Grupo de vendas no Telegram: como fazer, dicas e vantagens

Homem segura bloco de notas com logo do telegram, ilustrando texto grupo de vendas do Telegram
Pontos principais do artigo:
  • Grupos de vendas do Telegram são canais em que pessoas ou marcas oferecem produtos e serviços para pessoas com interesses semelhantes;
  • Criar um grupo de vendas na plataforma pode ser um interessante canal de divulgação, visto que 63% dos brasileiros afirmam utilizar o aplicativo.
  • Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop para divulgar seus produtos profissionalmente no Telegram e centralizar as informações e meios de pagamento e envio.

Criar um grupo de vendas no Telegram pode não ser a primeira alternativa que vem à mente dos empreendedores quando o assunto é aumentar o faturamento. No entanto, o aplicativo é uma opção interessante de captação e conversão.

Isso porque ele conta com uma parcela significativa de brasileiros ativos e permite aos donos de negócio interagir com mais pessoas e de forma distinta do que outros canais de comunicação.

Dependendo da sua estratégia de vendas, o poder de comunidade e a agilidade na comunicação podem fazer toda a diferença.

Sendo assim, entenda tudo sobre a criação de grupo de vendas no Telegram, suas vantagens e como fazer para vender pela plataforma. Vamos lá? 🗣

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O que são os grupos de venda do Telegram?

Grupos de venda do Telegram são canais de divulgação de conteúdo, materiais e produtos segmentados de acordo com o interesse de cada público.

Atualmente, eles atendem a diversos nichos de mercado, como moda, viagens, educação, eletrônicos, utilidades domésticas e muito mais.

Sendo assim, o aplicativo reúne pessoas com interesses em comum e dinamiza o processo de compra e venda, criando um senso de pertencimento e comunidade que favorece a troca de informações e ajuda a sanar dúvidas com mais facilidade e agilidade.

Diferenças entre um grupo de vendas do Telegram e do WhatsApp

Não há como negar que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. Segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, realizada em janeiro de 2024, 98% dos entrevistados declararam utilizar o WhatsApp, contra 63% do Telegram.

No entanto, o potencial do segundo colocado em preferência é indiscutível, principalmente pelo alcance que tem em um país populoso como o nosso.

Antes de mais nada, então, cabe citarmos a diferença entre as duas plataformas, para que você entenda porque ainda é vantajoso criar um grupo de vendas no Telegram. Confira:

Recursos de grupo WhatsApp Telegram
Envio de arquivos Até 100MB Até 1,5GB
Quantidades de pessoas em grupos até 1.024 em grupos e 2.000 pessoas em comunidades Até 200 mil

Portanto, para os empreendedores que desejam disseminar suas ofertas e conteúdo para um público amplo, o Telegram se mostra mais abrangente em capacidade de volume e de envio de arquivos pesados, como é o caso dos vídeos.

Além disso, a plataforma traz a opção de criptografia de ponta a ponta, o que dificulta o acesso de hackers às informações expostas.

💡 Saiba mais: O que é conversational commerce e como funciona?

Vantagens dos grupos de venda do Telegram

Se você tem interesse em vender no Telegram, saiba que existem diversas vantagens em aderir à plataforma e diversificar seus canais de venda. Entenda quais são elas:

Alcance

Conforme dissemos, o Telegram conta com a participação de milhões de brasileiros, fator que contribui para propagar a divulgação de conteúdo, produtos e serviços para mais pessoas.

💡 Saiba mais: Como vender pela internet: guia para atrair clientes

Segmentação

É possível criar grupos para atingir os nichos mais lucrativos e utilizar chatbots para identificar a localização dos membros e mandar mensagens ou promoções personalizadas para o núcleo.

Ao mesmo tempo, pode-se definir para que país, estado ou cidade o grupo de vendas do Telegram será direcionado.

Facilidade

O ingresso e a interação com os grupos de venda do Telegram são fáceis, bem como a personalização dos dados do canal e das regras impostas aos membros.

Somado a isso, também há a possibilidade de automatização de funções via bots, como a criação de respostas automáticas ou de lista de tarefas, o que, definitivamente, traz mais fluidez ao dia a dia e minimiza as tarefas repetitivas.

💡 Saiba mais: O que é automação de marketing e como fazer? [+ ferramentas]

Baixo investimento

A criação e participação de grupos no Telegram é gratuita, facilitando muito a adesão do público e minimizando os custos das campanhas de marketing.

Paralelamente, é possível enviar mensagens patrocinadas nos canais e anunciar no programa Ads Telegram com um custo relativamente baixo. Esse tipo de publicidade aparece de forma discreta na plataforma, tornando a experiência do cliente mais agradável — o que ajuda na conversão.

Agilidade

A agilidade é um ponto forte dos aplicativos de comunicação, que ajudam a aumentar as vendas por meio de negociações e retirada de dúvidas em tempo real.

Essa interação pode ser vantajosa para empresas que desejam se conectar com seus clientes por meio de um atendimento humanizado e constante, criando vínculos que podem ser revertidos em aumento no faturamento.

Aprimoramento constante

Os grupos do Telegram favorecem o feedback da comunidade e dos clientes em relação aos serviços oferecidos e a conduta dos administradores.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou da interação constante com os membros do grupo, ambas fontes de insights valiosos.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [dicas + exemplos de texto]

Como vender no Telegram?

O Telegram é uma boa ferramenta para divulgação complementar e como vender na plataforma dependerá da sua estratégia de negócio. No entanto, sugerimos alguns passos que podem ser interessantes para impulsionar as vendas:

Pesquise os concorrentes

Primeiramente, é sempre interessante pesquisar como os seus concorrentes se comportam na plataforma, ou seja, que tipo de conteúdo divulgam, com que frequência, qual o volume de membros que possuem e como acontece a interação e engajamento entre os membros.

Para isso, procure por palavras-chave que se conectem com o seu segmento e peça para entrar nos grupos, observando durante algum tempo.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência? [passo a passo]

Estruture o seu grupo

Faça uma boa descrição do seu perfil, deixe as regras claras e defina se ele será um grupo público, acessível a todos, ou privado, que só pode ser acessado por meio de convite.

Ao mesmo tempo, defina previamente qual será a linguagem, frequência e o tipo de publicações que compartilhará no seu grupo de vendas do Telegram.

Será exclusivo para divulgação de lançamentos e promoções? Compartilhará cupons de desconto exclusivos para seus membros? Mostrará seus produtos detalhadamente em vídeos explicativos?

Dessa forma, você cria um plano para manter a constância, essencial para captar a atenção do público-alvo e evitar a frustração causada por um canal sem atividades.

Integre o canal às outras formas de divulgação

Dependendo da sua presença online, ou melhor, do quão conhecida a sua marca é no mercado, ou da sua base de clientes fiéis, pode ser que você consiga um número considerável de membros logo de cara.

No entanto, é importante que você divulgue o grupo em outros canais de comunicação, como e-mail marketing promocional, redes sociais ou até mesmo no marketing boca a boca.

O apelo para fazer o convite pode ser o das vantagens exclusivas, de troca de experiências ou o que você imaginar que seus clientes gostariam de interagir no dia a dia e que pode gerar mais vendas.

Quanto mais membros o seu grupo de Telegram tiver, mais pessoas sentirão curiosidade para entrar, interagir ou divulgá-lo por aí.

💡 Saiba mais: O que é social selling e como usar as redes sociais para vender mais?

Considere os anúncios pagos

Ainda que demandem investimento, os anúncios pagos do Telegram são uma boa alternativa para divulgar seus produtos e serviços e conseguir aumentar a visibilidade do negócio, segmentando o público de acordo com os seus interesses.

Portanto, é recomendável entender quais são os valores para cada segmento, que variam também conforme a popularidade e volume de usuários dentro dos canais os quais seus anúncios serão exibidos.

💡 Saiba mais: O que é mídia paga? Dicas de como e onde investir

Divulgue a sua loja virtual

Usar o seu grupo de vendas do Telegram para divulgar sua loja virtual pode ser uma ação interessante e lucrativa. Afinal, quanto mais diversificada for a disseminação dos seus produtos, maior é a chance de conquistar novos clientes e aumentar a conversão.

Contudo, você precisará dedicar uma parte da sua rotina para alimentar o conteúdo do Telegram. E sabemos que tempo é uma palavra quase que desconhecida no mundo do empreendedorismo, né?

Sabendo disso, a Nuvemshop, plataforma líder de e-commerce na América Latina, tem um criador de site super intuitivo e rápido, que se integra facilmente aos seus canais de venda preferidos, como marketplaces, redes sociais e WhatsApp.

Isso faz com que você tenha tempo para outras atividades, como a gestão de e-commerce ou, então, a criação e administração do seu grupo no Telegram.

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E aí, que tal criar um grupo de vendas no Telegram?

Vender no Telegram pode ser uma oportunidade para falar com um volume maior de pessoas ou disseminar mensagens maiores e mais detalhadas sobre seus produtos e serviços.

A plataforma oferece um grande potencial para vendas, basta escolher a melhor estratégia para o seu negócio.

Se você quer empreender ou diversificar seus canais de atuação, profissionalizando a sua marca, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Em poucos minutos você já pode começar a vender e divulgar seus produtos em qualquer lugar — como no seu grupo de vendas do Telegram. 😉 Aguardamos você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre grupo de vendas no Telegram

Para entrar em um grupo de venda do Telegram, abra o aplicativo, e insira no campo de busca o tema que deseja procurar (marketing, vendas, etc). Os resultados aparecerão divididos em abas (chat, mídias, etc), então selecione a que está escrito “chat”. Coloque em “busca global” e, a seguir, clique em “mostrar mais”. Verifique se o assunto lhe interessa, clique na mensagem e avalie o grupo — se for do seu interesse, basta clicar em “entrar”.

Para vender no Telegram, busque inspiração em canais do mesmo segmento que o seu, crie uma estratégia de publicação e estruture o seu grupo de vendas, e divulgue-o por meio de outros canais de comunicação, boca a boca ou anúncios pagos.

Você pode direcionar os seus contatos do Telegram para landing pages exclusivas de promoção ou conteúdo, incentivando que se cadastrem para receber o benefício. Ou, então, encaminhar os produtos da sua loja virtual com alguma frequência, oferecendo cupons de desconto exclusivos para o canal. Isso fará com que mais pessoas se interessem em entrar em seu grupo de vendas, aumentando a probabilidade de conversão.

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