O que é TPV e como usar essa métrica?

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Pontos principais do artigo:
  • TPV é a sigla de Total Payment Value, ou Volume Total de Pagamentos na tradução livre, uma métrica que calcula o valor total de vendas processadas pelos meios de pagamento durante um determinado período;
  • O indicador serve para acompanhar o crescimento do faturamento de um negócio e deve ser usado em conjunto com outros tipos, como CAC, ticket médio ou churn, por exemplo;
  • Antes de monitorar o andamento das vendas online, é preciso escolher bons meios de pagamento. Para isso, conte com o nosso e-book Meios de pagamento online: o que são e quais os mais usados? — nele, damos todas as dicas para você cobrar corretamente e otimizar suas vendas. E o melhor, de graça! Aproveite e baixe agora.

Acompanhar o desempenho financeiro é uma das principais atribuições dos empreendedores. Para isso, uma das métricas disponíveis é o TPV, que indica o valor de pagamentos processados em um negócio.

Independentemente se você atua em loja online, marketplace ou outra plataforma, fazer o monitoramento é indispensável para entender se o crescimento do negócio está sustentável. Além disso, observar o volume total de vendas ajuda a tomar decisões estratégicas, baseadas em dados.

Sendo assim, entenda o que é TPV na prática, como calcular, sua importância e também outros indicadores complementares, que podem ajudar a sua empresa a crescer de forma eficiente. Vamos lá?

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O que é TPV?

TPV, é a sigla de Total Payment Value, que em português significa Volume Total de Pagamentos. É um indicador financeiro que representa o valor total de vendas processadas pelos meios de pagamento que uma empresa utiliza, durante determinado período.

Muito usado por plataformas que trabalham com venda online, como marketplaces ou e-commerces, ela calcula o montante de dinheiro que de fato entrou em uma loja. Considera, inclusive, a possível integração entre loja física e virtual, fornecendo a visão de todas as transações do negócio, sejam elas feitas por cartões de crédito, boleto bancário, dinheiro ou PIX.

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Para que serve o TPV?

O TPV tem como objetivo entender quanto dinheiro entrou em um negócio durante determinado período. Dessa forma, uma crescente no valor movimentado significa uma maior probabilidade dos produtos e serviços serem bem aceitos pelos consumidores.

Além disso, o Volume Total de Pagamentos também se relaciona com a saúde financeira da empresa, sua capacidade de geração de receita e a eficiência dos processos de pagamento.

💡 Saiba mais: Gateway de pagamento: o que é, para que serve e quais os melhores?

Como calcular o TPV?

Basicamente, o TPV é a soma de todos os valores das transações processadas em uma plataforma ou negócio. Para chegar ao racional, siga os seguintes passos:

  1. Defina o período de análise: o intervalo pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal;
  2. Consolide todos os dados: busque pelo registro de todas as frentes que tiveram pagamentos processados no período, ou seja, vendas pontuais ou assinaturas — sejam elas em dinheiro, transferência bancária, boleto, cartão de crédito ou débito ou PIX;
  3. Some os valores: inclua todos os pagamentos e some os seus respectivos valores.

Sendo assim, se uma empresa faturou R$ 20 mil em cartão de crédito, R$ 10 mil em cartão de débito e R$ 4500 no PIX em um mês, o TPV seria:

TPV = 20.000 + 10.000 + 4.500 = R$ 34.500

Simples, não? A dica é realizar o cálculo periodicamente, contabilizando sempre o mesmo período. Dessa forma, será possível traçar gráficos para entender como está o crescimento do negócio a partir das receitas geradas pelas transações efetuadas.

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Qual a importância do TPV para as vendas?

O acompanhamento do TPV ajuda na tomada de decisão, já que fornece uma tendência sobre o padrão de consumo ao longo do tempo. Com isso, é possível ajustar as estratégias de vendas e marketing para atingir melhores resultados.

