Headless commerce: o que é e quais são os benefícios?

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carrinho de compras ao lado de notebook simboliza o headless commerce
Pontos principais do artigo:
  • Headless commerce é uma arquitetura que separa front-end e back-end no momento de estruturar um site;
  • A estratégia de headless commerce traz benefícios como flexibilidade, agilidade para implementar mudanças, facilidade de integração com apps e base de dados única para trabalhar com diversos canais de venda;
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Você sabe o que é headless commerce? O termo parece complicado à primeira vista, mas surgiu justamente para facilitar a vida de quem vende pela internet. Basicamente, é um tipo de solução de e-commerce construída para ser mais personalizável e flexível para a empresa.

Se você quer saber o que é headless commerce, quais vantagens ele traz para o seu negócio e exemplos de uso, aproveite o artigo completo que preparamos sobre essa tecnologia.

Mas, antes de iniciar a leitura, se você já vende online e está em busca de uma solução para crescer o seu negócio, a Nuvemshop é a melhor escolha para migrar. Conheça a Nuvemshop Next e esteja entre os grandes nomes do varejo online:

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O que é headless commerce?

Headless commerce, ou “comércio sem cabeça” em português, é uma abordagem tecnológica no e-commerce em que o back-end e o front-end são separados.

Neste tipo de arquitetura para comércio eletrônico, o front-end (parte visual do sistema que é apresentada ao usuário) e back-end (parte de um sistema que contém todos os códigos de programação) se comunicam por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), que funciona como uma “ponte” que conecta diferentes sistemas.

Com isso, os desenvolvedores de um site conseguem ter mais flexibilidade para inserir novas personalizações ou criar funcionalidades. Assim, as lojas virtuais podem oferecer uma experiência do usuário rica e cheia de inovação.

Nesse sentido, é importante saber que o back-end e o front-end funcionam de forma integrada no headless commerce, mas, ainda assim, são independentes. Para entender melhor sobre o assunto, confira os conceitos de back-end e front-end:

Back-end

Com o back-end, você tem toda a parte “oculta” do site e os códigos que determinam suas funcionalidades. Em outras palavras, é a programação utilizada no site, que serve como estrutura para o seu funcionamento.

O profissional programador ou desenvolvedor usa linguagens de programação como PHP ou Java para conectar todos os dados da empresa e implementar as regras de negócio. Mas, como tudo isso precisa de uma parte visual para ser apresentado, existe o front-end para criar as interfaces que serão utilizadas pelo consumidor.

Front-end

Já o front-end é a parte da plataforma que fica visível para os compradores, ou seja, é o template da sua loja virtual. O profissional da área fica responsável por criar um bom layout, que seja atrativo e permita a publicação de conteúdos em texto, vídeo, imagem, áudio, entre outros formatos.

Enquanto isso, os desenvolvedores, ou simplesmente devs, ficam responsáveis pela codificação, usando linguagens de programação como HTML e CSS.

Já o conteúdo é administrado através de um sistema chamado CMS (Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdo em português). Ele é usado para fazer toda a parte de edição, gerenciamento, publicação e modificação dentro de plataformas digitais.

Por isso, o front-end é a área responsável por proporcionar uma experiência única e completamente personalizada ao cliente. O objetivo é gerar reconhecimento de marca em qualquer ambiente online, seja um navegador da web ou dispositivo móvel.

No fim das contas, o front-end tem um papel fundamental para fidelizar clientes. Afinal, quem faz compras online sabe que a experiência dentro de um site pode modificar a nossa decisão de compra.

💡 Saiba mais: Como personalizar a experiência de compra?

Quais são os benefícios do headless commerce?

O uso do headless commerce oferece muitas as vantagens para empresas que buscam inovação e personalização do seu e-commerce. Veja, a seguir, as mais relevantes:

1. Maior possibilidade de customização

O ponto-chave do headless commerce é a possibilidade de customização dos layouts e funcionalidades da plataforma. Com a separação entre back-end e front-end, é possível fazer inúmeros testes e experimentar novos recursos sem comprometer a integridade dos códigos.

No entanto, é importante saber que a plataforma não precisa ser necessariamente headless para isto. A maioria das opções do mercado hoje permitem customizações avançadas de layout via código e criação de funcionalidades sob medida com integrações de APIs e aplicativos.

2. Flexibilidade

Ao ter acesso ao back-end e front-end de forma separada, é possível personalizar muito mais o seu site, já que, com esse tipo de arquitetura, um lado não fica dependente do outro e a contratação de profissionais para realizar o trabalho pode ser individualizada.

Além disso, existe maior flexibilidade para o time de desenvolvimento de site escolher as ferramentas que melhor atendem às necessidade da empresa, tanto para o back-end quanto para o front-end.

