Valor agregado: o que é e como impacta o sucesso da sua marca

- Valor agregado é quando um produto ou serviço passa por algum tipo de transformação, personalização, melhoria ou processo que o torna mais útil para o consumidor, ou seja, é o "algo a mais" que faz o consumidor preferir a sua empresa;
- Para gerar valor agregado para sua marca você pode investir em atendimento personalizado, conteúdo nas redes sociais, estratégias de branding, práticas sustentáveis e entregas rápidas;
- E se você ainda não tem vende online para aplicar as estratégias e gerar valor agregado, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo?
Vender produtos e gerar receita é o objetivo de todo empreendedor. Mas, existem outros pontos que devem ser considerados para o crescimento de um negócio, como o valor agregado da mercadoria.
De forma resumida, esse é o termo usado para descrever o aprimoramento que uma marca adiciona a seus produtos ou serviços antes de oferecê-los aos clientes, como bom atendimento ao cliente, design inovador da embalagem ou tempo de garantia estendida, por exemplo.
Então, se você quer saber melhor o que é valor agregado e como encantar os seus clientes com essa estratégia de marketing, continue com a leitura do conteúdo e saiba como diferenciar o seu negócio da concorrência. Vamos lá?
E, se você ainda não vende pela internet, que tal criar uma loja virtual grátis para vender seus produtos e impulsionar o seu negócio? Aproveite!
O que é valor agregado?
Valor agregado é um conceito que envolve todas as vantagens que um cliente ganha para além da função básica do produto ou serviço comprado por ele. Em outras palavras, é uma percepção que vai além do preço do bem adquirido.
Resumidamente, é quando um produto ou serviço passa por algum tipo de transformação, personalização, melhoria ou processo que o torna mais útil para o consumidor, ou seja, é o “algo a mais” que faz o consumidor preferir a sua empresa.
Além disso, também é agregado valor ao produto quando um negócio oferece um atendimento ao cliente diferenciado, matéria-prima com alta qualidade ou opções de personalização do item, como escolha de cores, materiais e design, entre outros.
Tudo isso é importante para impulsionar os resultados da empresa e trazer um diferencial competitivo para a marca.
💡Saiba mais: O que é valor de marca e como calcular o do seu negócio?
Por que valor agregado é importante no e-commerce?
Criar valor agregado para os produtos vendidos no comércio eletrônico é o que faz a loja se destacar da concorrência e fidelizar clientes. Assim, a estratégia se torna importante para gerar diferenciação em um mercado competitivo.
Por exemplo, com milhares de lojas vendendo produtos semelhantes, o valor agregado pode estar em detalhes como frete mais rápido, brindes, suporte ou programas de fidelidade, são esses “extras” que ajudam a criar uma proposta de valor única para atrair consumidores.
Além disso, quando o cliente enxerga mais valor no que está comprando, ele está mais disposto a pagar por isso. Um exemplo: oferecer um atendimento consultivo na jornada de compra pode justificar um preço mais alto e mudar a percepção de valor sobre a sua marca.
Como destacou Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, o trabalho de agregar valor tem impacto direto na precificação e no posicionamento a longo prazo:
“Eu tenho que começar a agregar valor à minha marca. Então, hoje a gente percebe – para vocês terem uma noção – o mesmo relógio que eu vendia lá em 2020, quando eu fundei a marca, o mesmo modelo, já cresceu mais de 100% o valor. Isso só foi possível porque eu trabalhei no branding. Porque não tem como a gente aumentar o valor do nosso produto se a gente não agregar valor à nossa marca.”
Diferença entre valor agregado e valor percebido
Agora que você já sabe qual é o significado de valor agregado, deve estar se perguntando qual é a diferença entre este conceito e o valor percebido.
Como já comentamos, o valor agregado é tudo que gera uma vantagem ao seu produto e o torna mais completo, atrativo ou diferenciado. Ele pode vir de atributos funcionais (tecnologia utilizada), emocionais (exclusividade do item) ou de serviço (entrega rápida).
Ou seja, o valor agregado é criado pela empresa com base em estratégias para diferenciar os produtos da concorrência.
Já o valor percebido, tem relação ao feedback do cliente sobre uma mercadoria ou serviço. Em outras palavras, é a percepção do cliente sobre o custo-benefício de um produto ou serviço, a partir da análise do preço de venda, dos benefícios oferecidos, da sua experiência, expectativas e comparações.
Ou seja, mesmo que a marca agregue muitos atributos ao produto, o cliente só vai pagar mais se ele enxergar valor nisso. Assim, o valor percebido é construído na mente do consumidor.
💡Saiba mais: Como criar uma experiência de compra personalizada?
Como agregar valor aos produtos?
Existem algumas formas para aumentar o valor agregado dos itens de uma marca, você pode trabalhar todas ou algumas por vez. A seguir, veja algumas dicas de como agregar valor aos seus produtos:
Tenha um atendimento ao cliente personalizado
Olhar com cuidado e atenção para um comprador pode ser uma ótima estratégia para atrair mais pessoas para o seu negócio e gerar valor agregado.
Além disso, oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes aumenta as chances de os consumidores recomendarem o seu negócio para amigos e conhecidos, expandindo ainda mais o seu público.
Também é importante saber o que as pessoas estão achando da sua marca. Para isso, baixe o modelo de pesquisa de satisfação gratuito da Nuvemshop:
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Produza conteúdo nas redes sociais
Outra estratégia eficaz para gerar valor agregado e fortalecer o relacionamento com os clientes é criar conteúdo relevante nas redes sociais. Para isso, sua empresa pode publicar dicas, tutoriais, conteúdos técnicos e análises que ajudam o público a entender melhor sobre o produto e suas aplicações.
Além disso, é possível compartilhar conteúdos de bastidores que mostram como sua empresa trabalha para gerar proximidade com o público. Apostar em conteúdo visual, com storytelling alinhada aos valores da empresa geram autoridade e ainda reforçam sua proposta de valor.
Por exemplo, uma loja de roupas fitness que posta dicas de treino, nutrição e saúde vai além de vender roupas. Ela está construindo uma marca que entrega bem-estar, o que, muitas vezes, permite cobrar mais, facilita o processo de fidelização de clientes e a faz ser lembrada por algo maior que os produtos.
Outro exemplo é o da marca Pitada Natural: segundo Vinicius Fonseca, cofundador e co-CEO da empresa, o foco da marca vai muito além de vender produtos. A empresa trabalha para criar uma conexão emocional com o público, apostando em conteúdo nas redes sociais para fortalecer a identidade da marca:
Na verdade, o que a gente tem que pensar não é em vender o produto, mas em vender a marca. A gente faz muitas coisas para as pessoas se apaixonarem por ela — transmitindo nossos valores, produzindo muito conteúdo nas redes sociais… Não sei se vocês já viram nosso Instagram, mas a gente tem 1,5 milhão de seguidores e eu recomendo seguir. A gente posta receitas todos os dias — fáceis, práticas — para mostrar o uso dos nossos produtos na prática.
💡Saiba mais: 10 dicas para bombar no marketing de conteúdo para e-commerce
Ofereça customização de produtos
Ao permitir que os clientes customizem os seus produtos, como cores, materiais e design, os negócios criam oportunidades de vendas adicionais.
A prática também colabora para aumentar o valor percebido pelos compradores, permitindo que a empresa defina preços mais competitivos no mercado. Dessa forma, a tendência é que o empreendimento se torne mais lucrativo.
💡Saiba mais: O que é order bump e como usar a estratégia?
Invista no branding
O branding vai muito além de uma identidade visual bonita, ele é a base da percepção de valor que o cliente tem da sua marca. Por isso, investir em uma estratégia de branding consistente, com propósito e narrativa, auxilia a criar conexões emocionais e gerar valor agregado aos produtos.
Como destaca Uana Amorim, a estratégia de branding é diretamente responsável por elevar a percepção do cliente:
“A estratégia de branding é sempre aumentar a percepção de valor da nossa marca e do nosso produto. Então, a gente cria estratégias onde a pessoa vai bater o olho na nossa marca, vai bater o olho no nosso produto e vai achar que o nosso produto vale mais, porque a gente vai estar agregando valor ali à nossa marca.”
Assim, a construção da marca não apenas diferencia o produto, mas também permite que ele seja vendido por preços mais altos ao longo do tempo. Uana compartilhou um exemplo prático da própria experiência:
“O mesmo relógio que eu vendia lá em 2020, quando fundei a marca, o mesmo modelo, já cresceu mais de 100% o valor. Isso só foi possível porque eu trabalhei no branding.”
Ademais, na palestra sobre branding apresentada pela Nuvemshop no Fórum E-commerce Brasil, Guta Tomalsquim, CEO da Purplemetrics, destaca que uma empresa focada em construir uma estratégia de branding de qualidade, consequentemente, acaba oferecendo algo mais significativo para o público do que apenas o produto em si.
Quando uma empresa se preocupa com branding, você entende que ela percebe que está entregando um valor pras pessoas que vai muito além do produto.
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Adote práticas sustentáveis
Adotar práticas sustentáveis é uma ótima estratégia para gerar valor agregado à marca. Um negócio que investe em logística reversa, utiliza materiais recicláveis, reduz o desperdício e comunica seus compromissos de forma transparente, transmite ao consumidor a sensação de que ele está fazendo parte de algo maior: a preservação do planeta.
Essa iniciativa de responsabilidade ambiental cria um diferencial competitivo forte, especialmente entre o público mais jovem.
💡Saiba mais: O que é moda sustentável? 7 dicas para investir na tendência
Faça uma entrega rápida e confiável
Se você vende pela internet, respeitar o prazo de entrega proporciona uma experiência positiva ao cliente e aumenta o valor agregado da sua empresa.
Isso porque os compradores se sentem satisfeitos quando seus pedidos chegam em tempo hábil, além de isso poder levar a recomendações e avaliações positivas sobre um negócio, o que é importante para a reputação de uma loja online.
Tudo certo sobre o que é valor agregado?
Ao longo deste artigo, vimos o que é valor agregado e como fazer para valorizar os produtos da sua marca. Lembre-se de acompanhar o comportamento dos consumidores, além de construir uma presença forte da sua empresa e oferecer o melhor atendimento possível.
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