Como preparar o seu negócio para a Semana do Brasil

Por: Kawan Lopes
Como preparar o seu negócio para a Semana do Brasil

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Em 2020, o mês de setembro foi bastante agitado para o e-commerce nacional. Com a realização da Semana do Brasil, as principais lojas virtuais do país trabalharam para ampliar suas vendas e aumentar os lucros do negócio.

Neste artigo, vamos entender o que é a Semana do Brasil e conhecer algumas dicas de como preparar o seu e-commerce para este evento anual que pode ser bastante lucrativo para o seu negócio. 🤑

O que é a Semana do Brasil?

Criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceira com o Governo Federal, a Semana do Brasil é uma iniciativa que visa a aquecer as atividades comerciais do varejo.

A edição do evento em 2020 é parte do projeto de retomada da economia no país e, de 3 a 13 de setembro, reuniu o comércio e o varejo com milhares de campanhas e promoções.

Conhecido como a Black Friday brasileira, em 2019, o evento contou com mais de 14 mil negócios inscritos, resultando em um crescimento de 41% somente em vendas online, em comparação à mesma semana do ano anterior. Portanto, esta é uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento! 😉

Como vai funcionar a Semana do Brasil 2020?

A dinâmica do evento é bastante parecida com as já familiares Black Fridays. Durante os dez dias, as lojas irão operar com promoções, descontos e campanhas. O intuito é movimentar o mercado, aumentando o volume de vendas e consequentemente gerando receita.

Como participar?

Para participar, você não precisa necessariamente se cadastrar, mas, fazendo isso, é possível ter acesso ao material oficial de divulgação do evento que inclui banners e imagens temáticas. E ao final, você receberá um Selo Oficial do Manual de Identidade.

A inscrição do seu negócio pode ser feita no site oficial da Semana do Brasil. Para o cadastro, é necessário informar dados básicos da loja, como o nome, CNPJ, endereço e segmento da empresa.

No cadastro, também é necessário informar quais ações você está planejando para a sua empresa. Por exemplo: um novo produto, uma promoção, uma campanha de descontos etc.

6 dicas para preparar sua loja para a Semana do Brasil

Este evento traz grandes oportunidades para o seu negócio, por isso, não podemos deixá-lo passar em branco.

Com isso em mente, separe seu bloco de notas, pois nos próximos tópicos vamos conhecer algumas dicas para deixar sua loja pronta para vender muito na Semana do Brasil. 📝

1. Entenda a precificação de seus produtos

Em eventos como este, criar promoções e descontos é uma das principais estratégias para gerar vendas e se destacar entre a concorrência. Para isso, é importante estudar muito bem as ofertas que podem ser atrativas para os clientes e saudáveis para o seu negócio.

Durante o planejamento das campanhas promocionais, tome cuidado com a precificação de seus produtos, pois, muitas vezes, oferecer grandes descontos para atrair consumidores pode acabar gerando prejuízos em seu faturamento.

É importante analisar com atenção cada produto e entender se, mesmo com preços promocionais, a venda deles irá trazer um lucro positivo.


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2.- Organize seu estoque

Durante eventos como a Semana do Brasil e Black Friday, você encontra oportunidades para fazer aquela limpeza no seu estoque. Portanto, aproveite este momento para separar aqueles produtos que estão parados há muito tempo e pense em formas de torná-los atrativos.

Criar promoções e combos, por exemplo, pode ajudar a movimentar esses itens que estão apenas ocupando espaço no seu armazenamento.

A organização do estoque também é importante para definir um esquema de entrega alinhado com a expectativa dos seus clientes. Essas eventualidades tendem a aumentar o volume de vendas, e, com isso, o número de trocas e devoluções também pode crescer.


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3. Defina um fluxo de envio

Puxando o gancho do tópico anterior, uma boa dica aqui é criar um fluxo de envio que garanta tempo hábil para que você possa enviar os produtos sem gerar atrasos.

Estender um pouco o tempo de entrega pode ser uma boa estratégia, mas, ao fazer isso, lembre-se de pensar na experiência do seu cliente. Prazos muito longos tendem a gerar desistência no momento da compra.

Ademais, desenhar este fluxo de entrega é tão importante quanto deixá-lo visível para seus consumidores. Portanto, após definir os prazos e condições de envio, inclua-os em sua política de entrega ou crie uma página temporária somente com as informações sobre as entregas durante o período do evento.


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4. Prepare seus canais de atendimento

Um ponto muito importante para a experiência do cliente está no atendimento. Como o volume de vendas tende a crescer, sua taxa de contato irá acompanhar essa curva. Então, esteja preparado para lidar com este aumento na demanda.

