Quais são as diferenças entre marketplace e dropshipping?

Por: LabEcom

Imagem mostrando pacotes de presentes e produtos representando a venda via marketplace e dropshipping.

Tanto o marketplace quanto o dropshipping são conceitos bastante populares no e-commerce. No entanto, se você chegou agora no mercado digital, podem surgir algumas dúvidas sobre estes termos.

Afinal, o que é dropshipping? E marketplace? Quais as diferenças? Neste artigo, vamos responder essas e muitas outras perguntas. Siga com a leitura!

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O que é dropshipping?

Dropshipping é uma modalidade de vendas na qual o vendedor pode vender sem estoque próprio. A loja, que normalmente é online, conta com diversos fornecedores que são os responsáveis por realizar a entrega para o cliente final.

Assim, as responsabilidades do vendedor se limitam à divulgação, vendas, atendimento ao cliente etc.

📹 Veja também: Aprenda tudo sobre dropshipping

O que é marketplace?

Pense no modelo de negócio de um shopping: reunir várias lojas e marcas em um lugar para facilitar a procura dos mais variados itens por parte do consumidor. Então, o que é marketplace? É um modelo que segue esta mesma linha dos shoppings, porém no ambiente virtual.

Isso pode até nos parecer algo do século XXI, mas, acredite se quiser, os marketplaces no mundo começaram em 1995 com a Amazon e a eBay. Enquanto isso, no Brasil, o pioneiro foi o Mercado Livre, já em 1999. Até o próprio nome do Mercado Livre foi inspirado nesse modelo de negócio.

💡 Saiba mais: Como vender em marketplace?

Qual a diferença entre dropshipping e marketplace?

Existe uma forte semelhança entre dropshipping e marketplace que gera confusão e dificulta diferenciar os dois conceitos: ambos são intermediadores da venda. No entanto, o dropshipping é um modelo de vendas sem estoque, enquanto o marketplace é uma plataforma de compra e venda. Vamos explicar isso melhor!

O marketplace oferece espaço para que lojas se aproveitam de sua autoridade digital para alcançar um público maior. Enquanto o dropshipping é uma forma de fazer a ligação entre bons fornecedores e clientes, deixando nas mãos do vendedor, somente as tarefas relacionadas ao marketing, atendimento, vendas etc.

Quais marketplaces aceitam dropshipping?

A maioria dos marketplaces hoje em dia aceitam dropshipping. Isso porque a maior parte deles dá a opção do vendedor se encarregar pela entrega. Assim, passando a responsabilidade para o seu fornecedor de dropshipping, por exemplo. Vamos te apresentar agora os principais marketplaces ativos no Brasil que suportam o modelo de dropshipping em suas plataformas!

B2W: Submarino, Americanas e Shoptime

A B2W Digital é uma empresa que foi resultado da fusão de três grandes marketplaces: Submarino, Americanas.com e Shoptime. Ela já é uma empresa de capital aberto listada na bolsa de valores e, atualmente, é líder de comércio eletrônico em toda a América Latina. Assim, ela possui uma grande influência no mercado digital do Brasil como um todo, tendo uma receita na casa dos bilhões de reais.

O valor da comissão para vender na Americanas.com gira em torno de 16% do valor total da venda, contando com o frete. Por isso, os outros marketplaces seguem mais ou menos essa taxa de comissão, tendo pequenas variações de acordo com o valor dos produtos e categorias. No geral, é um bom marketplace para dropshipping, se destacando pela visibilidade.

Shopee

A Shopee foi fundada em Singapura no ano de 2015 e foi se expandindo ao longo dos anos. O primeiro país de atuação fora da Ásia foi o Brasil, iniciando aqui suas operações em 2019. Quando chegou, a plataforma tinha uma taxa de comissão baixíssima em comparação com o mercado, indo de 3 a 5%. Assim, acabou atraindo todos os tipos de negócio.

No final do ano passado, a plataforma anunciou que iria aumentar sua comissão para 18% e foi muito criticada pelos parceiros. Assim, voltou em sua decisão, deixando a taxa de comissão em 12% com a opção de cobrar mais 6% de comissão para quem quisesse oferecer frete grátis. Boa opção de marketplace para dropshipping, se destacando pela comissão mais baixa.

