Facebook Business: o que é, para que serve e como utilizá-lo

Por: Nuvemshop

homem gerencial perfil de loja virtual no Facebook Business

O Facebook, a maior rede social do mundo, é também uma excelente ferramenta de vendas. Isso porque é possível administrar a página do seu negócio no Facebook Business, a versão comercial da plataforma.

Com as funcionalidades oferecidas pelo recurso, você consegue gerenciar todas as suas campanhas e estratégias de marketing em um só lugar. Além disso, é possível acompanhar os desempenhos de anúncios feitos na rede social a partir da geração de relatórios personalizados.

Então, quer saber como utilizar o Facebook Business? Neste artigo, saiba mais sobre a plataforma, para que serve e os seus benefícios. Boa leitura!

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O que é o Facebook Business?

Facebook Business é a versão comercial da rede social. Ele é recomendado para quem tem um negócio ou quer divulgar a sua marca na rede social.

Com a plataforma, é possível administrar anúncios e diferentes perfis no Facebook, gerar relatórios personalizados e conferir e responder mensagens do público nas suas páginas.

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Dessa forma, não é necessário ficar entrando e saindo de diferentes perfis e plataformas para que o trabalho seja executado.

Além disso, se a sua conta estiver vinculada ao Instagram— empresa que pertence ao Facebook, é possível gerenciar o seu perfil pelo Facebook Business.

Como usar o Facebook Business?

O Facebook Business é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente para qualquer pessoa que se cadastrar na plataforma.

Para começar a utilizá-lo, acesse a página do Facebook Business Suite. Lá, estarão disponíveis diversas ferramentas, conheça algumas delas:

Gerenciador de Negócios

Permite gerenciar e controlar diferentes contas do Facebook, Instagram, lista de público ou catálogo em apenas um local. Nele, é possível atribuir diferentes níveis de acessos para os colaboradores, determinar funções específicas e também as formas de pagamento dos anúncios.

Gerenciador de Anúncios

Essa é a ferramenta que permite criar e gerenciar os anúncios no Facebook. É possível desenvolver várias campanhas ao mesmo tempo, verificar o desempenho de cada um deles e atribuir diferentes modalidades de orçamento. Além disso, a plataforma permite explorar vários tipos de formato de publicação nas campanhas.

Business Suite

Este é o local de gerenciamento de todas as contas em um só local. Aqui, é possível ter uma visão geral do perfil, acessar diferentes caixas de entrada, agendar publicações e muito mais.

Gerenciador de Eventos

O Gerenciador de Eventos é uma ferramenta que mostra os aplicativos associados à sua conta e como está a atividade executada por cada um deles. É possível verificar os eventos que aconteceram, as tarefas que eles estão realizando e muito mais.

Veja os benefícios do Business Facebook para o seu negócio

O Facebook Business apresenta uma série de vantagens para os negócios que decidem utilizá-lo! Confira alguns deles:

1. Presença online

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Manter uma presença online por meio dele é muito importante, uma vez que significa se aproximar de milhões de usuários. Com a rede social, é possível que o seu produto chegue a pessoas que jamais o veriam em outros locais.

Com o Facebook Business, é possível deixar registrado informações básicas sobre o seu negócio caso algum usuário queira entrar em contato. Mantenha suas informações de telefone, e-mail e qualquer outro meio de comunicação sempre atualizadas.

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2. Maior credibilidade

A presença online é fundamental para que os usuários se lembrem do seu negócio e desenvolvam uma interação com a marca. Com o Facebook Business é possível fazer isso de forma mais profissional, garantindo maior credibilidade ao seu negócio.

3. Aumentar o tráfego do site

O crescimento orgânico é uma das melhores formas de crescimento para sites. Trata-se de um formato de baixo investimento e com um retorno possível bastante alto.

Divulgar um conteúdo do blog, por exemplo, no Facebook, aumenta as chances de ranqueamento daquela página. Afinal, mais pessoas vão visitá-lo, demonstrando aos buscadores que aquele é um conteúdo de valor.

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4. Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um fator muito importante para as empresas atualmente. Muito além do SAC ou FAQ, esse tipo de serviço é prestado diariamente também pelas redes sociais, visto que muitos consumidores utilizam essa ferramenta para se comunicar diretamente com as empresas.

Nesse sentido, para além do gerenciamento de publicações, anúncios e relatórios de audiência, o Facebook Business também permite responder mensagens enviadas por usuários da plataforma. Assim, ao usá-lo, é possível prestar um atendimento mais ágil, buscando sempre o sucesso do cliente.

5. Estratégia de baixo custo

A estratégia de visita orgânica não é a única que apresenta um baixo valor de investimento. As redes sociais, se excluirmos a parte de anúncios pagos, também são uma fonte interessante de clientes quando trabalhadas da maneira correta.

O uso do Facebook Business por si é gratuito. Portanto, caso você não tenha verba para investir em anúncios, ele ainda será bastante útil.

6. Relatórios de audiência

A análise de métricas e indicadores é um fator importante em qualquer área de uma empresa. Nas estratégias de redes sociais, esse fator é um fator que nunca deve ser deixado de lado.

Utilizando o Facebook Business é possível ter acesso a muitas informações importantes pelo Facebook Insights.

Com ela é possível verificar o horário em que o público mais interage com a sua página, como anda o engajamento e as métricas de desempenho.

Todas as informações são dispostas de forma intuitiva, explicando o que representam e indicam.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

7. Segmente suas campanhas para públicos específicos

Uma grande vantagem dos anúncios pagos gerenciados pelo Facebook Business são as possibilidades de segmentação que ele apresenta.

Além de vários tipos possíveis de anúncio e formas de organizar o orçamento, também é possível fazer uma seleção de quem será impactado por aquela divulgação.

Existem dois grupos principais:

  • Segmentações por público-alvo: nesse cenário é possível escolher quem serão as pessoas impactadas pelo anúncio que você está veiculando. É possível optar por páginas que as pessoas curtem, seus hábitos, interesses, profissão, pessoas que já interagiram com a sua página e muito mais.
  • Segmentações por conteúdo: nesse caso o anúncio será direcionado para pessoas que interagiram com temas ou conteúdos específicos.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

Resumo

Neste artigo, apresentamos o Facebook Business, como usá-lo e os benefícios em se apoiar nessa ferramenta para executar a sua estratégia nas redes sociais do Facebook.

Confira um resumo do que apresentamos por aqui:

O que é o Facebook Business?

Facebook Business é a versão comercial da rede social. Ele é recomendado para quem tem um negócio ou quer divulgar a sua marca na rede social.

Como funciona o Facebook Business?

O Facebook Business é gratutito e pode ser acessado por qualquer pessoa que crie uma conta na plataforma ou uma página e que tenha objetivos comerciais ou de divulgação.

Como usar o Facebook Business?

  • Gerenciador de Negócios
  • Gerenciador de Anúncios
  • Business Suite
  • Gerenciador de Eventos

Veja os benefícios do Business Facebook para o seu negócio

  1. Presença online
  2. Maior credibilidade
  3. Aumentar o tráfego do site
  4. Atendimento ao cliente
  5. Relatórios de audiência
  6. Segmentação de campanhas

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