SEO para categoria no e-commerce: a importância da otimização eficiente

Por: Bernardo Klock
SEO para categoria no e-commerce: a importância da otimização eficiente

Aqui você encontra:

Para alcançar o sucesso nas suas vendas online é imprescindível o uso de técnicas SEO focadas em e-commerce pois elas têm suas peculiaridades. O próprio site de vendas online tem suas características próprias, e isso faz diferença na hora de contratar uma agência SEO ou algum profissional interno para sua empresa.

Minha opinião (e de outros especialistas), é que o SEO é o mais importante elemento de marketing digital. Dentro do espectro de otimização para ferramentas de busca direcionado para uma loja online, a de otimização SEO para categorias de produtos no e-commerce é fundamental.

A aplicação desse tipo de técnica é importante na medida em que a concorrência online cresce a cada dia e há necessidade de a empresa, seja de produto ou serviço, se destacar perante os demais do mesmo nicho.

Nesse sentido, o SEO para categorias no e-commerce pode somar muito com outras ferramentas do marketing digital na otimização do site em si, como um todo.

Confira a seguir algumas dicas para a aplicação dessas técnicas SEO no comércio online.

O que é SEO para categorias em sites de e-commerce

SEO é a sigla que corresponde a Search Engine Optimization, ou seja, “otimização para mecanismos de pesquisa”. Em outras palavras, são técnicas utilizadas para que uma página apareça com maior relevância em resultados de pesquisas relacionadas aos assuntos e produtos por ela abordados, e consequentemente em posição superior na ordem dos resultados.

Logo, SEO para categorias em sites de e-commerce é a utilização dessa técnica de otimização focando sua relevância em palavras chave de cauda curta e cauda média direcionadas ao conteúdo de sua categoria, que é na verdade um hub de produtos e informações sobre tal assunto. Assim, a própria categoria pode ser reconhecida pelas ferramentas de busca como algo bastante relevante ao assunto.

Sobre o resultado de busca

Caso haja correspondência entre o termo utilizado pelo usuário para pesquisa, por exemplo, no Google, e o conteúdo da página de categoria, ela pode ser beneficiada em aparecer entre os primeiros colocados na lista de resultados, ou, ao menos, na primeira página. Isso, portanto, garante visibilidade de conteúdo, relevância da sua marca perante potenciais clientes, e com certeza poderá gerar muitas vendas somente subindo posições.

Dessa maneira, a aplicação do SEO para e-commerce nada mais é do que uma estratégia inteligente de atuação online, pois tais técnicas podem auxiliar a dar destaque aos produtos oferecidos pela empresa.

A partir da otimização de sites e blogs que, por sua vez, alcancem bons rankings e maior tráfego de navegação, é possível divulgar de maneira muito mais efetiva os produtos e aumentar bastante as vendas.

Tudo, portanto, é uma questão de visibilidade!

Resumindo, as técnicas de otimização SEO de categorias podem auxiliar seu comércio online a figurar nos primeiros resultados do Google com muita relevância e garantir que sua empresa amplie o número de pedidos recebidos.

Caso você sinta necessidade de receber ajuda, uma consultoria SEO poderá lhe ajudar bastante nesse processo.

Então, vamos ver abaixo alguns pontos sobre a otimização SEO para categorias no e-commerce.

Dicas de otimização SEO para categorias no e-commerce

Uma das coisas mais importantes ao se tratar de SEO para e-commerce, em termos de SEO onpage, é que você deve aplicar a técnica no site como um todo, visualizando a necessidade estratégica da empresa. Neste sentido, depois da home page, a página que mais reflete a estratégia da empresa é a página de categoria.

A categoria deve estar completamente relacionada aos seus produtos. Uma ótima opção é a utilização do formato de arquitetura em silo.

A utilização de arquitetura de “silo” para agrupamento do conteúdo no seu site é um tipo de técnica que garante relevância entre a vertical —  categoria, subcategoria e produtos.

