4 cursos gratuitos para se tornar um especialista em serviços do Google

Estudar

O Google é uma ferramenta incrível e um dos nossos melhores amigos. Basicamente tudo o que se faz hoje em dia envolve, direta ou indiretamente, algum serviço do Google.

Pode ser o próprio buscador, que é o mais usado do planeta, até os serviços mais direcionados para a área de marketing e análise de dados, como o Google AdWords e o Google Analytics.

Num primeiro momento os nomes AdWords e Analytics podem soar um pouco assustadores – e de fato eles assustam. No entanto, com um pouco de prática você conseguirá fazer um ótimo uso dessas duas ferramentas.

A seguir, te indico quatro cursos gratuitos da nossa Universidade do E-commerce que devem te ajudar nesta empreitada. Vamos lá?

1. Google AdWords para iniciantes

Como disse acima, o AdWords pode assustar um pouco os marinheiros de primeira viagem, mas com um pouco de estudo você vai conseguir dominá-lo e lançar suas campanhas sem grandes problemas.

Este curso foi separado em 12 aulas e aborda conceitos introdutórios sobre a ferramenta. Nele você vai aprender a pagar pelos anúncios, entender como funciona o ranking de anúncios do Google, a estrutura da sua conta, dicas sobre landing pages, o que é e como funciona o Índice de Qualidade, como utilizar ad extensions, medir resultados, ver relatórios, entre outras coisas.

É muito prático para quem está começando. Super recomendo!

2. Google AdWords avançado

Se você já fez o curso básico sobre Google AdWords ou mesmo se já utiliza a ferramenta há algum tempo e está procurando dicas mais aprimoradas, este curso é pra você!

Ele foi desenvolvido em conjunto por dois de nossos especialistas em Google AdWords, que compartilharam suas práticas testadas e aprovadas em centenas de campanhas feitas na ferramenta.

3. Remarketing para lojas virtuais

O remarketing (ou retargeting) é uma estratégia de marketing super eficaz, pois ela mira em usuários que já visitaram seu site e já tiveram algum tipo de contato e interesse pela sua marca, tornando as chances de converter muito maiores.

Neste curso, nosso especialista em marketing de performance, Arnon Rambaldo, explica o que de fato é o remarketing, as boas práticas para campanhas eficientes, como fazer remarketing utilizando e-mail marketing, como criar listas de remarketing no Google, entre outras coisas.

Se você está explorando novas estratégias de marketing para a sua loja virtual ou site, recomendo que o remarketing esteja na sua lista. 😉

4. Google Analytics básico para e-commerce

O Google Analytics é a ferramenta universal de análise de dados, ou seja, quase todo mundo que deseja ter uma análise detalhada do que acontece na sua loja virtual ou site utiliza (ou pelo menos deveria utilizar) o Analytics.

Disse lá no começo do texto e volto a falar: o Analytics pode te assustar logo de cara, já que tem muitos gráficos e relatórios que parecem super complexos numa primeira olhada. Contudo, basta um pouquinho de paciência para começar a entender todos esses números e fazer um bom uso deles.

Este curso tem sete aulas e vai abordar os aspectos iniciais relacionados à ferramenta e te ensinar a medir e entender o que de fato está acontecendo na sua loja/site.

[Bônus] Conseguindo um bom ranking no Google com SEO

De nada adianta investir mundos e fundos em publicidade com o Google AdWords se o seu site está mal colocado na busca orgânica. Quer dizer, até vai adiantar de certa forma, mas deixando de investir em SEO você vai perder milhares de visitas orgânicas que poderiam eventualmente se tornar clientes.

O trabalho de SEO é de extrema importância, pois quanto mais próximo da primeira página do Google o seu site estiver, maiores as chances dele ser visitado.

O curso a seguir traz quatro aulas curtas e didáticas em formato de vídeo para você aprender que estratégias de SEO pode aplicar no seu site para que ele consiga um ranking cada vez melhor em buscadores como o Google.

Entendido?

Espero que esses cursos te ajudem a se tornar um verdadeiro mestre nos serviços do Google. Se tiver alguma dúvida ou dica que queria compartilhar com a gente, deixa um comentário a seguir. 🙂

Ah, e se você caiu aqui pois está buscando sobre como criar uma loja virtual, te faço um convite: teste a plataforma da Nuvem Shop por 15 dias grátis. Tenho certeza que você vai gostar!


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

4-cursos-gratuitos-para-se-tornar-um-especialista-em-servios-do-google