Assuntos para e-mail marketing: confira dicas e boas práticas

Por: Luiz Piovesana

Imagem mostrando uma pessoa digitando uma mensagem em um laptop, representando assuntos para e-mail marketing.

O marketing digital dispõe de uma série de canais para realizar a divulgação virtual de uma empresa, produto ou serviço, como o e-mail marketing. Para o sucesso dessa estratégia, é preciso se atentar a fatores fundamentais, como os assuntos dos e-mails.

Essa estratégia garante a entrega de um conteúdo devidamente direcionado na caixa de entrada dos usuários inscritos na sua base de contatos. Mas, para que eles visualizem esse conteúdo, é preciso conquistá-los em poucos caracteres para garantir o valioso clique.

Neste artigo, separamos oito dicas para trabalhar os assuntos de e-mail marketing da sua estratégia e, também, 15 exemplos práticos para você se inspirar. Boa leitura! 🧐

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Qual a importância do assunto para e-mail marketing?

O assunto do e-mail é, basicamente, o título do e-mail. Quando recebemos uma nova mensagem, é esse pequeno texto que vemos primeiro em nosso celular, tablet ou computador. Ele é a primeira impressão que cada usuário terá do seu e-mail e todos sabemos a importância desse primeiro contato, não é?

Atualmente, as caixas de entrada estão cada vez mais cheias de marketing, até mesmo em formato anúncios, onde o anunciante paga para aparecer entre os e-mails mais recentes. Nesse cenário, é importante conseguir entregar um assunto que destaque o seu material. Por isso, para ter boas taxas de abertura e de clique, é importante planejar o seu assunto, analisar resultados e implementar testes A/B na sua rotina.

💡 Saiba mais: Como fazer email marketing?

Quantos caracteres deve ter um assunto de e-mail?

O assunto do e-mail deve ser pensado como uma prévia. A ideia é ser capaz de condensar em poucas palavras o que é mais interessante, mas sem entregar tudo o que está sendo proposto.

Desse modo, o assunto do e-mail é um texto curto em que cada palavra importa muito para convencer o usuário a abrir aquele material. O tamanho ideal é exatamente a quantidade máxima de caracteres que aparecem para o usuário, sem que nada fique cortado.

No Outlook e Gmail esse tamanho é de até 55 caracteres. Contudo, para smartphones, esse número é de até 47 caracteres — é importante considerar esse número também, pois o celular tem se tornado cada vez mais central na rotina dos brasileiros.

💡 Saiba mais: 10 truques para uma estratégia de e-mail marketing efetiva

6 dicas de assuntos para e-mail marketing

Aumentar os resultados da estratégia de e-mail envolve análise, estudo, testes e um acompanhamento bem próximo. Além disso, algumas boas práticas podem te ajudar a elevar suas métricas. Para isso, confira as nossas dicas de assuntos para e-mail marketing:

1. Verifique como o seu assunto aparece para o usuário

Busque verificar, por vários dispositivos diferentes, como o assunto está chegando — especialmente se for uma campanha muito importante.

Se você usar emojis no assunto, por exemplo, é importante consultar se eles estão chegando corretamente. Algumas dicas para fazer essa verificação:

  • Envie e-mails de teste para você mesmo — aproveite para testar também os links internos do e-mail;
  • Envie e-mail de teste para colegas de trabalho e/ou servidores diferentes (Gmail, Outlook e Hotmail);
  • Teste, por meio da ferramenta Codepen, como aparece o assunto em iPhones e iPads;
  • Com o Omnisend, verifique a qualidade do seu assunto.

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2. Faça testes A/B

No e-mail marketing, existem diversas variáveis que interferem no seu resultado para além do assunto. O horário de envio, a base selecionada e o dia da semana são algumas delas. Por isso, para acertar nos assuntos da sua estratégia de e-mail marketing, uma parte fundamental é a realização de testes A/B.

Isso porque, nesse caso, todas as outras variáveis serão exatamente as mesmas, a única alteração é o assunto. Assim, você tem a possibilidade de fazer uma verificação mais objetiva do que funciona ou não com a sua base.

💡 Saiba mais: Teste A/B: o que é e como utilizá-lo para aumentar a conversão

3. Trabalhe gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma estratégia do setor de vendas que busca despertar uma emoção, sentimento ou necessidade no consumidor. Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser usados nas estratégias de e-mail.

Por exemplo, alguém que quer ser mais organizado com suas tarefas, provavelmente será impactado por um assunto que diga “Dicas de organização que você nunca viu antes”. Outro exemplo seria utilizar um senso de urgência, dizendo “ÚLTIMO DIA de promoções”.

