O que é mobile first? Saiba tudo sobre essa estratégia

Por: Rock Content

Imagem mostrando uma pessoa acessando um site através do celular, representando a importância do mobile first.

Você sabe a importância do mobile first? De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem cerca de 220 milhões de celulares ativos. Os dados ainda revelam que 92% da população utiliza o dispositivo móvel para realizar compras online.

Essa é a tendência de consumo mais poderosa da transformação digital. Já faz algum tempo que a nossa experiência de tecnologia deixou de ser focada apenas nos computadores convencionais.

Os tablets e smartphones estão por todo lugar. Sabendo disso, ao ingressar no mercado digital, pensar em mobile first deve ser prioridade na sua lista de tarefas.

Sendo assim, neste conteúdo, você vai entender qual a importância e as principais vantagens de aplicar a estratégia de mobile first em sua loja virtual. Vamos lá? 😉

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O que é mobile first e como funciona?

Mobile first — no português, “móvel em primeiro lugar” — , é uma prática de marketing digital que tem como foco dispositivos móveis na criação de produtos e serviços digitais.

Basicamente, o criador ou desenvolvedor inicia o projeto com foco na usabilidade via smartphones, tablets etc e, caso queira, o adapta para desktops posteriormente.

Essa prática se dá pelo comportamento do usuário, que está cada vez mais adepto aos dispositivos móveis. E, para quem quer ganhar notoriedade na internet, pensar em mobile first faz toda a diferença.

Isso porque o Google, ao notar a preferência dos usuários por dispositivos móveis, fez uma mudança em seus algoritmos em meados de 2017. Assim surgiu o mobile-first index.

Essa atualização fez com que o mecanismo de pesquisa começasse a priorizar páginas na versão mobile no momento da indexação. Isto é, sites que priorizam a experiência de navegação em dispositivos móveis, como smartphones, são preferência na corrida pela primeira página de resultados.

Por muito tempo, as páginas de internet eram projetadas para agradar só quem usava dispositivos de tela grande, como computadores. Entretanto, à medida que os celulares se desenvolveram e ganharam espaço, isso mudou.

💡 Saiba mais: O que é indexar site no Google e como fazer?

Qual é a importância do mobile first no e-commerce?

Se você vende pela internet, certamente já sabe da importância do posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa, certo? No entanto, quando pensamos em e-commerce, o mobile first vai além disso.

O primeiro ponto a considerar é que, metade das compras online acontecem via dispositivos móveis. A pesquisa Webshoppers 43 feita pela E-bit/Nielsen mostrou que 55% das transações realizadas no e-commerce acontecem por meio de smartphones, tablets etc.

Por isso, pensar em mobile first vai além de ajudar no alcance da sua marca. Essa prática irá impactar diretamente na experiência do seu consumidor e, consequentemente, no seu ticket médio.

💡Saiba mais: Como aumentar as vendas mobile?

Como aplicar o mobile first?

Se você ainda não começou o processo para criar uma experiência de navegação móvel de qualidade para seu público, chegou o momento. Pensando nisso, separamos o que é necessário. Confira:

1. Tenha um layout responsivo

Já faz algum tempo que se fala sobre a importância de ter um site responsivo para oferecer uma melhor experiência de uso para a sua persona, considerando que os usuários navegam cada vez mais na internet a partir de aparelhos móveis.

O design responsivo se adapta à tela de qualquer dispositivo, mas pode ser feito primeiro para aparelhos de mesa. O mobile first também se adapta. Porém, a experiência primária é projetada para dispositivos móveis, e só depois adaptada para computadores e afins.

Mas, se o resultado final é o mesmo, qual a diferença? Sites mobile-first são mais leves e rápidos, o que conta muito —  tanto para o Google, quanto para os usuários.

💡 Saiba mais: O que é design responsivo?

2. Acelere o carregamento das páginas

Além de ter um site mobile first, há várias outras medidas que você pode adotar para acelerá-lo. Uma delas é conhecida como AMP (Accelerated Mobile Pages), ou “Páginas Móveis Aceleradas”, isso é , a criação de páginas que carregam mais rápido em dispositivos móveis.

A importância de acelerar os seus sites está comprovada em números. De acordo com o Google, 53% das pessoas abandonam um site móvel se ele demorar mais de três segundos para carregar.