Você não deve misturar tipos de produtos diferentes dentro da mesma categoria. Xícara é xícara, taça é taça, copo é copo.

site-arquitetura-silo-webk-seo

Antes de irmos mais a fundo na técnica de SEO para categoria de e-commerce, vamos relembrar alguns conceitos básicos da otimização.

São diversos aspectos que devem ser considerados na aplicação das técnicas de otimização de busca de uma página.

Nesse viés, sabendo-se da necessidade de aplicação de SEO para e-commerce em cada uma das categorias da página e produtos, é importante saber, também, quais são as técnicas SEO que devem ser utilizadas em cada URL.

Assim, destacamos algumas dicas de importância elementar e que podem fazer toda a diferença na visibilidade do site da sua empresa. Confira abaixo:

Palavras-chave e suas variantes ainda são essenciais no SEO de categoria no e-commerce

Isso é básico e tem dois principais motivos: reconhecimento pela ferramenta de busca e linkagem interna.

Primeiramente, é necessário definir quais são as palavras-chave relacionadas ao seus produtos como um todo. Portanto, pense em maneiras diversas sobre como ele poderia ser buscado. Pense sempre no silo!

Assim, define-se a palavra-chave principal e outras que correspondem a sinônimos dela, que igualmente podem ser utilizadas na busca de produtos bem como na linkagem interna — ao final falaremos da tão importante linkagem interna.

Em caso de dúvidas, existem diversas ferramentas online que auxiliam na busca da palavra-chave. Uma maneira bem prática, também, para você fazer este tipo de pesquisa de forma gratuita é no próprio Google, pois ele mesmo te dá as opções mais buscadas indicadas no próprio resultado de pesquisa.

Abaixo as opções em caixa suspensa que o próprio Google fornece quando você digita uma pesquisa:

seo-para-categoria-no-ecommerce-google-1.jpg

Já no final da página de pesquisa o Google fornece termos relacionados com a pesquisa que você realizou e que podem ser utilizados por você em seu texto. Normalmente, ele oferece os termos mais pesquisados anteriormente sobre o mesmo tema.

seo-para-categoria-no-ecommerce-google-2.jpg

Título nas páginas de categoria (H1, H2, H3)

Definida a palavra-chave para o título, é necessário que ela seja inserida, junto com os seus sinônimos, no conteúdo da página. Sim, a página de categoria deve ter conteúdo e ele deve ser muito bem pensado. Isso garantirá a relevância para que o Google e outras ferramentas de pesquisa (como o Bing, por exemplo) encontrem seu site e o achem relevante para quem está pesquisando por aquele termo ou produto.

Então, a palavra principal da sua categoria deve constar no título da página, a fim de auxiliar o Google a entender qual é o assunto principal da página e se ele corresponde à pesquisa realizada pelo usuário.

Subtítulos podem ser utilizados no SEO para e-commerce de forma inteligente

Além dos títulos, também pode agregar valor investir um pequeno tempo na criação de subtítulos (H2, H3) que atraiam a atenção do consumidor ao conteúdo. Esses subtítulos ainda simbolizam uma pequena pausa na leitura do texto e auxiliam o cliente a encontrar de maneira mais rápida o que realmente lhe interessa.

Meta Title

O título que aparece no resultado de pesquisa tem que ser muito bem pensado. Testes são bem vindos até que você encontre uma opção com maior CTR (click through rate, ou taxa de cliques). O título meta deve conter uma palavra-chave em meio a uma frase que atraia o cliente, que faça-o clicar no resultado.

Obviamente, deve-se ter cuidado com o tamanho do meta title para que ele caiba no local destinado a ele nos resultados de pesquisa. Dentro do limite, que varia para celular e desktop, você deve incluir o principal atrativo para que a pessoa clique em sua página.

SEO para categorias do e-commerce exige meta description bem otimizada

A meta description, ou meta descrição, também deve ser observada durante a aplicação de técnicas de SEO para e-commerce.

