O que é TikTok e como funciona a rede social?

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TikTok funciona como uma rede social que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos curtos de até 15 segundos e três minutos. A plataforma oferece uma variedade de ferramentas de edição, como efeitos visuais, filtros, adesivos e opções de música.


Em 2020, o TikTok gerou US $1,9 bilhão de dólares, segundo dados do TikTok Report. Isso representa um crescimento de 497% com relação ao ano anterior. Em 2021, o número de usuários ultrapassou 1 bilhão, mas muita gente ainda não sabe como funciona o TikTok.

A maior parte dos usuários está na faixa dos 19 aos 29 anos — cerca de 35%. Em segundo lugar, com 28%, estão usuários com menos de 18 anos — lembrando que o TikTok estabelece idade mínima de 13 anos para usar o serviço.

Isso mostra que o público jovem está consumindo bastante os vídeos curtos da plataforma — e isso pode ser uma ótima forma de conquistar esse mercado e atrair clientes.

Neste artigo, entenda como funciona o algoritmo do TikTok, quando ele surgiu, como é a segurança do app e alguns recursos que podem ser explorados pelo seu e-commerce. Além disso, veja também como funciona o algoritmo da seção “Para você” e como é possível ganhar dinheiro por lá.

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O que é TikTok?

TikTok funciona como uma plataforma de entretenimento que permite criar, editar, compartilhar e descobrir vídeos curtos.

Inicialmente, a duração dos vídeos era de até 60 segundos. Em julho de 2021, esse número aumentou para três minutos e, até dezembro de 2021, o máximo permitido eram vídeos de até dez minutos.

A plataforma preza bastante pela ideia de criar e compartilhar conteúdos. Por isso, o TikTok oferece uma série de ferramentas internas para ajudar o usuário a atingir esse objetivo.

Por exemplo, você pode baixar praticamente qualquer vídeo apenas clicando na opção “Compartilhar”. Os vídeos também podem ser transformados em GIF com apenas alguns poucos cliques.

As ferramentas podem ser vistas muito facilmente. Para descobrir a música de determinado vídeo, basta clicar no ícone do canto inferior direito. Na opção “Compartilhar”, é possível fazer um “dueto” com o vídeo exibido. Nessa função, a tela do celular será dividida: de um lado está o vídeo original e, do outro, a imagem da câmera do seu próprio celular.

De acordo Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok, a plataforma tem mais de 1,2 bilhão de usuários ativos no mundo, com o público acima de 45 anos sendo o que mais cresce.

"O TikTok não é uma rede social, é uma plataforma de entretenimento. Entender isso muda a sua história dentro da plataforma."

Silvia Belluzzo
Silvia Belluzzo
Diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok

 

Para entender como usar o TikTok na sua estratégia de vendas, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!

🎙️ Ouça o podcast: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas, com Silvia Belluzzo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

💡 Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok

Quando surgiu o TikTok?

O TikTok nem sempre se chamou TikTok. Criado na China em 2014, inicialmente possuía o nome “Musical.ly” e sua única função era permitir a dublagem de músicas produzindo vídeos de até 15 segundos. Em 2017, foi comprada pela ByteDance que já possuía o aplicativo Douyin.

Os dois incorporaram tecnologias parecidas. No entanto, enquanto o TikTok se internacionalizou, o Douyin permaneceu com esse nome para os usuários chineses. A popularidade do TikTok foi crescendo por todo o mundo, conquistando cada vez mais os usuários.

Agora que você já sabe o que é TikTok e quando a ferramenta surgiu, chegou o momento de entender como funciona o TikTok. Vamos lá?

Como funciona o TikTok?

Para usar o TikTok não é preciso ter uma conta obrigatoriamente. Contudo, algumas funcionalidades são limitadas para quem acessa a rede social sem um perfil próprio.