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3. Crie conteúdo para todos os dispositivos

Muitos sites responsivos criam um conteúdo incrível para as telas grandes, mas, para resolver as limitações dos dispositivos menores, simplificam demais o material — o que prejudica a qualidade da mensagem.

Ao adotar o mobile first seu conteúdo vai ser criado primeiro para as telas menores e só depois adaptado para as maiores. O que deve garantir a qualidade e unidade entre os materiais apresentados em qualquer aparelho.

Isso é relevante porque o Google continua considerando a qualidade do conteúdo como um dos principais fatores de ranqueamento, seja no mobile ou não.

4. Opte por plataformas mobile first

Por fim, é fundamental sempre procurar por plataformas mobile first. Uma vez que você cria ou hospeda sua página em um sistema já alinhado com essa tecnologia, suas preocupações com relação a esse assunto podem ser descartadas.

Isso porque você vai criar sua loja virtual em uma plataforma que já foi projetada para dispositivos móveis. Com isso, sua página de vendas vai estar alinhada com os parâmetros de indexação do Google. Além disso, você tem benefícios como a melhoria na experiência do usuário e maiores chances de conversão.

A Nuvemshop, por exemplo, é uma plataforma mobile first. Sendo assim, todas as lojas criadas por meio dela oferecem um design responsivo como configuração padrão.

Desse modo, os lojistas não precisam se preocupar com a indexação de suas lojas virtuais e podem focar em outras estratégias de marketing para alavancarem seus negócios.

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Quais são as vantagens do mobile first?

Agora que você já sabe o que é mobile first e como aplicar, chegou a hora de conferir uma lista de vantagens sobre essa estratégia. Veja agora:

1. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico depende diretamente de uma estratégia bem estruturada de SEO (otimização para mecanismos de busca), o que impacta na posição de ranqueamento de uma página. Isso quer dizer que o seu site pode ser a preferência dos buscadores e receber mais visitas caso adote o mobile first.

2. Qualidade das visitas

Apesar de a quantidade de visitas ser importante, a qualidade é mais ainda. Mas como determinar se uma visita tem esta característica? Há algumas maneiras:

  • Analisar o tempo médio que os usuários passam em cada página;
  • Verificar o engajamento, ou seja, quantidade de comentários, cliques, cadastro etc.

Os usuários estão cada vez mais acostumados a encontrarem experiências agradáveis e eficientes, o que os deixa mais exigentes.

Ao optar por não oferecer uma navegação de qualidade em dispositivos móveis, seu site tende a sofrer uma queda na qualidade das visitas, com acessos que duram pouco tempo e usuários que não interagem com seu conteúdo.

3. Experiência do usuário

Todas as mudanças de algoritmo do Google têm por objetivo melhorar a experiência do usuário.

Considere uma pessoa que acessa seu site de um smartphone, mas que encontra uma experiência que foi toda projetada para telas grandes.

Será difícil enxergar o conteúdo, clicar em botões e preencher formulários. Em resumo: uma experiência de navegação que vai frustrar esse usuário.

O Google não vai recomendar uma página dessa em suas buscas, então vai deixar sites assim “escondidos” nos resultados de pesquisa. Com isso, investir em mobile first é garantir uma melhor experiência para os usuário.

💡 Saiba mais: Como está a experiência do usuário no seu e-commerce?

Resumo

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha entendido o que é mobile first e qual é a sua importância no mercado digital. Sem dúvidas, este é um ponto que deve ser levado em consideração no momento de criar o seu negócio online.

Antes de ir embora, confira um resumo sobre o conteúdo que vimos por aqui:

O que é mobile first e como funciona?

Mobile first é uma prática de marketing digital que tem como foco dispositivos móveis na criação de produtos e serviços digitais. O mobile-first index é uma política do Google que prioriza páginas na versão mobile no momento da indexação e do ranqueamento.

Como aplicar o mobile first?

  1. Tenha um layout responsivo
  2. Acelere o carregamento das páginas
  3. Crie conteúdo para todos os tipos de dispositivos
  4. Busque plataformas mobile first

Quais são as vantagens do mobile first?

  1. Pode aumentar seu tráfego orgânico
  2. Aumenta a qualidade das visitas
  3. Melhora a experiência do usuário

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