Paralelamente, a visão desse indicador permite ter insights sobre a entrada de receitas, o que permite saber se o crescimento do negócio está estável, em crescimento ou declínio.

A partir dessas análises, a empresa pode otimizar seus processos para reduzir ou mitigar riscos, seguindo um planejamento financeiro mais consistente.

No entanto, existem outras métricas que precisam ser avaliadas para que os gestores tenham uma visão mais completa e eficiente do negócio, já que o TPV, por si só, não fornece o cenário definitivo sobre o desempenho de uma empresa.

💡 Saiba mais: Quais são os principais indicadores financeiros da empresa?

Quais são os indicadores complementares ao TPV?

Embora o TPV seja muito importante para entender como andam as vendas de uma empresa, existem outros indicadores que devem ser levados em consideração para ter clareza sobre o sucesso das ações e vendas.

Isso porque o Valor Total de Vendas mostra apenas o montante processado, mas não revela, por exemplo, a lucratividade.

Confira, a seguir, quais são outras métricas que complementam o Volume Total de Pagamentos:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC mostra quanto custa, em média, adquirir cada cliente e atua em conjunto com o TPV para entender se o que está entrando no caixa supera os custos de aquisição e, consequentemente, há lucratividade e sustentabilidade no negócio.

Valor Bruto de Mercadoria (GMV)

O GMV (Gross Merchandise Value ou Valor Bruto de Mercadoria) demonstra o valor bruto de mercadorias vendidas, sem considerar descontos ou devoluções, enquanto o TPV revela o valor líquido processado pelas vendas.

Dito isso, comparar as duas métricas auxilia a entender a eficiência dos processos de pagamento e das estratégias de vendas.

MRR

O MRR (Monthly Recurring Revenue, ou Receita Recorrente Mensal, em português) permite às empresas acompanhar o seu lucro mensal, especialmente em negócios de assinatura. Ele ajuda a entender a previsibilidade da receita, pois considera renovações e cancelamentos de serviços ao longo do tempo.

Ticket médio

O ticket médio representa quanto os clientes gastam em cada transação, fornecendo um cenário mais específico sobre as compras individuais. Logo, a empresa consegue entender se o TPV é impulsionado por mais clientes comprando ou a transações de maior valor.

Assim, um negócio pode ter um TPV crescente por conta da elevação do ticket médio, mas em contrapartida, estar em queda na aquisição de clientes, por exemplo.

Margem de lucro

A margem de lucro é essencial para avaliar a rentabilidade do negócio, uma vez que indica qual é a porcentagem do TPV que realmente se transforma em ganho, já que representa a divisão do lucro líquido pelas vendas totais geradas.

Fluxo de caixa

Enquanto o TPV indica o volume total de vendas, o fluxo de caixa considera a entrada e saída dos recursos e os gastos operacionais, o que dá indícios sobre a liquidez e a saúde financeira da empresa como um todo.

Churn

O churn é a taxa que mede a perda de clientes e receitas ao longo do tempo, revelando a capacidade de retenção de clientes.

Consequentemente, mostra se o TPV corre riscos devido a uma alta rotatividade de compradores ou se está sustentável.

Como melhorar o TPV de uma empresa?

Aumentar o TPV é fundamental para qualquer empresa que deseja ter controle sobre a saúde financeira do negócio, alcançando o crescimento e aumentando a participação em seu segmento de mercado.

Para isso, é necessário aumentar o valor das transações e otimizar as estratégias de vendas e marketing. Em seguida, confira algumas táticas para melhorar essa métrica:

  • Defina metas claras;
  • Foque na fidelização de clientes;
  • Expanda o portfólio de produtos;
  • Tenha métodos de pagamento eficientes;
  • Invista em marketing;
  • Acompanhe o histórico de TPV.

Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses tópicos? Cheque-os detalhadamente, abaixo:

Defina metas claras

A definição de metas e objetivos de vendas é essencial para melhorar o TPV, visto que, sem esse tipo de orientação, não há como ter referências ou verificar o progresso do crescimento do negócio.

