Como fazer um bom gerenciamento das redes sociais

Usar redes sociais

Existem tantas redes sociais que muitas vezes nos perdemos na quantidade de conteúdo compartilhado em cada uma delas. Também sabemos que é necessário conferir e-mails e nossos principais perfis todos os dias (e pelo menos de hora em hora). Porém, ao final do mês, quando é preciso prestar contas e criar relatórios, a tarefa não é nada simples se o gerenciamento deles é feito separadamente.

A gestão completa das redes sociais se trata de uma atividade complexa e que requer dedicação. As principais atividades de um profissional de mídias sociais, por exemplo, são: saber utilizar diferentes plataformas, organizar um calendário de publicação de conteúdo original, fazer planejamento estratégico para ganhar leads e aumentar as vendas e ainda engajar o seguidor/fã usando uma linguagem diferente em cada canal. Pois é, nada simples! No entanto, pesquisas mostram que o marketing em redes sociais, assim como o marketing de conteúdo, funciona e atualmente é uma necessidade comum em qualquer tipo de negócio.

Se você utiliza mais de uma rede social (muito provável que sim) e deseja fazer um bom gerenciamento de todas elas sem deixar passar nada, pode contar com a ajuda de algumas plataformas para programação de conteúdo, monitoramento, relatórios e atendimento 2.0. Siga as dicas desse artigo!

Escolha suas redes

Dependendo de qual for o ramo do seu negócio, certas redes sociais não serão muito relevantes. O que eu quero dizer é que não é necessário as empresas estarem ativas em todas as mídias: é de extrema importância escolher algumas e focar o gerenciamento completo nelas.

Empresas iniciantes precisam estar presentes pelo menos no Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn, porém de acordo com o público-alvo as marcas também podem considerar o Pinterest e o Instagram. Depois de se consolidar nessas plataformas, pode-se investir em outras mais específicas, como Tumblr e YouTube.

Dedique-se aos perfis

É importante ressaltar que quantidade não é melhor que qualidade. Muitos empresários de pequenos negócios focam muito no número de curtidas ou compartilhamentos, porém o importante mesmo é o tipo de seguidor/fã que cada rede social ganha.

Apenas um em cada três profissionais de marketing afirma que consegue mensurar o ROI de suas atividades nas mídias sociais. Primeiramente, a empresa deve definir quais são as metas com o trabalho digital. É preciso programar publicações e ainda criar conteúdos sazonais para os feriados e eventos relacionados à marca, assim o público sabe melhor o que esperar de acordo com o dia da semana.

Dedicar seis horas semanais às redes sociais pode gerar leads. Segundo a pesquisa feita em 2014 pela Social Media Marketing Industry Report para a Social Media Examiner, mais de 64% dos profissionais de marketing gastam essa mesma quantidade de tempo em seus perfis. Destes, mais de 84% observaram um crescimento no tráfego devido a essas horas investidas.

Depois de escolher as redes sociais fundamentais para seu cliente, preste atenção nessas quatro ações que você deve tomar para fazer um bom gerenciamento de forma fácil e simples:

Programação de conteúdo

Para quem trabalha com diversas redes sociais, o ideal não é fazer o agendamento de conteúdos diretamente em cada uma (isso tomaria muito tempo), mas escolher uma plataforma completa de gerenciamento. A AgoraPulse e o Hootsuite, por exemplo, são boas opções. Para facilitar mais ainda, na primeira você consegue publicar ou agendar em diversos canais simultaneamente.

Se você tem uma viagem marcada ou quer publicar um conteúdo para um cliente que se encontra em outro fuso-horário, o melhor é fazer a programação de conteúdo semanalmente, aproveitando melhor o tempo.

Monitoramento de conteúdo

O monitoramento de conteúdo vai além de apenas conferir as publicações da semana: o ideal é aquele que não deixa passar nenhum comentário que menciona o seu perfil. Plataformas de gerenciamento têm a função de sincronizar cada comentário criado em suas publicações e mensagens inbox, permitindo que você responda dentro delas sem necessidade de acessar cada rede social.

Essas ferramentas facilitam a vida de um profissional de marketing online ou social media, já que ele pode adicionar todas as mídias que deseja monitorar em um só lugar.

Análise e desempenho

Os relatórios são de extrema importância ao criar uma estratégia que alcance o público correto. Neles, é possível compreender o comportamento dos fãs/seguidores e conhecer quem são os mais ativos, além de saber qual tipo de conteúdo ganha mais engajamento e acompanhar o crescimento do perfil.

Os da Agorapulse para páginas do Facebook ainda indicam quais os melhores dias e horários para publicar.

Público

O atendimento 2.0 é fundamental para a imagem de uma empresa, por isso conhecer seu público e criar um engajamento maior com ele torna-se imprescindível na sua rotina de gerenciamento das redes sociais.

Mesmo que virtualmente, é importante que o usuário sinta-se bem atendido, até mesmo para que não procure a concorrência. Deixar de responder a um comentário ou mensagem privada pode acabar com todo o seu trabalho, e agradar sua audiência é a melhor forma de atrair mais fãs/seguidores interessados no seu serviço/produto.

Conclusão

Agora que foi explicado o que é importante na hora de fazer um bom gerenciamento das redes sociais, o conceito ficou menos complicado, concorda? A escolha da plataforma correta para seu cliente ou você (sendo um freelancer) é a primeira ação a ser feita. Sugiro ainda que, para isso, experimente algumas gratuitamente e então entenda melhor como todas as etapas tratadas acima são expostas em seus gerenciadores.

Opte por um serviço completo, ou seja, que te permita programar conteúdo em diversos perfis, monitorar comentários em conteúdo orgânico e pago, sincronizar tudo em tempo real e ainda gerar relatórios com análise de desempenho e recomendações.

E então? Como você tem gerenciado suas redes sociais? Quais são suas dificuldades e facilidades? Compartilhe conosco.


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Thiara Deusdedith

Publicitária, amante de marketing digital e relacionamento com cliente. Thiara juntou-se a AgoraPulse em 2015 para desenvolver conteúdo estratégico voltado ao mercado brasileiro e português. É responsável também pelo atendimento ao cliente e web marketing da empresa para países de língua portuguesa. Nas horas vagas gosta de falar de moda e esportes.


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