8 estratégias para aumentar a taxa de recompra do seu negócio

Mulher negra de cabelos trançados está mexendo em cabides de uma arara de roupas e sorrindo para a câmera. Imagem faz referência à taxa de recompra de consumidores satisfeitos.

Taxa de recompra é a porcentagem de clientes que voltam para comprar na mesma loja em um determinado período. Quanto maior o índice de recompra, maior é a fidelização de clientes e o nível de satisfação do consumidor.


Você sabia que conquistar um novo cliente custa até sete vezes mais do que manter um atual? Por isso, não surpreende que os empreendedores de sucesso estejam sempre de olho na taxa de recompra entre os consumidores.

Isso porque, embora a ideia de atrair um número cada vez maior de clientes seja tentadora, a verdade é que fidelizar aqueles que você já tem pode ter um impacto muito mais significativo nos lucros do negócio.

Então, continue a leitura e descubra como calcular o índice de recompra e implementar estratégias que incentivem os clientes a voltarem para fazer novas compras na sua empresa. Vamos lá? 🛍️

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O que significa taxa de recompra?

Taxa de recompra é a métrica usada para calcular o total de clientes que compraram mais de uma vez na sua loja em um determinado período. Geralmente, taxas de recompra mais altas sugerem que os clientes estão satisfeitos com o atendimento e com a qualidade dos produtos.

Imagine que você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo. Se um consumidor comprou uma camiseta hoje e foi mal atendido ou percebeu que produto de má qualidade, dificilmente voltaria para comprar mais uma vez, certo?

Por outro lado, se esse consumidor tiver uma boa experiência de compra, com ótimo atendimento e bons produtos, existem grandes chances de que ele volte a fazer novas compras no futuro. Por isso, a taxa de recompra é um indicador-chave para o sucesso de lojas físicas ou virtuais.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?

Como calcular a taxa de retorno de clientes?

Apesar de ser um dos indicadores de e-commerce mais importantes, calcular a taxa de recompra é algo simples. Para isso, você, basicamente, precisa saber qual a porcentagem de clientes que está comprando pela segunda vez na sua loja.

A maioria dos sites de venda pede que o consumidor faça algum tipo de cadastro ou, pelo menos, forneça um endereço de e-mail para finalizar a compra. Com essas informações no sistema, é fácil identificar um cliente que já comprou antes.

Assim, é possível calcular a taxa de recompra usando a seguinte fórmula:

  • Taxa de recompra = número de clientes que compraram mais de uma vez / número de clientes × 100

Se a sua loja teve 600 pedidos nos últimos seis meses, por exemplo, sendo que 200 foram realizados por pessoas que já eram clientes, a taxa de recompra do negócio é de, aproximadamente, 33%. Veja:

  • Taxa de recompra = 200 / 600 × 100
  • Taxa de recompra = 0,33 × 100
  • Taxa de recompra = 33%

Qual é a taxa de recompra ideal?

Não existe uma taxa de recompra ideal, pois esse número pode variar de empresa para empresa dependendo do setor, do tipo de produto e do modelo de negócio. Na prática, quanto mais alta, melhor.

No varejo de moda, por exemplo, as taxas de recompra podem chegar a 90%, enquanto em setores onde as compras são feitas com menos frequência, é normal ter números mais baixos. Em geral, boa parte das lojas virtuais considera como ideal algo entre 20% e 40%.

Como aumentar a taxa de recompra?

Em um mercado tão competitivo quanto o da internet, conquistar a fidelidade do cliente pode ser uma missão desafiadora. Por isso, listamos oito estratégias que vão te ajudar a garantir a satisfação dos consumidores e aumentar a taxa de recompra do seu negócio. Confira:

Segmentação de clientes

O primeiro passo para aumentar a taxa de recompra é organizar a sua base de clientes de acordo com o histórico de compra, preferência de pagamento, interesses, gênero e faixa etária, por exemplo.

Isso vai permitir que você envie ofertas mais personalizadas e alinhadas ao que seu cliente realmente gosta ou precisa, o que aumenta as chances de que ele fique interessado em fazer uma nova compra.

💡 Saiba mais: O que é análise RFM e como usar para segmentar clientes?

Incentivo para novas compras

Depois de entender as preferências de cada consumidor, a dica é usar essas informações para oferecer um incentivo para uma nova compra. Afinal, quem resiste a um cupom de desconto ou a uma oferta de frete grátis?

Outra opção que tem ainda mais chances de aumentar a taxa de recompra é o cashback. Nesse caso, ao invés de receber o desconto diretamente, o consumidor recebe uma parte do valor da compra de volta como créditos para usar dentro do próprio site.

A grande vantagem desse método é que ele oferece benefícios tanto para o consumidor (que paga mais barato na segunda compra, já que possui o resgate dos créditos), quanto para o lojista (que tem mais chances de fazer uma nova venda ao oferecer um desconto que pode ser utilizado no próprio site).

💡 Saiba mais:

Cross selling

O cross selling também é uma ótima alternativa para incentivar os clientes a fazerem novas compras depois do primeiro contato. Aqui, a ideia é oferecer produtos complementares àqueles que a pessoa já comprou no seu e-commerce.

Imagine, por exemplo, que você revende celulares e um cliente acabou de adquirir um smartphone novo na sua loja. Depois de alguns dias, você pode enviar por e-mail um cupom de desconto para itens que complementam a experiência do aparelho, como um fone de ouvido ou um carregador portátil.

