O que é e como funciona o WhatsApp Pay?

Por: Kawan Lopes

Imagem de um smartphone representando o uso do aplicativo WhatsApp Payments

0 WhatsApp Pay (ou Payments, como também é chamado) é uma ferramenta que permite pagamentos e transferências de valores por meio do próprio aplicativo de mensagens.


O WhatsApp liberou recentemente sua nova ferramenta de pagamentos, o WhatsApp Pay. A novidade permite que os usuários efetuem e recebam pagamentos dentro do próprio aplicativo. Incrível, não é?

O serviço foi aprovado pelo BACEN (Banco Central) após uma longa avaliação dos eventuais riscos da ferramenta. A ideia é evitar danos à concorrência e à privacidade dos usuários. Com o sinal verde para funcionar no país, certamente, essa é uma ferramenta que irá trazer mudanças para o e-commerce nacional.

Então, vamos entender tudo sobre ela!

O que é o WhatsApp Payments?

O WhatsApp Payments é uma ferramenta que permite transferir valores para os seus contatos e efetuar pagamentos de serviços diversos que atendam pelo WhatsApp.

Se você já vende online, este recurso pode te ajudar a simplificar o recebimento das vendas feitas por meio do aplicativo. Agora, se ainda não tem uma loja virtual, recomendo que dê uma olhada no plano básico da Nuvemshop, que é voltado exatamente para negócios mais ativos nas redes sociais.

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O WhatsApp Pay está disponível para dispositivos Android e iOS nas versões convencional e Business. Para utilizá-lo, é necessário cadastrar um cartão de débito de um dos bancos integrados à ferramenta. Vamos falar sobre essa opção mais a frente.

💡 Saiba mais: Como o WhatsApp Business pode ajudar as vendas da sua empresa?

Como funciona o WhatsApp Pay?

Com o WhatsApp Pay, você consegue fazer pagamentos a fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques. Não são cobradas taxas pelas transferências, mas há limite para o envio e o recebimento de dinheiro pelo aplicativo:

  • Envio de até R$ 1.000 por transação – é possível mandar mais de R$ 1.000 por dia, mas em transferências separadas;
  • Cada usuário pode receber até 20 transferências por dia;
  • Há um limite de R$ 5.000 por mês para cada tipo de operação, ou seja, R$ 5.000 para recebimentos e outros R$ 5.000 para envio.

Já para pagamentos de pessoas físicas para contas empresariais, não há limite de transações ou quantias. O prazo para recebimento dos valores é de até dois dias úteis e a taxa por transação aplicada ao vendedor é de 3,99%.

Se você vende pelo WhatsApp, acredito que já consegue visualizar como este fluxo vai te ajudar, certo? No entanto, se ainda não trabalha com este tipo de estratégia, recomendo que dê uma olhada neste artigo sobre como criar e usar todos os recursos da conta comercial do WhatsApp. Nele, você encontra várias dicas de como usar essa ferramenta tão simples a favor da sua loja virtual.

Quem pode usar o WhatsApp Pay?

As transações do WhatsApp Pay só funcionam entre pessoas físicas, ou para quitação de valores de produtos ou serviços no WhatsApp Business. Para usar o recurso, é preciso ter uma conta bancária com cartões de débito, pré-pago ou com as bandeiras Visa ou Mastercard de um desses bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi.

Até o momento, cartões de crédito não são válidos no WhatsApp Pay. Futuramente, a proposta é trabalhar com essa opção de pagamento, para o caso de pagamentos de compras de produtos e serviços em estabelecimentos que usam a conta comercial.

Quem pode receber?

Clientes dos mesmos bancos citados acima, que tenham uma conta bancária e um cartão de débito habilitado, podem receber valores pelo WhatsApp Pay.

Não é possível enviar pagamentos para quem não tem conta em um dos bancos parceiros do WhatsApp. Para receber, também é preciso se cadastrar no sistema.

Como receber por meio do WhatsApp Pay?

Se você ainda não tem uma conta do WhatsApp Business, baixe o aplicativo e crie uma nova. Neste artigo, contamos sobre como o uso da versão empresarial do aplicativo pode melhorar o fluxo de atendimento da sua loja virtual — que tal esticar a leitura e dar uma olhada nele? 😉

Para que a ferramenta de pagamentos funcione corretamente, você vai precisar da ativação de uma conta da Cielo. Se você ainda não é cliente, acesse a página Cielo para E-commerce, selecione a melhor solução para o seu tipo de negócio e crie sua conta:

Imagem mostrando como criar uma conta Cielo para E-commerce

Feito isto, você também vai precisar ativar o Facebook Pay dentro da sua conta no WhatsApp. Para isso, vá até Configurações > Pagamentos > Serviços > Facebook Pay > Receber pagamentos por vendas. Nesta etapa, você irá preencher um cadastro, conectar sua conta Cielo e finalizar a ativação.