Aqui, é bem importante entender quais canais de atendimento podem funcionar melhor. Em épocas de alta busca, consumidores mais imediatistas tendem a valorizar contatos mais rápidos e objetivos, como ferramentas de chat e WhatsApp, por exemplo.

O contato por e-mail, embora seja mais moroso, pode ser bastante assertivo. Contudo, é importante definir um prazo para respostas, assim, evitamos transtornos com clientes que estão no aguardo de algum retorno.


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5. Personalize sua página

Lembram lá no início quando eu comentei que, ao se inscrever oficialmente para a Semana do Brasil, recebemos acesso ao material oficial de divulgação para o evento? Pois bem, estes recursos podem ser muito bem utilizados em seu site.

Criar banners, pop-ups ou páginas especiais para as promoções é muito importante para dar visibilidade às ações que você planejou. Portanto, use estes elementos visuais em sua loja durante o evento, isso certamente irá ajudar a atrair a atenção dos clientes.

Ferramentas como o Canva, por exemplo, podem te ajudar com a criação destes materiais promocionais para sua loja. Confira abaixo um tutorial sobre como usá-lo:

6. Divulgue em suas redes sociais

Por último e não menos importante, vem a divulgação das suas promoções. E as redes sociais são ótimos canais para potencializar o alcance das suas campanhas.

Aproveite os materiais visuais que você criou para sua loja e adapte-os para suas redes sociais, principalmente aquelas em que seu público-alvo possui maior engajamento.

Uma dica importante para esta etapa é sempre disponibilizar o link de sua loja e dos produtos junto às publicações. Isso facilita o acesso de seus clientes à sua página.

Se sua loja já possui integração com o Instagram Shopping, por exemplo, todo este processo fica melhor e mais fácil. Isso porque as publicações feitas por este sistema integrado permitem que seus consumidores acessem diretamente a página de compra ao clicar no link do post.

Para saber como integrar este serviço, recomendo que acesse nosso material completo sobre o uso do Instagram no e-commerce:

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4 exemplos de promoções para aplicar em sua loja

As promoções são o foco de iniciativas como a Semana do Brasil. Por isso, em um momento em que várias lojas apresentarão suas melhores ofertas, é preciso trabalhar muito bem em suas estratégias de venda.

Portanto, vamos conhecer quatro tipos de ação para atrair os consumidores para a sua loja.

1. Descontos

Esta é uma palavra que, sem sombra de dúvidas, chama a atenção de qualquer consumidor, não é mesmo? Por isso, precisamos definir os descontos que irão fazer os olhos dos nossos clientes brilharem. ✨

Nesta estratégia, conforme mencionei anteriormente, é importante se atentar aos valores de cada produto e entender qual porcentagem de desconto vale a pena oferecer. A promoção deve ser interessante para o cliente, mas, acima de tudo, precisa ser rentável para o seu negócio.

Uma boa dica é aproveitar aqueles produtos com baixa movimentação e aplicar descontos mais agressivos (30, 40 ou 50%). Assim, você também tem a oportunidade de fazer uma limpeza no seu estoque de forma saudável e lucrativa.

Já para aqueles produtos mais populares, os descontos podem ser mais delicados. Como estamos falando de itens que já possuem alta procura com seu preço original, a redução no valor pode estar entre 10 e 20%.

2. Cupons

Os cupons também são ótimas formas de atrair clientes e gerar vendas. O fato de o consumidor receber o voucher individualmente torna a experiência de compra mais interessante e pessoal. Portanto, esta é uma boa tática para aumentar sua taxa de conversão.

Um outro ponto positivo dos cupons é que, com eles, você consegue limitar o uso por data, quantidade de itens, produtos específicos etc. Isso nos dá mais controle quanto às condições promocionais oferecidas, garantindo que não tenhamos prejuízos ao final do evento.

3. Kits e combos

Esta é uma estratégia que demanda um pouco mais de trabalho, mas que também pode ser lucrativa. Além disso, é mais uma oportunidade para movimentar produtos com baixa adesão.

Nestes casos, é importante entender quais produtos vendidos em conjunto seriam atrativos para o consumidor. Por exemplo, se você vende roupas, criar combinações de peças pode funcionar muito bem.

Além disso, é preciso aplicar um desconto que realmente convença o cliente de que levar o kit será mais vantajoso do que comprar itens separadamente. E lembre-se, o valor da compra precisa ser rentável para você.

4. Frete grátis

O preço do envio, muitas vezes, pode ser um motivo para que o cliente desista de uma compra. Por isso, oferecer condições de frete gratuito definitivamente irá aumentar suas chances de vendas concluídas.