"O headless commerce também é bom porque não se prende a um tipo específico de tecnologia ou framework, então pode ser criado na linguagem que a pessoa tiver conhecimento."

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues
UI Designer na Nuvemshop

 

3. Agilidade para implementar mudanças

Como todas as alterações feitas no front-end podem ser realizadas de forma rápida, os programadores melhoram o tempo gasto em alterações de interface.

Isso possibilita que as estratégias de marketing e vendas da empresa sejam implementadas com mais agilidade e tragam resultados o mais rápido possível.

4. Facilidade de integração com aplicativos via API

Como citamos anteriormente, o uso do headless commerce permite o acréscimo de funcionalidades através da API, o que faz com que seu site fique mais completo e tenha todos os recursos que seu cliente precisa.

Você pode adicionar um novo método de envio, um sistema de pagamento, um template diferente, um app de chatbot (robô de conversação) e muito mais.

💡Saiba mais: Conheça as melhores ferramentas de chat online para e-commerce

5. Base de dados única para trabalhar em diferentes canais de venda

Por fim, o uso do headless commerce permite que a empresa ofereça uma experiência de compra em múltiplos canais (omnichannel) com estoque e sistemas únicos. Essa integração concentra tudo em uma só solução, poupando tempo e recursos do negócio.

Samuel Gonsales, especialista em omnichannel e e-commerce, fala sobre a importância de oferecer uma experiência de compra consistente para o consumidor, independentemente do canal que ele escolha para fazer compras:

“Ao lojista, cabe adequar as estratégias para padronizar preços em todos os canais de negócio e adequar as estratégias de marketing, vendas e planejamento.”

6. Melhora na performance e SEO

Com a maior flexibilidade oferecida pelo headless commerce, é possível otimizar e customizar todo o site com base nas particularidades do segmento da loja.

Por exemplo, se uma loja de decoração precisa apresentar imagens 3D ou 360º, a tecnologia vai permitir que isso seja implementado, de modo a atender a necessidade dos usuários e, consequentemente, impactar nas vendas.

Exemplos de uso do headless commerce

Agora que você conhece os principais conceitos envolvidos, deve estar se perguntando como funciona o headless commerce na prática.

Como vimos, o back-end e o front-end atuam de forma independente nesse sistema, porém se conectam a partir das APIs, que possibilitam integrações ou acessos com aplicações desenvolvidas por terceiros.

Inclusão de apps

Com o headless commerce, a plataforma permite que você adicione novas funções, plug-ins, apps e extensões à sua loja online com mais rapidez.

Um exemplo disso é a inclusão de um app de chat dentro do seu site que permita o contato direto com o usuário e agilize seu atendimento ao cliente.

Personalização do layout

Outro exemplo disso é a possibilidade de personalização do layout do seu site. Em situações de rebranding (reformulação da marca), por exemplo, é uma estratégia válida que pode proporcionar um novo impacto visual para o seu público.

Além disso, grandes marcas, como Nike, por exemplo, criam páginas que fogem do padrão, com vídeos, animações e interações exclusivas. Como é o caso da página inicial que apresenta um vídeo no banner:

 

Layout da Nike é exemplo de aplicação do headless commerce

Integração com tecnologias

É comum que grandes marcas invistam em tecnologias emergentes para destacar seu negócio em meio à concorrência. Um exemplo disso é a loja de móveis IKEA que utiliza a Inteligência Artificial para criar ambientes da casa em 3D, editáveis e realistas dos espaços.

Depois de criados, os ambientes podem ser editados e personalizados com produtos IKEA:

Solução de IA da Ikea representa exemplo de headless commerce

Tudo certo sobre headless commerce?

Como vimos ao longo do artigo, ao colocar esse modelo em prática no comércio eletrônico, você consegue adotar APIs e ferramentas que agilizam o trabalho dos desenvolvedores. Enquanto isso, os designers e a equipe criativa se concentram em elaborar as melhores ações de engajamento para gerar mais conversões e avaliações positivas.

Se você já vende online e quer personalizar seu site com autonomia e segurança, recomendamos que conheça a Nuvemshop Next. Essa plataforma para lojas com alto volume de vendas oferece estabilidade, opções de customização avançada e um gerente de contas para acompanhar seu negócio.

Agora, se você ainda não vende online e quer expandir os canais para se conectar com seus clientes, ter uma plataforma de e-commerce é o primeiro passo. Por isso, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e descubra todo o potencial que temos para fazer o seu negócio crescer.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre headless commerce

Headless commerce é um tipo de tecnologia na qual o back-end e o front-end são separados, embora integrados através de APIs.

O headless commerce oferece várias vantagens, incluindo a flexibilidade de criar interfaces de usuário personalizadas, a capacidade de se adaptar facilmente a novas tecnologias e dispositivos e a melhoria no desempenho e escalabilidade do site.

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