Por isso, para visualizar todas as funcionalidades, o primeiro passo é ter uma conta. Para criar um usuário no TikTok, você deve:

  1. Acesse o site do TikTok ou baixe o aplicativo;
  2. No site, clique em “Entrar”, no canto superior direito, e depois em “Criar conta”, na parte inferior;
  3. No aplicativo, abra a ferramenta e clique em “Concordar” e depois em “Criar uma conta”;
  4. Você pode criar uma conta do zero, com o seu e-mail, ou entrar usando outra plataforma como Google, Facebook e Twitter.

Pronto, depois de criar uma conta você está devidamente inserido no TikTok. Para ver vídeos de outras pessoas, comece seguindo páginas do seu interesse.

Você tem a opção de sincronizar seus contatos com a rede para seguir quem tem uma conta na plataforma. A partir das informações sobre o conteúdo que você buscou ou seguiu, a plataforma oferecerá sugestões a você na seção “For You”.

💡 Saiba mais: Guia completo de como usar o TikTok no PC

Como funciona o algoritmo do TikTok?

Como já mencionamos, quando você abrir o TikTok, verá que existe uma seção chamada “Para você” (ou “For You”, caso o seu aplicativo esteja em inglês).

Essa é a página em que a plataforma organiza conteúdos de acordo com as suas preferências, levando até você aquilo que provavelmente vai te agradar mais.

Mas, como o TikTok consegue fazer isso? Por meio de um algoritmo que, segundo o próprio aplicativo, é baseado em três questões:

  • As interações do usuário: páginas que você curte, comenta ou compartilha, quem segue, o que posta, hashtags que usa etc.;
  • Informações de vídeos: como legenda, áudio, sons e hashtags;
  • Configurações do seu dispositivo: como idioma, país e tipo de dispositivo.

"O algoritmo do TikTok funciona com base nos interesses das pessoas, não nas conexões sociais. É por isso que empreendedores podem alcançar grandes públicos mesmo sem seguidores. O foco é na qualidade e relevância do conteúdo."

Silvia Belluzzo
Silvia Belluzzo
Diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok

 

O TikTok é seguro?

Muitas pessoas perguntam se o TikTok é uma ferramenta segura — especialmente quando falamos de crianças usando a plataforma, já que a idade mínima para se registrar é de 13 anos.

O TikTok conta com políticas de segurança e privacidade para evitar que os usuários tenham contato com conteúdos impróprios para menores de 18 anos, como nudez, pornografia e violência.

Como mencionamos, a própria rede social coloca uma barreira para que apenas pessoas com mais de 13 anos façam uma conta. Contudo, mesmo com essa restrição, é importante que os pais fiquem atentos ao que os filhos estão vendo por lá.

Isso porque, mesmo com as restrições da plataforma, ainda é possível encontrar conteúdos não tão apropriados para menores. Por isso, tenha sempre um olhar atento às crianças que usam o TikTok.

Como usar o TikTok?

Depois que você já tem uma conta e acessou o TikTok, chegou a hora de começar a usar! Para ver os vídeos publicados por outras pessoas, acesse a seção “Para você” ou “For You”.

Nesse local, o TikTok exibe conteúdos relacionados ao que você já viu ou segue. Por isso, quanto mais você interagir positivamente com os conteúdos do seu interesse, mais postagens semelhantes vão aparecer para você.

Também é possível ver os vídeos clicando no botão “Seguindo”. Lá, você vai ver as publicações das contas ou hashtags que você segue, apenas.

Por fim, existe a possibilidade de ir até o perfil de uma pessoa específica e ter acesso a todos os vídeos publicados por ela.

Para publicar vídeos no TikTok, você deve clicar no sinal de “+” que fica na parte inferior da tela, bem no centro.

É possível fazer a gravação que desejar, escolher um fundo ou adicionar um vídeo da sua galeria. Depois, clique no botão vermelho no canto inferior direito para fazer outras edições e inserir efeitos sonoros.