Aqui, é importante lembrar que ao oferecer frete gratuito, os custos pelo envio serão arcados por você. Portanto, estude os serviços de entrega disponíveis para o seu negócio e escolha aqueles que oferecem melhores condições para o seu bolso.

Uma dica é sempre trabalhar com diversas soluções de envio, pois, assim, você pode sempre analisar as opções mais vantajosas e escolher o frete que saia mais em conta.

Facilidades da Nuvemshop para a Semana do Brasil

Lojas da Nuvemshop podem contar com algumas ferramentas e facilidades já integradas e que serão muito úteis durante a Semana do Brasil. Vamos conhecê-las:

1. Promoções individuais e preço promocional

Através de seu painel administrativo, é possível criar valores promocionais para seus produtos. Assim, eles serão exibidos como itens em oferta e o cliente poderá ter visibilidade do quanto estará economizando com a compra.

Para criar valores promocionais, basta ir até a página de Produtos, selecionar o item que deseja editar e aplicar os valores. Veja um exemplo no GIF abaixo:

Página de preços do acesso administrativo da Nuvemshop.

2. Promoções em conjunto

Outra alternativa são as promoções coletivas (2×1, 3×2 e descontos por quantidade de produtos comprados). Elas funcionam da seguinte forma:

  • Promoções 2×1 e 3×2: você define os produtos que deseja incluir na oferta e, ao comprar duas unidades, o cliente paga somente por uma. Ou, ao comprar três peças, é cobrado o preço somente de duas;
  • Promoções por quantidade: neste caso, você define os produtos que estarão elegíveis ao desconto e o número de itens. Por exemplo, na compra de quatro peças, o cliente tem 20% desconto.

Em ambas alternativas, você tem a liberdade para definir os produtos participantes, a porcentagem dos descontos e a data de validade da promoção.

3. Cupons de desconto

Com a função de criação de cupons da Nuvemshop, você consegue criar vouchers com descontos por porcentagem, valor fixo e frete grátis.

Também é possível escolher em quais produtos estes cupons podem ser aplicados, número máximo de usos do voucher, valor mínimo de compra e data de validade.

Para criar os cupons basta ir até o menu Marketing > Cupons > Criar seu primeiro cupom. Observe um exemplo no GIF abaixo:

Imagem mostrando como criar uma promoção na Nuvemshop.

4. Promoções de frete grátis

Em seu painel administrativo você pode criar promoções de frete grátis ou definir produtos específicos com envio gratuito.

Para criar as campanhas, basta acessar Marketing > Frete Grátis > Criar uma nova condição de frete grátis.

Esta função permite que você defina qual serviço de envio será gratuito para o cliente, o valor mínimo para aplicação da promoção, quais produtos estão elegíveis à condição de frete gratuito e quais regiões e estados do país esta condição especial irá abranger. Veja um exemplo:

Imagem mostrando como criar uma condição de frete grátis na Nuvemshop.

Agora, para definir um produto com envio gratuito, basta ir até Produtos, selecionar o item que deseja e clicar na opção de Frete Grátis, conforme mostra a imagem abaixo:

Imagem mostrando como criar um produto com frete grátis na Nuvemshop.

Aqui é importante lembrar que, ao selecionar esta opção, independentemente de qualquer outra condição de sua loja, este produto será vendido com frete gratuito.

5. Integrações com ferramentas externas

Por último, é importante saber que lojistas da Nuvemshop possuem acesso a uma série de integrações com ferramentas que podem amplificar o alcance da sua loja.

Serviços como o Facebook Store e Instagram Shopping estão disponíveis para todas lojas. Estas ferramentas podem levar seus produtos para as redes sociais de forma mais agressiva, o que pode resultar no aumento do seu ticket médio.

Para descobrir como integrar estes serviços, basta seguir os passos descritos nestes tutoriais práticos:

Ademais, em nossa Loja de Aplicativos você também encontra dezenas de ferramentas incríveis, como o Brinde no Carrinho, o Compre Junto e o Oferta Relâmpago.

Estas aplicações são ideais para eventos como a Semana do Brasil, pois funcionam como complemento para suas estratégias de venda.

Entendido?

Foram muitas dicas, não é?  Espero que elas ajudem você a planejar suas ações para Semana do Brasil e, principalmente, a lucrar muito com este evento.

Aproveite esta oportunidade para ampliar suas vendas e a visibilidade do seu negócio. Se você é lojista da Nuvemshop, agora já está por dentro de algumas facilidades que temos para você.

E se você ainda não vende com a Nuvemshop, o que acha de migrar o seu negócio? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙

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