Tudo sobre os relatórios do Google Ads e como melhorar o desempenho de suas campanhas

Por: Bruno Fernandes

Homem faz sinal de positivo em frente a lousa com desenho de gráfico crescente, representando os relatórios do Google Ads

Os principais relatórios do Google Ads são:

  • Relatório de campanhas
  • Relatório de palavras-chave
  • Relatório de termos de pesquisa
  • Relatório de estatísticas sobre leilões.
  • Relatório de funis de pesquisa

Quer se aprofundar em cada um deles? Continue com a leitura deste conteúdo!


Se você chegou até este conteúdo, provavelmente já sabe o que é o Google Ads e como a ferramenta pode te ajudar a alcançar um público maior com as suas vendas online. Mas, você conhece todos os relatórios do Google Ads para medir a sua performance?

Se a resposta for não, fique tranquilo! Neste artigo, você confere um guia completo para decidir qual relatório da plataforma de anúncio é o mais indicado para o seu negócio. Então, vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais são os relatórios do Google Ads?

A seguir, você confere os cinco principais relatórios do Google Ads que vão ajudar a otimizar as suas campanhas:

1. Relatório de campanhas

Na aba de campanhas do Google Ads você poderá personalizar todos os resultados que quiser observar. Para isso, clique em “Campanhas” e logo em seguida “Colunas”, “Personalizar colunas”:

Relatório de campanhas Google Ads

Aqui você terá acesso a todos os dados possíveis e imagináveis sobre suas campanhas. Tudo o que você quiser saber sobre o rendimento delas, quantos cliques ela está obtendo, quanto ela está gastando, tudo, absolutamente tudo, você poderá adicionar aqui.

Ainda dentro da aba campanhas, você poderá personalizar o período de tempo em que o relatório contará os resultados. Por exemplo: se você filtrar por “Últimos 7 dias”, a ferramenta mostrará somente os resultados referentes aos últimos sete dias. Esse relatório é bastante flexível e você poderá escolher as datas que desejar para avaliar.

Relatório de campanhas Google Ads

Respostas que você encontrará no relatório de campanhas

  • Investimento efetivo na campanha;
  • Custo médio para adquirir um cliente;
  • A taxa de cliques (CTR);
  • O posicionamento médio das suas campanhas
  • Quantos cliques (e vendas!) você está perdendo por ter um orçamento ou um posicionamento médio insuficientes;
  • Número de vezes que seus anúncios foram exibidos;
  • CPC médio: quanto você está pagando em média por cada clique;
  • Cliques convertidos, ou seja, número de cliques que geraram uma venda ou um cadastro no site.

Acima, mencionei apenas algumas coisas que você poderá analisar no relatório de campanhas. Ao personalizar as colunas, no entanto, você terá uma infinidade de outros dados disponíveis para serem adicionados. Basta acessar, decidir o que você quer ver e inserir. Simples!

Dica: na rede de busca, um CTR (taxa de cliques) maior do que 1% é considerado bom! Na rede de display esse número é um pouco menor. Acima de 0,1% já está de bom tamanho.

A página de suporte do Google pode te ajudar caso você continue com dúvidas, pois ela fará um tour junto com você pela sua conta mostrando item por item do relatório e como tudo funciona. Vale a pena utilizar!

2. Relatório de palavras-chave

Como o próprio nome sugere, no relatório de palavras-chave você irá encontrar dados sobre o rendimento das suas palavras-chave.

Relatório de palavras-chave Google Ads

Respostas que você encontrará no relatório de palavras-chave

  • Palavras que gastam muito dinheiro e vendem pouco;
  • Palavras que têm um bom CPA, mas um ranking baixo;
  • Palavras que têm um bom índice de qualidade, mas um ranking baixo;
  • Palavras com um CPA pouco rentável;

Dica: todos os relatórios do Google podem ser baixados, ordenados e filtrados como você preferir.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?

3. Relatório de termos de pesquisa

Ainda dentro da aba de palavras-chave, clique em “Detalhes” e logo em seguida em “Todos” para ter acesso aos termos que os usuários digitaram no Google para chegar à sua página.

Relatório de termos de pesquisa Google Ads

Respostas que você encontrará no relatório de termos de pesquisa

  • Para quais buscas seus anúncios foram mostrados;
  • Buscas que trouxeram vendas mesmo sem você ter incluído aquele termo como palavra-chave;
  • Buscas irrelevantes para o seu negócio e que só geram despesas.
Crie sua loja virtual
Testar 30 dias grátis

4. Relatório de estatísticas sobre leilões

Você lembra o que é um leilão de links patrocinados? Bem, neste relatório você terá acesso às principais estatísticas sobre o tema.

Relatório de estatísticas sobre leiloes

Respostas que você encontrará no relatório de estatísticas sobre leilões

  • A cobertura dos anúncios dos seus concorrentes para as palavras-chave que você utiliza;
  • Frequência com que um concorrente aparece acima de você na busca do Google;
  • Quem aparece acima dos resultados orgânicos com mais frequência.

5. Relatório de funis de pesquisa

Para acessar o relatório de funis de pesquisa, primeiro vá até “Ferramentas” e logo em seguida em “Conversões”, “Funis de pesquisa”.

Relatório de funis de pesquisa

Lembre-se de que para utilizar o relatório de funis de pesquisa você deverá configurar o acompanhamento de conversões antes.

Dica: assim como para todos os relatórios anteriores, o site de suporte do Google também possibilita que você faça um tour pela página dos funis de pesquisa para aprender mais sobre cada item.

Respostas que você encontrará no relatório de funis de pesquisa

  • O impacto de cada uma de suas campanhas no processo de compra;
  • Saber se uma campanha que gera poucas (ou nenhuma) vendas é importante no processo de compra;
  • Conhecer o ciclo de compra dos seus clientes.
Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Resumo sobre os relatórios do Google Ads

Hoje nós vimos quais relatórios devem te ajudar a avaliar o desempenho das suas campanhas e anúncios da plataforma de anúncios. Com calma, é possível se familiarizar com cada um dos relatórios do Google Ads.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Quais são os relatórios do Google Ads?

  1. Relatório de campanhas
  2. Relatório de palavras-chave
  3. Relatório de termos de pesquisa
  4. Relatório de estatísticas sobre leilões.
  5. Relatório de funis de pesquisa

Se você ainda não vende pela internet, que tal começar hoje mesmo e criar sua loja virtual? Teste a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis. É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies