Conheça os principais relatórios do Google AdWords

Relatórios do Google AdWords

No nosso último post sobre o Google AdWords nós falamos sobre a importância de se mensurar resultados para fazer um empreendimento evoluir. Hoje, mostraremos os principais relatórios a serem analisados pelo Google para medir sua performance. Vamos lá?

Relatório de campanhas

Na aba de campanhas do Google Ads você poderá personalizar todos os resultados que quiser observar. Para isso, clique em “Campanhas” e logo em seguida “Colunas”, “Personalizar colunas”:

Relatório de campanhas Google AdWords

Aqui você terá acesso a todos os dados possíveis e imagináveis sobre suas campanhas. Tudo o que você quiser saber sobre o rendimento delas, quantos cliques ela está obtendo, quanto ela está gastando, tudo, absolutamente tudo, você poderá adicionar aqui.

Ainda dentro da aba campanhas, você poderá personalizar o período de tempo em que o relatório contará os resultados. Por exemplo: se você filtrar por “Últimos 7 dias”, a ferramenta mostrará somente os resultados referentes aos últimos sete dias. Esse relatório é bastante flexível e você poderá escolher as datas que desejar para avaliar.

Relatório de campanhas Google AdWords

Respostas que você encontrará no relatório de campanhas

  • Investimento efetivo na campanha;
  • Custo médio para adquirir um cliente;
  • A taxa de cliques (CTR);
  • O posicionamento médio das suas campanhas
  • Quantos cliques (e vendas!) você está perdendo por ter um orçamento ou um posicionamento médio insuficientes;
  • Número de vezes que seus anúncios foram exibidos;
  • CPC médio: quanto você está pagando em média por cada clique;
  • Cliques convertidos, ou seja, número de cliques que geraram uma venda ou um cadastro no site.

Acima mencionei apenas algumas coisas que você poderá analisar no relatório de campanhas. Ao personalizar as colunas, no entanto, você terá uma infinidade de outros dados disponíveis para serem adicionados. Basta acessar, decidir o que você quer ver e inserir. Simples!

Dica: na rede de busca, um CTR (taxa de cliques) maior do que 1% é considerado bom! Na rede de display esse número é um pouco menor. Acima de 0,1% já está de bom tamanho.

A página de suporte do Google pode te ajudar caso você continue com dúvidas, pois ela fará um tour junto com você pela sua conta mostrando item por item do relatório e como tudo funciona. Vale a pena utilizar!

Relatório de palavras-chave

Relatório de palavras-chave Google AdWords

Como o próprio nome sugere, no relatório de palavras-chave você irá encontrar dados sobre o rendimento das suas palavras-chave.

Respostas que você encontrará no relatório de palavras-chave

  • Palavras que gastam muito dinheiro e vendem pouco;
  • Palavras que têm um bom CPA, mas um ranking baixo;
  • Palavras que têm um bom índice de qualidade, mas um ranking baixo;
  • Palavras com um CPA pouco rentável;

Dica: todos os relatórios do Google podem ser baixados, ordenados e filtrados como você preferir.

Relatório de termos de pesquisa

Relatório de termos de pesquisa Google AdWords

Ainda dentro da aba de palavras-chave, clique em “Detalhes” e logo em seguida em “Todos” para ter acesso aos termos que os usuários digitaram no Google para chegar à sua página.

Respostas que você encontrará no relatório de termos de pesquisa

  • Para quais buscas seus anúncios foram mostrados;
  • Buscas que trouxeram vendas mesmo sem você ter incluído aquele termo como palavra-chave;
  • Buscas irrelevantes para o seu negócio e que só geram despesas.

Observe o vídeo abaixo para aprender a gerar um relatório de termos de pesquisa:

Relatório de estatísticas sobre leilões

Relatório de estatísticas sobre leiloes

Você lembra o que é um leilão de links patrocinados? Bem, neste relatório você terá acesso às principais estatísticas sobre o tema.

Respostas que você encontrará no relatório de estatísticas sobre leilões

  • A cobertura dos anúncios dos seus concorrentes para as palavras-chave que você utiliza;
  • Frequência com que um concorrente aparece acima de você na busca do Google;
  • Quem aparece acima dos resultados orgânicos com mais frequência.

Relatório de funis de pesquisa

Para acessar o relatório de funis de pesquisa, primeiro vá até “Ferramentas” e logo em seguida em “Conversões”, “Funis de pesquisa”.

Relatório de funis de pesquisa

Lembre-se que para utilizar o relatório de funis de pesquisa você deverá configurar o acompanhamento de conversões antes. Veja como configurá-lo neste post ou observe o vídeo abaixo:

Dica: assim como para todos os relatórios anteriores, o site de suporte do Google também possibilita que você faça um tour pela página dos funis de pesquisa para aprender mais sobre cada item.

Respostas que você encontrará no relatório de funis de pesquisa

  • O impacto de cada uma de suas campanhas no processo de compra;
  • Saber se uma campanha que gera poucas (ou nenhuma) vendas é importante no processo de compra;
  • Conhecer o ciclo de compra dos seus clientes.

Resumo

Hoje nós vimos quais relatórios devem te ajudar a avaliar o desempenho das suas campanhas e anúncios do Google AdWords. Espero que vocês tenham gostado e, qualquer dúvida, como sempre, podem comentar na caixinha abaixo!

Obrigado e até a próxima!


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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