Ela corresponde a um pequeno resumo sobre o conteúdo da página e é disponibilizada pelo Google logo abaixo do título do seu link dentre os resultados da pesquisa. Não se esqueça, ainda, de utilizar a palavra-chave na meta descrição.

Os subtítulos também devem ter palavras correspondentes ao termo principal. Utilize frases que chamem a atenção do usuário mas que tragam estritamente a verdade. Ou seja, se você tem produtos com “até 25% off”, não coloque “até 70% off”, pois isso fará com que o cliente se decepcione com o conteúdo que encontrará no seu site, o que aumentará muito a taxa de rejeição.

Seja transparente e ético, sempre!

SEO de categorias não é somente o básico!

O básico descrito acima quase todos já sabem, quase todos já fazem. Porém, no estado atual de concorrência entre as lojas online, não basta fazer somente o básico.

Para um SEO onpage que traga resultado você deve trazer conteúdo de qualidade para dentro da página de categoria. Deve ser tanto em texto quanto em imagens e deve ser o mais relevante possível ao tema principal.

Aposte nas imagens e vídeos

Outro aspecto importante é o investimento em imagens de qualidade que demonstrem com detalhes aspectos e opções de produtos que compõem a categoria.

Tanto vídeo quanto foto devem sempre prezar pela qualidade por dois motivos: (1) percepção do cliente perante sua marca e profissionalismo; e (2) possibilidade de rankeamento e eventual aumento de CTR nos resultados de busca, pois seu conteúdo é de melhor qualidade que o da concorrência.

Além disso, algumas táticas simples poderão, ao final, lhe ajudar no entendimento do Google sobre o assunto real da sua categoria, como por exemplo colocando nome da imagem contendo a palavra-chave e uma legenda da foto também com a palavra-chave ou sinônimo.

Lembre que no SEO não existe uma única coisa que traga retorno, mas sim, um conjunto de várias pequenos elementos que você você fará onpage e offpage.

O que eu sempre digo para meus clientes é que você deve aproveitar cada espaço onde pode inserir informações para que a ferramenta de pesquisa identifique com mais certeza do que se trata seu site.

Um dos fatores mais importantes (ou, na minha opinião, o mais importante) é a linkagem interna para sua categoria. Então preste bem atenção pois é imprescindível!

Se seus concorrentes não fazem isso, você terá grande chances de obter grande vantagem.

Faça links internos em palavras variadas que sejam sinônimos ou variações da palavra-chave principal da categoria. Esses links poderão vir principalmente de descrições de produtos e postagens do seu blog.

Aliás, se você ainda não tem um blog em seu e-commerce, providencie um ainda hoje. Ele servirá para que você traga potenciais clientes, faça a linkagem interna e, o mais importante, consiga links externos para seu site através de conteúdo de qualidade.

Se você não souber qual a melhor estratégia de otimização de categorias deve utilizar no seu e-commerce, procure uma consultoria SEO para que você receba ajuda profissional e, assim, possa ter melhores chances de alcançar posições mais altas nos resultados do Google e outras ferramentas de pesquisa online.

Conclusão

A concorrência no comércio eletrônico está acirrada e só tende a aumentar. Você deve preparar mais e mais sua empresa para que ela possa não só vender cada vez mais, mas também que ela possa sobreviver a essa competição.

Uma forma de aumentar seus resultados é através da aplicação de técnicas SEO (como o SEO para categorias no e-commerce), pois ele garante ótimo ROI (Retorno sobre o Investimento) e é uma prática sustentável, uma vez que você traz tráfego orgânico (grátis) ao invés de pagar por anúncios que trarão visitantes ao seu site.

Ganhe tempo e receba conteúdos da Nuvemshop no seu e-mail Ganhe tempo

Receba semanalmente uma curadoria dos melhores conteúdos sobre Marketing, Vendas, Gestão e E-commerce diretamente no seu e-mail.

Faça como +30mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nossa resposta ao Coronavírus

Conheça a iniciativa #TamoJunto. Todas as ações que estamos criando aqui na Nuvemshop para te ajudar neste momento.

Conhecer a #TamoJunto