💡 Saiba mais: O que é venda cruzada e quais são as suas vantagens?

E-mails de recompra

Se você trabalha com produtos que precisam de reposição em pouco tempo, como cosméticos ou suplementos alimentares, também pode apostar no e-mail para aumentar a taxa de recompra lembrando os consumidores de repor o item antes do produto acabar.

Nesse caso, a dica é acompanhar o histórico de compra dos consumidores que já compraram a mesma mercadoria para entender a frequência com que ele precisa ser reposto. Assim, você pode enviar um lembrete próximo da época do produto acabar com uma oferta especial para recompra.

💡 Saiba mais: Pagamento recorrente: o que é, como funciona e como oferecer

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também são uma boa opção para recompensar os clientes e incentivar as compras recorrentes. Isso porque, quanto mais o cliente comprar, mais pontos acumula para trocar por recompensas, que podem ser descontos ou produtos da loja.

Esse é um modelo já conhecido para quem trabalha com a venda de alimentos, por exemplo. Seja nas hamburguerias ou com quem faz bolo no pote para vender, todos nós já vimos ofertas como “a cada 10 pedidos, o próximo sai de graça”, não é mesmo?

Apesar de simples, essa é uma ótima estratégia para aumentar a taxa de recompra, já que o consumidor se sente instigado a continuar comprando para receber a recompensa.

💡 Saiba mais: O que é programa de fidelidade e como criar um?

Compras com um clique

As compras com um clique (também conhecidas como “one-click buy”) são uma funcionalidade dos e-commerces que permite que o lojista armazene dados do cliente para a próxima compra. Assim, o consumidor pode fazer um novo pedido com apenas alguns cliques no site.

Isso simplifica o processo de compra e facilita a tomada de decisão, gerando um impacto direto na taxa de recompra. Mas é preciso garantir a segurança do consumidor ao oferecer essa opção. Afinal, estamos falando de dados sensíveis, como nome completo, endereço de entrega e informações de pagamento, por exemplo.

Na Nuvemshop, você pode oferecer a opção de compras com um clique de forma segura usando o Nuvem Pay, que é a carteira digital para clientes que compram em lojas da plataforma.

O recurso é totalmente integrado ao checkout, não tem custo para o lojista e permite que os clientes salvem seus dados para compras futuras com total segurança, já que a plataforma sempre pede um código de verificação enviado via SMS para utilizar os dados guardados.

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Retargeting

Os anúncios pagos também não podem ficar de fora quando pensamos em aumentar a taxa de recompra. No entanto, é preciso apostar em ofertas interessantes para convencer os clientes a voltarem ao seu site. Nesse caso, uma das melhores alternativas é o retargeting.

Isso porque, quando um cliente faz a primeira compra na sua loja, é muito provável que ele tenha interesse também em outros produtos. Mas, por algum motivo, como o valor total da compra, ele pode escolher levar apenas um dos itens e deixar outros no carrinho.

O retargeting é uma estratégia de anúncios que faz esse produto específico continue aparecendo para o consumidor por meio de anúncios. Assim, existem muito mais chances de que ele volte ao seu site para comprá-lo em uma outra oportunidade.

💡 Saiba mais: 9 estratégias para evitar carrinhos abandonados

Pós-venda

Por último, uma das melhores dicas para garantir a satisfação do cliente e fazer com que ele volte para fazer uma nova compra é oferecer uma boa experiência pós-venda. Afinal, a venda não termina quando o cliente finaliza o pagamento.

Ainda é preciso garantir que a mercadoria foi entregue no prazo previsto, em boas condições, se o consumidor ficou satisfeito com o produto e se existe alguma dúvida ou sugestão para melhorar o processo da venda, por exemplo.

Toda essa comunicação pode ser realizada por e-mail ou por WhatsApp, caso o usuário tenha fornecido seus dados de contato. Esse cuidado não apenas demonstra o comprometimento com a satisfação do cliente, mas também cria uma conexão com o consumidor, o que resulta em uma maior probabilidade de recompra no futuro.

💡 Saiba mais: O que é atendimento personalizado e como aplicá-lo em sua empresa?

Vamos aumentar a taxa de recompra do seu e-commerce?

A taxa de recompra é um indicativo do sucesso e da saúde de um negócio, por isso, deve estar sempre no radar dos empreendedores. E, agora, você já sabe como calcular e, principalmente, aumentar esse número.

Então, que tal colocar todo esse conhecimento em prática? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e facilite ainda mais a recompra usando uma plataforma simples e fácil de usar — tanto para você, quanto para o seu cliente! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre taxa de recompra

A taxa de recompra é um indicador, geralmente, expresso em porcentagem. Para calcular, basta dividir o número de consumidores que compraram mais de uma vez pelo número total de clientes e multiplicar por cem.

A taxa de recompra pode variar de acordo com o setor, o tipo de produto e o modelo de negócio. Em geral, boa parte das lojas virtuais considera como ideal uma taxa de retenção entre 20% e 40%.

Algumas dicas para aumentar a taxa de recompra são fazer a segmentação de clientes, oferecer incentivos para novas compras, investir no cross selling, enviar e-mails de recompra, oferecer programas de fidelidade, usar o recurso de compras com um clique, fazer retargeting e garantir um bom pós-venda.

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