Passo a passo para fazer marketing no Instagram

Por: Luiz Piovesana

Mão segura smartphone na tela de login da rede social, representando o marketing no Instagram

O Instagram é o quinto website mais acessado do mundo, de acordo com um relatório de 2021 da We Are Social e da Hootsuite. Nesse mesmo estudo, o Brasil aparece como o terceiro país com a maior audiência para anúncios na plataforma. Por isso, para qualquer negócio, apostar em marketing no Instagram é muito importante.

Muito além de apenas fazer uma publicação uma vez ou outra, o marketing pelo Instagram deve ser feito com planejamento e atenção às melhores práticas. Assim, o seu negócio consegue desenvolver uma audiência e fixar a sua marca no mercado.

Neste artigo, vamos ver um passo a passo para fazer marketing no Instagram e, no final, algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Para começar, confira um vídeo especial sobre o assunto:

Quer saber mais? Então, siga a leitura!

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Como fazer marketing no Instagram?

Quer começar a fazer marketing no Instagram mas não sabe o que fazer primeiro? Confira nosso passo a passo para não ter nenhuma dúvida:

1. Planejamento

Para começar a fazer marketing no Instagram, é muito importante ter um planejamento estruturado. Isso ajuda a ter uma organização mais eficiente e a não perder o fôlego nas publicações logo no começo.

A ideia do planejamento é que você se dedique um pouco mais antes de começar para que, enquanto estiver fazendo suas publicações, você não tenha que perder tempo com isso.

Esse planejamento pode ser feito como você achar mais interessante, ou com as ferramentas que você tem mais prática. Usar quadros do Trello ou planilhas são excelentes opções.

O importante é que você tenha um mapeamento das publicações que deseja fazer. As informações importantes de serem mapeadas em cada publicação são:

  • Tema do post;
  • Data e horário de publicação;
  • Formato do post — Stories, feed, Reels, etc;
  • Briefing curto da arte que será criada;
  • Legenda;
  • Hashtags.

Além disso, é preciso tentar listar também outros elementos que farão parte do post. Por exemplo, se você deseja falar que o link para determinado produto está na bio, lembre-se de que, quando a publicação sair, será necessário inserir o link no seu perfil. Para não esquecer nada, é interessante ter tudo isso descrito na sua organização.

💡 Saiba mais: 7 dicas para fazer a bio do Instagram da sua loja virtual

Algumas coisas que podem ajudar no planejamento do seu marketing no Instagram são:

Calendário de publicação

Uma ferramenta muito útil para essa organização são os calendários de publicação. Neles, você pode mapear datas comemorativas e dias específicos para alguma divulgação — como Dia das Mães ou Dia dos Namorados.

Assim, você não tem que fazer nada de última hora e pode sempre estruturar sua campanha com antecedência.

Pesquisa de horários

Faça testes para entender em quais dias da semana e horários as suas publicações têm maior alcance. É possível pesquisar no Google para encontrar alguns indicadores apenas para ter uma base, mas a resposta mais correta será sempre analisando o seu próprio público por meio do Instagram Insights. Essa ferramenta traz dados sobre seus seguidores e suas publicações.

Essa é uma característica importante porque quanto maior alcance seus posts conquistarem, maiores as chances de aumentar os seguidores e o engajamento do seu perfil. E isso é sempre excelente!

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram

Identidade visual

Durante o planejamento, também é interessante pensar em uma identidade visual para as redes sociais do seu negócio. Essa identidade pode prever uma paleta de cores, fontes específicas e alguma edição padrão para as imagens usadas.

Isso é importante pois garante que quem te segue identifique que aquela é uma publicação da sua página. Assim, você constrói um reconhecimento para a sua marca.

Se puder, contrate um designer para auxiliar nessa parte, pois eles são os profissionais mais capacitados para entregar um projeto de identidade visual que realmente combine com o seu negócio.

Banner com botão clicável direcionando para o gerador de paleta de cores grátis

2. Diferentes tipos de publicação

Durante o planejamento e a confecção das peças que serão publicadas no seu perfil, é importante buscar variar os formatos de publicação. Isso ajuda a ver quais são os posts que mais agradam o seu público. Além disso, diferentes formatos diversificam suas publicações e não parece que você está sempre postando a mesma coisa.

💡 Saiba mais: Como criar um perfil no Instagram comercial? [passo a passo]

Existem muitos tipos de publicação possíveis, veja algumas:

Bastidores

São imagens reais, de pessoas trabalhando ou em algum momento de descontração. A ideia é mostrar quem é a sua empresa de verdade e as pessoas que fazem tudo acontecer. Esse tipo de publicação costuma ter bons resultados, pois elas são mais naturais e reais.

