promover mais engajamento.

5. Maior taxa de conversão

O fato de um evento via streaming descartar a necessidade de um espaço físico para anunciar um lançamento, pode aumentar a sua taxa de conversão. Isso porque essa é uma maneira diferente de apresentar os seus produtos para um público ainda maior.

A Apple, por exemplo, todo ano realiza um evento online para comunicar as suas novidades ao público. Assim, mais do que apenas a imprensa e a crítica especializada, a marca consegue fazer com que o mundo inteiro tenha acesso a esse momento e, desse modo, aumenta as vendas.

Quando é indicado fazer shopstreaming ou live commerce?

Não existe um momento certo para fazer uma transmissão ao vivo de vendas. Mas, geralmente, essa pode ser uma boa opção para promover eventos específicos, como:

  • Fazer o lançamento de uma nova coleção;
  • Em campanhas sazonais, como a Black Friday;
  • Realizar promoções de queima de estoque;
  • Promover um bate-papo para conhecer melhor seus clientes.

Em todos os casos, lembre-se de que oferecer informações de relevância e qualidade para os espectadores é fundamental, ok?

💡 Saiba mais: 11 dicas para fazer transmissões ao vivo nas redes sociais

Plataformas de streaming

Escolher uma boa plataforma de streaming também é um passo importante para começar a investir neste tipo de formato. Por isso, é preciso selecionar aquela que ofereça tudo que é necessário para colocar a divulgação do seu negócio no ar!

Conheça agora algumas plataformas de streaming para transmissão online:

1. Facebook Live

Pelo aplicativo do Facebook, é possível realizar transmissões em tempo real de um jeito intuitivo e gratuito.

Como fazer streaming no Facebook?

Para fazer streaming no Facebook, basta entrar na sua página ou perfil na rede social (seja pelo computador ou pelo celular), clicar na área de compartilhamento de status, selecionar a opção “Vídeo ao Vivo” e começar a transmitir.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

2. “Ao Vivo” do Instagram

Para o “Ao Vivo” do Instagram, você precisa somente de um celular e uma boa conexão de internet.

Como fazer streaming no Instagram?

O processo para fazer streaming no Instagram é o mesmo do Facebook: entre no seu perfil ou página da sua loja no app, clique na área de compartilhamento de Stories, no canto esquerdo, e selecione a opção “Ao Vivo”.

💡 Confira: Como vender pelo Instagram

3. YouTube Live

Para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube é necessário ter, no mínimo, mil inscritos no canal. Tendo isso como critério, a plataforma te dá a possibilidade de compartilhar o conteúdo da transmissão ao vivo com mais dez participantes.

Como fazer streaming no YouTube?

Para ativar o streaming no YouTube, basta:

  • Ir ao canto superior direito da sua tela e, no ícone “Criar um novo novo vídeo ou postagem”, selecionar “Transmitir ao vivo”;
  • Em seguida, você será redirecionado para uma nova página, em que é possível ativar a função de live;
  • Agora, coloque todos os dados solicitados pelo YouTube e, em 24 horas, a conta estará pronta para fazer vídeos ao vivo em seu canal.

Caso você já tenha essa função ativa na sua conta, siga os passos a seguir:

  • Acesse o site do YouTube;
  • Clique no ícone da câmera e, depois, em “Transmissão ao vivo”;
  • A rede social vai abrir uma janela pedindo para que você informe o nome da transmissão, defini-la como Pública (para todos), Privada (só quem tem o link pode acessar) ou Particular (fechada apenas para você) e uma opção para criar uma transmissão agendada;
  • Feitos os ajustes, clique em “Próximo”;
  • O YouTube irá iniciar uma contagem regressiva de três segundos para gerar uma miniatura para a transmissão usando sua câmera como fonte.

💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?

4. OBS Studio

O OBS Studio é um programa utilizado para transmissão de vídeos ao vivo na internet, sendo possível incluir múltiplas câmeras, trilha sonora, efeitos visuais e textos nas lives.

