Mensagem de cobrança para clientes: 27 modelos criativos e eficazes

Por: Fabiano Salgado

Mulher olhando para o celular representando alguém que recebe uma mensagem de cobrança

Mensagem de cobrança é um tipo de comunicação por texto cujo objetivo é lembrar os clientes sobre datas de vencimento e débitos em atraso, além de oferecer diferentes condições de pagamento. Ela pode ser enviada por WhatsApp, SMS, e-mail e carta.


Todas as pessoas, ao menos uma vez na vida, esqueceram de pagar um boleto no prazo. Com a correria do dia, é cada vez mais comum que isso aconteça, mas, para as empresas, esses esquecimentos podem ser danosos. Uma solução simples e eficaz para evitar esse problema é o envio da mensagem de cobrança.

Além de facilitar a comunicação entre clientes e marcas, esse recurso pode diminuir consideravelmente a inadimplência. Quando a tecnologia entrou em cena, os meios para enviar mensagens de cobrança ficaram mais rápidos e eficazes.

Hoje, é possível fazer isso com um simples texto de WhatsApp ou mesmo com notificações em push — aquele pequeno alerta em formato de banner ou pop-up que aparece na tela do celular.

Porém, para que o lembrete seja realmente efetivo, é preciso ter atenção ao texto! Neste artigo, vamos mostrar a você como criar uma mensagem de cobrança atrativa e eficiente, além de mostrar alguns exemplos que você pode replicar no seu negócio. Então, vamos lá?

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O que é uma mensagem de cobrança?

Mensagem de cobrança é um tipo de comunicado enviado para clientes e parceiros com o objetivo de avisar que um pagamento está prestes a vencer ou já venceu.

Também é possível usar esse recurso para solucionar problemas de inadimplência, negociar dívidas, enviar boletos atualizados e propor novas formas de pagamento que caibam no bolso do cliente.

Por ser um lembrete em formato de texto, existe uma gama de possibilidades de envio, como SMS, e-mail, WhatsApp e até carta! Atualmente, as mensagens em formato de push ou notificação têm sido uma alternativa eficaz, como vemos na imagem abaixo:

Captura de tela da página do Istock mostrando uma mensagem de cobrança em formato de push

Nesse caso, assim que o cliente fizer login no site ou aplicativo do serviço contratado, aparecerá a mensagem informando que a data de pagamento se aproxima ou que o boleto já venceu.

No caso de pagamento online, a mensagem tem o intuito de informar caso algum problema tenha impedido o débito.

💡 Saiba mais: Tudo sobre meios de pagamento online

Podemos dizer que, além de ajudar a diminuir a inadimplência, essas mensagens de cobrança têm o poder de fortalecer o vínculo entre empresa e cliente.

Vamos a um exemplo: uma pessoa acessou sua loja virtual e fez uma compra por boleto bancário. Antes da data de vencimento do boleto, você enviou uma mensagem amistosa para lembrá-la do prazo, inclusive com o código para facilitar o pagamento. É bem provável que essa pessoa reconheça o gesto e veja sua marca com bons olhos.

Quando o cliente se sente lembrado pela empresa, as chances de ele voltar a fazer negócio com a marca são muito maiores. Porém, o segredo para isso está na forma como você cobra o cliente, ou melhor, no texto! É isso que vamos mostrar a seguir, então continue conosco e confira. 😊

Como escolher a melhor forma de cobrar um cliente?

Enviar mensagens de cobrança é uma prática benéfica tanto para a empresa que prestou o serviço ou vendeu o produto quanto para o cliente — mas apenas se esse processo for realizado da maneira correta.

Lojas que não enviam esses lembretes para os consumidores correm o risco de não receberem o pagamento no dia correto. Ao mesmo tempo, bombardear o cliente com cobranças pode abalar a relação e fazer com que ele não volte a adquirir os produtos. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Na nossa cultura, o ato de cobrar alguém ainda é visto com maus olhos por algumas pessoas. Porém, saiba que o problema não está no ato de cobrar em si, mas na forma como isso é feito.

