7 dicas eficazes para divulgar um produto na internet

imagem de prateleira de mercadorias, representando a divulgação de produtos.

Pontos principais do artigo: 

  • Um dos principais objetivos de trabalhar a divulgação de produtos é chamar a atenção do consumidor para o seu negócio, a fim de fidelizá-lo. Além disso, a promoção de mercadorias colabora para um aumento das vendas e do faturamento da empresa;
  • Algumas dicas para fazer propaganda de produtos são: saiba quem são os seus clientes, tenha um plano de marketing, use as rede sociais, invista em anúncios pagos, faça parcerias com influenciadores, divulgue cupons de desconto e monitore os resultados;
  • Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível integrar por meio de aplicativos o seu negócio com ferramentas de anúncios para criar campanhas eficazes e alcançar mais clientes.

Uma das maiores preocupações para quem acabou de abrir um negócio online é como fazer a divulgação de produtos. Afinal, de nada adianta colocar um site no ar, cadastrar os itens, definir meios de pagamento e envio, se os consumidores não ficarem sabendo o que vende em sua empresa.

Por isso, para lucrar, é preciso investir em ações de divulgação de produtos para o seu público-alvo.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste artigo, separamos sete estratégias para você trabalhar na promoção das mercadorias da sua loja virtual. Então, vamos lá?

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Por que trabalhar a divulgação de produtos?

Com tantas marcas e produtos no mercado, a concorrência é acirrada. Por isso, um dos principais objetivos de trabalhar a divulgação de produtos é chamar a atenção do consumidor para o seu negócio, a fim de fidelizá-lo.

Além disso, a promoção de mercadorias colabora para um aumento das vendas e do faturamento da empresa. Afinal, essa é a consequência quando se investe na divulgação da sua marca e em uma experiência do cliente positiva.

A seguir, veja as melhores estratégias para fazer a divulgação de produtos em seu e-commerce.

💡Saiba mais: Experiência do cliente: o que é e como melhorar?

Como fazer a divulgação de produtos?

Abaixo, veja como fazer a divulgação de produtos do seu negócio:

1. Saiba quem são os seus clientes

Não tem como criar uma estratégia de divulgação de produtos sem conhecer aqueles que vão comprar de você, não é? Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar o seu público-alvo.

Aqui, é importante entender qual a faixa de idade do seu comprador médio, que tipo de promoção o atrai, quais tipos de produtos são comprados, gênero, renda média, entre outros. Quanto mais questões você reunir, mais fácil será construir uma estratégia efetiva para a divulgação de produtos.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Tenha um plano de marketing

Um plano de marketing é um documento que descreve os detalhes de uma estratégia para atingir um objetivo da marca. No caso da divulgação de produtos, esse documento auxiliará na definição de orçamento e na criação de um cronograma para que a ação seja efetiva.

Com tudo estruturado, você poderá ter uma visão mais ampla e analítica a respeito das práticas que fazem, ou não, sentido para a sua empresa.

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3. Use as redes sociais

A presença em redes sociais se tornou uma necessidade para os negócios. Portanto, investir em campanhas de marketing para a divulgação de produtos nesses canais é algo que gera grandes retornos.

Nesse sentido, o consumidor costuma ser exigente com a experiência de compra e a qualidade, assim é importante produzir conteúdos excelentes e que façam a diferença.

No Instagram, por exemplo, poste fotos de qualidade e chamativas, mas não deixe de incluir um texto à imagem e um link que leve à sua loja virtual.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

4. Invista em anúncios pagos

Redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e navegadores de busca, como o Google, permitem criar campanhas e anúncios dos mais variados tipos.

Essa é uma forma poderosa de divulgar produtos, gerar cliques, vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.

Para ter sucesso com as campanhas, é essencial que você conheça bem a sua audiência e a linguagem com a qual ela se comunica. Saber, por exemplo, se ela consome mais vídeos ou fotos pode fazer toda a diferença.

💡Saiba mais: Como anunciar no Google?

5. Faça parcerias com influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores.

Esse grupo tem um forte potencial para ajudar a aumentar a divulgação de produtos. Isso porque os clientes gostam de receber dicas e saber a opinião dessas personalidades antes de fazerem as suas compras.

6. Divulgue cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é uma estratégia eficiente para atrair mais clientes e promover os seus produtos.

Uma ótima forma de utilizá-los é no fim de cada mês. Envie códigos por e-mail para a sua base de contatos ou faça postagem em suas redes sociais para movimentar a sua loja virtual.

Para não errar no cálculo dos descontos, você pode usar uma ferramenta para ajudar no processo. A Calculadora de desconto da Nuvemshop, por exemplo, é gratuita e permite que você calcule promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.

É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados. Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2 Pague 1” e “Leve 3 Pague 2”. Experimente agora mesmo e crie uma promoção atrativa sem perder lucros:

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7. Monitore os resultados

Por fim, é importante mencionar que, apesar de todas as dicas que demos aqui, você precisa acompanhar os resultados de suas campanhas e identificar qual de fato funciona para o seu negócio.

Nesse sentido, utilize ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, para acompanhar as visitas e ações dos usuários em sua loja virtual, e fique de olho nos relatórios gerados pelas próprias redes sociais do seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é Google Analytics 4 e o que muda nessa nova versão?

Aprendeu como fazer a divulgação de produtos?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor como fazer a divulgação de produtos do seu negócio. Lembre-se de conhecer bastante os seus clientes antes de montar a sua estratégia de vendas.

E se você ainda não tem um e-commerce para promover seus produtos, aproveite a chance de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Com  plataforma, é possível integrar o seu negócio com as principais ferramentas para fazer anúncio, como Facebook, Google Ads e Instagram.💙

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Perguntas frequentes

Um dos principais objetivos de trabalhar a divulgação de produtos é chamar a atenção do consumidor para a sua marca, a fim de fidelizá-lo.

Saiba quem são os seus clientes, tenha um plano de marketing, use as rede sociais, invista em anúncios pagos, faça parcerias com influenciadores, divulgue cupons de desconto e monitore os resultados.

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