É por meio de metas bem definidas que a empresa consegue ajustar as estratégias e focar em ações que impactam no aumento de volume e valor das transações.

Foque na fidelização de clientes

Clientes fiéis ajudam a melhorar a taxa de recompra, já que voltam a consumir e tendem a gastar mais dinheiro ao longo do tempo.

Manter uma base de consumidores satisfeitos também pode gerar recomendações da empresa para outras pessoas, atraindo novos compradores, sem impactar em custos adicionais de aquisição.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes? Dicas infalíveis

Expanda o portfólio de produtos

Oferecer mais produtos pode ser uma boa alternativa para impulsionar o TPV. A variedade pode fazer com que a empresa atraia mais clientes e, por meio de técnicas como upsell e cross sell, por exemplo, a empresa pode aumentar o ticket médio de maneira geral.

Tenha métodos de pagamento eficientes

Proporcionar opções seguras, rápidas e diversificadas de meios de pagamento reduz o abandono de carrinhos e facilita a conclusão das compras. Afinal, quem não quer segurança e praticidade ao comprar, certo? Isso aumenta o volume total de vendas e, por consequência, o TPV.

Como exemplo, citamos a Nuvemshop, que tem mais de 19 meios de pagamento disponíveis para proporcionar a melhor experiência de compra para atender aos nossos clientes.

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Invista em marketing

Campanhas de marketing bem planejadas, que envolvam promoções atrativas, uso de cupons de desconto e outras estratégias de aquisição e retenção podem ser vitais para estimular novas compras ou aumentar o valor gasto por cada cliente, aumentando o TPV.

Acompanhe o histórico de TPV

Por fim, acompanhar o TPV ao longo dos meses e anos ajuda na identificação de melhorias para maximização do volume de transações, muitas delas, motivadas por ajustes nas estratégias de marketing e vendas.

A comparação entre períodos traz insights valiosos para o aumento do valor faturado, uma vez que traz a percepção de tendências, erros e acertos ao longo do processo.

Compreendeu o que é TPV?

Como vimos, o TPV, ou Volume Total de Pagamentos, é o cálculo de todas as vendas processadas em um negócio durante um certo período, uma métrica que ajuda a revelar como andam as transações e a saúde financeira da empresa.

Acompanhar o TPV ajuda a entender mais sobre a efetividade dos processos de pagamento e as estratégias de vendas e marketing.

No entanto, analisar só esse indicador pode ser perigoso, já que existem outros fatores que influenciam as finanças da empresa. Ainda que o TPV esteja elevado, altos custos operacionais ou queda na aquisição de clientes, por exemplo, podem ser indícios de alerta.

Para quem tem um negócio, compreender e acompanhar a movimentação financeira é essencial.

Se você deseja empreender, o ideal é contar com um canal de vendas completo, que forneça todas as informações necessárias para o bom andamento de suas atividades.

É o caso da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. Com ela, você tem acesso às movimentações da sua loja virtual no painel administrativo, que concentra todos os dados sobre produtos mais vistos, vendidos e exibe o faturamento em tempo real.

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Perguntas frequentes sobre TPV

TPV, é a sigla de Total Payment Value, que significa Volume Total de Pagamentos na tradução livre e se refere a um indicador que aponta o valor total de vendas processadas pelos meios de pagamento de uma loja, durante determinado período.

Calcular o TPV é muito simples: basta definir qual é o período de análise desejado e somar todos os valores de vendas processadas em todos os meios de pagamento, ou seja, em cartões de crédito, débito, dinheiro, PIX ou qualquer outro método.

A principal diferença entre TPV (Total Payment Value) e TPN (Total Payment Number) está no que cada uma mede: o TPV indica o valor total de dinheiro processado em transações, enquanto o TPN contabiliza o número total de transações realizadas. Em outras palavras, o TPV diz respeito ao montante financeiro, e o TPN na quantidade de operações.

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