O que é SKU do produto e como criar um código?

Imagem mostrando um estoque de produtos representa o SKU

SKU significa Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque, em português), e é um código composto por uma sequência de números e letras usado em lojas para identificar produtos e controlar estoque. Por exemplo, um SKU pode ser ABC123, 1234 ou ABCDEF, dependendo do padrão de classificação da sua empresa.


Sabemos que administrar uma loja, seja ela física ou virtual, demanda bastante trabalho, não é mesmo? Por isso, ferramentas, estratégias e hábitos que possam nos ajudar a manter uma rotina organizada são sempre bem-vindos. Portanto, se você é ou pretende se tornar um lojista, entender o que é SKU e como usá-lo em seu negócio é indispensável para o seu negócio.

Portanto, se você está se perguntando sobre como funciona o SKU e quais são as diferenças para o código de barras e o código EAN, fique tranquilo! Siga com a leitura e vamos te explicar tudo sobre estes termos e como usá-los a seu favor. Vamos lá?

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O que é SKU do produto?

SKU (Stock Keeping Unit) — em português, Unidade de Manutenção de Estoque — é um conceito logístico criado para ajudar na organização e controle do estoque das lojas. No varejo, o uso do código para a gestão dos produtos é essencial. Já ao montar um e-commerce, ele também tem se tornado cada vez mais importante.

Pense que cada produto da sua loja é único e que, para garantir um fluxo de venda e entrega alinhado com a expectativa do seu cliente, você precisa ter total controle dos itens que entram e saem do seu estoque. É aí que entra o SKU.

Basicamente, o código tem a função de identificar e distinguir cada item da sua loja. Isso inclui variações de tamanho, cor e modelo de um mesmo produto. Aplicando o uso do SKU em seu dia a dia, muitos dos processos mais comuns da sua rotina como lojista serão simplificados.

Lembrando que cada produto tem apenas um SKU. Ou seja, não é possível dizer algo como “o produto contém mais de 100 SKUs”. O que pode acontecer é uma loja virtual ter mais de 100 SKUs, isto é, mais de 100 produtos cadastrados.

Para facilitar a criação de SKUs, a Nuvemshop criou uma ferramenta exclusiva e totalmente gratuita. Você só precisa inserir as informações da sua empresa e adicionar até três atributos do produto para obter seu código na hora! Experimente:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de SKU

Como criar um código SKU?

Se você trabalha com planilhas de controle ou algum sistema de ERP específico, aqui vão algumas dicas de como criar um SKU e organizar seus produtos:

  1. Organize os códigos com os respectivos produtos para que não haja confusão;
  2. Crie códigos que combinem caracteres alfabéticos e numéricos;
  3. Use a lógica para criar códigos que tenham relação com as características do produto;
  4. Evite códigos extensos, uma média de nove a dez caracteres é o ideal.

Veja um exemplo prático a seguir:

Vamos imaginar que o seu produto é uma mochila da Nike, na cor preta, de tamanho único. Então, utilizando apenas letras, o SKU do produto poderia ser: NIKMOCUPR

  • NIK: Nike
  • MOC: Mochila
  • U: Único (tamanho)
  • PR: Preto (cor)

Caso você já tenha um padrão numérico para algumas dessas características, poderá substituí-las por números. Por exemplo: NIK15U7510

  • NIK: Nike
  • 15: Código para o item “mochila”
  • U: Único (tamanho)
  • 7510: Código para a cor preta

Já deu para ter uma ideia de como é prático usar este código, não é? Agora, para transformá-lo em uma sequência de barras e facilitar a leitura dos produtos do seu negócio, utilize a nossa ferramenta:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de código de barras

Para que serve o código SKU?

O uso do SKU oferece, sem dúvidas, uma série de vantagens para a gestão de e-commerce. Dentre as principais funções, destacam-se as seguintes:

1. Classificação dos produtos

O SKU define e distingue as variações dos produtos que você vende na sua loja virtual ou física, como cor e tamanho, por exemplo. Ou seja, ele dá mais visibilidade para lojistas e/ou vendedores sobre os itens ainda disponíveis para venda ou ações de marketing.

2. Controle de estoque

Com este código, você pode identificar o número de produtos em estoque, permitindo o controle geral e individual de cada item. Isso facilita a gestão de mercadorias e garante que você possa realizar novas compras no momento certo, sem falta e nem excessos.

Além disso, para ajudar na gestão de estoque, a Nuvemshop desenvolveu a planilha de controle de estoque.

💡 Saiba mais: Qual a importância da gestão de estoque e como fazê-la?

3. Otimização da logística de postagem

Utilizar o código SKU também otimiza todo o processo de localização, separação e envio dos produtos, garantindo uma logística de postagem mais eficiente para o seu e-commerce. Assim, você diminui as chances de erro e as possibilidades de que o cliente queira realizar trocas ou devoluções.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

Qual a importância do SKU para um e-commerce?

Se você tem ou quer montar uma loja virtual, sem dúvidas, cadastrar seus produtos com o SKU irá tornar a sua rotina mais organizada — mesmo para quem trabalha com dropshipping.

