O que é gerenciamento de redes sociais e como traçar uma boa estratégia?

Imagem mostrando um celular conectado às redes sociais, representando a gestão das redes sociais.

O gerenciamento de redes sociais envolve assegurar uma estratégia multicanal eficaz, buscando harmonizar o atendimento ao cliente, a criação de conteúdo e a análise de resultados em todas as plataformas sociais da sua empresa.


Com tantas redes sociais disponíveis, pode ser fácil nos perdermos na quantidade de conteúdo compartilhado em cada uma delas, não é? Portanto, para garantir que nossas estratégias funcionem, é preciso contar com um bom gerenciamento de redes sociais.

Por mais que pareça algo complicado, fazer a gestão das mídias sociais do seu negócio é o primeiro passo para criar uma estratégia multicanal. Isto é, por meio da organização, você conseguirá aliar criação de conteúdo, atendimento ao cliente e análise de dados.

Quer entender o que é gerenciamento de redes sociais e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer de forma saudável? Neste artigo, vamos conferir algumas boas práticas que podem te ajudar a organizar e melhorar o alcance de suas redes sociais. Vamos lá? 🚀

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O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais consiste em um grupo de ações que, juntas, podem ajudar na organização e efetividade de suas estratégias nesses canais. Afinal, eles são superimportantes nos dias de hoje, certo?

Entre as principais atividades presentes em uma estratégia de gestão de mídias sociais, estão, por exemplo:

  • Utilizar diferentes plataformas;
  • Organizar um calendário de publicação de conteúdo;
  • Fazer um planejamento estratégico para ganhar leads e aumentar as vendas;
  • Engajar o seguidor usando uma linguagem adequada para cada canal.

No e-commerce, estratégias para as redes sociais são tão essenciais e efetivas quanto o marketing de conteúdo. Portanto, essa é, definitivamente, uma frente na qual você deve investir.

Para delinear e conduzir essas ações de marketing nas redes sociais, é fundamental ter uma pessoa da sua equipe direcionada exclusivamente para isso. Dessa forma, será possível elencar temas estratégicos para o negócio, monitorar as publicações, acompanhar os indicadores de engajamento e oferecer um serviço de atendimento ao cliente com qualidade.

💡 Saiba mais: O que é marketing multicanal e criar uma estratégia?

Em quais redes sociais investir?

Se você ainda está dando os primeiros passos no universo das redes sociais, talvez tenha ficado em dúvida sobre qual delas é a mais adequada para o seu negócio. Saiba que não há uma resposta certa. O ideal é escolher a rede social que mais tenha relação com os seus objetivos e o perfil da sua empresa.

No entanto, você pode começar investindo no Facebook e no Instagram, as plataformas mais usadas pelas pessoas. Por serem mais abrangentes, as chances de você alcançar o seu público-alvo são bem maiores.

O mais importante antes de saber qual a rede social certa para você é entender quem é a sua persona — personagem semifictício que representa o seu cliente ideal. Saber onde o seu público está facilita o entendimento sobre como você pode alcançá-lo.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Por que fazer gestão de redes sociais?

Por meio de sites, blogs e redes sociais, as pessoas têm contato direto com negócios e marcas. Afinal, quando têm alguma dúvida ou desejam comprar algo, a primeira ação tomada é pesquisar por aquilo na internet.

Portanto, ter um perfil nas mídias sociais é uma forma eficaz de ser encontrado pelos usuários interessados nos seus produtos ou serviços. Além disso, é uma forma de captar clientes novos e fidelizar os mais antigos.

Além disso, por meio do monitoramento das redes sociais, você poderá identificar as dores do público-alvo e os assuntos mais relevantes para as pessoas. Dessa forma, fica mais fácil criar conteúdos que mostrem como os seus produtos podem ajudá-las.

Contudo, só é possível sentir esses benefícios se você realizar um bom gerenciamento de redes sociais. Isso inclui:

  • Criar conteúdos relevantes;
  • Publicar imagens de qualidade;
  • Interagir com a audiência;
  • Manter-se atualizado;
  • Ter um bom planejamento;
  • Oferecer um atendimento de excelência;
  • Entre outros.

Como fazer um bom gerenciamento de redes sociais?

Se você deseja fazer um bom gerenciamento de redes sociais e utiliza mais de uma (o que é bem provável), é possível contar com algumas práticas e ferramentas. Elas ajudam na programação de conteúdo, no monitoramento, na criação de relatórios e no atendimento.