Não existe uma fórmula mágica para criar uma mensagem de cobrança, mas a sua abordagem deve levar em conta os seguintes fatores:

Seja amigável

Você precisa encontrar o equilíbrio entre ser assertivo e amigável com seus clientes. O objetivo da comunicação é fazer uma cobrança — situação delicada em alguns casos —, então cuide para que a pessoa entenda a seriedade da mensagem, mas sem ofendê-la. Veja o exemplo:

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem?

Notamos que sua fatura no valor de R$XX,XX venceu no dia XX, mas ainda não identificamos o pagamento. Aconteceu alguma coisa?

Saiba que estamos aqui para te ajudar em caso de dúvidas ou problemas. Basta entrar em contato conosco!”

Use palavras educadas

Talvez seja um desafio escolher as palavras certas para criar uma mensagem de cobrança. Isso porque, dependendo do canal escolhido para envio, o número de caracteres é limitado. No caso do SMS, por exemplo, o máximo é apenas 160.

No entanto, isso não é motivo para faltar com respeito e enviar mensagens rudes para os clientes. Dê preferência a palavras menores e crie comunicações simples e educadas, como no exemplo a seguir:

“[Nome da pessoa], notamos que sua fatura vencerá daqui a 3 dias. Não deixe de pagá-la dentro do prazo para não gerar juros, ok? Estamos à disposição!”

Tenha cuidado com o tom de voz

O tom de voz usado nas mensagens de cobrança precisa estar alinhado às demais comunicações realizadas pela empresa. Se você costuma usar um tom mais formal com seus clientes, não há razão para não fazê-lo no momento de cobrá-los.

Apenas tenha cuidado para não soar sério demais. O exemplo abaixo alia formalidade e educação em poucas palavras:

“Prezado cliente, não consta em nosso sistema o pagamento da sua fatura referente ao mês de [mês em questão], no valor de R$XX,XX. Para regularizar sua situação e receber o boleto atualizado, responda SIM a esta mensagem.”

Saiba negociar

Por mais que o cliente esteja em débito com a sua empresa, o seu objetivo não deve ser afastá-lo. É muito mais positivo ajudar o cliente a quitar a dívida e, com isso, ganhar a confiança dele do que simplesmente receber o valor e perder um consumidor.

Para isso, entenda qual é a situação que a pessoa do outro lado está enfrentando, verifique internamente quais condições de pagamento podem ser oferecidas e negocie.

Tenha respeito e discrição

Para o cliente, ser cobrado é embaraçoso e até constrangedor. Por isso, preze pela discrição, realize as comunicações apenas com o responsável pela compra e não inclua outras pessoas na conversa.

Facilite o pagamento

Como o objetivo da comunicação é fazer uma cobrança de pagamento, garanta que o cliente saiba como quitar os débitos de forma prática. Para isso, envie o número do código de barras, o valor e o dia do vencimento.

“Olá, [nome da pessoa]. Informamos que sua fatura no valor de R$XX,XX vai vencer no dia XX/XX. Use o código de barras abaixo para quitar seus débitos: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX.”

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o atendimento ao cliente acontece em todas as interações da marca com o seu público, não apenas no momento da venda ou de uma reclamação, por exemplo.

Pensando nisso, ofereça o melhor atendimento possível para todos os clientes, independentemente se eles estão com pendências financeiras ou não.

Disponibilize diferentes formas de pagamento

A sua empresa precisa facilitar o pagamento para o cliente, por isso vale a pena chamá-lo para uma conversa, entender suas condições e, então, propor formas de pagamento alternativas.

Use e abuse da tecnologia para facilitar a comunicação

Mencionamos alguns canais comumente usados para fazer comunicados de cobrança — como e-mail, WhatsApp e SMS —, mas você pode tentar fazer isso de outras formas.

Caso você trabalhe com uma plataforma de e-commerce, é possível enviar uma mensagem para o cliente assim que ele faz login na sua página. Ou, ainda, usar as redes sociais e aplicativos de mensagens alternativos, como o Telegram.

Esses critérios que mencionamos fazem parte de uma técnica de escrita persuasiva chamada copywriting.

A “copy” é uma estratégia de produção textual que tem o objetivo de convencer uma pessoa a realizar uma ação — seja ela concluir uma compra ou realizar um pagamento, por exemplo. Essa é uma técnica de texto persuasiva muito usada para aumentar as vendas de uma empresa.

No próximo tópico, vamos mostrar como estruturar um texto de cobrança seguindo alguns conceitos do copywriting.

💡 Saiba mais: O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

Como escrever uma mensagem de cobrança?

Em primeiro lugar, saiba que não existe uma mensagem de cobrança que funcione para 100% dos clientes. Cada pessoa é única, assim como a situação em que ela se encontra.

Cobrar alguém já é uma situação delicada, imagina se isso for feito de forma grosseira? Então, tenha bastante cuidado com as palavras e não deixe de pensar na pessoa que está do outro lado da mensagem.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 87% dos entrevistados já receberam alguma mensagem de cobrança.

Desse número, 40% disseram se sentir constrangidos, enquanto 26% se disseram chateados, 22% angustiados, 21% pressionados e apenas 19% incentivados a pagar a dívida.

Esses números são bastantes significativos e mostram que o momento da cobrança é mesmo delicado, mas isso não significa que você deva deixar de cobrar. Afinal de contas, é seu direito receber o pagamento por um produto vendido ou por um serviço prestado.

Para contornar essa situação, elaboramos um passo a passo de como escrever uma mensagem de cobrança para os clientes. Confira:

1. Pense na pessoa que vai receber a mensagem

É bem provável que, ao abrir uma empresa, você tenha feito um estudo para entender quem é o seu público e tenha definido uma buyer persona. Esse conceito diz respeito a um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal, construído a partir de dados demográficos e comportamentais.

Usando essas informações como base, será mais fácil visualizar a pessoa que receberá a mensagem de cobrança.

Ela gostaria de ser tratada de maneira formal ou informal? É preciso usar um vocabulário mais simples ou rebuscado? A linguagem que você escolheu está de acordo com a imagem da marca?

Essa primeira etapa está mais relacionada à visão que você tem do seu cliente e à forma como sua empresa é vista pelo público. Então, reúna-se com sua equipe e alinhe essas informações.

2. Escreva uma mensagem alinhada ao tipo de cobrança

A mensagem de cobrança pode ser enviada em diferentes situações, não apenas em caso de inadimplência. Lembrar o cliente que a data de vencimento está chegando também é uma maneira de usar o recurso.

Fazer essa comunicação é fundamental para não comprometer o fluxo de caixa da sua empresa, atrapalhando a sua gestão financeira.

💡 Saiba mais: 10 dicas de gestão financeira para seu negócio online

Uma forma que as empresas encontraram para diminuir a quantidade de clientes não pagantes ou que realizam o pagamento em atraso é criar uma estratégia de pós-venda que leve em conta os vencimentos.

Veja, a seguir, algumas dicas de como escrever a mensagem de cobrança em diferentes etapas do pagamento:

Antes do vencimento

Enviar um lembrete para o cliente antes da data de vencimento da fatura é uma boa oportunidade de comunicação. Além de mostrar para ele que sua empresa se importa, você pode aproveitar o momento para perguntar como tem sido a experiência por meio de uma pesquisa de satisfação.

Essa comunicação não deve ser muito incisiva, afinal, você deseja apenas avisá-lo que a data de pagamento se aproxima.

No dia do vencimento

O dia do vencimento é o momento ideal para disparar uma mensagem para todos os clientes lembrando de pagar o boleto, certo? Errado!

Esse é um momento delicado, e enviar uma mensagem de cobrança nessa situação pode gerar um efeito contrário ao que você esperava, criando um verdadeiro atrito entre sua marca e o cliente. Por isso, encontrar o tom de voz certo é imprescindível.

O foco da comunicação deve ser apenas lembrar que esta é a data-limite. Então, a abordagem deve ser de auxílio, e não de cobrança.

Caso o dia de vencimento coincida com o aniversário do cliente, não envie a mensagem. O mesmo vale para finais de semana e feriados. A efetividade das comunicações nesses dias tende a ser muito baixa.

Após o vencimento

Nessa situação, muitas empresas aproveitam a oportunidade para entrar em contato com os clientes por telefone. Tenha cuidado com essa abordagem: por ser tão invasiva, ela pode gerar constrangimento.

Nesse momento, opte por enviar uma mensagem de cobrança por e-mail e tranquilize o cliente. Dê sugestões para que ele consiga se organizar ou se planejar para quitar os débitos com mais segurança.

Caso o contato por e-mail não gere resultado, opte por outro canal, como SMS ou WhatsApp. Cada meio de comunicação tem suas particularidades e pode ser usado para causar diferentes efeitos, como você verá no tópico a seguir.

3. Escolha o melhor canal para o tipo de cobrança

É possível cobrar o seu cliente por qualquer um dos canais usados pela sua empresa. Você pode fazer uma ligação, enviar uma mensagem de texto ou disparar uma notificação. No entanto, tente priorizar as opções mais confortáveis para o seu público.

Se o seu negócio é especializado em produtos para idosos, talvez enviar um e-mail não seja a melhor opção. Um público-alvo pertencente à geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), no entanto, não seria impactado por uma estratégia de cobrança por carta.

Além de determinar o canal — e o tom de voz, como já mencionamos —, é preciso ter atenção ao horário do disparo. Tente enviar a mensagem de cobrança em horário comercial, caso contrário, sua empresa pode ser malvista pelos clientes.

4. Use gatilhos mentais

Por fim, uma forma de convencer o seu cliente a fazer o pagamento antes da data de vencimento ou quitar os débitos o quanto antes é usar gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são estímulos externos recebidos pelo cérebro e capazes de influenciar a tomada de decisão das pessoas. Nada mais é do que a psicologia influenciando a forma como consumimos.

💡 Saiba mais: Como a psicologia influencia no consumo?

Na área de marketing digital e vendas, esse recurso funciona como uma estratégia de persuasão. Quando uma pessoa acessa o seu e-commerce e vê que os melhores produtos estão na promoção e com estoque limitado, ela fica em estado de alerta.

Os gatilhos mentais são, portanto, essas sensações provocadas nas pessoas. E, para causar essa reação, você deve usar as palavras e expressões corretas, como “Corra”, “Só hoje”, “Não perca”, “Amanhã é o último dia”, “Não fique para trás”, “Esta pode ser sua última chance”, entre outras.

Esses exemplos correspondem ao gatilho de urgência, mas há vários outros tipos, como antecipação, escassez, reciprocidade, compromisso etc.

Mesmo depois das dicas você ainda está sem ideia de mensagem de cobrança para enviar aos seus clientes? Não sabe como começar o texto? Tem uma loja virtual e está em dúvida sobre como criar um comunicado gentil e objetivo para seus clientes? Não se preocupe, temos a solução!

A seguir, vamos te mostrar alguns modelos de mensagens de cobrança para usar com os seus clientes.

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27 modelos de mensagens de cobrança para clientes

Sabemos que pode ser um pouco desafiador, inicialmente, criar os textos para as mensagens de cobrança. Por isso, trouxemos alguns exemplos de mensagens que podem te ajudar, seja para avisar um cliente sobre vencimentos ou propor alguma negociação. Veja:

Mensagem de cobrança por WhatsApp

Enviar mensagem de cobrança por WhatsApp ou outro aplicativo de troca de mensagens está cada vez mais popular entre as empresas. Isso porque esses canais permitem uma comunicação mais pessoal e direta, possibilitando uma resposta rápida do cliente.

No entanto, um ponto que precisa ser levado em conta é o volume de mensagens enviadas. Como já mencionamos, bombardear o cliente pode ter um efeito oposto ao esperado.

Confira, abaixo, alguns modelos de mensagens para WhatsApp:

“Olá, [nome do cliente]! Tudo bem? Espero que sim. 😊

Sou [nome do funcionário], da empresa [nome da empresa].

Observei que até o momento o seu pagamento no valor de R$XX, referente a [descrição do produto ou serviço], com vencimento para [data], ainda não foi feito.

Sei que imprevistos acontecem e é normal perder alguns prazos. Por isso, acabei de gerar um novo boleto com o valor atualizado!

Caso você tenha alguma dificuldade para fazer o pagamento ou dúvida, é só responder esta mensagem, combinado?

Conte comigo!

[Assinatura]”

 

“Olá, [Nome do cliente]. Como vai?

Notamos em nosso sistema que a parcela do mês de [mês em questão] referente a [compra realizada] ainda não foi paga. Podemos te ajudar de alguma forma?

Estamos aqui no WhatsApp para oferecer algumas condições especiais de pagamento. Mande um oi e vamos negociar!

[Nome da empresa]”

 

“Oi, [nome do cliente]. Como vai você?

Estamos enviando esta mensagem porque ainda não recebemos a confirmação do seu pagamento referente ao mês de [Mês em questão].

Você teve algum imprevisto ou precisa de um novo boleto? Entre em contato e estaremos à sua disposição.

[Nome da empresa]”

 

“Bom dia, [nome da pessoa]. Tudo bom?

Seu boleto no valor de R$XX,XX vence amanhã. 🤯

Para facilitar a sua vida, utilize o número do código de barras para realizar o pagamento no seu internet banking:

Código de barras: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX

Caso tenha qualquer dúvida, basta responder esta mensagem, combinado?

Estou à disposição!

[Nome do funcionário], [nome da empresa]”

 

“Olá, [nome da pessoa].

Aqui é [nome do funcionário], da [nome da empresa]. Tudo bem?

Ainda não detectamos o pagamento do seu boleto no valor de R$XX,XX, com vencimento em XX/XX/XXXX.

Infelizmente, existe uma multa por dias de atraso. Por isso, utilize o código de barras abaixo para quitar suas pendências ou solicite a 2ª via do boleto respondendo esta mensagem.

Código de barras: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX

O processamento dos pagamentos pode levar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere esta mensagem.

Estou à disposição!”

 

“Oi, [nome da pessoa]. Como vai?

Consta em nosso sistema que o pagamento do boleto com vencimento em XX/XX/XXX no valor de R$XXX,XX, referente a compra do [produto/serviço], está em aberto há X dias. Aconteceu alguma coisa?

A falta de pagamento pode acarretar o cancelamento ou a interrupção dos serviços. Por isso, entre em contato conosco para negociarmos a sua dívida.

Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Estamos à disposição!

[Nome da empresa]”

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Mensagem de cobrança por SMS

SMS é a sigla para Short Message Service, ou “serviço de mensagem curta”, em português. Esse era o tipo de mensagem enviado antes do surgimento do WhatsApp, com limite de caracteres e sem a necessidade de conexão à internet.

Embora muitas pessoas pensem que os aplicativos de mensagens instantâneas acabaram com o SMS, empresas de todos os segmentos usam esse recurso para cobrar, pedir avaliação de atendimento ou fazer pesquisa de satisfação.

Contudo, para o envio de SMS vale a mesma regra que mencionamos no tópico anterior: não envie a mesma mensagem várias vezes e fora do horário comercial. Isso pode cansar o cliente e dificultar a comunicação, como no exemplo abaixo:

Captura de tela mostrando um exemplo de mensagem de cobrança enviada por SMS

Veja, a seguir, os modelos de SMS de cobrança mais comuns:

“Olá [nome da pessoa]! Você tem um valor em aberto aqui na [nome da empresa]. Que tal nos visitar ou fazer uma ligação para negociarmos essa dívida? Responda SIM a esta mensagem e vamos conversar.”

“Oi, [nome da pessoa]. Sua mensalidade referente ao mês de [mês em questão] na [nome da empresa] está vencida. Responda gratuitamente com a palavra SIM para receber o código de barras do boleto. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, desconsidere esta mensagem.”

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? Não identificamos o pagamento do seu boleto referente a [produto ou serviço adquirido]. Responda a esta mensagem com a palavra SIM para receber o código de barras atualizado e não pagar multa. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone XXXX-XXXX.”

“Olá, [nome da pessoa]! A sua fatura vence amanhã. Utilize o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco e evite multas por atraso. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail financeiro@nomedaempresa.com.br.”

“Bom dia, [nome da pessoa]. O vencimento do boleto referente à compra na [nome da empresa] vence hoje! Efetue o pagamento e garanta seus produtos.”

“Olá! O pagamento do boleto no valor de R$XXX,XX, com vencimento em XX/XX/XXXX está em atraso. Solicite a 2ª via pelo endereço financeiro@nomedaempresa.com.br ou utilize o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco”.

“Olá! Notamos que seu boleto no valor de R$XXX,XX, com vencimento em XX/XX/XXX, está pendente. A falta de pagamento pode interromper a prestação de serviços, por isso use o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para pagar pelo aplicativo do seu banco. Em caso de dúvidas, ligue para XXXX-XXXX.”

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? Sua mensalidade de [mês] da [nome da empresa] ainda está em aberto. Aconteceu alguma coisa? Passe aqui no nosso escritório para conversarmos ou ligue para XXXX-XXXX.”

“Bom dia, [nome da pessoa]. Como vai? Seu crediário nas lojas [nome da empresa] está em aberto. Responda 1 para negociarmos.”

“[Nome da empresa] Olá, [nome da pessoa]! Não identificamos o pagamento da sua fatura de [mês]. Houve algum problema? Para facilitar, estendemos o pagamento até o dia XX/XX. Segue o código de barras do boleto atualizado: XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX.″

“Olá, [nome da pessoa]. Você é um dos melhores clientes da [nome da empresa], por isso gostaríamos de entender o motivo do atraso no pagamento do seu boleto. Ligue XXXX-XXXX e vamos conversar!”

“Oi, [nome da pessoa]. Como vai? Não se esqueça que no dia XX/XX vence a sua fatura da [nome da empresa]. Pague antes do vencimento e evite juros!”

“Olá, [nome do cliente]! Seu boleto da [nome da empresa] vence hoje. Para facilitar, estamos enviando o código de barras atualizado para pagamento: XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX.″

“Bom dia, [nome da pessoa]. Não identificamos o pagamento referente ao mês de [mês] do seu cartão [nome da empresa]. Para receber o código de barras do boleto atualizado, responda gratuitamente este SMS com a palavra SIM. Caso já tenha efetuado o pagamento, desconsidere a mensagem.”

“Olá, [nome da pessoa]. Você tem um valor em aberto aqui na [nome da empresa]. Que tal nos visitar e tomar um cafézinho conosco para negociarmos essa dívida? Responda este SMS com SIM.”

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Mensagem de cobrança por e-mail

O e-mail é um canal de mensagens originalmente corporativo, sendo usado para comunicações mais formais e impessoais, ou para abordar assuntos mais complexos, como negociação de dívidas e novas propostas de pagamento.

Com o tempo, muitas empresas deixaram de usar a comunicação por carta para investir em mensagens de e-mail marketing, porque a segunda opção pode ser medida. Isso quer dizer que, por meio de ferramentas de envio de e-mail, é possível ver quem recebeu a comunicação, quem abriu, quem clicou nos links etc.

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

Por ser um recurso tão funcional, não é de se estranhar que tanta gente use o e-mail para enviar mensagens de cobrança. Veja os modelos mais usados a seguir:

“Olá, [nome da pessoa]!

Sou [nome do funcionário], da empresa [nome da empresa]. Estou entrando em contato para te lembrar que o vencimento da sua fatura no valor de R$XX,XX está próximo.

Para facilitar, estamos enviando seu código da fatura: XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX.

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber sobre seus próximos vencimentos, basta entrar em contato! Responda este e-mail ou nos ligue no número XXXX-XXXX. Estamos disponíveis de [dia e horário de atendimento].

Conte sempre conosco!

[Nome do funcionário], [cargo].”

 

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem?

Notamos que o pagamento da parcela referente ao mês de [mês em questão] não consta em nosso sistema. O vencimento foi no dia XX/XX.

Entendemos que imprevistos acontecem e podemos perder alguns prazos. É por isso que geramos um novo boleto com o valor e o vencimento atualizados. Ele está aqui no anexo, é só baixar.

Caso você tenha qualquer dificuldade para efetuar o pagamento, não deixe de entrar em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX.

Atenciosamente,

[Nome do funcionário], [cargo].”

 

“Olá, [nome da pessoa].

Notamos em nosso sistema que o pagamento referente à compra de [produto ou serviço adquirido] ainda não foi efetuado.

Por isso, enviamos este e-mail para te lembrar da importância de realizar o pagamento na data correta. Dessa forma, você evita o acúmulo de juros.

Que tal conversar conosco sobre esse assunto? Estamos disponíveis de [dias e horários de funcionamento], no telefone XXXX-XXXX.

Vamos regularizar a sua situação!

Abraços,

[Nome do funcionário], [cargo].”

 

“Bom dia, [nome da pessoa]. Como vai?

O boleto no valor de R$XXX,XX, referente à compra realizada com a [nome da empresa] vence amanhã. Realize o pagamento em dia e evite multas por atraso.

Utilize o boleto em anexo para pagar pelo internet banking, pelo seu app de pagamento, na lotérica ou no banco de sua preferência.

O processamento dos pagamentos pode demorar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX ou pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

[Nome da empresa]”

 

“Oi, [nome da pessoa]!

Não identificamos o pagamento do seu boleto no valor de R$XXX,XX, referente à compra de [produto ou serviço adquirido] realizada com a [nome da empresa].

Mas não precisa se preocupar, estamos enviando o boleto atualizado para que você consiga realizar o pagamento o quanto antes. Basta fazer o download!

Nossa equipe está disponível para sanar todas as suas dúvidas, basta responder este email para ser atendido.

Conte conosco, seguimos à disposição!

[Nome da empresa].”

 

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem?

Nós somos a [nome da empresa] e estamos aqui para ajudar você a quitar seus débitos da melhor forma possível.

Acesse nosso site para ver os detalhes da sua dívida e escolha a melhor maneira para se livrar dela. Vamos lá?

[Botão para o site]

Abraços, equipe [nome da empresa]!”

💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar (e vender mais)

Resumo

Conseguiu entender como funciona a criação de uma mensagem de cobrança? Independentemente do canal de comunicação utilizado — SMS, e-mail ou WhatsApp —, enviar lembretes sobre datas de vencimento e débitos em atraso, além de oferecer diferentes condições de pagamento, é uma ótima estratégia para aproximar e fidelizar clientes.

Confira, abaixo, um resumo que preparamos para você sobre este conteúdo:

O que é uma mensagem de cobrança?

Mensagem de cobrança é um tipo de comunicado enviado para clientes e parceiros com o objetivo de avisar que um pagamento está prestes a vencer ou já venceu. Também é possível usar esse recurso para solucionar problemas de inadimplência, negociar dívidas, enviar boletos atualizados e propor novas formas de pagamento que caibam no bolso do cliente.

Como escrever uma mensagem de cobrança?

  1. Pense na pessoa que vai receber a mensagem
  2. Escreva uma mensagem alinhada ao tipo de cobrança
  3. Escolha o melhor canal para o tipo de cobrança
  4. Use gatilhos mentais

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