Além disso, a ferramenta permite a integração com outras plataformas como YouTube, Facebook e Twitch.

👉 Veja um tutorial de como o OBS Studio funciona.

5. Zoom

O app de videoconferência que ganhou notoriedade durante a pandemia permite também a função de streaming. Com o Zoom, você consegue gravar as suas lives e disponibilizá-las para visualização depois que o evento acabar.

Além disso, você também tem a chance de transmitir os seus eventos em outras plataformas digitais como o YouTube e o Facebook.

💡 Saiba mais: Screencast: o que é, passo a passo para fazer e ferramentas

6. Twitch

A Twitch é uma plataforma de streaming focada na transmissão de games e jogos que faz sucesso na internet.  É possível transmitir partidas esportivas e de videogame por meio do site, do aplicativo e também dos consoles Xbox e PS5.

4 métricas para medir o desempenho do streaming

Saber mensurar o sucesso da sua transmissão ao vivo é uma etapa importante para que, cada vez mais, a sua loja consiga atrair clientes para as suas ações.

Veja quatro métricas para medir o desempenho do streaming:

1. Taxa de reprodução (ou visualizações)

Essa métrica, em conjunto com outros números, pode ser o primeiro passo para mensurar se a sua transmissão ao vivo deu certo ou não.

Se um número muito baixo de pessoas visualizarem o seu streaming, você dificilmente terá um número significativo de audiência. Por outro lado, um alto número de views deixa claro que o seu conteúdo pode ser engajador e atingir as pessoas certas.

2. Pico de simultâneos

Corresponde ao momento em que o seu streaming conseguiu ter mais visualizações simultâneas durante a transmissão. Assim, essa métrica permite ter uma visão do momento que mais interessa aos consumidores dentro do cronograma da transmissão ao vivo.

A análise desse pico também permite identificar o perfil do público que você está alcançando e compará-la com os pontos principais de outras transmissões.

3. Tempo de reprodução

Já o tempo de reprodução representa a quantidade de minutos ou segundos que o seu público consumiu do seu conteúdo ao vivo.

Esse número representa o quanto o seu conteúdo é interessante para o público que você está alcançando — ou tentando alcançar. Quanto maior o tempo de reprodução, mais interessados os usuários.

💡Saiba mais: MMR: o que é e como calcular o KPI de receita recorrente?

4. Nível de interação

Por fim, o nível de interação mostra o número de vezes que o seu conteúdo foi compartilhado. Essa métrica é importante, já que mostra informações sobre a forma como o seu público interage com o seu vídeo em streaming.

O nível de interação também é importante para mensurar se a sua audiência teve uma boa experiência com o seu conteúdo.

Para conferir essa métrica no Facebook, você deve acessar o Facebook Insights. Já no YouTube, acesse o YouTube Analytics.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

Pronto para fazer streaming?

Depois deste artigo, não existem mais dúvidas de que investir no streaming é importante para o seu negócio, tanto para aumentar o seu número de vendas (com o shopstreaming), quanto para ampliar o alcance de divulgação da sua loja virtual.

Então, que tal fazer um streaming de vendas em um e-commerce próprio? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop ainda hoje! É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar! 💙

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Perguntas frequentes

Streaming é a tecnologia que permite a transmissão contínua de áudio, vídeo ou outros tipos de mídia pela internet em tempo real, sem a necessidade de fazer download completo do conteúdo antes de começar a usá-lo.

O streaming serve para transmitir e acessar conteúdo de mídia em tempo real pela internet. Isso pode ser usado para entretenimento (para assistir vídeos e séries), educação (aulas e cursos online ao vivo) e vendas (promovendo produtos por meio das transmissões ao vivo).

Os principais benefícios da transmissão ao vivo são que o conteúdo transmitido em tempo real, o acesso de qualquer lugar, o fácil compartilhamento do conteúdo, a maior taxa de conversão e mais credibilidade junto ao público.

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