Como vender pela internet: manual para criar um negócio de sucesso

Aqui você encontra:

Aprender como vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria brasileira de comércio eletrônico se fortalece ano após ano, e essa tendência também é observada na América Latina e no mundo.

Expor sua marca online não apenas proporciona maior reconhecimento entre seus potenciais clientes, mas também:

  • Seu negócio fica aberto 24 horas – isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
  • Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, pois não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
  • Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, pois a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.

As opções para vender pela internet são variadas e, neste guia, vamos dizer quais são as mais profissionais. Mas cuidado: a chave não é oferecer seus produtos em diversos canais de vendas e, sim, escolher aqueles que estão mais alinhados com o seu negócio e agrupá-los em uma única estratégia: a do omnichannel.

A aplicação do omnichannel dará mais consistência à imagem da sua marca e te ajudará a simplificar os processos internos de cada venda, inclusive por canais offline.

Portanto, se você deseja aprender por que e como vender na internet, e colocar todos os seus canais (e sua empresa) em harmonia, continue lendo este conteúdo exclusivo!

Ah, e se você quiser conferir alguns spoilers deste manual, assista ao vídeo abaixo:

Quais são as vantagens de vender pela internet?

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    Se vender online parece um tanto desafiador para você – e até mesmo arriscado -, vamos te convencer do contrário! Há muitas outras vantagens de investir nesse formato comercial. A seguir, separamos alguns dos privilégios de se tornar um empreendedor digital.

    1. Autonomia

    Vender pela internet te abre um leque enorme de possibilidades, acredite. São inúmeros nichos e diferentes produtos que você pode oferecer. Desde os mais convencionais (e que nunca saem de moda), como sapatos e acessórios, até os mais diferenciados, como produtos para pets e maquiagens orgânicas.

    Assim, você terá autonomia para planejar uma marca ideal para o seu público-alvo, mas que também tenha relação com suas habilidades e interesses. Outro ponto incrível de trabalhar pela internet é a liberdade de se vestir confortavelmente, sem a necessidade de seguir qualquer dress code – seu negócio, suas regras!

    O que vender na internet em 2020

    Se você está em dúvida sobre o que vender na internet, confira agora mesmo este vídeo:

    2. Horários flexíveis ao vender pela internet

    Quer voltar a estudar, trabalhar em casa, ter a possibilidade de levar o seu filho ao médico no meio da tarde ou sair um pouco mais cedo para curtir a sexta-feira com os amigos? Isso tudo é possível se você decidir vender pela internet!

    Mas sejamos coerentes também: ao vender online, você provavelmente vai trabalhar o mesmo tanto que em um negócio físico. A grande diferença é que será possível administrar sua marca a partir dos melhores horários para a sua rotina.

    3. Projetos pessoais

    Conforme citado anteriormente, você pode desenvolver seus planos pessoais a partir de uma flexibilidade maior de horários – seja para estudar, passar mais tempo com a família ou ter férias mais longas. Trabalhar pela internet te permite cuidar do seu negócio de qualquer lugar que tenha conexão.

    Entretanto, aqui vale ressaltar que tudo isso é viável apenas com uma boa dose de organização e planejamento. Quer tirar um recesso maior? Para isso, por exemplo, é necessário programar a sua loja virtual (em relação ao tempo de envio dos produtos) e contar com uma ajuda extra na sua ausência para cuidar do atendimento ao cliente.

    4. Benefícios do MEI ao vender pela internet

    Se você está pensando que vender pela internet não te permite ter acesso a benefícios trabalhistas, engano seu! Abrindo uma MEI (Microempresa Individual), por exemplo, e pagando sua guia de impostos unificada – que varia de R$ 49,90 a R$ 55,90 mensais -, você tem acesso a direitos da Previdência Social, como Auxílio Doença, Licença Maternidade e Aposentadoria.

    E aí, convencido? Se não, sem problemas! Preparamos ainda um vídeo que lista outras vantagens relacionadas aos custos e à possibilidade de alcance ao vender pela internet:

    Quais são as fases de uma venda online?

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      As fases de uma venda online são:

      1. Atrair visitantes;
      2. Converter visitas em vendas;
      3. Fidelizar clientes.

      Para vender pela internet e aumentar o faturamento do seu negócio, é recomendável implementar o conceito que, no mundo do comércio eletrônico, chamamos de funil de vendas.

      O funil de vendas indica as etapas que o potencial consumidor deve passar desde o primeiro contato com a marca até que a venda seja concretizada. Ou seja, esse conjunto o leva por diferentes fases para que ele possa efetivamente se tornar um cliente.


      Saiba mais

      Assim, essa jornada do consumidor é extremamente importante ao vender pela internet, afinal, ela nos ajuda a entender como funciona o ciclo do usuário e a detectar quais ajustes são necessários para nutrir esse relacionamento.

      Por exemplo: se o cliente acessa o seu e-commerce, visita uma página de produto, mas não o adiciona ao carrinho, talvez o problema esteja na descrição do item ou na qualidade das fotos.

      Diante disso, você como empreendedor, precisa planejar todas as etapas para atingir o seu objetivo principal: vender pela internet. Mas não se preocupe, vamos analisar cada um dos passos necessários para alcançá-lo. Confira tudo a seguir!

      Como atrair visitantes ao vender pela internet?

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        O primeiro passo para vender pela internet é atrair visitas. Como acontece em uma loja física ou showroom – onde as pessoas têm que entrar para eventualmente fechar uma compra -, no mundo virtual, ocorre o mesmo: sem visitantes no site, sem pessoas interessadas no seu produto, sem vendas (também conhecidas como “conversões”).