Quando terminar, clique em “Avançar”. Escolha a legenda e as hashtags, adéque as configurações de privacidade e pronto, basta publicar.

"Ao criar para o TikTok, lembre-se de que você está em uma plataforma de entretenimento. Você pode usar humor, storytelling e mostrar os bastidores do seu negócio para engajar de forma real e espontânea. É isso que te conecta com o público."

Silvia Belluzzo
Silvia Belluzzo
Diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok

 

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no TikTok?

Quais são os recursos do TikTok?

O TikTok é muito mais que uma ferramenta de visualização de vídeos. Ele conta com uma série de funcionalidades muito úteis que podem incrementar a sua produção audiovisual. Confira alguns dos recursos do TikTok:

Slideshow de fotos

O aplicativo permite criar um slideshow com fotos da sua galeria. Para isso, basta escolher um layout entre os disponíveis, marcar as fotos que deseja usar, escolher uma música em “Sons” e pronto! A exibição das fotos será sincronizada com a melodia.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce até mesmo com seu smartphone

Som da biblioteca ou original

Em um material audiovisual, o som é tão importante quanto a imagem. No TikTok, isso tem grande relevância, pois várias músicas e áudios viralizam na rede. Portanto, escolher o áudio certo pode impulsionar a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Ao publicar um vídeo no TikTok, você pode optar por compartilhá-lo com diferentes sons para acompanhar qual versão teve maior repercussão. Além disso, também é possível escolher uma música ou efeito sonoro específico da biblioteca da plataforma, ou ainda deixar o áudio original do seu vídeo.

Ajuste de velocidade

O TikTok permite alterar a velocidade de algumas cenas do seu vídeo antes de compartilhá-lo. Isso pode ser útil quando você quer acelerar determinado trecho ou fazer um efeito mais lento, no estilo slow motion (“câmera lenta”, em português).

Essas edições agregam valor ao seu conteúdo e podem deixá-lo ainda mais interessante. Para isso, basta usar o controle deslizante que aparece na parte inferior da tela.

Cronômetro

Se você quer gravar um vídeo direto no TikTok, mas não pode ficar segurando o botão de gravação, existe a opção de cronômetro.

Esse recurso pode te ajudar nos momentos em que estiver gravando sozinho, pois permite posicionar a câmera, acionar o temporizador e se preparar até a gravação começar.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de qualidade para os produtos da sua loja

Ajuste de clipes

No ajuste de clipes, você pode editar partes do seu vídeo direto no TikTok. Caso alguma cena tenha saído errada, você não precisa gravar tudo de novo e nem perder tempo usando um segundo aplicativo para a edição.

Voice-over

O Voice-over nada mais é do que uma simples ferramenta que permite fazer a locução dos seus vídeos. Independentemente do formato do vídeo, você pode usar a funcionalidade do Voice-over para narrar o que está aparecendo na tela.

Text-to-speech

A ferramenta Text-to-speech permite transformar um texto em uma narração de áudio. Para isso, basta apenas gravar o vídeo e escrever um texto na tela. Em seguida, selecione o texto, segure e clique em Text-to-speech.

Lives

Assim como nas demais redes sociais, a live também chegou ao TikTok para facilitar a integração com o público e aumentar suas chances de vender mais e fidelizar clientes.

Para fazer live no TikTok, basta abrir o app, selecionar o ícone “+” e escolher a opção “live” na parte inferior da tela. Eleja uma imagem de capa e um título para atrair espectadores. Posicione o seu celular e, quando estiver tudo pronto, é só pressionar o botão vermelho para começar a sua transmissão ao vivo.

Como ganhar dinheiro no TikTok?

Existem duas formas de ganhar dinheiro com o TikTok:

  • Convidando pessoas para entrar na plataforma com o seu código;
  • Recebendo presentes de fãs em lives na plataforma.

No primeiro caso, qualquer usuário pode indicar o TikTok para outra pessoa. Caso alguém crie um perfil na plataforma a partir do seu convite, você ganha dinheiro por isso!

