Como criar uma campanha de Dia das Crianças? [+ exemplos]

Criança menina toca peças de roupa infantis penduradas em araras de loja. Imagem faz referência à campanha de Dia das Crianças.

Pontos principais do artigo:

  • Assim como outras datas do calendário comercial, o Dia das Crianças é uma grande oportunidade de aumentar o faturamento do varejo;
  • Em 2022, as vendas do e-commerce subiram 26% na semana das crianças em comparação ao ano anterior;
  • Apostar na comunicação visual, fazer boas promoções e oferecer entregas mais rápidas são algumas dicas para vender mais nessa data;
  • Se você já tem um negócio, pode criar uma loja virtual gratuita para alcançar ainda mais clientes e aumentar as vendas no Dia das Crianças.

Desde sempre as datas comemorativas são sinônimo de aumento nas vendas do varejo. Este ano, a expectativa é de um cenário ainda mais positivo para o mercado digital, principalmente no que diz respeito à campanha de Dia das Crianças.

Isso porque, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do e-commerce subiram 26% na semana das crianças do último ano em relação ao período anterior.

Na prática, isso mostra que as pessoas estão mais confiantes em comprar online e que existe uma grande oportunidade de aumentar o faturamento do seu negócio nessa data.

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para criar uma campanha de sucesso para o Dia das Crianças. Pronto para conferir? Então, vamos lá!

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12 dicas para fazer uma campanha de Dia das Crianças

Criar uma campanha de Dia das Crianças envolve planejamento e atenção aos detalhes. Por isso, separamos 12 dicas de como preparar a sua loja virtual para esse momento. Confira:

Use banners personalizados

Usar banners personalizados não é apenas uma maneira de “entrar no clima” das comemorações. Na verdade, esse tipo de comunicação visual faz parte da experiência de compra do consumidor.

Isso porque essa é uma forma de comunicar que há uma campanha promocional em andamento. Assim, é possível criar de imediato a ideia de que existem descontos e condições exclusivas para a data, o que instiga o usuário a navegar pelo site para encontrar essas ofertas.

Além disso, essa é uma maneira de atrair a atenção do consumidor para pontos estratégicos. Um banner em destaque pode direcionar o olhar dos compradores para determinada categoria de produtos ou ofertas específicas, por exemplo.

Ofereça descontos

Oferecer descontos já se tornou uma tradição do varejo em datas comerciais. Entretanto, é preciso cuidado para atender a essa expectativa sem comprometer a margem de lucro dos produtos.

Nesse caso, uma boa dica é fazer a queima de estoque de mercadorias paradas. Dessa forma, pode-se oferecer grandes descontos e chamar a atenção do consumidor sem prejudicar o faturamento do negócio.

💡 Saiba mais: O que é ponta de estoque e como vender peças paradas?

Aposte nos combos de produtos

Pessoas que têm mais de um filho ou vários sobrinhos vão precisar comprar mais de um presente no Dia das Crianças. Se elas puderem fazer isso em um único lugar, garantindo descontos e frete único, possivelmente escolherão essa opção, certo?

Por isso, montar combos promocionais é uma ótima maneira de atingir esse público, resolver um problema e aumentar o ticket médio da compra. Ou seja, o valor final que o consumidor irá gastar na sua loja.

Você pode apostar nos combos prontos com produtos pré-selecionados ou tornar essa escolha mais flexível, com promoções do tipo “compre 1, leve 2” ou desconto progressivo para produtos da mesma categoria.

💡 Saiba mais: O que é desconto progressivo e como oferecer na sua loja?

Algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem criar diferentes promoções, como o modelo “compre X, leve Y” de forma automática, sem precisar ajustar os valores individualmente dos produtos um por um. Assim, fica muito mais fácil oferecer os melhores descontos na sua loja online.

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Inclua avaliações dos produtos

Embora fazer compras online tenha se tornado algo comum, muitas pessoas ainda ficam inseguras de comprar pela internet. Nesse cenário, as avaliações são uma prova social que ajuda a transmitir segurança para quem não conhece sua marca.

Então, antes de começar a campanha de Dia das Crianças, lembre-se de entrar em contato com clientes que já compraram e pedir que eles deixem uma avaliação sobre a mercadoria, o processo de entrega e a experiência de compra.

Esse contato pode ser realizado por e-mail, por exemplo, oferecendo cupons de desconto para incentivar esses clientes a voltarem ao seu site e escreverem uma boa avaliação.

Se você já tem uma loja Nuvemshop, pode ativar esses comentários de forma simples e rápida por meio do Google Avaliações. A seguir, listamos o passo a passo como habilitar o recurso na sua loja virtual:

👉 Confira: Como habilitar o Google avaliações do consumidor na sua Nuvemshop?

Faça listas com sugestões de presente

Além do receio de comprar online, muitas pessoas também ficam em dúvida ou não têm tempo de fazer uma longa busca para encontrar o presente ideal. Não à toa, o termo “o que dar de presente no Dia das Crianças” é um dos mais procurados no Google próximo à data.

Por isso, montar uma lista com ideias e sugestões é uma forma de facilitar a escolha do consumidor e promover produtos com margem de lucro mais alta ou que estejam parados no estoque.

Nesse sentido, é possível criar listas para diferentes faixas de preço, categorias de produtos e preferências de idade, por exemplo. Algumas opções são “Presentes até R$ 50”, “Presentes de Dia das Crianças para meninas” ou “Presentes para crianças até 10 anos”.

💡 Saiba mais: 150 ideias de nome de loja infantil para se inspirar

Crie conteúdo para as redes sociais

As redes sociais não são apenas um espaço para divulgar promoções e promover produtos. Mais do que isso, elas são uma oportunidade de aumentar o alcance da sua marca e se aproximar de possíveis clientes.

Para a campanha de Dia das Crianças, uma dica é realizar ações nostálgicas, lembrando os seguidores de momentos ou brinquedos da sua infância. Esse é um conteúdo com altas chances de compartilhamento, já que as pessoas tendem a dividir essa lembrança com colegas da época.

Mas, ainda mais importante, é uma maneira de criar uma conexão emocional e fazer com que a sua marca fique na memória dessas pessoas — o que pode fazer toda a diferença quando elas forem escolher onde comprar os presentes.

💡 Saiba mais: 7 melhores redes sociais para empresas e como usá-las

Invista em anúncios

Outra forma de divulgar a campanha de Dia das Crianças e atrair mais pessoas para a sua loja virtual é apostar em anúncios pagos nas redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads) ou diretamente na página do Google (Google Ads).

Para isso, é preciso investir uma quantia para anunciar a sua marca ou ofertas específicas nessas plataformas. Entretanto, a vantagem é a possibilidade de segmentar o público e exibir o anúncio para pessoas que não conhecem a sua empresa, mas que estão procurando ofertas parecidas e têm grandes chances de se tornarem clientes.

Além disso, investir em anúncios de remarketing também pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Isso porque, nesse caso, o anúncio é exibido para pessoas que já estiveram no seu site, mas não finalizaram a compra.

Ou seja, essa é uma forma de lembrá-los que o produto continua disponível e com condições especiais para o Dia das Crianças. Se a pessoa deixou de comprar pelo custo da entrega, por exemplo, uma oferta de frete grátis pode ser o que faltava para que ela feche a compra.

💡 Saiba mais: Como criar um anúncio que vende em 8 passos?

Atente-se às regras de publicidade

Todas as campanhas publicitárias estão sujeitas a regras. No entanto, essa relação é ainda mais rígida quando falamos de publicidade para crianças.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais orientações para ações de marketing infantil determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Veja:

  • Evitar verbos imperativos, como “compre”, “use” ou “peça aos seus pais”;
  • Não desmerecer valores como amizade e respeito às pessoas e aos animais;
  • Não incentivar qualquer tipo de discriminação;
  • Evitar formato jornalístico ou similares que possam ser confundidos com notícia;
  • Não associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
  • Evitar o uso de personagens do universo infantil para chamar atenção das crianças;
  • Não desvalorizar a autoridade dos pais ou responsáveis.

Deixar de cumprir essas determinações pode levar a multas, sanções legais e consequências negativas para a imagem da sua marca. Portanto, sempre revise esses pontos antes de criar qualquer conteúdo voltado para o Dia das Crianças.

💡 Saiba mais: Como fazer propaganda de produtos? Dicas e exemplos

Facilite as condições de pagamento

O Dia das Crianças acontece perto de outras datas importantes para os consumidores, como Black Friday, Cyber Monday e Natal. Portanto, facilitar as condições de pagamento é uma forma de atrair o público que está economizando para esses eventos.

💡 Saiba mais: Como aproveitar ao máximo o período pós-Black Friday?

Então, além de oferecer opções mais flexíveis para pagamento parcelado e descontos, lembre-se de incluir diferentes meios para concluir a compra, como cartão de crédito, boleto, Pix e carteiras digitais.

Para ativar todas essas funcionalidades sem pagar taxas extras a cada pedido, você pode contar com o Nuvem Pago, a solução de pagamento para lojas Nuvemshop. Essa é uma ferramenta integrada ao painel de administração da sua loja e garante isenção da tarifa por venda.

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Tenha uma reserva de estoque

Seguindo todas essas estratégias, é muito provável que as vendas aumentem com a campanha de Dia das Crianças. E, para conseguir atender ao aumento na demanda, é preciso garantir que existe uma reserva de estoque.