        Logo, gerar tráfego em seu canal é fundamental para vender pela internet e expandir o seu negócio.

        Contudo, não estamos falando de qualquer tipo de tráfego – mas, sim, de tráfego qualificado. Ou seja, pessoas que estão realmente interessadas no seu produto e podem se tornar clientes. Dessa forma, você se certificará da recorrência delas no funil de vendas.

        Para alcançar esse tráfego qualificado ao vender pela internet, é essencial saber quem são esses usuários. Conhecendo-os, você conseguirá planejar melhor a sua estratégia de atração de visitantes e obter resultados mais rápidos e eficazes.

        1. Defina seu público-alvo

        Para descobrir quem é o seu público-alvo, quais são seus interesses e suas aspirações, e também definir melhor o tipo de mensagem a ser transmitida, compartilhamos duas dicas essenciais para realizar essa pesquisa ao vender pela internet:

        Determinar características quantitativas

        Variáveis como gênero, idade, localidade e estado civil. Algumas delas podem ser deduzidas a partir do seu produto: se você vende roupas femininas, por exemplo, pode identificar o sexo e, até mesmo, a idade média das potenciais clientes.

        Detalhar aspectos qualitativos

        Além das variáveis ​​do seu público-alvo, é importante conhecer outras características mais íntimas: o que o motiva? Quais são os problemas e as necessidades que você pode resolver ao vender online?


        Saiba mais

        Descobrir essas indicações valiosas te ajudará a se comunicar de uma maneira mais humana e empática ao vender pela internet, e a se concentrar no que os seus consumidores realmente procuram, para que, assim, eles se identifiquem com a sua marca.

        Vale esclarecer que o acesso às informações qualitativas requer um trabalho de pesquisa mais profundo, já que se refere a dados mais intrínsecos do que os quantitativos.

        2. Crie estratégias para gerar tráfego qualificado

        Uma vez definido o seu público-alvo, é hora de pensar em como levá-lo ao seu canal de vendas. Existem diferentes maneiras de fazer isso e a escolha dependerá dos objetivos do seu negócio e do seu orçamento para vender pela internet.

        Compartilhamos as cinco estratégias de atração que oferecem os melhores resultados. Acompanhe-as!

        A força do marketing de conteúdo para vender pela internet

        Essa vertente do marketing tem a ver com a produção de conteúdos relevantes para o seu público e a presença online da sua marca. Seu principal objetivo é fazer com que potenciais clientes te considerem uma referência no seu nicho, e não como um negócio que busca apenas vender e vender pela internet.

        Quando falamos em conteúdo de valor, nos referimos a algo interessante e não-publicitário para o seu alvo, porque o ajuda, informa, educa e/ou diverte.


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        A dupla infalível: Facebook e Instagram

        Você sabia que o Brasil, a Colômbia e a Argentina são os três países da América Latina cujos habitantes passaram a maior parte do tempo em mídias sociais durante 2019? Isso foi relatado por um estudo realizado pela empresa espanhola Statista sobre o uso da internet no mundo.

        As redes sociais se tornaram excelentes meios de divulgação, contudo, é fundamental desenvolver diferentes estratégias para cada uma delas ao vender pela internet, pois suas abordagens são únicas e variadas.

        O Instagram, por exemplo, é uma mídia visual que se sustenta principalmente por meio de imagens e vídeos. Em contraste, o Facebook equilibra melhor imagens e textos, permitindo a publicação de conteúdos audiovisuais mais longos.


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        O poder do anúncio publicitário ao vender pela internet

        Outra estratégia para atrair tráfego de qualidade e vender pela internet é a publicidade online.

        Seja através do Instagram, Facebook ou influenciadores digitais, esse tipo de anúncio só funciona se estiver bem segmentado, isto é, se estiver voltado para o público que você deseja de fato alcançar ao vender pela internet.

        • Instagram Ads

        Se você deseja anunciar sua marca usando o Instagram, você pode fazê-lo com o Instagram Ads.

        Essa ferramenta funciona por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece filtros de segmentação de acordo com a localização, os interesses e os comportamentos do seu alvo.

        O plus do Instagram Ads é seu formato de anúncio exclusivo para o Instagram Stories, que convida seu potencial cliente a ter uma experiência única.


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        • Facebook Ads

        No caso do Facebook, a plataforma possui uma ferramenta chamada Facebook Ads, que permite criar anúncios pagos para promover o seu negócio dentro da rede.

        As campanhas do Facebook usam o mesmo gerenciador do Instagram – isso significa que, a partir de uma mesma conta, você pode administrar os anúncios de ambas as mídias sociais.

        Além disso, o Facebook Ads oferece uma ampla variedade de formatos de propaganda, como imagem, carrossel (várias imagens em uma única divulgação), vídeo, entre outros.

        • Influenciadores digitais

        Ao venderem pela internet, muitas marcas optam por um relacionamento mais humano junto de seus consumidores. Tal iniciativa, consequentemente, gera mais interação e identificação.

        Para somar aos resultados dessa tarefa, empresas fazem parcerias com personalidades chamadas de influencers ou influenciadores digitais. Você já ouviu falar deles?

        Influenciadores digitais são pessoas que, nas mídias sociais, compartilham conteúdos relevantes sobre determinados assuntos (moda, esportes, viagens etc), o que as leva à popularidade e à conquista de um grande número de seguidores.