Mas, é claro, é preciso que seja uma imagem de qualidade, com um cenário organizado. Descontraído é diferente de desorganizado. As imagens podem parecer naturais, mas nada impede que sejam feitas de forma profissional.

Veja uma imagem de bastidores publicada no Instagram da Netshow.me:

Captura de tela do Instagram mostra post com foto dos bastidores da empresa, muito efetivo no marketing no Instagram

Eventos

A sua equipe está em um evento muito bacana? Publique no perfil! Imagens em eventos, congressos, palestras e até festas podem também podem gerar bastante identificação do público. É importante se atentar para a vestimenta das pessoas e o tipo de evento, pois é melhor que seja algo mais profissional.

Com essa ideia você também demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento dos colaboradores.

Veja um exemplo de publicação de eventos no Instagram da Netshow.me:

Captura de tela do Instagram mostra post com foto em um evento, muito efetivo no marketing no Instagram

Imagens com texto

As imagens com texto são uma ótima forma de trabalhar um conteúdo mais rico, carregado de informações. Contudo, é importante se atentar para que a imagem não fique poluída demais. É preciso que ela possa ser lida direto do feed.

Nesse formato, você também pode trabalhar o carrossel — aquele conjunto de imagens que você passa para o lado para ver as próximas. A primeira, seria uma imagem de título, e, depois, viriam outras com mais explicações.

Veja um exemplo de carrossel que usamos no Instagram da Netshow.me:

Captura de tela do Instagram mostra post em forma de carroseel, muito efetivo no marketing no Instagram

Storytelling

Contar uma história é uma excelente forma de captar a atenção do público. Por isso, posts que trabalham um storytelling também são uma ótima opção para o Instagram. Para ter uma boa publicação, é importante investir em um roteiro bem trabalhado, com uma história que realmente tenha significado.

💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: dicas de como contar boas histórias na rede social

3. Hashtags adequadas

As hashtags fazem muita diferença no Instagram. Isso porque, quando o usuário quer procurar uma publicação ou tema, é por meio das hashtags que essa busca é feita. Elas transformam determinada palavra em uma tag, reunindo as publicações que a utilizaram.

Algumas regras importantes para o uso da hashtag:

  • Use no máximo 2 hashtags por post: você pode inserir muitas hashtags, mas uma pesquisa realizada pela pela empresa Emplifi demonstrou que os posts que usam 1 ou 2 hashtags têm maior interação;
  • Pesquise temas relevantes para o seu público: procure o que o seu público consome no Instagram e quais hashtags eles seguem;
  • Pesquise a hashtag antes de usar: antes de inserir a hashtag, veja no Instagram o que está sendo taggeado com aquela palavra.

💡 Saiba mais: 11 formas de como ganhar dinheiro no Instagram em 2021

4. Busca por novos seguidores

Para garantir que o seu perfil cresça no Instagram, é importante sempre conquistar novos seguidores. Existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para atingir esse objetivo, mas, o mais importante é que você continue postando regularmente.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram?

Isso porque a regularidade garante que suas publicações continuem aparecendo no feed de quem segue a sua página, na aba “Explorar” (a que aparece quando alguém clica para fazer uma busca) e entre as últimas publicações da hashtags. É por meio dessas funções que as pessoas vão ver as suas publicações e, consequentemente, você poderá vender mais pelo Instagram.

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Algumas técnicas para manter o engajamento e aumentar o número de seguidores são:

Conteúdo de engajamento

Uma forma de gerar engajamento e atrair novos seguidores é com conteúdos que pedem aos seguidores para marcar outras pessoas. Pode ser um conteúdo educativo ou até uma brincadeira. A ideia é sempre terminar com uma pergunta do tipo: “você conhece alguém que precisa saber disso? Marque aqui nos comentários!”.

Sorteios

Você com certeza já foi marcado em um sorteio de Instagram, não é? Essa ação, além de gerar engajamento para a página por meio dos comentários, também leva um número maior de pessoas até o seu perfil. Assim, se, a cada dez pessoas marcadas, uma seguir o seu perfil, você já tem uma taxa de conversão de 10%!

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram: dicas, apps e exemplos

Concursos

Outra maneira de gerar engajamento são os concursos culturais. Por exemplo, você pode pedir aos seguidores e clientes da sua loja que enviem fotos com o seu produto, ou frases falando sobre o que mais gostaram no serviço prestado pela sua empresa.