Alguns gatilhos importantes de serem trabalhados são:

  • Senso de urgência: compre AGORA! Não perca!;
  • Sendo de escassez: está acabando! últimas unidades!;
  • Senso de confiança: demonstra transparência como consumidor;
  • Prova social: 9 em 10 dentistas recomendam;
  • Senso de personalização: como você pode mudar a sua vida, como você pode se organizar melhor.

💡 Saiba mais: Gatilhos mentais: como usá-los para gerar vendas?

4. Entregue o que prometer

Em qualquer tipo de relação, ninguém gosta de ter a sensação de que foi ou está sendo enganado. Nas relações com clientes, passar essa ideia pode afastá-lo para sempre do seu negócio, deixando marcada uma má impressão.

Por isso, ainda falando em cuidado no trabalho dos assuntos, é importante sempre entregar aquilo que está prometido no assunto. Evite assuntos polêmicos apenas para chamar atenção, assim como divulgar algo que não é exatamente verdade. Exemplos do que não fazer:

  • E-mail com assunto que faz um apelo político dizendo “Estamos apoiando um candidato…” e, no conteúdo afirmar que essa frase foi inserida só para chamar atenção;
  • E-mail com assunto que diz 50% de desconto mas todos os descontos estão muito abaixo disso.

💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing para gerar mais vendas

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5. Cuidado para não virar spam

Os filtros de spam dos servidores de e-mail são muito eficientes. Eles verificam o assunto, endereço de envio e até mesmo o conteúdo do e-mail para ter certeza de que as empresas não estão spamando a caixa de entrada dos usuários. Além disso, se você envia e-mails de forma incômoda para o seu público-alvo, os usuários podem marcar seus e-mails como spam e isso vai piorando os seus resultados.

Algumas questões que aumentam o risco de ser marcado como spam:

  • Usar fonte vermelha no texto inteiro;
  • Assunto com letras em CAIXA ALTA;
  • Muitos pontos de exclamação ou interrogação;
  • E-mails só com imagem ou imagem pesada;
  • Campanha enviada de e-mail gratuito – @gmail, etc.
  • Estar em alguma blacklist.

💡 Saiba mais: Estratégia de e-mail marketing: 3 dicas para e-commerce

6. Analise seus envios

Uma parte muito importante para avançar a sua estratégia de e-mail marketing é analisar os resultados que você está obtendo. É deles que você deverá tirar os insights para as próximas campanhas e, também, entender melhor com a sua base se comporta.

Nessa análise, para aprimorar o desenvolvimento dos assuntos de e-mail, verifique as estruturas textuais e os temas que tiveram melhor recepção. São perguntas ou afirmações? Elas mencionam o tema do e-mail ou deixam um suspense? Há o oferecimento de uma contrapartida? Faça as mesmas perguntas para as piores campanhas e, assim, você já terá um ponto de partida para os próximos envios.

💡 Saiba mais: Métricas de e-mail marketing: 4 indicadores para analisar

Exemplos de assuntos para e-mail marketing

Selecionamos alguns exemplos práticos de assuntos para e-mail marketing para você te inspirar a inovar na sua estratégia:

  1. X opções para começar a [tema]
  2. Organize a sua vida com o [produto]
  3. [Nome], acho que você vai gostar disso
  4. Posso deixar a sua vida 20% mais fácil?
  5. Não comente com o meu chefe, mas…
  6. [Nome], você tem 5 minutinhos?
  7. Aqui está o que prometi
  8. Se você mudar de ideia…
  9. O tempo está acabando para o seu carrinho…
  10. Chegou o desconto que você esperava
  11. 25% de desconto: TEMPO LIMITADO
  12. 🌹 Você aceita esse desconto?
  13. Abra isso para 20% de desconto
  14. Acho que você esqueceu de algo…
  15. Veja o que os nossos clientes estão dizendo

Resumo

O assunto do e-mail é um fator importante para sua estratégia, esperamos que as dicas deste artigo o ajudem a impulsionar os seus resultados. 🚀

Veja um resumo do que vimos por aqui:

Qual a importância do assunto do e-mail?

O assunto é quem deverá convencer o usuário a abrir o e-mail que você enviou e, portanto, tem uma importância central no sucesso da sua estratégia.

Quantos caracteres deve ter um assunto de e-mail?

O assunto deve considerar o número máximo de caracteres exibido ao usuário. Para servidores como Gmail e Outlook são 55, mas em smartphones chegam apenas a 47 caracteres.

8 dicas de assuntos para e-mails:

  1. Verifique como o seu assunto aparece
  2. Faça testes A/B
  3. Trabalhe gatilhos mentais
  4. Entregue o que prometer
  5. Cuidado para não virar spam
  6. Analise seus envios

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