        A partir de um acordo sobre qual será a tarefa do influencer (apresentação de um produto, divulgação de posts etc), é combinada a forma de pagamento: remuneração, comissão ou troca.

        O mais importante ao contratar um influenciador digital é garantir que ele reflita os valores e o espírito da sua marca, e que sua figura seja pertinente para o seu público-alvo.


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        Técnicas de SEO para vender online

        Sua sigla em inglês significa Search Engine Optimization e, em português, “otimização para mecanismo de busca”.

        Esse conceito abrange tudo o que você deve fazer para que o seu canal de vendas online apareça nos primeiros resultados orgânicos dos buscadores virtuais – o principal deles é o Google.

        A estratégia de SEO é fundamental nesta etapa do funil de vendas (a de atrair clientes), pois, estar bem posicionado na página de pesquisas fará com que você receba mais visitas em seu site e, assim, aumente suas chances de vender pela internet.

        Diferentemente da publicidade que vimos no tópico anterior, a estratégia de SEO não tem custo e requer apenas o cumprimento de uma série de recomendações para alcançar o sucesso. Você pode descobri-la no artigo abaixo:


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        O bom e velho e-mail marketing

        O e-mail marketing é uma estratégia poderosa para atrair visitas e vender pela internet, mas sua eficácia dependerá da sua abordagem.

        Para alcançar bons resultados, é essencial que você aproveite oportunidades que lhe permitam abordar potenciais clientes sem tomar o tempo deles, nem incomodá-los com mensagens puramente promocionais.

        Por exemplo: se você tem um blog corporativo, poderá usar datas especiais (como Dia das Mães e Natal) para compartilhar, por e-mail, um artigo com ideias de presentes para esses eventos – o que se relaciona ao tópico anterior sobre marketing de conteúdo para vender pela internet.

        O propósito é aproveitar tal contato para adicionar alguma oferta (como um desconto na próxima compra ou frete grátis), mas sempre de forma não invasiva, podendo ser com um pequeno banner ao final do e-mail.


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        3. Potencialize sua marca com canais de vendas

        Nesta seção, vamos compartilhar os quatro principais canais para atrair visitantes ao seu negócio. É importante enfatizar que – para potencializar seus esforços, alcançar tráfego qualificado e vender pela internet – o ideal é escolher aqueles que melhor combinam com a sua marca e se complementam entre si, ok?

        Loja virtual

        Ao vender pela internet, a loja virtual é um lugar único para o seu negócio, afinal, ela reúne toda a sua identidade e essência, e faz com que seu potencial cliente rapidamente identifique a sua marca e diferencie-a da concorrência.

        Através dela, você recebe consumidores, fornece uma experiência completa (incluindo um layout atrativo e intuitivo, diversas opções de meios de pagamento e de envio, entre outras características) e possibilita o fechamento de uma compra.

        Na loja online, ainda se tem a alternativa de expor diferentes seções para atrair seus clientes e vender pela internet. Uma das mais utilizadas é a do blog: uma página informal, onde você compartilha reviews sobre os seus produtos e tendências do seu nicho.

        Outra dica é a de explorar a seção Sobre nós e contar a história da sua marca e como tudo começou – o público adora esse tipo de conteúdo!

        Já quer aproveitar todo o potencial de uma loja virtual como canal de vendas? Faça um teste de 30 dias gratuitos na Nuvemshop e comece a vender pela internet ainda hoje. Para isso, é só clicar neste banner:

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        Marketplaces

        Como grandes shoppings online, os marketplaces são ambientes virtuais que reúnem diversas marcas e vendedores em um só lugar. No Brasil, os mais conhecidos são Mercado Livre, Submarino, OLX, Walmart e Americanas.

        Por serem players em destaque no mercado e no ranqueamento dos buscadores, como o Google, possibilitam mais visibilidade ao vender pela internet. Contudo, quem opta por tal alternativa precisa ter em mente que seus concorrentes também estarão presentes neste tipo de plataforma – por isso, a necessidade de apresentar preços competitivos.

        Além disso, de modo geral, os marketplaces costumam cobrar taxas sobre os valores das vendas, o que pode diminuir significativamente a margem de lucro do vendedor.

        Quando comparados a uma loja virtual, distinguem-se em alguns quesitos, especialmente no que se refere à identidade do negócio e às configurações de meios de pagamento e de frete.

        No primeiro caso, em marketplaces, não é possível ter o seu próprio domínio, nem desenvolver um layout único com as características da sua marca – condição importante na hora de se diferenciar da concorrência ao vender pela internet.

        Na segunda questão, nem sempre os meios de pagamento e de envio oferecidos são os que se encaixam às suas necessidades.

        Por isso, uma loja virtual se mostra bem mais flexível em relação à personalização de sites. Entretanto, os marketplaces são excelentes canais complementares aos e-commerces, pois, em um primeiro contato com o consumidor, eles podem ser as ferramentas ideais para gerar mais tráfego e, por consequência, vender pela internet.


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        Redes sociais

        Como já introduzimos anteriormente, as redes sociais são uma excelente opção para levar visitas ao seu negócio e apresentar suas mercadorias ao vender pela internet. Atualmente o Instagram Shopping e a Loja do Facebook são os seus melhores aliados:

        • Instagram Shopping

        É um recurso gratuito do Instagram que permite marcar produtos em publicações do feed e do Stories. Assim, os usuários que clicam na etiqueta, além de verem o preço do item, são redirecionados à loja virtual para que possam finalizar a compra. Incrível para quem deseja vender pela internet, não?


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        • Loja do Facebook

        É uma outra opção gratuita para mostrar seus produtos aos consumidores e vender pela internet. Ao contrário do Instagram Shopping, a Loja do Facebook é gerenciada com um único catálogo de produtos. Isso significa que você poderá enviar um grande número de itens de uma só vez para a sua página.

        Se um cliente estiver interessado em obter um item, basta ele clicar no botão Comprar no site ao lado da foto e, automaticamente, a loja do Facebook o redirecionará para a sua loja virtual. Essa é outra maneira eficaz de conquistar tráfego e vender online.


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        WhatsApp Business

        O WhatsApp Business, ou WhatsApp para Negócios, é um aplicativo que permite que as marcas gerenciem todas as mensagens que recebem de seus clientes ou potenciais clientes de forma organizada e automatizada, e, até mesmo, criem um catálogo de produtos.

        Trata-se de um canal de atendimento dinâmico e móvel, que te possibilita estar em constante contato com os seus consumidores. Se um usuário te envia uma mensagem para tirar dúvidas sobre a disponibilidade de um produto, por exemplo, além de respondê-lo, você poderá enviar o link do item direto do WhatsApp para que ele possa realizar a compra.


        Saiba mais

        Por fim, depois de conhecer os principais canais de atração, caso queira descobrir quais são os tipos de e-commerce existentes do mercado, veja o vídeo abaixo:

        Como vender pela internet com uma loja virtual? ⭐

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          Anteriormente mostramos quais são as opções de canais para que você possa vender pela internet e também compartilhamos alguns truques para aproveitá-los ao máximo.

          Nesta seção, vamos nos concentrar em um desses intermediários para vender pela internet – a loja virtual – e te contar por que essa é a melhor opção para o sucesso do seu negócio.


          Saiba mais

          1. Escolha uma plataforma de e-commerce

          Ter sua própria loja virtual, ao vender pela internet, significa ter um canal profissional que te permite:

          • Criar uma identidade de marca sólida, com um espaço único e exclusivo para você na web (domínio próprio);
          • Apresentar-se com mais profissionalismo diante dos seus potenciais clientes;
          • Decidir qual conteúdo aparece na loja e como ela se estrutura, fortalecendo assim a imagem da sua marca e destacando os produtos mais estratégicos para o seu negócio;
          • Oferecer diversas alternativas aos seus consumidores, como escolher um produto, pagá-lo da maneira que ele preferir e definir como recebê-lo – tudo em um mesmo lugar!

          Existem diferentes maneiras de vender pela internet, algumas são mais tradicionais do que outras. Aqui compartilhamos três opções que podem te ajudar:

          Plataforma SaaS (Software as a Service) para vender pela internet

          Uma plataforma SaaS, como a Nuvemshop, possibilita iniciar sua loja virtual em poucos passos e cuida de toda a parte técnica por você (operação da plataforma, hospedagem etc), sendo sua responsabilidade apenas o gerenciamento do negócio (carregamento de produtos, criação de descrições etc).

          Assim como você pode ter um perfil do Instagram ou uma conta de e-mail em questão de minutos, o mesmo acontece nesse tipo de plataforma – a criação é super rápida.

          Além da agilidade, as grandes vantagens desta solução para vender pela internet são:

          • Mensalidade acessível pelo uso da plataforma (geralmente diferentes tipos de planos são oferecidos de acordo com o tamanho do negócio);
          • Base robusta, que não requer investimento prévio ou espera para o seu desenvolvimento, e utilizada por muitos outros empreendedores;
          • Uso fácil, já que seu objetivo é oferecer uma solução simples, mas profissional, para pessoas que não têm conhecimento técnico;
          • Integrações com outras ferramentas, o que amplia a funcionalidade disponível na loja.

          Por outro lado, esse recurso tem alguns aspectos a ter em conta. Por exemplo: ao vender pela internet através de uma plataforma SaaS, existem funções que não podem ser modificadas e, se você quiser alterar alguma, será necessário contratar um programador.


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          Plataforma de código aberto (Open Source) para vender pela internet

          As plataformas de código aberto permitem que você baixe, no seu computador, todo o código da loja online e faça o upload para o servidor de hospedagem que você deseja.

          Dessa forma, você terá um espaço virtual sem custos de adesão ou transação (você só terá que pagar o custo de hospedagem) para vender pela internet.

          Para avançar com esta solução, é necessário ter conhecimento técnico ou contratar os serviços de uma agência independente ou de um profissional que possa te ajudar na implementação – o que pode tornar o projeto caro.

          Desenvolvimento personalizado para vender pela internet

          Desenvolvimento personalizado é uma solução muito comum para vender pela internet. Consiste em contratar um designer, desenvolvedor ou uma agência para construir sua loja virtual.

          Tenha em mente que, neste caso, o processo de produção da loja online é longo (dura de 2 a 6 meses) e geralmente é uma solução cara. Em geral, são necessárias muitas reuniões apenas para elaborar o projeto, fora o tempo de execução.

          Por que escolher a Nuvemshop para vender pela internet 🚀

          A Nuvemshop é uma plataforma de comércio eletrônico voltada para marcas que buscam criar um canal profissional de vendas online. Ela se ajusta a todos os estágios de um negócio (início, crescimento e expansão) e tem diferentes planos de pagamento de acordo com cada necessidade.