Quer saber como montar uma estratégia de gestão de redes sociais? Confira algumas dicas na sequência: 😉

1. Escolha suas redes

Dependendo de qual for o ramo do seu negócio e o perfil do seu consumidor, certas redes sociais podem não fazer sentido. Por isso, é importante entender qual é o seu público-alvo e em quais canais ele está.

Todavia, empresas iniciantes precisam estar presentes pelo menos no Facebook, Twitter, e Instagram, como já dissemos. Esses canais podem ampliar a visibilidade do seu negócio. Conforme você for entendendo o seu público-alvo, será possível considerar outras redes como o PinterestLinkedIn, YouTube etc.

💡 Saiba mais: Como escolher as redes sociais certas para a sua empresa?

2. Dedique tempo às suas redes sociais

Como já mencionamos, para fazer um bom gerenciamento de redes sociais é fundamental ter uma pessoa ou uma equipe inteira dedicada a essa função. Isso porque é necessário fazer o planejamento de temas e palavras-chave, criar as artes, escrever os copys (textos que aparecem nas publicações), agendar os posts, monitorá-los, responder aos usuários, acompanhar os indicadores… São muitas tarefas!

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita em 2022 pela Social Media Marketing Industry Report para a Social Media Examiner, mais de 40% dos profissionais de marketing entrevistados se dedicam exclusivamente às redes sociais.

Portanto, defina uma rotina de trabalho que reserve tempo o suficiente para cuidar de suas redes sociais. Sem dúvida, o retorno obtido através dessa estratégia será positivo.

3. Atente-se aos melhores horários para postagem

Cada rede social possui seus picos de engajamento, isto é, dias e horários que concentram maior número de usuários ativos. Entendendo bem este comportamento, é possível agendar suas publicações de acordo com os melhores horários de cada rede e gerar mais oportunidades de conversão.

Confira abaixo os dias e horários mais favoráveis para publicar conteúdos nas principais redes sociais:

  • Facebook: os melhores horários para postagem são durante os dias da semana, das 10:00h até as 15:00h;
  • Instagram: os horários mais movimentados vão de terças às sextas, das 9:00h até as 18:00h;
  • Twitter: possui maior engajamento em dias da semana, das 10:00h até 12:00h;
  • LinkedIn: o melhor horário para postagem no LinkedIn é às quartas-feiras das 15:00h às 17:00h.

Entretanto, é importante se lembrar de entender o comportamento do seu público. Os horários de pico podem te ajudar a desenhar suas estratégias, mas, para garantir efetividade, é preciso saber como seus seguidores se comportam.

Para isso, é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas, como por exemplo, o Instagram Insights.

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4. Programe seus conteúdos

Se você trabalha com diversas redes sociais, não é recomendado agendar os conteúdos separadamente em cada uma, pois isso levaria muito tempo. Escolher uma plataforma completa de gerenciamento, como o AgoraPulse e o Hootsuite, por exemplo, é uma boa opção para facilitar os agendamentos e publicações.

Se você possui diferentes públicos que se encontram em diversas regiões, por exemplo, ferramentas de agendamento são a melhor opção para fazer a programação de conteúdo de acordo com o comportamento de cada grupo.

💡 Saiba mais: O que é gerenciamento de Instagram?

5. Monitore suas redes sociais

O monitoramento de conteúdo não se resume em conferir as publicações da semana. Um bom acompanhamento não deixa passar nenhum comentário que mencione o seu perfil, mesmo que indiretamente.

Plataformas de gerenciamento, como as que mencionamos no tópico anterior, têm a função de sincronizar cada comentário criado em suas publicações e mensagens via inbox. Assim, você pode responder através de uma só interface, sem a necessidade de acessar cada rede social.

💡 Saiba mais: Ferramentas de monitoramento de mídia social: 9 melhores

6. Faça uma análise de desempenho

Entender o desempenho de suas ações é crucial para garantir o crescimento da sua marca. Através dessas análises, é possível compreender o comportamento de seus seguidores e conhecer quem são os mais ativos, além de saber qual tipo de conteúdo tem mais engajamento. Para isso, utilize métricas objetivas, como os KPIs, por exemplo.

Os KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance, em tradução para o português) são métricas que indicam o desempenho das ações e estratégias de um negócio. Através delas, você consegue acompanhar de perto os resultados que de fato podem oferecer riscos ou oportunidades para sua empresa.

No artigo abaixo, você encontra mais informações sobre este assunto. Confira:

💡Saiba mais: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar

7. Ofereça um bom atendimento ao público

O atendimento é uma peça fundamental na construção da imagem de uma empresa. Por isso, conhecer seu público e criar um relacionamento próximo são pontos cruciais para sua estratégia de gerenciamento das redes sociais.

