Guia de como vender no TikTok em 2024 segundo especialistas
- TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos que já ultrapassou a marca de três bilhões de downloads em todo o mundo;
- É possível fazer vendas no TikTok mantenho uma forte presença na rede, firmando parcerias com influenciadores, criando promoções e elaborando campanhas pagas;
- A melhor forma de como vender no TikTok é sincronizando a sua loja virtual com a rede social. A Nuvemshop, por exemplo, tem uma integração com a plataforma que permite divulgar produtos de forma muito mais rápida e prática. Crie sua loja grátis e saiba mais!
Você já ouviu falar no TikTok? Ok, brincadeira. Se você está aqui, é porque, provavelmente, tem ouvido falar até demais nessa rede social e quer aprender a como vender no TikTok, certo? Afinal, há alguns anos essa se tornou uma das plataformas mais utilizadas no mundo, principalmente em termos de pesquisa e resenhas de itens.
Isso quer dizer que quando as pessoas vão pesquisar a reputação de um produto ou marca, elas recorrem ao TikTok. Sendo assim, é muito importante que você saiba usar a plataforma e, principalmente, aprenda a vender seus itens por meio dela.
E, se você quer saber como fazer isso, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre as vendas no TikTok e transformar a história da sua loja virtual. Vem com a gente e confira o depoimento da diretora de marketing do TikTok para pequenas e médias empresas na América Latina! ✨
O que é TikTok
TikTok é uma plataforma de entretenimento e compartilhamento de vídeos curtos, de 15 ou 60 segundos e 3 minutos. Os recursos mais populares da plataforma incluem:
- Edição de vídeo: o TikTok oferece uma variedade de ferramentas de edição para que os usuários possam criar vídeos personalizados;
- Efeitos especiais: ele disponibiliza efeitos especiais, como filtros, adesivos e transições;
- Desafios: o TikTok é conhecido por seus desafios, que incentivam os usuários a criar vídeos sobre um tema específico.
- Música: a música é um elemento importante da plataforma. Os usuários podem usar músicas populares em seus vídeos ou criar suas próprias músicas.
Por fim, vale mencionar que o TikTok tem mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo e reúne 1 bilhão de usuários ativos. Sobre a relevância da plataforma para a sua estratégia de vendas, a Silvia Belluzzo, diretora de marketing do TikTok para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, diz o seguinte:
"Se você tem zero seguidores em uma rede social, você está falando sozinho. Mas, no TikTok, você se conecta com quem se interessa pela sua história. Esse é o coração da plataforma. Sabendo disso, você consegue entender como o seu negócio pode trilhar um caminho de sucesso."
💡 Saiba mais:
- Como usar o TikTok?
- Passo a passo para editar vídeos no TikTok
Como vender no TikTok e anunciar produtos?
Agora que você já sabe o que é a plataforma, vamos passar por um passo a passo completo de como vender no TikTok:
- Mantenha uma presença forte no TikTok;
- Faça parcerias com influenciadores digitais;
- Pense como um criador de conteúdo do TikTok;
- Crie promoções;
- Anuncie no TikTok Ads.
Se você se interessou por alguma dessas dicas, confira os detalhes aprofundados sobre as vendas no TikTok:
1. Mantenha uma presença forte no TikTok
Da mesma forma que plataformas como o Instagram e o Facebook, o TikTok tem se tornado uma rede social fundamental no plano de marketing de todo negócio.
Hoje, as principais empresas do mercado têm a intenção de aproveitar o poder do TikTok para impulsionar as vendas de produtos.
Por isso, quando você for lançar um produto, é importante que você esteja presente na plataforma nos dias que antecedem esse lançamento. Aproveite para lançar pequenos “spoilers” e engajar o público da rede social.
💡 Saiba mais: Como divulgar minha loja no TikTok?
2. Faça parcerias com influenciadores digitais
Para marcas que querem crescer no TikTok, fazer parcerias com influenciadores digitais é o melhor caminho. Isso porque esses criadores de conteúdo já têm um público fidelizado e podem conseguir, organicamente, novos seguidores — e compradores — para o seu negócio.
💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?
Uma dica é enviar produtos da sua loja virtual para que o influenciador teste. No TikTok, as pessoas gostam de honestidade. Então, você pode deixar o criador bem livre. Claro, o ideal seria que ele não criticasse a sua marca. 😅
📹 Veja também: Como usar o TikTok para vender?
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja virtual a aplicativos específicos para a contratação e gestão de influenciadores digitais, como o Ovni – Contrate Influenciadores e o Viral – Marketing de Influenciadores. Esses apps permitem que você procure pelos influencers ideais para a sua marca, crie cupons de desconto, gerencie suas campanhas e pague comissões de diversas formas.
3. Pense como um criador do TikTok, e não como um lojista
Lojistas que apenas copiam o conteúdo de outras redes sociais ou ignoram as tendências no TikTok certamente vão ter resultados decepcionantes em algum momento. É inevitável: para ter sucesso com as vendas no TikTok, as marcas devem pensar como um criador — ou se tornar um, aproveitando para mostrar a utilidade do próprio produto, por exemplo.
Para pensar como um criador, você deve estar sempre atento às tendências — como as músicas em alta no TikTok. Então, dê um jeito de colocar os seus produtos no meio dessas trends. Nós sabemos que no início talvez seja meio difícil você se adaptar, mas o esforço vai valer a pena.
