Nuvemshop ou Shopify: qual plataforma de e-commerce escolher?

Por: Giovanna Ghirardello

Empreendedora pensa se é melhor escolher Nuvemshop ou Shopify para criar sua loja virtual

A escolha de uma boa plataforma de e-commerce é decisiva para o sucesso da sua loja virtual. Mas, com tantas opções na internet, é normal ter dúvidas na hora de tomar uma decisão, principalmente se você está considerando grandes nomes como Nuvemshop ou Shopify.

Estamos falando de duas plataformas de e-commerce populares e com propostas semelhantes, que atendem a uma grande variedade de públicos. No entanto, elas também têm diferenças importantes, que vão ficar mais claras ao longo do artigo.

Para fazer a melhor escolha para o seu negócio, acompanhe nosso comparativo completo entre Nuvemshop e Shopify, com todos os critérios que você precisa considerar. Vamos lá? 👀

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Nuvemshop ou Shopify: qual a melhor plataforma de e-commerce?

Nuvemshop e Shopify são as duas das plataformas de e-commerce mais populares do Brasil. Com elas, você pode criar uma loja virtual do zero e começar a vender pela internet.

Ambas oferecem recursos como layouts personalizáveis, gestão de pedidos, catálogo de produtos, meios de pagamento e envio integrados, entre outras funcionalidades. No entanto, elas também têm muitas diferenças — daí a importância de compará-las antes de escolher a sua.

Para começar, é importante saber que a Nuvemshop, fundada em 2011, tem mais de 100 mil lojistas ativos, R$ 5,8 bilhões em vendas em toda a América Latina (2021) e mais de 90% de aprovação do atendimento pelos clientes. Além disso, foi eleita como a melhor plataforma de e-commerce em 2017, 2019 e 2020 pela ABComm.

Já a Shopify foi criada em 2004, sendo inicialmente uma loja virtual de equipamentos de snowboard, e se tornou uma plataforma de e-commerce em 2010. Hoje, ela está presente em 175 países, tem mais de 10 mil funcionários ao redor do mundo e afirma ter gerado um lucro de US$ 496 bilhões para seus lojistas ao longo dos anos. A quantidade de lojas hospedadas na plataforma não é divulgada pela empresa.

A seguir, vamos ajudar você a decidir se a melhor escolha para seu e-commerce é Nuvemshop ou Shopify, comparando cada um dos pontos importantes em uma plataforma.

💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio

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Layout da loja: é melhor ir de Nuvemshop ou Shopify?

Uma boa plataforma de e-commerce precisa oferecer layouts atrativos e profissionais para que o lojista personalize sua loja virtual. Veja como Nuvemshop e Shopify se saem nesse critério:

Layouts da Nuvemshop

A Nuvemshop oferece mais de 30 temas customizáveis e gratuitos em sua Loja de Layouts, para você escolher e personalizar seu e-commerce. Todos os modelos são intuitivos e otimizados para dispositivos móveis como smartphones e tablets. Assim, você garante uma loja virtual linda e mobile first para atrair mais clientes.

Página de layouts para comparação entre Nuvemshop ou Shopify

💡 Saiba mais: Os 10 melhores layouts da Nuvemshop

Layouts da Shopify

A Shopify oferece mais de 80 temas para loja virtual em sua página Shopify Themes. No entanto, é importante ressaltar que apenas 9 são gratuitos, enquanto os layouts pagos custam a partir de US$ 180 (cerca de R$ 923 em 2022). Além disso, as descrições dos temas estão disponíveis apenas em inglês.

Página inicial de Layouts da Shopify

Nuvemshop ou Shopify: qual tem o melhor preço?

Agora vamos ver como Nuvemshop e Shopify se saem em relação aos preços dos planos*. Só para você entender, essas plataformas funcionam no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).

Nesse formato, você paga um valor mensal, trimestral ou anual para assinar o serviço e ter acesso a todos os recursos do site. Confira a comparação de valores:

Preços da Nuvemshop

Na Nuvemshop, você tem direito a um plano grátis para usar a plataforma já com alguns dos principais recursos. Além disso, você pode adquirir um dos planos abaixo, que custam de R$ 49 até R$ 199 mensais:

Captura de tela da página de planos de preços da Nuvemshop

É importante ressaltar que a tarifa por venda é grátis quando o lojista utiliza a solução de pagamentos da Nuvemshop, o Nuvem Pago. Para outros meios de pagamento, a taxa custa a partir de 2% por venda.

Outro ponto é que a Nuvemshop oferece 15% de desconto em planos trimestrais e 25% de desconto em planos anuais. Em todos os planos, as visitas, usuários, produtos, vendas e clientes são ilimitados.

Além disso, a plataforma oferece um produto exclusivo para negócios maiores chamado Nuvemshop Next, com taxas negociadas de forma personalizada.

💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual? Tudo o que você precisa saber

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Preços da Shopify

A Shopify oferece um teste grátis de 14 dias para avaliação do usuário. Depois desse período, é possível escolher entre três principais planos que custam entre US$ 14 (cerca de R$ 72 em 2022) e US$ 299 (cerca de R$ 1.537 em 2022):

É importante notar que, ao contrário da Nuvemshop, a Shopify limita o número de usuários de acordo com o plano (2 contas para Basic, 5 contas para Shopify e 15 contas para Advanced). Além disso, os relatórios também são liberados em níveis diferentes de acordo com o plano (do básico ao avançado).

A Shopify também tem um produto para lojistas maiores, chamado Shopify Plus, e outro voltado a pequenos empreendedores, chamado Shopify Lite.

Página de preços da Shopify para comparação entre Nuvemshop e Shopify

*Valores e taxas de câmbio consultados em junho de 2022.

Nuvemshop e Shopify: qual é mais fácil de se cadastrar?

Na hora de criar uma loja virtual, você quer que o cadastro seja simples e rápido, certo? Vamos ver onde é mais fácil começar a vender pela internet:

Nuvemshop

Para começar a vender pela Nuvemshop, você só precisa informar seu e-mail, o nome da sua marca e criar uma senha. O nome escolhido para a loja será a URL do seu site de vendas, utilizando o modelo “https://nomeda loja.lojavirtualnuvem.com.br/” — mais tarde, você poderá conectar um domínio próprio.

Página de cadastro da Nuvemshop

Em seguida, você pode completar com mais informações, como seu nome, número do WhatsApp comercial, perfil do Instagram e página do Facebook do negócio.

💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop? Confira o passo a passo completo

Shopify

Para se cadastrar na Shopify e começar o período de teste gratuito, você deve informar seu e-mail. Em seguida, é solicitada a criação de uma senha e de um nome de usuário que será utilizado no endereço da loja (nomedaloja.myshopify.com).

Então, é necessário preencher os canais de venda (loja virtual, marketplaces, redes sociais, etc.) e a localização da empresa.

Página de cadastro da Shopify

Nuvemshop ou Shopify: qual tem o melhor painel?

O painel de controle é a página utilizada para criar e gerenciar sua loja virtual na plataforma de e-commerce. Vamos comparar as opções da Shopify e da Nuvemshop.

Painel da Nuvemshop

Assim que você criar sua loja virtual, já pode acessar a página inicial do painel da Nuvemshop. Nela, você encontra as quatro principais tarefas da criação de loja logo no início: personalização, cadastro de produtos, formas de entrega e meios de pagamentos.

Logo, abaixo, estão outras funções importantes, como links para produtos em redes sociais, seleção de domínio próprio e conteúdos para ajudar na configuração da sua loja. A qualquer momento, você pode tirar dúvidas no ícone de ajuda no canto inferior direito ou falar com um especialista.

No menu principal à esquerda, ficam as principais áreas da sua loja:

  • Estatísticas: dados que ajudam você a entender o desempenho da sua loja virtual, como número de visitas, número de pedidos e faturamento;
  • Vendas: histórico completo de vendas da loja, pedidos feito manualmente e carrinhos abandonados;
  • Produtos: lista de produtos cadastrados e suas respectivas categorias;
  • Clientes: lista de clientes e contatos realizados;
  • Marketing: ferramentas de marketing como cupons e promoções;
  • Minha Nuvemshop: área de personalização da loja que inclui layout, páginas, barra de navegação, entre outras opções;
  • Meus aplicativos: lista de aplicativos integrados à loja virtual;
  • Canais de venda: canais selecionados para venda, como Facebook e Instagram Shopping;
  • Configurações: configurações gerais da loja virtual, como idioma e moedas, opções de checkout, formas de entrega, formas de comunicação, etc.

Painel de controle da Nuvemshop

 

Painel da Shopify

Na página inicial do painel da Shopify, você encontra as tarefas mais importantes para começar a vender: adicionar produtos, personalizar o tema, adicionar páginas, organizar a navegação e adicionar domínio. Abaixo, estão algumas sugestões de leituras e dicas para configurar o e-commerce.

No menu lateral esquerdo, você encontra as seguintes funções de gestão da loja virtual:

  • Pedidos: histórico de pedidos de clientes e carrinhos abandonados;
  • Produtos: lista de produtos cadastrados, estoque, coleções e cartões-presente;
  • Clientes: cadastro de clientes e histórico de pedidos;
  • Análises: estatísticas sobre a loja virtual, como total de vendas, sessões, taxa de conversão, etc.;
  • Marketing: resultados de marketing e apps para fazer a gestão da divulgação da loja;
  • Descontos: códigos de desconto;
  • Apps: apps integrados à loja;
  • Canais de vendas: canais de venda selecionados, como Facebook, Pinterest, Botão comprar, entre outros;
  • Loja virtual: visualização da loja virtual e opções de personalização;
  • Configurações: configurações gerais, como endereço, setor, informações de contato, etc.

Painel de controle da Shopify para comparação entre Nuvemshop ou Shopify

 

Meios de pagamento: é melhor na Shopify ou Nuvemshop?

Os meios de pagamento são essenciais em uma plataforma de e-commerce, pois os clientes querem o máximo de opções possível para fazer suas compras online. Veja a seguir a comparação entre Shopify e Nuvemshop nesse quesito.

Nuvemshop

A Nuvemshop oferece uma solução própria de pagamentos, o Nuvem Pago, que garante isenção da tarifa por venda. Com ele, é possível aceitar pagamentos com boleto bancário, cartão de crédito das principais bandeiras, Pix e transferência bancária.

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Além disso, na seção meios de pagamento do painel de controle, é possível selecionar intermediadores populares como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago. Há ainda empresas especialistas em dropshipping, como Mercado Pago e Appmax.

Você também encontra soluções de pagamento com boleto e Pix Parcelado, como Addi e Parcelex, e integração direta com adquirentes como a Cielo. Vale ressaltar ainda que a Nuvemshop oferece o checkout transparente para todos os intermediadores, ou seja, o cliente consegue pagar pela compra dentro do seu site, sem ser redirecionado para outra página.

Outra opção é configurar pagamentos personalizados para enviar a cobrança ao cliente após a realização do pedido, podendo receber por depósito ou transferência bancária.

Shopify

No Brasil, a Shopify oferece integração com pouco mais de 40 gateways de pagamento. Os mais conhecidos são Mercado Pago, PagSeguro, Cielo e PagBrasil. A empresa não possui uma solução própria de pagamentos e trabalha apenas com parcerias.

Formas de envio: tem mais na Shopify ou Nuvemshop?

Escolher formas de envio é outra etapa fundamental na criação de uma loja virtual. Tanto a Nuvemshop quanto a Shopify oferecem diversas opções, como veremos a seguir.

Nuvemshop

A Nuvemshop se destaca nas formas de envio por oferecer diversas soluções, como entrega expressa, envios internacionais, pontos de retirada, lockers inteligentes e a tradicional entrega porta a porta. Além disso, a empresa oferece opções para logística reversa, facilitando as trocas e devoluções.

Na loja de aplicativos da Nuvemshop, você pode integrar sua loja virtual aos seguintes meios de envio:

  • Nuvem envio (solução própria);
  • Mandaê (plataforma logística adquirida pela Nuvemshop);
  • Correios;
  • Jadlog;
  • Total Express
  • Kangu;
  • Frenet;
  • Melhor Envio;
  • Manda Bem;
  • Carriers;
  • Flixlog;
  • Log Manager;
  • Lalamove;
  • Rastreio.net;
  • Sigep App;
  • ShipSmart;
  • Troque Rápido;
  • Clique Retire;
  • IS Entrega;
  • ASAP Log.

Além disso, a plataforma permite que você configure um frete personalizado. Essa opção é indicada para quem busca oferecer formas diferentes de entrega fora das integrações ou, até mesmo, para o caso de você enviar as encomendas com um veículo próprio ou disponibilizar a retirada das compras, por exemplo.

Shopify

A Shopify tem um serviço próprio de fretes chamado Shopify Shipping, mas não há disponibilidade no Brasil. A área de configuração de envio é bastante complexa e permite a criação de diferentes perfis de frete, tamanhos de pacotes e tarifas.

Para o lojista que busca simplicidade, a solução é utilizar integrações com empresas como Correios, Kangu e Melhor Envio. No entanto, é importante alertar que a maioria dos mais de 700 apps de envio não funcionam em território brasileiro.

Integrações: são melhores na Shopify ou Nuvemshop?

As plataformas de e-commerce oferecem aplicativos diversos que podem ser integrados à loja virtual para ampliar suas funcionalidades. São ferramentas de marketing, formas de envio, meios de pagamento, sistemas de gestão, entre outros recursos. Confira quais opções são oferecidas pela Nuvemshop e pela Shopify:

Nuvemshop

A Nuvemshop oferece mais de 150 aplicativos e ferramentas integrados que podem ser conectados à sua loja virtual em poucos cliques. Somando as soluções de Brasil e México, são quase 300 ferramentas disponíveis.

Esses apps estão distribuídos em categorias como Logística, Pagamentos, Dropshipping, Canais de Vendas, Marketing, Gestão e muito mais. Muitos dos apps oferecem condições especiais e descontos para lojistas Nuvemshop, além de testes gratuitos.

💡 Saiba mais: Aplicativos Nuvemshop: 10 apps para facilitar sua rotina de gestão

Shopify

A Shopify oferece mais de 7 mil aplicativos na loja Shopify App Store. No entanto, é importante observar que grande parte deles estão em inglês e são pagos somente em dólar americano. Além disso, muitos serviços estrangeiros não funcionam no Brasil.

Isso acontece porque a Shopify é uma empresa global, enquanto a Nuvemshop é focada especificamente no mercado da América Latina.

Análise de desempenho: é melhor na Shopify ou Nuvemshop?

Outra função essencial da plataforma de e-commerce é apresentar relatórios com as principais métricas de desempenho de uma loja virtual. Assim, você consegue acompanhar seus resultados e entender se está no caminho certo ou se precisa ajustar a rota. Veja o que Shopify e Nuvemshop oferecem nesse sentido.

Nuvemshop

A Nuvemshop oferece um painel de Estatísticas com as principais métricas que você precisa acompanhar no seu e-commerce. São elas:

  • Visitas únicas;
  • Número de pedidos pagos;
  • Faturamento;
  • Ticket médio;
  • Quantidade de pedidos;
  • Produtos mais vendidos;
  • Produtos com baixo estoque;
  • Produtos mais vistos;
  • Produtos de maior receita;
  • Taxa de conversão do processo de compra.

Além disso, você pode filtrar por data, exportar diversos relatórios e conectar sua loja ao Google Analytics para ter mais dados.

Painel de estatísticas para comparação entre Nuvemshop ou Shopify

Shopify

No plano mais básico, a Shopify oferece um painel de análises com as seguintes métricas de desempenho:

  • Total de vendas;
  • Sessões da loja virtual;
  • Taxa de clientes recorrentes;
  • Taxa de conversão da loja virtual;
  • Ticket médio;
  • Total de pedidos;
  • Principais produtos vendidos;
  • Sessões por tipo de dispositivo;
  • Sessões por localização;
  • Vendas por origem de tráfego;
  • Vendas atribuídas ao marketing.

Além disso, é possível exportar relatórios de vendas, aquisição, pedidos e clientes. No entanto, algumas análises são restritas aos planos mais avançados.

Painel de estatísticas da Shopify para escolha entre Nuvemshop ou Shopify

Nuvemshop ou Shopify: qual oferece mais conteúdo?

Uma plataforma de e-commerce eficiente também precisa oferecer conteúdo acessível e de qualidade para os empreendedores. Vamos ver como Nuvemshop e Shopify lidam com esse quesito.

Nuvemshop

A Nuvemshop se destaca entre as plataformas de e-commerce por oferecer conteúdos ricos, gratuitos e de alta qualidade para os empreendedores brasileiros. Veja o que o site disponibiliza:

  • Central de Atendimento Nuvemshop com milhares de tutoriais para configurar sua loja online e aproveitar todos os recursos da plataforma;
  • Ferramentas gratuitas e úteis, como Gerador de Nomes para Empresas, Criador de Logos, Compressor de imagens e muito mais;
  • Trilhas de Conhecimento com diversas videoaulas sobre temas importantes de gestão e empreendedorismo digital;
  • E-books para download grátis sobre temas como gestão, marketing, estratégia e modelo de negócio;
  • Um blog com centenas de artigos sobre ideias de negócio, vendas, meios de pagamento, produto e precificação, marketing e muito mais;
  • Um canal no YouTube com muito conteúdo para ajudar empreendedores a prosperarem com suas lojas virtuais;
  • Histórias de clientes que inspiram empreendedores de todos os segmentos;
  • Banners personalizáveis e prontos para usar na sua loja virtual.
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Shopify

A Shopify oferece alguns conteúdos gratuitos em português para auxiliar os lojistas em sua jornada empreendedora. São eles:

  • Ferramentas gratuitas para apoio na criação da loja virtual;
  • Um blog com dicas para impulsionar negócios online;
  • Uma comunidade que funciona como um fórum para a troca de conhecimento entre lojistas.

Nuvemshop ou Shopify: qual tem o melhor atendimento?

O atendimento é um ponto-chave na escolha de uma plataforma de e-commerce, porque você sempre terá que recorrer ao suporte para resolver dúvidas e problemas. Então, nada mais justo do que avaliar quem se sai melhor nesse critério.

