Como programar uma mensagem automática no WhatsApp?

Por: Kawan Lopes

Mulher segurando smartphone, configurando a opção de mensagem automática no WhatsApp

Se você tem uma loja física ou virtual, enviar mensagem automática no WhatsApp pode ser extremamente útil para otimizar o seu tempo e proporcionar um bom atendimento ao cliente.

O WhatsApp Business, versão para empresas do app, permite que você crie e agende respostas automáticas para se comunicar com as pessoas que entrarem em contato com o seu negócio por meio da rede social.

Quer saber como colocar mensagem automática no WhatsApp e diminuir as chances de perder vendas por falta de atendimento? Então, continue a leitura!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Para programar mensagens automáticas, você precisa baixar o aplicativo do WhatsApp Business. Ele está disponível para download gratuito na Google Play Store e na Apple Store. Além disso, se preferir, você também consegue baixar a versão web no seu computador.

💡 Saiba mais: Como usar WhatsApp no PC?

Normalmente, essas respostas prontas são frases curtas para dar boas-vindas a clientes e informá-los sobre horários de atendimento, em casos de ausência. Confira abaixo como fazer resposta automática no WhatsApp!

  • Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque nos três pontinhos que estão localizados no canto superior direito da tela;
  • Passo 2: Selecione “Configurações” e, logo em seguida, acesse a opção “Configurações da empresa”;
  • Passo 3: Para configurar sua mensagem automática, toque na função em “Mensagem de ausência”;
  • Passo 4: Ative a função “Enviar” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para escrever a sua resposta automática;
  • Passo 5: O aplicativo já disponibiliza um texto padrão, mas você pode editar e inserir a mensagem que preferir. Depois, é só selecionar “Ok” e, logo em seguida, escolher a opção “Salvar” no canto superior direito da tela.

Vale ressaltar que, além de escolher o texto, você também pode selecionar que horário deseja enviar e para quais destinatários. As mensagens automáticas disponíveis para você ativar até o momento, são as de saudação e de ausência.

A de saudação é aquela em que você deseja boas-vindas e se coloca à disposição para ajudar naquele instante. Já a de ausência, é para informar ao cliente que você não está no momento e que ele pode deixar a dúvida que mais tarde você responderá.

Agora que você já sabe como colocar mensagem automática no Whatsapp Business, vamos te trazer ideias para você escolher o que escrever na mensagem automática do Whatsapp. Veja o próximo tópico!

O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?

Programar mensagens automáticas no WhatsApp não só acelera o seu processo de atendimento, como também padroniza suas respostas melhorando a relação entre cliente e empresa.

Afinal, quem não gosta de receber uma mensagem de boas-vindas receptiva e ser bem atendido, não é mesmo? Além disso, por meio da sua conta comercial do app, você pode testar diferentes abordagens e ver a que mais funciona com o seu público.

Porém, se você está sem ideias para começar, vamos listar abaixo algumas opções de mensagens para você programar no WhatsApp da sua empresa. Confira:

  • Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a (nome da sua empresa). Escreva a sua dúvida que, em alguns minutos, responderemos!
  • A (nome da sua empresa) agradece o seu contato. Como podemos ajudar?
  • Olá, como vai? Seja bem-vindo a (nome da empresa). Eu sou o (seu nome), em que posso te ajudar?
  • Olá! Tudo bem? A (nome da sua empresa) agradece o seu contato. Para tornar o atendimento mais rápido, envie a sua dúvida, o seu CPF e número do pedido, por gentileza.
  • Seja bem-vindo a (nome da sua empresa)! O nosso horário de atendimento é de (coloque aqui o seu horário). Envie sua dúvida que, assim que possível, responderemos.
  • Agradecemos a sua mensagem, mas no momento não estamos disponíveis. Deixe a sua dúvida que, em breve, retornaremos com a resposta.

Saiba mais como fazer disparo de mensagem em massa no WhatsApp.

Como programar respostas rápidas no WhatsApp?

Mesmo que não sejam automáticas, as frases prontas para atendimento ao cliente podem servir como um atalho para agilizar o seu suporte no WhatsApp.

Por meio desse recurso, você pode enviar, rapidamente, mensagens que costumam ser repetidas durante uma conversa. Por exemplo: o preço do seu produto ou serviço, o seu endereço físico ou site de vendas e explicações sobre meios de pagamento e frete.

Quer saber como criar um gatilho para respostas rápidas no Whatsapp? Siga o passo a passo!

  • Passo 1: Vá até o menu de “Configurações”no WhatsApp Business, acesse “Configurações da empresa” e toque em “Respostas rápidas”
  • Passo 2: O app vai exibir uma mensagem padrão que é enviada por meio de um atalho também padrão.
  • Passo 3: Altere a mensagem e o texto de atalho com as informações que deseja. Você também pode configurar palavras-chave para que a mensagem apareça automaticamente. Depois, é só salvar.

Por fim, agora vender pelo WhatsApp e garantir um atendimento de ponta ficou ainda mais fácil sabendo dessas funcionalidades, não é mesmo?

Vale lembrar que, se você quiser, é possível criar mais de uma resposta rápida para otimizar suas mensagens e garantir que o seu cliente consiga tirar todas as dúvidas.

Pronto para programar sua mensagem automática no WhatsApp?

Inserir mensagem automática no WhatsApp pode ser uma ótima estratégia se você deseja potencializar o atendimento dos seus clientes nessa rede social.

Por isso, neste conteúdo, trouxemos um passo a passo completo sobre como criar respostas rápidas e colocar mensagem automática no WhatsApp Business. Esperamos ter ajudado!

Se você já vende pelas redes sociais, que tal testar a Nuvemshop por 30 dias grátis e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque nos três pontinhos que estão localizados no canto superior direito da tela;
  2. Selecione "Configurações" e, logo em seguida, acesse a opção “Configurações da empresa”;
  3. Para configurar sua mensagem automática, toque na função em “Mensagem de ausência”;
  4. Ative a função “Enviar” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para escrever a sua resposta automática;
  5. O aplicativo já disponibiliza um texto padrão, mas você pode editar e inserir a mensagem que preferir. Depois, é só selecionar “Ok” e, logo em seguida, escolher a opção “Salvar” no canto superior direito da tela.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies