Aprenda tudo sobre como colocar link no Instagram

Os passos para colocar link nos Stories do Instagram são:
- Abra o aplicativo do Instagram e crie seu Story
- Clique no ícone de sticker
- Busque pela funcionalidade “Link”
- Escolha a URL que você quer divulgar e clique em “Concluir”
- Publique seu Story
Quer se aprofundar em cada uma das etapas e descobrir como colocar link no Instagram? Então, continue a leitura!
Se você vende pelo Instagram, com certeza já teve algumas dúvidas na hora de divulgar seus produtos ou serviços na plataforma. Considerando que não é possível inserir links clicáveis nas legendas das publicações do feed e o recurso “Arraste para cima” dos Stories só estava liberado, organicamente, ou seja, sem pagar nada, para perfis com mais de 10 mil seguidores, como colocar link no Instagram?
O que muitas pessoas não sabem é que é possível divulgar seus links em outros espaços da ferramenta como: enviar os links via direct, inserir na descrição do IGTV ou utilizar o espaço da bio do Instagram.
Então, se você quer aprender como colocar link no Instagram e utilizar a plataforma da melhor forma para o seu negócio, acompanhe este artigo!
Como colocar link nos Stories do Instagram?
Por conta da grande demanda popular, o Instagram liberou um recurso para inclusão de links nos Stories que pode ser usado por qualquer usuário, seja no perfil pessoal ou comercial – sem a necessidade de ter um número mínimo de seguidores.
Confira o passo a passo de como colocar link nos Stories do Instagram:
1. Abra o aplicativo do Instagram e crie o seu Story
2. Clique no ícone de sticker
3. Busque pela funcionalidade “Link”
4. Escolha a URL que você quer divulgar e clique em concluir
5. Publique seu Story
Pronto! Agora você já consegue colocar link nos Stories sem precisar ter 10 mil seguidores. Vale lembrar que, quem quiser acessar os links, basta clicar no sticker que logo será direcionado para o endereço do site que você inseriu.
Como colocar link na bio do Instagram?
Colocar um link na bio é ainda mais fácil e também está disponível para todos usuários da plataforma. Você pode fazer pelo aplicativo do celular ou pelo computador, o passo a passo é o mesmo. Para contas comerciais essa estratégia é excelente, já que permite inserir o link do seu negócio em sua bio, facilitando o acesso a sua página de vendas. Veja como:
1. Abra o Instagram, vá até o seu perfil e clique em “Editar Perfil”
2. Em “Website”, insira a URL que deseja compartilhar e toque no ícone ✔️
💡 Saiba mais: Como postar no Instagram pelo PC?
Como colocar link do WhatsApp no Instagram?
Há duas maneiras de você inserir o link do seu WhatsApp Business. A primeira é seguindo o mesmo passo a passo que mostramos no tópico anterior, no qual você insere a URL personalizada do seu número de contato comercial.
Para criar este link, você pode acessar o nosso Gerador de link WhatsApp e fazer o seu. É simples e rápido! Após criar a URL, basta adicionar no seu perfil do Instagram e pronto!
A segunda forma de você inserir um link para o número de contato do seu negócio, é colocando um botão “WhatsApp” no seu perfil. Confira o passo a passo:
1. Nas configurações de perfil, clique em “Exibição do perfil”
3. Selecione a opção “Adicionar informações de contato” e toque em “Telefone do WhatsApp Business”
4. Se você tiver um número pré-cadastrado, ele deverá aparecer. Caso contrário, preencha no espaço disponível e selecione “Enviar código”
Com o código do WhatsApp Business em mãos, insira-o no espaço pontilhado. Assim que o código for verificado, o seu WhatsApp estará cadastrado.
Para finalizar, volte para a página de edição do seu perfil e clique em “Concluir”. Pronto! O botão para o WhatsApp estará disponível para os seus seguidores.
💡 Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp?
Dicas na hora de colocar link no Instagram
Como você pode perceber até agora, existem algumas formas de você colocar link no Instagram e aumentar o alcance da sua marca na plataforma. No entanto, antes de começar a sair inserindo link em tudo que é lugar, é importante ficar atento em algumas boas práticas para alcançar sucesso nas suas divulgações. Veja algumas dicas:
Teste o link antes de publicá-lo
Antes de divulgar o link para os seus seguidores, veja se está tudo ok com a página de destino e se ela está oferecendo uma boa experiência para o usuário. Seu site tem o design responsivo? É leve ou demora muito para carregar? Funciona bem no mobile? Essas são algumas perguntas para você se fazer antes de enviar um link no Instagram.
Entregue o que você prometeu
Se você prometeu para o usuário que aquele link vai levá-lo a uma página com descontos progressivos no seu e-commerce, entregue exatamente esse resultado para ele. Evite criar chamadas sensacionalistas e que não cumprem com a proposta que você inseriu na divulgação do link. Pois, além de fazer seu seguidor se sentir enganado, pode fazer com que ele dê unfollow no seu perfil e não confie mais na sua marca.
Crie bons CTAs
Call To Action ou em português “Chamada para ação” fazem a diferença na hora de convencer o usuário a clicar no seu link. Uma dica é utilizar verbos no imperativo como “Compre agora” e cores vibrantes, além de posicionar em um local estratégico da tela essa CTA. Faça testes A/B e descubra qual chamada traz o melhor resultado para o seu negócio.
Tenha um agregador de links
Se você tem muitos links para divulgar na bio do instagram, por exemplo, opte por centralizar todos em um só lugar, já que não é possível adicionar mais de um endereço virtual. O Linktree — árvore de links, em tradução livre para o português —, é uma ferramenta agregadora de links e pode te ajudar a divulgar um conjunto de URLs.
Resumo
Não é novidade que as redes sociais estão cada vez mais presentes na jornada de compra dos consumidores, por isso, não hesite em investir em estratégias para engajar mais o seu público.
Se você tem uma loja virtual, já sabe que poder levar os usuários para seu site de vendas ou até mesmo para o seu blog empresarial, faz muita diferença para a sua estratégia de vendas pelas redes sociais ter sucesso.
Antes de ir embora, confira um resumo sobre este artigo:
Como colocar link nos Stories do Instagram?
- Abra o aplicativo do Instagram e crie seu Story
- Clique no ícone de sticker
- Busque pela funcionalidade “Link”
- Escolha a URL que você quer divulgar e clique em “Concluir”
- Publique seu Story
Como colocar link na bio do Instagram?
- Abra o Instagram, vá até o seu perfil e clique em “Editar Perfil”
- Em “Website”, insira a URL que deseja compartilhar e toque no ícone ✔️
Como colocar link do WhatsApp no Instagram?
- Abra o Instagram, vá até o seu perfil e clique em “Editar Perfil”
- Vá até “Exibição do perfil” e deixe ativado a opção de “Exibir informações de contato”
- Selecione a opção “Adicionar informações de contato” e toque em “Telefone do WhatsApp Business”
- Se você tiver um número pré-cadastrado, ele deverá aparecer. Caso contrário, preencha no espaço disponível e selecione “Enviar código”
- Após receber o código do Facebook Business, insira-o no espaço pontilhado
Dicas na hora de colocar link no Instagram
- Teste o link antes de publicá-lo
- Entregue o que você prometeu
- Crie bons CTAs
- Tenha um agregador de links
Esperamos que o passo a passo de como colocar link no Instagram te ajude a criar uma estratégia de divulgação de sucesso para o seu negócio na rede social. Se você ainda não tem uma loja virtual, que tal fazer um teste por 30 dias grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