O que é SKU e como usar em sua loja virtual

Por: Kawan Lopes
O que é SKU e como usar em sua loja virtual

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Sabemos que gerenciar uma loja, seja ela física ou virtual, demanda bastante trabalho. Ferramentas, estratégias e hábitos que possam nos ajudar a manter uma rotina organizada são sempre bem-vindos. Por isso, se você é ou pretende se tornar um lojista, saiba que o uso do código SKU é indispensável para o seu negócio.

Se você está se perguntando sobre qual é a diferença entre o SKU, o código de barras e o código EAN, relaxa! Vem comigo que eu vou te explicar tudo sobre estes termos e como usá-los a seu favor. 😉

O que é SKU?

O código SKU (Stock Keeping Unit) —  em português, Unidade de Manutenção de Estoque —  é um conceito logístico criado para ajudar no controle e organização do estoque das lojas. No varejo, o uso do código para a gestão dos produtos é vital. Já no e-commerce, ele tem se tornado cada vez mais importante.

Pense que cada produto da sua loja é único e que, para garantir um fluxo de venda e entrega alinhado com a expectativa do seu cliente, você precisa ter total controle dos itens que entram e saem do seu estoque. É aí que entra o SKU.

Basicamente, o código tem a função de identificar e distinguir cada item da sua loja; isso inclui variações de tamanho, cor e modelo de um mesmo produto. Aplicando o uso do SKU em seu dia a dia, muitos dos processos mais comuns da sua rotina como lojista serão simplificados.

Para que serve o SKU?

O uso do SKU oferece, sem dúvidas, uma série de vantagens para a gestão de um negócio digital. Dentre as principais funções, se destacam as seguintes:

  • Classificação do produto: define e distingue as variações dos produtos, como cor e tamanho;
  • Estoque: permite identificar o número de produtos em estoque, permitindo o controle geral e individual de cada item;
  • Localização e logística de postagem: facilita todo o processo de localização, separação e envio dos produtos.

Com criar um código SKU?

Se você trabalha com planilhas de controle ou algum sistema de ERP específico, aqui vão algumas dicas para criar um SKU e organizar seus produtos:

  • Organize os códigos com os respectivos produtos para que não haja confusão;
  • Crie códigos que combinem caracteres alfabéticos e numéricos;
  • Use a lógica para criar códigos que tenham relação com as características do produto;
  • Evite códigos extensos, uma média de nove a dez caracteres é o ideal.

Dou um exemplo a seguir:

Meu produto é uma mochila da Nike, na cor preta, de tamanho único, então o SKU do produto seria:

NIK-MOC-U-PR 

NIK: Nike

MOC: Mochila

U: Único (tamanho)

PR: Preto (cor)

Já deu pra ter uma ideia de como é prático usar este código, não é?

Diferenças entre o SKU, código de barras e código EAN

Algumas das dúvidas que rodeiam o código SKU possuem relação com o código EAN e o código de barras. Porém, embora sejam semelhantes em sua estrutura, estes códigos são aplicados de formas completamente diferentes:

Código de barras

São sequências alfanuméricas utilizadas para identificação de produtos e controle do estoque. Ué, mas não é a mesma coisa que o SKU? 🤔  Não, a diferença entre os dois é que o código de barras precisa de um aparelho que faça sua leitura, pois além da sequência de caracteres, ele acompanha uma ilustração gráfica em formato de barras pretas e brancas.

O principal objetivo deste código é agilizar os processos de compra, evitando que seja necessária a digitação da sequência, já que os aparelhos fazem uma rápida leitura do código através de uma tecnologia infravermelho.

Código EAN (European Article Number)

É um número de identificação usado para padronizar os produtos. O código funciona como o RG da mercadoria. Por exemplo: se você vende uma bolsa de uma marca que é popular no Brasil e nos Estados Unidos, essa bolsa terá o mesmo EAN em ambos países.

Você só precisa criar um código EAN se for dono de uma marca própria, já que as marcas em atividade no mercado já possuem seus códigos definidos.

Entretanto, para o uso de ferramentas importantes, como o Google Shopping, o cadastro do código EAN é obrigatório. Sendo assim, mesmo que seja possível manter uma operação de vendas online ativa sem usar os códigos, a prática é recomendada para manter seu negócio regularizado e apto à ferramentas que podem te ajudar a potencializar suas vendas.

Como usar o SKU no e-commerce com a Nuvemshop?

Para que o estoque da sua loja virtual tenha boa organização, cadastrar somente os nomes, variações e descrições dos produtos não é suficiente. É preciso trabalhar com um sistema mais assertivo de identificação dos itens; isso irá garantir que você saiba exatamente o que tem no seu estoque.

Contudo, se você já possui uma loja Nuvemshop, este processo fica mais fácil. No painel administrativo da sua loja Nuvem, é possível criar os produtos com todas as informações centralizadas na mesma página, incluindo o SKU e o código de barras.

Para fazer isso, basta acessar o painel administrativo e clicar em Produtos > Lista de Produtos > Adicionar um produto — veja no gif abaixo:

Imagem mostrando o passo a passo para criar um produto em uma loja Nuvemshop

Ao criar um novo item, você definirá suas informações, como nome, descrição, preço original e promocional, estoque, variações, peso, dimensões, códigos de barra e o SKU. Observe a seguir:

Imagem mostrando como criar um SKU em um produto de uma loja Nuvemshop

Com todas as informações devidamente cadastradas, será possível localizar os itens da loja dentro do seu painel administrativo com mais praticidade através do SKU:

Imagem mostrando como pesquisar por um produto através do SKU dentro de uma loja Nuvemshop

Entendido?

A princípio, o SKU pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se deixe intimidar! Boas práticas como esta podem te ajudar a manter uma boa organização do seu negócio, o que é essencial para trilhar um caminho de sucesso.

Aproveitando, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre gestão de operações e logística?

Se você chegou neste artigo e ainda está pensando em criar sua loja virtual, te recomendo a testar a plataforma da Nuvemshop. Faça o teste de 30 dias grátis e comece a vender online ainda hoje.

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