Assim que a ativação for efetivada, você poderá receber os valores transferidos pelo WhatsApp diretamente na sua conta bancária. Lembrando que todas as transações serão processadas pela Cielo, então, sem uma conta ativa, não será possível usar a ferramenta.

Se preferir fazer a instalação com ajuda de um vídeo, confira o tutorial do WhatsApp com o passo a passo:

Quais são os benefícios do WhatsApp Pay?

Esta é uma boa notícia para todos os usuários do aplicativo, já que a ferramenta promete revolucionar a forma de realizar transferências no país. Inclusive, o Brasil é o primeiro país a utilizar a função de pagamentos com exclusividade.

Para lojistas que já vendem em e-commerce, contudo, isto vai além de uma novidade; essa pode ser uma nova oportunidade de gerar conversõesvendas online, e, consequentemente, aumentar o lucro de suas lojas virtuais.

Sabemos que o WhatsApp tem uma aderência gigantesca. Lançado em 2009, o aplicativo conta atualmente com cerca de 120 milhões de usuários ativos só no Brasil e já superou o uso dos queridinhos SMSs, além de se tornar a principal ferramenta de troca de mensagens.

Hoje é muito comum encontrarmos negócios que optam por atendimento ao cliente via WhatsApp. Afinal, em meio a tantas inovações na forma de se comunicar, nem todos estão dispostos ao suporte por e-mail ou telefone. A dinâmica da troca de mensagens instantâneas acaba oferecendo uma experiência de compra muito mais positiva para os consumidores mais ansiosos.

Com a chegada da função de pagamentos, o processo de vendas por meio do WhatsApp ficou mais robusto. Além de facilitar a troca de mensagens, os clientes poderão fazer o pagamento diretamente no aplicativo sem que você precise gerar um boleto ou direcioná-los para outra página, aumentando as chances de conversão.

WhatsApp Pay é seguro?

Embora no passado o aplicativo tenha registrado alguns vazamentos de informações particulares, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, garante que os dados tenham criptografia e são armazenados em um sistema de proteção altamente seguro.

De qualquer forma, todo cuidado é válido. A empresa reforça a importância de não compartilhar dados com estranhos e sempre manter as ferramentas de segurança ativas, como o reconhecimento facial, biometria, senhas de desbloqueio e principalmente o código PIN de seis dígitos, que pode ser solicitado pelo aplicativo na etapa de confirmação das transações.

A autenticação de duas etapas também é recomendada para garantir maior proteção aos usuários. Esta solução adicional de segurança funciona com a validação de um endereço de e-mail para confirmar a autenticidade da conta. Em caso de tentativas de golpe, isso pode ajudar o usuário a recuperar o acesso com mais agilidade.

Resumo

Cada vez mais, ferramentas como o WhatsApp são uma mão na roda para nos aproximar de nossos clientes. Uma boa estratégia de divulgação e comunicação pode transformar uma ferramenta simples de mensagens em um canal de vendas efetivo para sua loja virtual.

Desta forma, não perca tempo e comece a levar sua marca para as redes sociais. Isso vai alavancar o alcance do seu negócio, aumentando significativamente os seus resultados. 😎

Confira abaixo um resumo sobre o conteúdo deste artigo:

O que é o WhatsApp Pay?

WhatsApp Pay é uma ferramenta que permite pagamentos e transferências de valores por meio do próprio aplicativo de mensagens.

Como funciona o WhatsApp Pay?

Não são cobradas taxas pelas transferências, mas há limite para o envio e o recebimento de dinheiro pelo aplicativo:

  • Envio de até R$ 1.000 por transação – é possível mandar mais de R$ 1.000 por dia, mas em transferências separadas;
  • Cada usuário pode receber até 20 transferências por dia;
  • Há um limite de R$ 5.000 por mês para cada tipo de operação, ou seja, R$ 5.000 para recebimentos e outros R$ 5.000 para envio.

Já para pagamentos de pessoas físicas para contas empresariais, não há limite de transações ou quantias. O prazo para recebimento dos valores é de até dois dias úteis e a taxa por transação aplicada ao vendedor é de 3,99%.

Quem pode usar o WhatsApp Pay?

As transações só funcionam entre pessoas físicas, ou para quitação de valores de produtos ou serviços no WhatsApp Business. Para usar o recurso, é preciso ter uma conta bancária com cartões de débito, pré-pago ou com as bandeiras Visa ou Mastercard de um desses bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi.

Como receber pelo WhatsApp Pay?

Para que a ferramenta de pagamentos funcione corretamente, você vai precisar da ativação de uma conta da Cielo. Feito isto, você também vai precisar ativar o Facebook Pay dentro da sua conta no WhatsApp.

Quais são os benefícios do WhatsApp Pay?

  • Pode aumentar sua taxa de conversão
  • Oferece uma experiência de compra mais positiva
  • Permite um atendimento centralizado

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