          Tem uma interface simples e uma ampla variedade de layouts adaptáveis e responsivos. Oferece também integrações com os meios de pagamento e de envio mais utilizados no mercado para, assim, operar com eficiência.

          Suas principais características são:

          • Estrutura robusta que possibilita a criação da sua loja virtual a partir do zero e sem a necessidade de conhecimentos técnicos para vender pela internet;
          • Aplicativo mobile;
          • Atualizações constantes em sua plataforma com o objetivo de oferecer produtos e serviços cada vez melhores;
          • 99,9% de uptime (tempo com a plataforma no ar);
          • Excelente atendimento ao cliente que, além de fornecer suporte técnico, compartilha ideias e dicas para que as empresas possam aumentar as conversões.

          Quer conhecê-la um pouco mais? Confira este vídeo com outras vantagens da plataforma:

          Para começar a usar a Nuvemshop, é só se registrar. A partir daí, você poderá escolher o design da sua loja, colocar seus produtos à venda e até mesmo integrar sua empresa gratuitamente à loja do Facebook e ao Instagram Shopping.

          Aproveite o primeiro mês grátis e comece a vender pela internet imediatamente

          2. Aprenda como cobrar pelas suas vendas online

          É possível cobrar ao vender pela internet com:

          • Gateways;
          • Meios de pagamento personalizados.

          Os gateways de pagamento são plataformas que permitem uma transação monetária entre duas partes pela internet.

          Para operar com eles, você só precisa de um e-mail de registro e uma conta bancária onde possa sacar o dinheiro. O dinheiro é creditado na conta virtual do referido gateway e, em seguida, você poderá solicitar uma transferência para sua conta corrente ou poupança.

          Atualmente, a Nuvemshop tem integrações com:

          Recomendamos que você verifique a comissão de cada uma dessas alternativas para escolher aquela que melhor se adapta ao seu negócio.

          Além disso, você pode oferecer meios de pagamento personalizados, como: transferência bancária, depósito ou dinheiro (quando o checkout é feito na loja física, no showroom ou em uma pop-up store, por exemplo).


          Saiba mais

          3. Descubra como enviar seus produtos ao vender pela internet

          Como meios de entrega, você pode escolher entre dois métodos de logística:

          Na Nuvemshop, oferecemos integração com os Correios. Isso significa que, nos resultados de consulta da sua loja virtual, você obtém as mesmas informações – em relação aos preços e prazos – disponíveis no site da companhia.

          Vale lembrar que os Correios possuem algumas limitações: eles transportam produtos de até 30 quilos e embalagens com dimensões de no máximo 200 centímetros.

          Portanto, se você precisar de mais flexibilidade para suas remessas ao vender pela internet, recomendamos que você configure um método de entrega personalizado. Assim, seus clientes terão mais opções de logística.


          Saiba mais

          4. Personalize seu site

          Agora que já temos nossa plataforma de e-commerce escolhida e os meios de pagamento e de envio definidos, é chegada a hora de deixar sua loja virtual com a cara da sua marca. Para isso, você deve desenvolver a identidade visual dela, criando seu próprio layout e logotipo.

          Caso precise se aprofundar nesse conceito, dê o play no NuvemCast #7, nosso podcast totalmente dedicado ao assunto:

          Ao vender pela internet, você também pode aproveitar a página principal do seu site para comunicar promoções ou notícias. Uma maneira muito eficaz de fazer isso é através de banners interativos.

          Para criá-los, você pode utilizar ferramentas online gratuitas. Por meio delas, você consegue facilmente produzir artes para chamar a atenção do seu público para novas coleções e ofertas, por exemplo.

          banner coleção primavera-verão

          Este banner foi criado com uma ferramenta gratuita.

          Por outro lado, é importante adicionar seções de produtos no menu principal. Elas mostrarão ao seu consumidor todos os itens disponíveis para compra, organizados em categorias e subcategorias.

          Por exemplo: se você deseja vender pela internet calçados femininos, suas categorias podem ser sandálias, botas, sapatilhas etc.

          Dessa forma, você ajudará seus visitantes a encontrarem o que procuram e, certamente, os converterá mais rápido!

          5. Carregue seus produtos na loja virtual

          O próximo passo fundamental para vender pela internet é o de cadastrar seus produtos para que eles sejam exibidos aos visitantes do site.

          Nesse processo, você deverá incluir boas fotos das mercadorias. Elas precisam transmitir a essência dos itens com fidelidade, afinal os clientes só poderão ver os produtos por essas imagens antes da compra. Então, certifique-se de que as cores e dimensões estão condizentes com a realidade.

          Além disso, é interessante incluir fotos em still — aquelas que mostram apenas a mercadoria com um fundo branco — e também com os itens sendo usados, para dar uma ideia das dimensões.


          Saiba mais

          Neste passo, você também vai precisar escrever as descrições dos produtos. Juntamente com as imagens, elas servirão para apresentar a mercadoria aos potenciais compradores. Portanto, apresente o máximo de informações que conseguir: fale sobre os materiais dos produtos, as texturas e as possibilidades de uso.

          Aqui, é fundamental escrever um texto original (ao invés de apenas copiar as especificações do fabricante), que contenha entre 100 e 300 palavras para cada item. Isso vai colaborar com o SEO da sua loja virtual — assunto que comentamos anteriormente.

          Para o caso de uma loja virtual de roupas, lembre-se de incluir uma tabela de medidas. Dessa forma, os clientes podem selecionar os tamanhos corretos, o que diminui a incidência de trocas.

          O processo de cadastro de todos os produtos pode levar algum tempo e demandar trabalho. Todavia, ele não deve ser negligenciado, pois é um passo fundamental para tornar seu e-commerce confiável aos olhos do consumidor e também para atrair visitantes de forma orgânica. 😉

          6. Faça uma compra-teste

          Agora que sua loja virtual está preparada, é hora de testar e identificar se não há nenhum ajuste a ser feito antes de começar a divulgá-la.

          Para isso, realize uma compra-teste em seu e-commerce e certifique-se de que o processo todo pode ser feito sem nenhuma intercorrência. Além disso, é indicado pedir a parentes e amigos que naveguem pelo site e simulem uma compra. Assim, eles podem indicar eventuais melhorias — e evitar que futuros clientes desistam de comprar em sua loja virtual.

          Esses foram alguns passos para lojas virtuais de qualquer tipo. Para conferir informações sobre segmentos específicos, acesse estes nossos conteúdos:

          Como converter visitas em vendas online?

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            Depois de implementar as estratégias de atrair visitantes qualificados para o seu canal de vendas online, é fato que o tráfego da sua empresa começará a aumentar.

            A partir daqui, passaremos para a próxima fase do funil: transformar as visitas em vendas. Você com certeza se dedicou muito para atrair potenciais clientes. Por isso, não queremos que eles saiam sem comprar!

            Para convencê-los a seguir pela jornada de compra, compartilhamos algumas recomendações para você aplicar em seu canal de vendas online.

            1. Use técnicas de vendas para e-commerce

            Despertar o desejo de compra no cliente nem sempre é tarefa fácil. Por isso, muitos negócios online de sucesso utilizam técnicas para vender pela internet com agilidade e em maior número. Dentre elas, destacam-se:

            • Scarcity: com o objetivo de estimular o senso de urgência no público, os produtos são divulgados em quantidades limitadas e/ou as promoções com prazos (de preferência curtos);
            • Cross-selling: traduzido como “venda cruzada”, trata-se da oferta de produtos relacionados ao que o cliente está acessando no seu site – o que ajuda a aumentar o ticket médio do negócio;
            • Upselling: bastante similar à técnica anterior, sugere produtos similares ao que o consumidor está interessado, mas com valores menores – assim, garante-se uma venda mesmo que com um total inferior.

            2. Inspire confiabilidade ao vender pela internet

            Outro fator essencial nesta fase do funil de vendas, e que pode ajudar seu potencial cliente a fechar uma compra, é o sentimento de confiança que sua loja virtual deve transmitir.

            Vamos dar um exemplo prático: em uma loja física, o consumidor pode conversar com os vendedores para tirar todas as dúvidas sobre o produto que deseja, verificar a qualidade dele e, até mesmo, prová-lo (como um sapato ou uma roupa).

            Para oferecer essa mesma segurança ao vender pela internet e fazer com que seu cliente confie na sua marca, no seu produto e compre-o, você precisa trabalhar em determinados aspectos do seu e-commerce. Acompanhe os cinco mais importantes a seguir!

            Página Sobre nós

            Já introduzida anteriormente, essa é uma das páginas mais relevantes para quem deseja vender pela internet, porque aproxima o público-alvo da marca.

            Imagine que uma pessoa pesquisa um produto no Google e, nos resultados de busca, sua empresa aparece. Se ela não conhece sua loja, é bem provável que vá até a página Sobre nós para te conhecer melhor e procurar por informações que inspirem tranquilidade para comprar.

            Compartilhamos algumas ideias para você aplicar nessa página com base na identidade da sua empresa:

            • História da marca: os usuários gostam de saber sobre os inícios ou marcos importantes de uma empresa e, principalmente, sobre os pequenos detalhes que compõem uma grande história. Isso te ajudará a gerar mais empatia no seu cliente;
            • Equipe: ao vender pela internet, apresente as pessoas por detrás da sua marca! Você pode fazê-lo com o nome, uma foto, o posto e as tarefas realizadas dentro do negócio;
            • Dados importantes do seu produto: aqui você pode contar seus pontos fortes, como os materiais que usa para a produção e qual é o diferencial dos seus artigos – ou seja, tudo o que você acredita que pode influenciar positivamente na decisão de compra.

            Veja o exemplo da página Sobre nós da Achados#96, loja Nuvemshop:

            página "quem somos" da Achados#96

            Redes sociais e seguidores

            Observar cada rede social de uma marca, o número de seguidores que tem e os comentários recebidos é uma prática muito comum das pessoas que compram online. Por quê? Porque as mídias revelam o seu negócio, sua força e, para seus clientes, geram mais ou menos confiança.

            Se os comentários de quem já comprou de você forem positivos, maravilha, o nível de segurança e de satisfação de seus potenciais consumidores se elevará – o que pode ocasionalmente levar a um fechamento de compra.

            Outro detalhe que também conta muito é a qualidade do atendimento que você oferece ao vender pela internet, ou seja, se você responde (ou não) comentários e mensagens diretas de usuários e quanto tempo leva para isso. Portanto, é importante retornar o mais rápido possível e fornecer um suporte eficiente em cada rede social que você está presente.

            Canais de atendimento para vender pela internet

            Fornecer canais de contato claros é essencial para inspirar credibilidade em seu público-alvo e, por consequência, vender pela internet.

            Os negócios online geralmente oferecem diferentes formas de comunicação com os clientes, de modo que cada um escolhe o que preferir, como:

            • WhatsApp;
            • Redes sociais (relacionado ao tópico anterior);
            • Chat online;
            • E-mail;
            • Telefone.