Nuvemshop

A Nuvemshop tem seu atendimento aprovado por 90% dos clientes, que classificam o suporte recebido como “incrível”. Os canais oferecidos são:

  • Central de Atendimento;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone (segunda a sábado, das 8h às 22h);
  • Chat.

Além disso, o lojista pode verificar o status do serviço a qualquer momento, em caso de instabilidade. No Reclame Aqui, a Nuvemshop tem nota 8.7 e possui o selo RA1000, que identifica empresas com atendimento excelente.

Shopify

A Shopify prioriza os canais de atendimento online, oferecendo as seguintes opções:

  • Fóruns da Comunidade Shopify;
  • Central de Ajuda;
  • Telefone;
  • Chat.

No Reclame Aqui, a Shopify tem nota 6.3, considerada regular.

Nuvemshop ou Shopify: qual usar para dropshipping?

Dropshipping é um modelo comercial que permite vender sem estoque na sua loja virtual. Nesse caso, você se responsabiliza pela venda dos produtos e atendimento ao cliente, enquanto o fornecedor fica responsável por armazenar, separar e enviar os itens dos pedidos.

Devido ao baixo investimento e facilidade do modelo, muitos empreendedores têm buscado essa solução para começar a vender online. Vejamos qual plataforma é melhor para fazer dropshipping, entre Nuvemshop e Shopify.

Nuvemshop

A Nuvemshop oferece recursos que facilitam a implementação do dropshipping na sua loja virtual. A principal forma de vender sem estoque na plataforma é utilizando um dos aplicativos de dropshipping disponíveis:

Com esses apps, você consegue conectar sua loja virtual aos fornecedores responsáveis pelo envio dos produtos. Para entender como configurar um e-commerce para dropshipping, recomendamos a leitura de nossos conteúdos sobre o assunto:

Shopify

A Shopify promove a opção de dropshipping em seu e-commerce e é dona da plataforma Oberlo, voltada exclusivamente para a venda sem estoque. Na Central de Ajuda da empresa, é possível encontrar algumas instruções sobre a configuração de fretes para fornecedores que terceirizam estoque.

Já na App Store, existem vários apps de dropshipping para integração com a loja virtual. Como ocorre com as outras categorias, a maioria das ferramentas estão em inglês.

Como escolher entre Nuvemshop e Shopify?

Agora que você conhece as principais características da Nuvemshop e da Shopify, vai ser mais fácil decidir qual é a plataforma ideal para o seu negócio. É claro que não podíamos deixar de ressaltar as vantagens da Nuvemshop, principalmente se você busca um sistema completo, pago em reais e que não requer conhecimentos técnicos ou do idioma inglês para ser usado.

Já a Shopify é mais indicada para quem procura um sistema mais avançado, quer explorar mais configurações e está disposto a pagar em dólar — e saber inglês é importante para usufruir de todos os recursos da plataforma.

De qualquer modo, na hora de tomar sua decisão, leve em conta os critérios que vimos neste artigo, considerando as seguintes questões:

  • Se a plataforma oferece integração com os canais de venda que você pretende utilizar;
  • Se os planos e preços cabem no seu bolso e atendem suas necessidades;
  • Se a plataforma oferece opções suficientes de personalização;
  • Se o sistema é fácil de usar e configurar, de modo que você não precise de ajuda profissional para criar sua loja rapidamente;
  • Se a plataforma possui meios de pagamento e métodos de envio já integrados, que dispensam configurações mais complexas de gateways e fretes;
  • Se o atendimento que o site oferece é satisfatório, uma vez que você precisará de ajuda com sua loja em vários momentos.

E então, já escolheu entre Nuvemshop e Shopify?

Se você chegou até aqui, já deve ter uma visão clara das diferenças e semelhanças entre Nuvemshop e Shopify. Então, o próximo passo é escolher a plataforma de e-commerce que receberá sua loja virtual.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre Nuvemshop ou Shopify

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce com mais de 100 mil lojistas ativos na América Latina que oferece planos a partir de R$ 49,90 e permite criar uma loja virtual em menos de 10 minutos. Já a Shopify é uma plataforma presente em mais de 175 países com um sistema robusto e planos a partir de US$ 14 (cerca de R$ 72 em 2022).

A Nuvemshop é a melhor plataforma de e-commerce para quem busca um sistema completo, pago em reais e que dispensa conhecimentos técnicos na criação da loja. Já a Shopify é mais indicada para quem procura um sistema mais avançado, quer explorar mais configurações e está disposto a pagar em dólar.

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