Mesmo que virtualmente, é importante garantir que o usuário sinta-se bem atendido. Deixar de responder a um comentário ou mensagem privada pode criar uma reputação negativa para sua marca. Além disso, agradar à sua audiência é a melhor forma de atrair mais seguidores interessados no seu serviço ou produto.

💡 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre atendimento ao cliente

8. Invista em anúncios

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre os anúncios pagos. Esta estratégia demanda investimentos em valores, mas, definitivamente, pode te trazer bons resultados.

Apostando em anúncios, é possível criar conteúdos com foco maior em sua marca, seus produtos ou serviços e fazer com que eles ganhem maior visibilidade nas redes sociais. Os principais canais possuem hoje seus próprios serviços para campanhas pagas, como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Twitter Ads, por exemplo.

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como fazer?

Quais são os tipos de redes sociais?

Uma dúvida muito comum é o tipo de rede social no qual devemos focar. Sabemos que é de extrema importância estudar primeiro sobre nosso público-alvo. Porém, para garantir a efetividade das postagens, é preciso entender em quais canais devemos direcionar nossos materiais.

A seguir, confira os principais tipos de redes sociais nos quais podemos trabalhar:

Rede social de relacionamento

As redes sociais de relacionamento estão entre as mais comuns e populares, como o Facebook, por exemplo. Os usuários, nesses canais, tendem a filtrar melhor os conteúdos que chegam até o feed.

Nesse canal, existe uma forte cultura de compartilhamento de postagens e isso pode ser positivo para a sua marca. Portanto, para esse tipo de rede, o ideal é trabalhar em conteúdos que chamem atenção, como imagens, frases motivacionais, materiais que envolvam humor etc.

Rede social profissional

As redes sociais profissionais são espaços onde podemos focar mais em nossos produtos ou serviços. O LinkedIn, por exemplo, é um canal onde empresas e empreendedores conversam sobre suas iniciativas, estratégias, resultados obtidos etc.

Em resumo, é um ótimo espaço para compartilhar e aprender sobre o mercado. Isso porque os usuários dessa rede social procuram por materiais voltados para o universo corporativo e acadêmico.

Rede social de entretenimento

Essas redes sociais dão um pouco mais de trabalho, como o YouTube, por exemplo. Por se tratar de um canal exclusivo para a postagem de vídeos, é preciso investir na produção desses materiais.

Nesses casos, vale entender se o seu público-alvo de fato consome materiais nesse formato. Ademais, os materiais precisam despertar o interesse dos usuários. Portanto, trabalhar em conteúdos que foquem muito na sua marca ou em seus produtos pode não funcionar.

💡Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube [+ ferramentas]

Rede social de nicho

Já as redes de nicho demandam um trabalho mais minucioso. Portanto, assim como no exemplo anterior, é importante ter certeza de que seu público-alvo tem engajamento nesses canais antes de investir neles.

Como exemplo, pensemos no Pinterest. Por meio de um algoritmo, ele reúne uma série de imagens baseadas em temáticas de interesse do usuário. O trabalho com esse canal envolveria uma curadoria de imagens que precisam fazer sentido para o público-alvo e que possuam relação com o seu negócio. Faz sentido?

E, se você tem dúvidas sobre como elaborar essa estratégia de produção de conteúdo para cada tipo de rede social, não deixe de conferir nosso curso completo sobre o assunto:

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Entendeu tudo sobre gerenciamento de redes sociais?

Agora que você já sabe o que é gerenciamento de redes sociais e quão importante ele é, aproveite essas dicas e aplique-as em suas mídias.

Com boas práticas e ferramentas adequadas, é possível utilizar esses canais para gerar leads e ampliar suas vendas. Portanto, não perca tempo e invista nas redes sociais do seu negócio.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre gerenciamento de redes sociais

Gerenciamento de redes sociais consiste em um grupo de ações e estratégias para potencializar um negócio por meio das mídias sociais. É a gestão de perfis e páginas com o intuito de atrair clientes, vender mais, monitorar a concorrência, engajar os usuários e oferecer um bom atendimento ao cliente.

O profissional responsável pelo gerenciamento de redes sociais tem a função de planejar os temas e palavras-chave, criar as publicações, escrever os copys, interagir com a audiência, oferecer suporte e monitorar os indicadores de marketing.

É necessário escolher as redes sociais mais alinhadas aos interesses do público, definir a persona do negócio, dedicar tempo à criação dos conteúdos, programar as postagens, monitorar todas as páginas, fazer uma análise de desempenho e investir em anúncios.

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