Assim, se a sua loja for criada em uma plataforma de e-commerce — como a Nuvemshop, por exemplo —, ter suas mercadorias devidamente listadas com o SKU vai permitir que você faça um gerenciamento mais eficiente do seu negócio como um todo.

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Como falamos anteriormente, esse processo facilita a classificação dos itens para venda, o controle de estoque e a logística de entregas.

Quais as vantagens de ter SKU de produtos?

As principais vantagens de ter um SKU de produtos são:

  • Ajuda a rastrear com eficiência os níveis de estoque;
  • Torna mais fácil identificar e localizar produtos específicos;
  • Ajuda a evitar excesso ou falta de estoque de produtos;
  • Permite que você rastreie dados de vendas e analise o desempenho do produto;
  • Torna mais fácil gerenciar e cumprir pedidos;
  • Ajuda a evitar confusão e erros no cumprimento de pedidos;
  • Permite que você otimize suas estratégias de preços e promoções para produtos individuais.

SKU, código de barras e código EAN: qual a diferença?

Algumas das dúvidas que rodeiam o código SKU têm relação com o código EAN e o código de barras. Porém, embora sejam semelhantes em sua estrutura, estes códigos são aplicados de formas completamente diferentes. Entenda melhor na sequência:

Código de barras

Os códigos de barras são sequências alfanuméricas utilizadas para identificação de produtos e controle do estoque. Ué, mas isso não é a mesma coisa que o SKU? 🤔

Não, a diferença entre os dois é que o código de barras precisa de um aparelho que faça sua leitura, já que além da sequência de caracteres, ele acompanha uma ilustração gráfica em formato de barras pretas e brancas.

O principal objetivo deste código é agilizar os processos de compra, evitando que seja necessária a digitação da sequência, uma vez que os aparelhos fazem uma rápida leitura do código por meio de uma tecnologia infravermelho.

💡 Saiba mais: Como criar código de barras para produtos em 7 passos

Código EAN (European Article Number)

É um número de identificação usado para padronizar os produtos. O código funciona como o RG da mercadoria. Por exemplo: se você vende uma bolsa de uma marca que é popular no Brasil e nos Estados Unidos, esse acessório terá o mesmo EAN em ambos países.

Você só precisa criar um código EAN se tiver uma marca própria, já que as lojas em atividade no mercado já têm seus códigos definidos.

Entretanto, para o uso de ferramentas importantes, como o Google Shopping, o cadastro do código EAN é obrigatório. Então, mesmo que seja possível manter uma operação de vendas online ativa sem usar os códigos, a prática é recomendada para manter seu negócio regularizado e apto às ferramentas que podem te ajudar a potencializar suas vendas.

💡 Saiba mais: O que é GTIN e por que ele é o futuro da rastreabilidade de produtos?

Como usar o SKU no e-commerce com a Nuvemshop?

Para que o estoque da sua loja virtual tenha boa organização, cadastrar somente os nomes, variações e descrições dos produtos não é suficiente. É preciso trabalhar com um sistema mais assertivo de identificação dos itens. Isso irá garantir que você saiba exatamente o que tem no seu estoque.

Contudo, se você já tem uma loja Nuvemshop, este processo fica mais fácil. No painel administrativo da sua loja Nuvem, é possível criar os produtos com todas as informações centralizadas na mesma página, incluindo o SKU e o código de barras.

Para fazer isso, basta acessar o painel administrativo e clicar em Produtos > Lista de Produtos > Adicionar um produto.

Ao criar um novo item, você definirá suas informações, como nome, descrição, preço original e promocional, estoque, variações, peso, dimensões, códigos de barra e o SKU.

Por fim, com todas as informações devidamente cadastradas, será possível localizar os itens da loja dentro do seu painel administrativo com mais praticidade por meio do seu SKU.

👉 Confira: O que é o SKU e como utilizar na minha Nuvemshop?

Entendeu o que é SKU?

A princípio, o SKU pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se deixe intimidar! Boas práticas como esta podem te ajudar a manter uma boa organização do seu negócio, o que é essencial para trilhar um caminho de sucesso. Aproveitando, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre gestão de operações e logística?

E, se você chegou neste artigo e ainda está pensando em montar seu negócio online, te convidamos a conhecer a plataforma da Nuvemshop. Crie sua loja virtual grátis e comece a vender pela internet ainda hoje!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SKU

O código SKU é um conceito logístico criado para ajudar no controle e organização do estoque das lojas.

De forma geral, o SKU serve para classificar produtos e ter maior controle do seu estoque e das quantidades necessárias. Como consequência, você otimiza também todas as operações da sua cadeia logística.

Organize os códigos com os respectivos produtos para que não haja confusão, crie códigos que combinem caracteres alfabéticos e numéricos, use a lógica para criar códigos que tenham relação com as características do produto e evite códigos extensos, uma média de nove a dez caracteres é o ideal.

Os principais cuidados ao criar um sku são evitar caracteres especiais e evitar o uso de sequências cronológicas sem nenhum critério.

O código de barras trata-se de sequências alfanuméricas utilizadas para identificação de produtos e controle do estoque, mas que podem ser lidos pela tecnologia infravermelho. Já o Código EAN trata-se de um número de identificação usado para padronizar os produtos, como se fosse o RG da mercadoria.

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