Desse material, você seleciona os 10 melhores e abre a votação no Instagram! A competição pode ser por quem recebe mais curtidas e/ou comentários. Assim, você, novamente, levará mais pessoas até o seu perfil e também garante engajamento nas publicações.

5. Publicações patrocinadas

Aprender a usar o Instagram Ads é fundamental para a sua estratégia de marketing digital na plataforma. Os anúncios pagos levam a sua publicação até um número muito maior de pessoas, expandindo o seu alcance.

Além disso, é possível trabalhar diversas segmentações de público, de acordo com informações demográficas e interesses, garantindo que você chegue até pessoas que não te seguem ainda, mas que têm o perfil de clientes do seu negócio.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?

3 ferramentas para marketing no Instagram

Atualmente, já existem ferramentas apropriadas para ajudar o seu trabalho em quase todas as funções do Instagram, desde a edição de imagens e criação de peças gráficas até a escolha de hashtags.

Veja as principais ferramentas para te ajudar a começar a sua campanha de marketing digital no Instagram:

Canva

O Canva é uma ferramenta que ajuda na criação de peças gráficas, edição de imagens, vídeos e até PDF. Com ele, também é possível escolher algum template pronto dentre as milhares de opções disponíveis.

A versão gratuita conta com mais de 250 mil templates e 5 GB de espaço de armazenamento em nuvem. Já na versão paga são mais de 650 mil templates gratuitos, além de novos designs disponibilizados diariamente, e 100 GB de espaço em nuvem.

Além disso, na versão paga, também é possível acessar diretamente da plataforma alguns bancos de imagem para usar nas suas artes. É possível fazer um teste gratuito por 30 dias.

O Plano Pro custa R$34,90 por mês ou R$289,90 anuais, para equipes de até 5 pessoas. Já o plano Enterprise oferece mais funcionalidades e o valor é estabelecido a partir de uma consulta com a equipe do Canva.

mLabs

O mLabs é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Com ela, é possível programar publicações já com legendas e hashtags, além de automatizar vários outros processos da sua conta de Instagram.

A ferramenta não possui plano gratuito, mas é possível fazer um teste grátis de até sete dias. Existem dois planos no mLabs: o básico e o profissional. Ambos só atendem a um perfil de redes sociais.

O plano Básico custa R$5,90 por mês. Nele, estão disponíveis as funcionalidades agendamento de posts, ferramenta de criação de publicações, calendário editorial, suporte online e múltiplos usuários.

Já o plano Profissional sai por R$12,90 mensais. Nesta versão, estão disponíveis os recursos do plano Básico e outras 10 funcionalidades, dentre elas a gestão de mensagens, respostas aos comentários dos seguidores e monitoramento de concorrentes.

All Hashtag

O All Hashtag é uma plataforma que te ajuda a encontrar as melhores hashtags para os temas que você está trabalhando. E a melhor parte: é 100% gratuito. O site disponibiliza cinco ferramentas para utilizar livremente:

  • Hashtag Generator: ajuda a encontrar as melhores hashtags relacionadas com a palavra que você buscar;
  • Hashtag Creator: crie as suas próprias hashtags. Essa é uma ferramenta interessante para quem cria conteúdos próprios;
  • Hashtag Counter: por exemplo, em uma legenda com hashtags no corpo do texto, essa ferramenta ajuda a contar quantas são e os resultados delas;
  • Hashtag Analytics: dados analíticos de uma hashtag, como número de usuários e as outras hashtags geralmente usadas junto com elas;
  • Top Hashtags: as hashtags mais usadas nas redes sociais.

💡 Saiba mais: Conheça as 27 melhores ferramentas para Instagram

Resumo

Fazer marketing no Instagram é uma excelente forma de conquistar novos clientes, aumentar a sua audiência e fixar a sua marca no mercado.

Existem algumas técnicas e boas práticas que podem ajudar a elevar a estratégia de marketing digital do seu negócio e você conferiu algumas delas neste artigo. Vamos relembrar quais foram?

Como fazer marketing digital no Instagram?

  1. Planejamento
    • Calendário de publicação
    • Pesquisa de horários
    • Identidade visual
  2. Diferentes tipos de publicação
    • Bastidores
    • Eventos
    • Imagens com texto
    • Storytelling
  3. Hashtags adequadas
  4. Busca por novos seguidores
    • Conteúdo de engajamento
    • Sorteios
    • Concursos
  5. Publicações patrocinadas

3 ferramentas para marketing no Instagram

  • Canva
  • mLabs
  • All Hashtags

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