Como programar uma mensagem automática no WhatsApp?

Por: Fabiano Salgado

Mulher segurando smartphone, configurando a opção de mensagem automática no WhatsApp

Se você tem uma loja física ou virtual, enviar mensagem automática no WhatsApp pode ser extremamente útil para otimizar o seu tempo e proporcionar um bom atendimento ao cliente.

O WhatsApp Business, versão para empresas do app, permite que você crie e agende respostas automáticas para se comunicar com as pessoas que entrarem em contato com o seu negócio por meio da rede social.

Quer saber como colocar mensagem automática no WhatsApp e diminuir as chances de perder vendas por falta de atendimento? Então, continue a leitura!

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Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Para programar mensagens automáticas, você precisa baixar o aplicativo do WhatsApp Business. Ele está disponível para download gratuito na Google Play Store e na Apple Store. Além disso, se preferir, você também consegue baixar a versão web no seu computador.

💡 Saiba mais: Como usar WhatsApp no PC?

Normalmente, essas respostas prontas são frases curtas para dar boas-vindas a clientes e informá-los sobre horários de atendimento, em casos de ausência. Confira abaixo como fazer resposta automática no WhatsApp!

  • Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque nos três pontinhos que estão localizados no canto superior direito da tela;
  • Passo 2: Selecione “Configurações” e, logo em seguida, acesse a opção “Configurações da empresa”;
  • Passo 3: Para configurar sua mensagem automática, toque na função em “Mensagem de ausência”;
  • Passo 4: Ative a função “Enviar” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para escrever a sua resposta automática;
  • Passo 5: O aplicativo já disponibiliza um texto padrão, mas você pode editar e inserir a mensagem que preferir. Depois, é só selecionar “Ok” e, logo em seguida, escolher a opção “Salvar” no canto superior direito da tela.

Vale ressaltar que, além de escolher o texto, você também pode selecionar que horário deseja enviar e para quais destinatários. As mensagens automáticas disponíveis para você ativar até o momento, são as de saudação e de ausência.

A de saudação é aquela em que você deseja boas-vindas e se coloca à disposição para ajudar naquele instante. Já a de ausência, é para informar ao cliente que você não está no momento e que ele pode deixar a dúvida que mais tarde você responderá.

Agora que você já sabe como colocar mensagem automática no Whatsapp Business, vamos te trazer ideias para você escolher o que escrever na mensagem automática do Whatsapp. Veja o próximo tópico!

O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?

Programar mensagens automáticas no WhatsApp não só acelera o seu processo de atendimento, como também padroniza suas respostas melhorando a relação entre cliente e empresa.

Afinal, quem não gosta de receber uma mensagem de boas-vindas receptiva e ser bem atendido, não é mesmo? Além disso, por meio da sua conta comercial do app, você pode testar diferentes abordagens e ver a que mais funciona com o seu público.

Porém, se você está sem ideias para começar, vamos listar abaixo algumas opções de mensagens para você programar no WhatsApp da sua empresa. Confira:

  • Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a (nome da sua empresa). Escreva a sua dúvida que, em alguns minutos, responderemos!
  • A (nome da sua empresa) agradece o seu contato. Como podemos ajudar?
  • Olá, como vai? Seja bem-vindo a (nome da empresa). Eu sou o (seu nome), em que posso te ajudar?
  • Olá! Tudo bem? A (nome da sua empresa) agradece o seu contato. Para tornar o atendimento mais rápido, envie a sua dúvida, o seu CPF e número do pedido, por gentileza.
  • Seja bem-vindo a (nome da sua empresa)! O nosso horário de atendimento é de (coloque aqui o seu horário). Envie sua dúvida que, assim que possível, responderemos.
  • Agradecemos a sua mensagem, mas no momento não estamos disponíveis. Deixe a sua dúvida que, em breve, retornaremos com a resposta.

Como programar respostas rápidas no WhatsApp?

Mesmo que não sejam automáticas, as frases prontas para atendimento ao cliente podem servir como um atalho para agilizar o seu suporte no WhatsApp.

Por meio desse recurso, você pode enviar, rapidamente, mensagens que costumam ser repetidas durante uma conversa. Por exemplo: o preço do seu produto ou serviço, o seu endereço físico ou site de vendas e explicações sobre meios de pagamento e frete.

Quer saber como criar um gatilho para respostas rápidas no Whatsapp? Siga o passo a passo!

  • Passo 1: Vá até o menu de “Configurações”no WhatsApp Business, acesse “Configurações da empresa” e toque em “Respostas rápidas”
  • Passo 2: O app vai exibir uma mensagem padrão que é enviada por meio de um atalho também padrão.
  • Passo 3: Altere a mensagem e o texto de atalho com as informações que deseja. Você também pode configurar palavras-chave para que a mensagem apareça automaticamente. Depois, é só salvar.

Por fim, agora vender pelo WhatsApp e garantir um atendimento de ponta ficou ainda mais fácil sabendo dessas funcionalidades, não é mesmo?

Vale lembrar que, se você quiser, é possível criar mais de uma resposta rápida para otimizar suas mensagens e garantir que o seu cliente consiga tirar todas as dúvidas.

Resumo

Inserir mensagem automática no WhatsApp pode ser uma ótima estratégia se você deseja potencializar o atendimento dos seus clientes nessa rede social.

Por isso, neste conteúdo, trouxemos um passo a passo completo sobre como criar respostas rápidas e colocar mensagem automática no WhatsApp Business. Esperamos ter ajudado!

Mas, antes de ir embora, vamos conferir um resumo do tutorial:

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque nos três pontinhos que estão localizados no canto superior direito da tela
  2. Selecione “Configurações” e, logo em seguida, acesse a opção “Configurações da empresa”
  3. Para configurar sua mensagem automática, toque na função em “Mensagem de ausência”
  4. Ative a função “Enviar” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para escrever a sua resposta automática
  5. O aplicativo já disponibiliza um texto padrão, mas você pode editar e inserir a mensagem que preferir. Depois, é só selecionar “Ok” e, logo em seguida, escolher a opção “Salvar” no canto superior direito da tela

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