            E por que essas opções de contato são tão importantes? Porque, no caso de algum problema ou dúvida, seu consumidor saberá por quais meios falar com você. Por exemplo: se o produto não chegar no dia previsto ou caso seja preciso fazer uma troca de tamanho.

            Em outras palavras, esses canais de comunicação darão a paz e a segurança de que o cliente precisa para realizar uma compra.


            Saiba mais

            FAQ (ou página de Perguntas Frequentes)

            Para aumentar a confiança do seu cliente ao vender pela internet, também é importante criar uma página de Perguntas Frequentes, na qual você soluciona as dúvidas mais recorrentes e, assim, agiliza o processo de compra.

            Faça o exercício de pensar quais são as preocupações mais habituais e monte uma página que responda-as em um formato de pergunta-resposta. As mais comuns são geralmente relacionadas aos meios de pagamento e de envio e às políticas de troca e devolução.

            Confira o exemplo da FAQ da Muskinha:

            página de faq loja online muskinha

            Depoimentos e fotos de clientes satisfeitos

            Seus clientes são sua melhor publicidade. Portanto, para transmitir mais segurança às pessoas que estão pensando em comprar seu produto, é importante que você compartilhe histórias de quem já o adquiriu.

            Além de alcançar uma posição de autoridade dentro do seu nicho, esse tipo de gatilho mental é importante para vender pela internet, porque diferentes estudos mostram que as pessoas tendem a adotar comportamentos similares àqueles que transmitem confiança a elas.

            Nesse caso, mostrar clientes reais que já usaram a sua mercadoria e que contam suas opiniões sinceras pode ter uma influência bastante positiva.

            Idealmente, esses testemunhos devem:

            • Contar a experiência de usar seu produto;
            • Compartilhar as incertezas antes da compra (e que, por exemplo, foram resolvidas por meio das Perguntas Frequentes);
            • Recomendar sua marca.

            Todos esses elementos ajudam (e muito!) a construir um relacionamento de confiança entre a sua marca e o consumidor online e, por consequência, a vender mais pela internet.

            Como fidelizar clientes no pós-vendas?

              6

              Seu potencial cliente concluiu a compra? Muito bem! Isso significa que todo o seu trabalho no funil de vendas foi focado no objetivo principal: vender pela internet e ganhar dinheiro.

              Mas o trabalho não termina aqui. Agora é hora de reter esses novos clientes, levá-los a comprar novamente e, por que não, torná-los, com o tempo, o que no marketing é chamado de promotores de marca.

              Tanto o suporte ao cliente, quanto estratégias de marketing podem te ajudar a concluir essa última fase do funil. Vamos conhecê-los?

              1. Atente-se à experiência do usuário

              Uma vez que seu consumidor fez a compra, o estágio pós-vendas começa. Nessa etapa, você precisa garantir que cumpriu com o que foi prometido no nível de produto e de prazos de entrega, e deve buscar entender qual foi a experiência do usuário no seu canal de vendas online.

              Para isso, uma boa estratégia é enviar uma mensagem perguntando se:

              • Ele está satisfeito com a mercadoria;
              • A encomenda chegou bem e a tempo;
              • Há alguma dúvida sobre o uso do produto, como mantê-lo ou qualquer outra questão técnica.

              Esse tipo de feedback te ajudará a compreender o que você já está fazendo bem ao vender pela internet e o que ainda precisa ser melhorado, além de surpreender o cliente com sua preocupação e interesse.

              Depois de obter tais informações, é essencial nutrir esse relacionamento e mostrar-se presente, para que, assim, ele se fidelize e – quem sabe – recomende os seus produtos entre familiares e amigos.

              2. Desenvolva estratégias de retenção

              Separamos também estratégias de retenção que geralmente dão resultados positivos junto ao consumidor:

              • Uma boa ideia é enviar uma mensagem com desconto para a próxima compra, como X% ou frete grátis. Se ele ficou satisfeito com o seu serviço, terá mais chances de aproveitar esse agrado!
              • Se quiser personalizar essa promoção, ofereça produtos complementares ao que foi comprado anteriormente. Dessa forma, você estará mostrando que sabe do que ele precisa (ou o que seria adequado para ele).

              Quer mais dicas sobre o pós-vendas? Acompanhe o vídeo a seguir:

              Tudo certo até aqui? Então, sigamos para o próximo tópico! 🙂

              Quais são os passos para ter um negócio online de sucesso?

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                Neste capítulo, compartilhamos duas dicas extras para que você saiba como vender mais pela internet e, assim, alcançar o sucesso no seu negócio.

                Além das estratégias de atração, conversão e retenção de clientes que mencionamos anteriormente, há outros fatores que podem te ajudar a aumentar as vendas, mas sua eficácia dependerá 100% do foco que você coloca em cada um deles. Vamos lá?

                1. Dedique-se às datas importantes do comércio eletrônico brasileiro

                Em diferentes épocas do ano, vemos todas as lojas físicas decoradas com um tema específico, seja para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados ou outras ocasiões que servem para impulsionar as vendas.

                Você consegue imaginar um shopping em pleno dezembro sem decorações e promoções de Natal? Seria um pouco estranho, não? Bem, o mesmo vale para o mundo online.

                Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para vender pela internet, por isso, é essencial se preparar – o seu potencial cliente está à espera!

                Assim, a primeira coisa que você precisa fazer é saber quais são essas datas que aumentarão suas vendas online.