Nesse caso, a dica é analisar o histórico de vendas do ano anterior para entender quais foram os produtos mais vendidos e o percentual de aumento. Dessa forma, é possível estimar a quantidade de mercadorias que serão necessárias para ter um estoque de segurança.

Além disso, é importante também trabalhar com limites de estoque mínimo e máximo para os principais itens da loja. Isso garante que você não perca nenhuma venda por falta de mercadorias e nem fique com produtos parados depois do evento.

💡 Saiba mais: Como calcular o estoque sazonal para datas comemorativas?

Garanta a entrega no prazo

Receber uma mercadoria atrasada é sempre frustrante para o consumidor. Agora, imagine não poder dar um presente de Dia das Crianças para o seu filho porque a loja não cumpriu com o prazo de entrega. É ainda pior, não é?

Esse tipo de atraso, principalmente em datas importantes, cria uma experiência de compra negativa, o que fará com que esse consumidor não indique a sua marca para outras pessoas e nem volte a comprar com você no futuro.

Por isso, é fundamental deixar claro os prazos de entrega e tentar oferecer opções de entrega expressa para quem compra os presentes de última hora.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode contar com o Nuvem Envio para te ajudar nessa tarefa. Ele é uma solução de entrega própria da plataforma e integrado aos Correios e a diversas transportadoras. Com isso, pode garantir fretes mais rápidos e com menos custo para os seus clientes.

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💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?

👉 Confira: Como configurar o Nuvem Envio?

Participe de ações sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think Google, 4 a 5 brasileiros consideram importante que as empresas gerem algum tipo de impacto social positivo. E isso se torna ainda mais forte em ações de cunho emocional, como uma campanha de Dia das Crianças.

Essa também é uma forma de aumentar o reconhecimento da marca e atrair o público engajado a esses projetos. Para isso, algumas opções são doar parte do lucro das vendas ou adotar o modelo “a cada X brinquedos vendidos, Y serão doados”.

Algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem a integração com aplicativos que facilitam essa doação. O app Polen, por exemplo, permite que o lojista selecione algumas causas sociais e, na hora de fechar o carrinho, o cliente pode escolher quais deseja apoiar com a sua compra.

⚙️ Baixe o aplicativo: Polen

Campanhas infantis para se inspirar

Agora que você já conhece todas as estratégias para criar uma campanha de sucesso, separamos algumas ações de marketing infantil para assistir e se inspirar. Vamos lá?

Mês das Crianças — McDonald’s

A campanha “Mês das Crianças”, do McDonald ‘s, foi lançada durante a pandemia e reforça a importância da presença dos pais no dia a dia. Para isso, eles adotaram a estratégia de “compre 1, leve 2”. Nesse caso, comprando um Mc Lanche Feliz, vinham dois brinquedos para que pais e filhos pudessem se divertir juntos. Veja:

A imaginação cria a história — Sindilojas

A campanha de Dia das Crianças da Sindilojas Porto Alegre não busca promover um produto ou oferta específica, mas reforçar a memória de marca. Para isso, eles usam cores vivas durante toda a propaganda e uma música que fica na memória do público, consequentemente, gerando associação à imagem da empresa. Confira:

Tá bombando — C&A

A campanha “Tá Bombando”, da C&A, usa um dos recursos mais importantes para chamar a atenção do consumidor: brindes e descontos. Além das ofertas destacadas durante a propaganda, o ponto principal é a promoção, em que a cada três peças infantis, o cliente leva de brinde um brinquedo. Veja:

Pronto para criar uma campanha de Dia das Crianças de sucesso?

Ao longo deste artigo, vimos tudo o que você precisa saber para criar uma boa campanha de Dia das Crianças. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem a preparar o seu negócio para lucrar muito com essa data.

E, se você já vende online, que tal potencializar ainda mais as vendas criando uma loja grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre campanha de Dia das Crianças

Algumas dicas para criar uma campanha de Dia das Crianças são: use banners personalizados, ofereça descontos inteligentes, aposte nos combos de produtos, inclua avaliações dos produtos, faça uma lista com sugestões de presentes, crie conteúdo para as redes sociais, invista em anúncios, atente-se às regras de publicidade infantil, facilite as condições de pagamento, tenha uma reserva de estoque, garanta a entrega no prazo e participe de ações sociais.

As principais determinações do ECA e do Conar para publicidade infantil são: não usar verbos imperativos, não desmerecer valores como amizade e respeito, não incentivar qualquer tipo de discriminação, não utilizar formato jornalístico, não fazer uso de personagens do universo infantil, não associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis e não desvalorizar a autoridade dos pais ou responsáveis.

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