O que é valor agregado e qual a importância para a sua marca

jovem mostra embalagem de produto, o que pode representar um exemplo de valor agregado
Pontos principais do artigo:
  • Valor agregado é um conceito que envolve todas as vantagens que um cliente ganha para além da função básica do produto ou serviço;
  • O valor adicionado inclui vantagens como atendimento personalizado, design inovador da embalagem, customização do produto, entrega rápida etc.;
  • Monitorar o comportamento do cliente e construir uma presença forte da marca são essenciais para aumentar o valor agregado.

Vender produtos e gerar receita é o objetivo de todo empreendedor. Mas, existem outros pontos que devem ser considerados para o crescimento de um negócio, como gerar valor agregado da mercadoria.

De forma resumida, esse é o termo usado para descrever o aprimoramento que uma marca adiciona a seus produtos ou serviços antes de oferecê-los aos clientes, como bom atendimento ao cliente, design inovador da embalagem ou tempo de garantia estendida, por exemplo.

Então, se você quer saber melhor o que é valor agregado e como encantar os seus clientes com essa estratégia de marketing, continue com a leitura do conteúdo e saiba como diferenciar o seu negócio da concorrência. Vamos lá?

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O que é valor agregado?

Valor agregado é um conceito que envolve todas as vantagens que um cliente ganha para além da função básica do produto ou serviço comprado por ele. Em outras palavras, é uma percepção que vai além do preço do bem adquirido.

Resumidamente, quando um negócio oferece um atendimento ao cliente diferenciado, um produto com alta qualidade ou opções de personalização do item, como escolha de cores, materiais e design, ele está trabalhando a confiança do consumidor em sua marca.

Tudo isso é importante para impulsionar os resultados da empresa e trazer um diferencial competitivo para a marca.

Diferença entre valor agregado e valor percebido

Agora que você já sabe qual é o significado de valor agregado, deve estar se perguntando qual é a diferença entre este conceito e o valor percebido.

Como já comentamos, o valor agregado é tudo que gera uma vantagem ao seu produto. Já o valor percebido, tem relação ao feedback do cliente sobre uma mercadoria ou serviço.

Em outras palavras, o valor percebido é a percepção do cliente sobre o custo-benefício de um produto ou serviço, a partir da análise do preço de venda e dos benefícios oferecidos.

Tudo certo até aqui? Então, agora, vamos conferir como agregar valor aos seus produtos. Vamos lá!

Como agregar valor aos produtos?

Existem algumas formas para aumentar o valor agregado aos itens de uma marca, você pode trabalhar todas ou algumas por vez. A seguir, veja algumas dicas de como agregar valor aos seus produtos:

Tenha um atendimento ao cliente personalizado

Olhar com cuidado e atenção para um comprador pode ser uma ótima estratégia para atrair mais pessoas para o seu negócio e gerar valor agregado.

Além disso, oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes aumenta as chances de os consumidores recomendarem o seu negócio para amigos e conhecidos, expandindo ainda mais o seu público.

Ofereça customização de produtos

Ao permitir que os clientes customizem os seus produtos, como cores, materiais e design, os negócios criam oportunidades de vendas adicionais.

A prática também colabora para aumentar o valor percebido pelos compradores, permitindo que a empresa defina preços mais competitivos no mercado. Dessa forma, a tendência é que o empreendimento se torne mais lucrativo.

Adote práticas sustentáveis

Um negócio que adota práticas sustentáveis em sua produção, como a logística reversa, utiliza materiais recicláveis e busca minimizar seu impacto ambiental, proporcionando aos consumidores a sensação de contribuir para a preservação do meio ambiente e aumentando o seu valor agregado.

Faça uma entrega rápida e confiável

Se você vende pela internet, uma entrega rápida proporciona uma experiência positiva ao cliente e aumenta o valor agregado da sua empresa.

Isso porque os compradores se sentem satisfeitos quando seus pedidos chegam em tempo hábil, além de isso poder levar a recomendações e avaliações positivas sobre um negócio, o que é crucial para a reputação de uma loja online.

💡Saiba mais: Como funciona o prazo de entrega e o que fazer quando o pedido atrasa?

Tudo certo sobre o que é valor agregado?

Ao longo deste artigo, vimos o que é valor agregado e como fazer para valorizar os produtos da sua marca. Lembre-se de acompanhar o comportamento dos consumidores, além de construir uma presença forte da sua empresa e oferecer o melhor atendimento possível.

E, antes de ir, queremos te fazer um convite especial. Caso você tenha o sonho de criar uma loja de sucesso, nós temos a solução perfeita para você: monte sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. Aqui, você conta com todo o suporte necessário para manter o seu negócio online! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre valor agregado

Valor agregado é um conceito que envolve todas as vantagens que um cliente ganha para além da função básica do produto ou serviço comprado por ele. Em outras palavras, é uma percepção que vai além do preço do bem adquirido.

Tenha um atendimento ao cliente personalizado, ofereça customização de produtos, adote práticas sustentáveis e faça uma entrega rápida e confiável.

Para agregar valor à marca, é fundamental proporcionar uma experiência positiva ao cliente, indo além das características básicas do produto ou serviço. Isso envolve investir em treinamento para a equipe, oferecer diversos canais de atendimento, criar um ambiente de compra agradável, antecipar-se às necessidades dos clientes, desenvolver uma comunidade em torno da marca, surpreender os clientes com gestos atenciosos e solicitar feedbacks para identificar áreas de melhoria. Ao adotar essas práticas, a marca pode destacar-se no mercado e conquistar a fidelidade dos consumidores.

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