                Além das clássicas mencionadas acima, existe mais uma data-chave na indústria de e-commerce que vem ganhando espaço a cada ano: a Black Friday.

                A edição da Black Friday de 2019 alcançou um faturamento de R$ 3,12 bilhões, 23,6% a mais que o ano anterior. Ademais, 418 mil brasileiros compraram pela primeira vez na internet, segundo a Ebit.

                Incrível, não?

                2. Tenha um plano de marketing para vender pela internet

                Ao longo deste guia sobre como vender produtos na internet, você encontrou diversas dicas sobre atrair, converter e reter clientes – e, muitas delas, através de estratégias de marketing.

                Entretanto, para que não fiquem dúvidas sobre a importância de planejar todos os seus passos ao montar o seu negócio online, destacamos abaixo outros dois princípios essenciais para você sempre ter em mente.

                Ambiente

                Ao vender pela internet, é primordial observar o ambiente em que o seu negócio está inserido – tanto na esfera micro, quanto na macro.

                Além de se atentar aos seus concorrentes, acompanhe fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos do país – todos eles poderão influenciar no sucesso da sua marca, como as questões de inflação e de oscilação de juros, por exemplo.

                A partir desse estudo, você conseguirá identificar melhor as oportunidades e ameaças nas condições externas e as forças e fraquezas do ambiente interno ao vender pela internet.


                Saiba mais

                Definição da marca

                Para conquistar seu público-alvo (definido no início deste conteúdo), é necessário apresentar uma marca robusta e sólida. Para tal, é imprescindível que a estética da sua loja virtual, bem como o logotipo e as campanhas de marketing digital sejam uníssonas.

                Ao vender pela internet, as cores e os tons utilizados devem ser sempre os mesmos, para que, assim, seus clientes e potenciais consumidores identifiquem seus conteúdos rapidamente. Ademais, a voz e o tom precisam seguir um padrão único.

                Por exemplo: se você vende produtos para adolescentes, é mais apropriado desenvolver textos, imagens e vídeos mais despojados e divertidos.

                E aí, está gostando das dicas? No conteúdo a seguir, confira todas as etapas para criar seu plano de marketing completo e vender pela internet:


                Saiba mais

                Quais são os requisitos legais para vender pela internet no Brasil?

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                  Para vender pela internet no Brasil, é necessário que, antes de começar, você exerça alguns requisitos tributários e legais.

                  Um e-commerce pode ser classificado, através da CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), em duas atividades principais: atacado de bens (negócios de produtos) ou prestação de serviços (operações de marketplaces, por exemplo), além das inúmeras subcategorias disponíveis.

                  No que diz respeito à carga tributária, uma loja online não se diferencia de uma física, logo, o ICMS deve ser recolhido tanto para o Estado de origem, quanto para o Estado de destino da mercadoria.

                  Segundo o Decreto nº 7.962/2013, o empreendedor deve cumprir alguns deveres para vender pela internet, sendo os principais:

                  • Disponibilizar no site, em local de destaque, a razão social ou o nome completo, assim como o CPF ou CNPJ (pessoa física ou jurídica respectivamente);
                  • Informar endereço físico e eletrônico;
                  • Estabelecer informações claras e precisas sobre os produtos (caso ofereçam riscos à saúde e à segurança, por exemplo), preços, despesas (como frete e formas de pagamento) e prazos;
                  • Após o checkout, oferecer a confirmação da realização da compra;
                  • Viabilizar atendimento ao consumidor de qualidade;
                  • Utilizar mecanismos de segurança de dados, referentes a informações pessoais e de pagamento do cliente;
                  • Respeitar os direitos e deveres previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, como o direito de arrependimento.

                  1. MEI (Microempreendedor Individual)

                  Se, além de seguir os deveres anteriores, seu objetivo for o de formalizar o negócio online (que é o mais indicado) e vender pela internet com segurança, você pode alcançar isso através do MEI, conceito sancionado em 2008 pela Lei Complementar nº 128/2008.

                  Por meio do MEI, os empreendimentos autônomos passam a ser enquadrados no Simples Nacional – regime tributário que engloba oito impostos (IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS, ISS e CPP) em uma mesma alíquota – e a ter CNPJ e Inscrição Estadual.

                  Como já citado anteriormente, a guia de impostos do MEI (mais conhecida como DAS) pode variar de R$ 49,90 a R$ 55,90 por mês, de acordo com o setor. Dentre os diversos benefícios de ser MEI, destacam-se o acesso à Previdência Social, a emissão de notas fiscais e a facilidade na abertura de conta como pessoa jurídica:

                  Contudo, para se tornar MEI, o negócio não pode ter um faturamento acima de R$ 81 mil por ano, o empreendedor não deve ser proprietário de outras empresas, nem ser servidor público em atividade.

                  Para informações legais e fiscais extras sobre vender pela internet, confira abaixo estes três conteúdos completos sobre o assunto:


                  Saiba mais

                  E aí, e-commerce preparado?

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                    Como dissemos no início deste guia, vender pela internet é um desafio para as marcas que buscam transcender o tempo, orientadas pelas novas e mutáveis práticas dos consumidores online.

                    Para garantir a saúde do seu negócio, é essencial responder a todas essas exigências, independentemente de onde a venda possa começar ou tomar forma. Concentre-se em proporcionar uma experiência de compra completa, memorável e de qualidade.

                    Vender pela internet, tendência que definitivamente chegou para ficar, significa crescer sem limites. Vamos juntos?

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