O que é e como fazer o cadastro de clientes? [modelo grátis]

Imagem mostrando uma pasta com fichas representando o cadastro de clientes.

Pontos principais do artigo:

  • O cadastro de clientes ajuda as empresas a coletarem informações importantes sobre o consumidor, como nome, canais de contato e histórico de compras;
  • Esses dados ajudam a empresa a conhecer melhor seus clientes, o que permite fazer a personalização de comunicação e ofertas para aumentar as vendas;
  • A forma mais comum de fazer o cadastro de clientes é usando planilhas de Excel. No entanto, automatizar essa coleta de dados pode facilitar a vida do gestor;
  • Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e o cadastro de clientes é feito de forma totalmente automatizada sempre que um cliente criar uma conta no seu site.

Se você tem uma loja virtual e busca compreender melhor o comportamento do seu consumidor e mantê-lo em contato com a sua marca, saber como fazer cadastro de clientes precisa fazer parte da sua estratégia.

Acredite: essa prática pode trazer informações poderosas para o seu negócio e que poderão ser usadas para tornar suas campanhas promocionais ou de marketing mais eficientes e aumentar os seus resultados.

Quer aprender como fazer o cadastro de clientes de forma gratuita? Então, continue a leitura! 🧐

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O que é cadastro de clientes?

Cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão que possibilita a captação de dados importantes sobre os consumidores de uma empresa, como nome, idade, endereço, canais de contato, histórico de compras e participação em programas de fidelidade.

Esses dados ajudam a empresa a conhecer melhor seus clientes e entender mais sobre o comportamento do seu público-alvo. Assim, é possível personalizar serviços e criar um fluxo de comunicação mais eficiente com ele.

Os dados do consumidor podem ser obtidos por meio do cadastro feito em sua loja física ou quando o mesmo faz uma compra em seu site de vendas. Esta prática é válida tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, o que os diferenciam são as informações coletadas. Veja:

Cadastro de pessoas físicas

O cadastro de pessoas físicas precisa conter:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Endereço completo;
  • Telefone fixo;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Profissão;

Além disso, algumas informações podem ser muito bem utilizadas em suas estratégias, como:

  • Data da compra ou cadastro.
  • Como o cliente conheceu a marca;
  • Comentários sobre a marca, produto ou serviço.

Cadastro de pessoas jurídicas

Já os cadastros para pessoa jurídica devem conter:

  • Endereço completo;
  • Nome completo do representante da empresa;
  • Departamento;
  • Cargo;
  • Telefone fixo;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Site;
  • Razão Social;
  • Nome fantasia;
  • CNPJ;
  • Inscrição estadual e municipal;

Outros dados que podem ser interessantes são:

  • Data da fundação;
  • Atividade econômica;
  • Quantidade de funcionários;
  • Como conheceu a marca;
  • Comentários sobre o produto ou serviço;
  • Data de inclusão no cadastro.

💡 Saiba mais: Como usar sua base de dados de clientes para vender mais online?

Como fazer o cadastro de clientes?

Para fazer a ficha de cadastro de clientes de forma efetiva, basta criar um fluxo de captação, armazenamento e gestão de dados que seja prático, inteligente e, se possível, automatizado.

Além disso, algumas práticas também podem ajudar você a gerenciar e organizar o cadastro de clientes com mais eficiência. Confira algumas dicas abaixo:

1. Obtenha dados de cadastros dos clientes

No tópico anterior, vimos quais são os dados importantes que você precisa captar dos seus clientes. Portanto, garanta que em seu formulário de compra e/ou cadastro, todas as informações necessárias sejam solicitadas.

Leve em consideração os dados que serão essenciais para suas estratégias de marketing e vendas. Assim, fica mais fácil criar um formulário enxuto e alinhado com as suas necessidades.

💡 Saiba mais: O que é Pirâmide de Maslow, para que serve e como usar na empresa?

2. Registre as opções de compras dos consumidores

Em caso de clientes que compraram em sua loja, além dos dados pessoais e de contato, é importante registrar as preferências de compra do consumidor. Portanto, se ele comprou uma calça, adicione essa informação ao cadastro.

Dessa forma, você já terá insumos para fazer a personalização da experiência de compra e enviar campanhas especiais para esse cliente. Caso sua loja faça uma promoção de calças, por exemplo, esse consumidor certamente estará interessado em saber.

3. Armazene as informações em uma plataforma ou planilha

A forma como você irá armazenar e organizar todas as informações será crucial para a gestão da sua lista de clientes. Pense que, quanto mais pessoas se cadastrarem e comprarem em sua loja, maior será o seu banco de dados. Para garantir que você possa usar essas informações de forma coesa, é preciso ter organização.

O cadastro de clientes de forma manual, embora seja possível, é inviável para lojas com uma base grande de dados. À medida em que o seu negócio for crescendo, ficará cada vez mais difícil gerenciar tantas informações sem a ajuda de ferramentas automatizadas.

É aí que as planilhas e os sistemas CRM se mostram importantes. Fazer o cadastro de clientes no Excel, por exemplo, pode ser uma solução simples para esse problema, garantindo que suas informações estejam sempre organizadas.

4. Mantenha os dados atualizados

Garanta que os dados estejam sempre atualizados e evite cadastros duplicados. A otimização da sua lista de clientes irá garantir que as estatísticas da sua base de dados sejam mais assertivas, além de melhorar o desempenho das suas campanhas.

Uma boa forma de fazer isso é estimular o próprio consumidor a atualizar seus dados na ficha de cadastro de cliente, oferecendo descontos e promoções exclusivas para aqueles que atualizarem o cadastro com frequência.

💡 Saiba mais: Como oferecer cupom de desconto?

5. Estabeleça uma comunicação personalizada

Use as informações a seu favor na hora de criar as comunicações de suas campanhas, como no e-mail marketing. Desse modo, você poderá encontrar a linguagem adequada para abordar sua audiência, além de poder personalizar o atendimento ao cliente.

Mensagens personalizadas, seja em e-mails, ofertas ou recomendações de produtos, têm maior potencial de conversão, o que significa que podem aumentar as suas oportunidades de venda e fortalecer o relacionamento e a fidelização do cliente.

📘 Confira o e-book: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

Como fazer uma planilha de cadastro de clientes no Excel?

Como vimos, uma maneira de fazer o cadastro de clientes é utilizando uma planilha do Excel. Embora esta seja uma forma mais manual, ela também é bastante efetiva para manter os dados dos seus consumidores organizados.

Na prática, é necessário criar uma planilha com colunas específicas para cada informação que você deseja coletar e adicionar algumas fórmulas para automatizar a contagem e organização dos dados.

Para facilitar este processo, nós criamos uma planilha de cadastro de clientes no Excel prontinha para uso. Basta fazer o download e criar uma cópia do arquivo no Google ou baixá-lo em formato .xlsx e usá-lo diretamente no Excel. Confira:

📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de clientes excel para lojas virtuais

Na primeira opção, basta clicar em “Make a copy” após clicar no link. Automaticamente, uma nova aba do seu navegador será exibida com a sua cópia da planilha.

Caso prefira baixar o arquivo em formato .xlsx e usar diretamente no Excel, basta clicar em Arquivo > Fazer o download > Microsoft Excel (.xlsx). Com o arquivo pronto para uso, basta cadastrar os dados dos seus clientes e manter a planilha atualizada.

Tenha muito cuidado com o uso e compartilhamento de dados pessoais dos consumidores, ok? O ideal é ter uma política de privacidade clara para o uso dos dados dos clientes, para garantir que sua loja esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

🎥 Veja também: Planilha de cadastro de clientes: saiba como usar de forma simples e organizada

Por que é importante ter um cadastro de clientes?

Saber como fazer uma ficha de cadastro de clientes é importante para fazer a gestão e a manutenção da carteira de consumidores da empresa. Ou seja, além de buscar captar novas pessoas, é preciso trabalhar em formas de engajar aqueles que já compraram de você ou demonstraram interesse pela marca em algum momento.

Com uma lista de contatos organizada e atualizada, é possível investir em campanhas de e-mail marketing usando uma comunicação direcionada e eficaz para manter os clientes informados sobre as novidades do seu negócio.

Além disso, você terá em mãos um material rico em informações sobre o seu público-alvo, o que facilita a personalização de produtos e serviços e possibilita estratégias mais eficientes de venda cruzada, up-selling e retenção, por exemplo.

Quais são as vantagens de fazer o cadastro de clientes?

Fazer uma planilha de cadastro de clientes do seu negócio pode trazer uma série de vantagens para a gestão e o crescimento da sua empresa. Confira as principais a seguir:

Conhecer melhor o seu cliente

Com todas as informações importantes sobre as pessoas que compraram ou se cadastraram em sua loja, você poderá conhecer melhor o seu consumidor. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais eficientes serão suas estratégias de vendas e maior será a sua taxa de conversão.

Aprimorar produtos e/ou serviços

Parte de conhecer bem o seu público envolve compreender quais são suas necessidades. A partir daí, você tem a oportunidade de melhorar os seus produtos e serviços ou, até mesmo, criar novas soluções que atendam às expectativas do seu cliente.

Reativar clientes antigos

Sabe aqueles clientes que compraram de você algumas vezes e desapareceram? Ter os dados deles cadastrados irá permitir que você crie campanhas para reativá-los e fazer com que eles comprem novamente, aumentando a taxa de recompra.

Impulsiona o pós-venda

Um bom lojista sabe que a venda não termina depois que o cliente clica em “Comprar”. O pós-venda é de extrema importância para garantir que a experiência de compra do consumidor seja positiva, o que influencia diretamente a reputação da sua empresa.

Com o cadastro de clientes, você pode acompanhá-los após a realização das compras para ter certeza de que deu tudo certo.

Personalização do atendimento

O atendimento personalizado é um dos principais fatores que irão te ajudar a se aproximar do seu cliente. Quando bem atendido, o consumidor levará na memória toda a experiência positiva que ele teve com sua marca, o que fará que ele considere comprar de você novamente no futuro.

Fidelização de clientes

Por fim, mas não menos importante, o cadastro ajuda a fidelizar clientes. Criando um fluxo de comunicação adequado, você poderá manter o seu público sempre atualizado sobre seus produtos e serviços. Dessa forma, as chances de manter o interesse deles em sua marca é maior.

Além disso, com um atendimento personalizado, uma comunicação adequada e oferecendo uma experiência de compra positiva, é muito mais fácil criar uma relação estreita com o consumidor, fazendo com que ele se lembre da sua marca em primeiro lugar sempre que surgir uma necessidade de consumo.

💡 Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes?

3 programas para cadastro de clientes

Boa parte das plataformas de e-commerce têm um banco de dados automatizado que capta as informações de cada consumidor que se cadastra ou faz uma compra na loja virtual.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece ao comprador a opção de criar uma conta no site de vendas. Desse modo, todas as informações inseridas são enviadas para o painel administrativo do empreendedor.

Essas informações são registradas e podem ser consultadas a qualquer momento acessando o menu principal do painel administrativo da loja e clicando em “Clientes” ou “Contatos”:

A “lista de clientes” é referente aos dados daqueles que compraram em sua loja, enquanto a “lista de contatos” contém as informações dos usuários que fizeram o cadastro no seu site.

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E se a plataforma não tiver o cadastro automatizado?

Agora, se você vende em uma plataforma que não oferece este processo automatizado ou ainda não tem uma loja virtual, você pode contar com a ajuda de um CRM Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, no português.

Esses softwares oferecem uma experiência de gestão de dados prática e eficiente, que pode te ajudar bastante com o cadastro e a manutenção da sua lista de clientes.

Algumas das principais plataformas do mercado são:

💡 Saiba mais: Estratégias de CRM para o seu e-commerce

Aprendeu como fazer o cadastro de clientes?

Viu como saber fazer cadastro de clientes é importante para a sua empresa? Com informações simples, você pode criar estratégias poderosas para aumentar o seu ticket médio e ganhar cada vez mais dinheiro com o seu negócio online.

E, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual gratuitamente na Nuvemshop? Conte com uma plataforma que automatiza o cadastro de clientes e oferece tudo o que você precisa para vender com praticidade e segurança. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre cadastro de clientes

Cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão que possibilita a captação de dados importantes sobre os consumidores de uma empresa. Assim, o nome, contato e preferências de compra do cliente são registrados para personalizar serviços, facilitar comunicação e construir relacionamentos.

Antes de tudo, é preciso reunir os principais dados dos seus clientes ou os que são de maior relevância para o seu negócio. Depois, armazene as informações em alguma plataforma ou planilha e não esqueça de sempre estimular a atualização de dados, de forma que você não perca o contato com clientes importantes.

Mantendo os dados dos seus clientes atualizados, você se certifica de que as pessoas mais importantes para o seu negócio estarão sempre ao seu alcance, permitindo a reativação de clientes antigos. Além disso, essa é uma boa forma de trabalhar o pós-venda, etapa fundamental para o processo de fidelização.

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