"O conceito de shoppertainment no TikTok é único. Você educa, entretém e vende ao mesmo tempo. Quando um cliente vê um vídeo e entende como o produto pode resolver o problema dele, você já está um passo à frente no funil de vendas."
Para entender como usar o TikTok na sua estratégia de vendas, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas, com Silvia Belluzzo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
💡 Saiba mais: Aprenda o passo a passo de como fazer live no TikTok
4. Crie promoções e cupons de desconto para seguidores do TikTok
Se você está começando do zero no TikTok, vai precisar de uma maneira de engajar as pessoas que vão conseguir o seu conteúdo na plataforma. Então, que tal criar promoções ou cupons de desconto para as pessoas que te seguirem por lá?
Você pode colocar um link na bio do TikTok que leva para a sua loja já com o desconto adicionado no carrinho. Lembrando que isso precisa ser rentável para você. Por isso, o faça somente no começo do perfil, por exemplo, ou em ocasiões especiais, mas use a imaginação.
E, para potencializar o seu lucro, você pode usar o Nuvem Pago, solução própria da Nuvemshop. Com ele, você tem a opção de usar um link de pagamento para vender para o seus clientes pelas redes sociais, sem cobrança de tarifa por venda e ainda contar com sistema antifraude integrado.
💡 Saiba mais: Segredos para vender mais na sua empresa
5. Anuncie no TikTok Ads
TikTok Ads é um serviço de anúncios pagos desenvolvido pela plataforma disponível no TikTok Business. Com essa ferramenta, você pode criar campanhas para impactar o público que acessa a rede social.
O funcionamento é bem parecido com o do Google Ads: você define um objetivo para a campanha, seleciona o público, escolhe os formatos, define um orçamento e cria seus anúncios. Assim, é possível estender o alcance das suas promoções e postagens sobre produtos na rede social.
💡 Saiba mais: Como vender no Kwai?
Como integrar o TikTok com uma loja virtual?
Se você quer começar a vender pelo TikTok, uma boa pedida é ter uma loja virtual com integração com a plataforma. Assim, será mais fácil criar anúncios e divulgar seu catálogo de produtos na rede social.
Com a plataforma da Nuvemshop, parceira de marketing certificada pelo TikTok, você pode sincronizar seus produtos para criar campanhas completas no TikTok Ads Manager. Além disso, a ferramenta permite segmentar sua audiência para aumentar as chances de conversão.
💡 Saiba mais: Como criar um catálogo online?
Confira um passo a passo de como sincronizar os produtos da sua loja virtual Nuvemshop com o TikTok:
- Antes de começar, é preciso ter uma conta no TikTok for Business, a ferramenta de marketing da plataforma. Se não tiver, é só criar uma nesse link.
- Acesse o painel da sua Nuvemsohp, vá até “Canais de venda > TikTok” e clique em “Conectar conta”;
- Na página seguinte, conceda todas as permissões para que a Nuvemshop consiga se integrar à sua conta. Depois de marcar todas as caixas de seleção, clique em “Confirm”;
- Por segurança, o TikTok vai solicitar uma verificação do seu endereço de e-mail. Clique em “Send Code” e vá até seu e-mail para copiar o código recebido. Cole no campo “Verification Code” e clique em “Verify”;
- Em seguida, o app vai direcionar para a página de configuração do TikTok For Business. Lá, na seção “Central de Negócios”, você deverá definir um nome e clicar em “Criar nova”;
- Em “Conta de anúncios do TikTok”, clique em “Conectar”. Caso não tenha uma conta ou deseja usar outra, é só definir um nome e clicar em “Criar nova”;
- Depois, na seção “Compartilhamento de dados”, crie uma conta dos Pixels do TikTok, definindo o nome da central de negócios e clicando em “Criar nova”;
- Ao fazer essa conexão, vá em “Habilitar correspondência avançada” para conseguir compartilhar os dados do cliente;
- O último passo é definir um nome para o catálogo e clicar em “Criar nova”. Depois, basta ir até “Finalizar Configuração”, fechar a janela, voltar ao painel da sua Nuvemshop e atualizar a página.
💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?
Outra opção é usar o aplicativo TikTok Widget para destacar as postagens mais recentes das suas redes sociais na home da sua loja, tornar o seu feed TikTok “comprável” e mostrar seus destaques do TikTok para converter seus clientes em seguidores.
E, para criar anúncios no TikTok que direcionem para os produtos na sua loja virtual da Nuvemshop, você pode contar com a ferramenta Convertedin. Essa é uma plataforma completa de automação de marketing para e-commerce capaz de criar e otimizar anúncios estáticos ou dinâmicos, com ou sem pixel, no Facebook, Instagram, TikTok e Google em menos de 1 minuto.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Convertedin na minha loja?
Entendido sobre como vender no TikTok?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre como vender no TikTok. Como vimos ao longo do artigo, essa é uma plataforma-chave para o seu negócio, principalmente se você visa atingir um público mais jovem, como a geração Z, por exemplo.
Então, agora que você já sabe tudo sobre as vendas no TikTok, aproveite e crie sua loja grátis com a Nuvemshop. Vamos te ajudar a impulsionar sua história de sucesso! 🚀💙