Como receber por suas vendas através do WhatsApp Payments

Por: Kawan Lopes
Como receber por suas vendas através do WhatsApp Payments

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O WhatsApp liberou recentemente sua nova ferramenta de pagamentos, o WhatsApp Payments. A novidade permite que os usuários efetuem e recebam pagamentos dentro do próprio aplicativo. Incrível, não é?

O serviço está temporariamente suspenso pelo BACEN (Banco Central), que pretende avaliar com cautela os eventuais riscos da ferramenta, visando evitar danos à concorrência e à privacidade dos usuários. Contudo, é válido conhecer sobre esta novidade, que em breve deve ser liberada.

Vem comigo que eu vou te contar tudo sobre este lançamento fresquinho.😊

O que é o WhatsApp Payments?

O WhatsApp Payments é uma ferramenta que permite transferir valores para os seus contatos e efetuar pagamentos de serviços diversos que atendam através do WhatsApp. Esta função já estava em teste na Índia e começa a ser liberada para os usuários aos poucos aqui no Brasil.

Se você já vende online, este recurso vai te ajudar a simplificar o recebimento das vendas feitas através das redes sociais. Agora, se ainda não possui uma loja virtual, recomendo que dê uma olhada no plano básico da Nuvemshop, que é voltado exatamente para negócios mais ativos nas redes sociais.

O WhatsApp Pay está disponível para dispositivos Android e iOS nas versões convencional e Business. Para utilizá-lo, é necessário cadastrar um cartão de crédito ou débito de um dos bancos integrados à ferramenta. Por enquanto, as opções aceitas são: Nubank, Sicred e Banco do Brasil.

Quais os benefícios do WhatsApp Pay?

Esta é uma boa notícia para todos os usuários do aplicativo, pois a ferramenta promete revolucionar a forma de realizar transferências no país. Inclusive, o Brasil é o primeiro país a utilizar a função de pagamentos com exclusividade.

Para lojistas que já vendem no e-commerce, contudo, isto vai além de uma novidade; essa pode ser uma nova oportunidade de gerar conversões e vendas, e, consequentemente, aumentar o lucro de suas lojas virtuais.

Sabemos que o WhatsApp possui uma aderência gigantesca. Lançado em 2009, o aplicativo conta atualmente com cerca de 120 milhões de usuários ativos só no Brasil e já superou o uso dos queridinhos SMSs, além de se tornar a principal ferramenta de troca de mensagens.

Hoje é muito comum encontrarmos negócios que optam por atendimento via WhatsApp. Afinal, em meio a tantas inovações na forma de se comunicar, nem todos estão dispostos ao atendimento por e-mail ou telefone. A dinâmica da troca de mensagens instantâneas acaba oferecendo uma experiência de compra muito mais positiva para os consumidores mais ansiosos.

Com a chegada da função de pagamentos, o processo de vendas através do WhatsApp ficou mais robusto. Além de facilitar a troca de mensagens, os clientes poderão fazer o pagamento diretamente no aplicativo sem que você precise gerar um boleto ou direcioná-los para outra página, aumentando as chances de conversão.

Como funciona o WhatsApp Payments?

Com o WhatsApp Pay você consegue fazer pagamentos a fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques. Para transações feitas por contas pessoais, não há cobrança de taxas e são permitidas até vinte transferências por dia com o valor máximo de mil reais por operação.

Já para contas empresariais não há limite de transações ou quantias. O prazo para o recebimento dos valores é de até dois dias úteis e a taxa por transação aplicada ao vendedor é de 3,99%.

Se você vende pelo WhatsApp, acredito que já consegue visualizar como este fluxo vai te ajudar, certo? No entanto, se ainda não trabalha com este tipo de estratégia, recomendo que dê uma olhada neste artigo sobre como utilizar o WhatsApp no e-commerce. Nele, você encontra várias dicas de como usar essa ferramenta tão simples a favor da sua loja virtual.

WhatsApp Pay é seguro?

Embora no passado o aplicativo tenha registrado alguns vazamentos de informações particulares, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, garante que os dados possuem criptografia e são armazenados em um sistema de proteção altamente seguro.

De qualquer forma, todo cuidado é válido. A empresa reforça a importância de não compartilhar dados com estranhos e sempre manter as ferramentas de segurança ativas, como o reconhecimento facial, biometria, senhas de desbloqueio e principalmente o código PIN de seis dígitos – que pode ser solicitado pelo aplicativo na etapa de confirmação das transações.

autenticação de duas etapas também é recomendada para garantir maior proteção aos usuários. Esta solução adicional de segurança funciona com a validação de um endereço de e-mail para confirmar a autenticidade da conta e, em caso de tentativas de golpe, pode ajudar o usuário a recuperar o acesso com mais agilidade.

Como receber através do WhatsApp Pay?

Se você ainda não possui uma conta do WhatsApp Business, baixe o aplicativo e crie uma nova. Neste artigo, contamos sobre como o uso da versão empresarial do aplicativo pode melhorar o fluxo de atendimento da sua loja virtual — que tal esticar a leitura e dar uma olhada nele? 😉

Para que a ferramenta de pagamentos funcione corretamente, você vai precisar da ativação de uma conta da Cielo. Se você ainda não é cliente, acesse a página Cielo para E-commerce, selecione a melhor solução para o seu tipo de negócio e crie sua conta:

Imagem mostrando como criar uma conta Cielo para E-commerce

Feito isto, você também vai precisar ativar o Facebook Pay dentro da sua conta no WhatsApp. Para isso, vá até Configurações > Pagamentos > Serviços > Facebook Pay > Receber pagamentos por vendas. Nesta etapa você irá preencher um cadastro, conectar sua conta Cielo e finalizar a ativação.

Assim que a ativação for efetivada, você poderá receber os valores transferidos pelo WhatsApp diretamente na sua conta bancária. Lembrando que todas as transações serão processadas pela Cielo, então, sem uma conta ativa, não será possível usar a ferramenta.

Caso a opção de pagamentos ainda não esteja aparecendo em seu aplicativo, não se preocupe. As atualizações irão acontecer gradativamente e, nas próximas semanas, é esperado que todos os usuários tenham acesso ao WhatsApp Pay.

Se preferir fazer a instalação com ajuda de um vídeo, confira o tutorial do WhatsApp com o passo a passo:

Entendido?

Neste momento de distanciamento social, ferramentas como o WhatsApp são uma mão na roda para nos aproximar de nossos clientes. Uma boa estratégia de divulgação e comunicação pode transformar uma ferramenta simples de mensagens em um canal de vendas efetivo para sua loja virtual.

Desta forma, não perca tempo e comece a levar sua marca para as redes sociais. Isso vai alavancar o alcance do seu negócio, aumentando significativamente os seus resultados. 😎

Se quiser saber mais sobre meios de pagamento para o e-commerce, confira nosso e-book completo sobre o assunto:

Ficou empolgado? Aproveite para aprender sobre como utilizar o Instagram e o Facebook Shop para divulgar e vender seus produtos. E caso ainda não tenha uma loja virtual, saiba que ela pode ser complementar à sua estratégia. Faça um teste grátis por 30 dias com a Nuvemshop e potencialize seu negócio!

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