Basta compartilhar o seu código com a pessoa e pedir para que ela se cadastre com ele. Depois, vocês dois vão receber uma pontuação que poderá ser convertida em dinheiro.

Além dessa possibilidade, existem vários TikTok Bônus que podem ser obtidos cumprindo algumas metas propostas pelo aplicativo — como 30 minutos diários assistindo a conteúdos ou fazer check-in, por exemplo.

O segundo caso consiste em receber presentes nas lives. Essa funcionalidade permite que qualquer pessoa possa enviar um “presente virtual” por meio de uma transmissão ao vivo do TikTok. Esses presentes podem ser convertidos em dinheiro por quem recebeu. Para enviá-los, é preciso ter 18 anos ou mais.

Por fim, uma das formas mais eficientes de ganhar dinheiro no TikTok é integrar uma loja virtual à plataforma. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar seu e-commerce com o TikTok Ads por meio de uma integração nativa.

Para isso, basta ter uma conta no TikTok for Business, acessar seu painel administrativo e seguir o caminho Mais canais de venda > TikTok> Conectar conta.

Com isso, você poderá sincronizar seu catálogo de produtos com o TikTok e criar anúncios de seus itens facilmente na rede social. Além disso, você pode instalar gratuitamente o aplicativo TikTok, a integração oficial da Nuvemshop com a plataforma de vídeos.

Com ele, você pode criar vídeos, fazer anúncios e levar seus seguidores do TikTok para a sua loja virtual com um botão de compra.

Há ainda o aplicativo pago TikTok Widget, que permite adicionar vídeos do TikTok à sua loja virtual.

👉 Confira: Como conectar o TikTok Ads com a sua Nuvemshop?

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Quais são os concorrentes do TikTok?

O TikTok, apesar do grande alcance, não é a única plataforma que está fazendo sucesso com conteúdos em vídeo.

Em pouco tempo, o Instagram lançou uma funcionalidade concorrente e o Kwai — que é um app bastante parecido com o TikTok — ganhou destaque.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os dois principais concorrentes do TikTok:

Instagram Reels

O Instagram é uma plataforma com várias frentes. Além das clássicas publicações de fotos e imagens, e os Stories, que já conhecemos, há pouco tempo foi lançado também o Reels — ou Instagram Cenas, na tradução para o português.

No Reels, é possível compartilhar, visualizar e interagir com vídeos curtos de todos que estão no Instagram. Os usuários também podem editar vídeos, inserir temporizador, filtros, figurinhas e muito mais.

💡 Saiba mais: Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

Kwai

O Kwai é um aplicativo que também tem origem chinesa e permite compartilhar, editar e visualizar vídeos curtos. Lançado em 2011, começou como um serviço de compartilhamento de GIFs e depois foi adaptado para receber vídeos.

Um grande diferencial do Kwai é que ele pode ser integrado a outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Messenger. Dessa forma, os vídeos podem ser compartilhados diretamente nessas redes.

Outra coisa que chamou muito a atenção dos brasileiros foi a possibilidade de também receber dinheiro em troca da indicação de mais usuários para o aplicativo.

💡 Saiba mais: Como vender no Kwai?

Tudo certo sobre o que é Tiktok?

O TikTok é a rede social do momento e está chamando atenção pelos números expressivos que tem conquistado nos últimos anos.

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Perguntas frequentes

TikTok é uma rede social para criação e compartilhamento de vídeos divertidos com duração entre 15 segundos e 5 minutos. O app já é o preferido do público jovem, com um bilhão de usuários em 2021.

Slideshow de fotos, som da biblioteca ou original, ajuste de velocidade, cronômetro, ajuste de clipes, voice-over e text-to-speech.

O algoritmo na seção “Para você” é baseado nas interações do usuário, suas preferências da conta e configuração do dispositivo.

  • Indicação de pessoas, presentes enviados pelos usuários nas lives.

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