Magalu

A Magalu, antiga Magazine Luiza, é um curioso caso: foi de uma pequena loja de eletrônicos e outros artigos de casa, para um sistema de franquias, virando um dos maiores marketplaces do Brasil. O movimento observado na Magalu realmente foi uma adaptação às lógicas de consumo, sempre acompanhando as tendências.

Atualmente, a Magalu trabalha com uma taxa de comissão de 10% a 20%, dependendo do tipo de produto. Os pagamentos são semanais ou mensais, de acordo com a vontade do vendedor. Um ponto positivo do marketplace da Magalu para dropshipping é a autoridade e nome que ela possui no mercado brasileiro, conquistando até os mais conservadores.

Enjoei

A Enjoei conta com um conceito mais colaborativo e nasceu com o intuito de as pessoas anunciarem na plataforma itens pessoais que não usam mais, uma ideia que nasceu em conjunto com o slow fashion. No entanto, a plataforma foi crescendo e, agora, várias categorias de produtos são vendidas ali, inclusive eletrônicos, peças novas e produtos vindos de dropshipping.

Atualmente, a Enjoei trabalha com uma comissão de 18,5% nos produtos abaixo de 100 reais e 20% nos produtos acima de 100 reais. Nos dois casos, também existe a adição de uma tarifa de anúncio. O cuidado que você precisa tomar para fazer dropshipping na Enjoei é ter fornecedores na mesma cidade, pois o código para envio do produto pelos correios é feito pela plataforma e pela localidade da sua lojinha.

Via Varejo: Ponto Frio, Extra e Casas Bahia

A Via Varejo é uma empresa composta por três gigantes do mercado brasileiros: Pontofrio, Extra e Casas Bahia. A Via conta com capital aberto e é listada na bolsa de valores, fazendo parte do Grupo Pão de Açúcar. Todos os três marketplaces da Via Varejo suportam dropshipping.

As taxas cobradas pelas plataformas variam de 14 a 18%, dependendo da categoria do produto vendido. Os pagamentos são feitos três vezes ao mês, respeitando os tipos de pagamentos escolhidos. Ah, e o melhor aqui é que eles aceitam MEI, um bom regime tributário para fazer dropshipping em marketplaces.

Mercado Livre

O Mercado Livre (que suporta dropshipping) foi pioneiro no Brasil em marketplaces, trazendo o conceito da Argentina, em 1999. Apesar de muitos produtos serem processados por meio de centros de distribuição, a entrega pode sim, ficar por conta do vendedor. As taxas cobradas nessa plataforma variam de 11% a 19%. Assim, ele segue a mesma lógica do Enjoei, que gera um código de envio na sua região.

Ah, é sempre bom lembrar que o cuidado com a região do fornecedor de dropshipping aqui deve ser a mesma que é com o Enjoei. Afinal, não têm como cadastrar sua loja como estando em São Paulo na plataforma e querer fazer entrega saindo do Rio de Janeiro, combinado?

💡 Saiba maisComo trabalhar com dropshipping passo a passo

Qual é o melhor marketplace para dropshipping?

Aqui, não existe resposta direta, pois, cada marketplace possui sua listagens de regras, exigências a respeito de regime tributário, nota fiscal, comissões mais altas ou mais baixas, maior ou menor visibilidade no mercado, etc. Por isso, veja os pontos fortes dos melhores marketplaces da lista logo abaixo:

  • B2W Digital: atualmente, é o marketplace com maior autoridade digital e tráfego. Suporta dropshipping no marketplace e conta com algumas flexibilidades. Ideal para quem está buscando visibilidade. No entanto, as taxas são um pouco altas e você pode não conquistar o alcance que busca, ficando refém do algoritmo;
  • Shopee: de todos os exemplos que trouxemos é a que conta com as menores taxas de comissão. No entanto, está sempre “ameaçando” aumentar as taxas, o que pode eventualmente prejudicar sua estratégia de negócios. Além disso, muitos consideram a plataforma confusa, focando muito nos itens e pouco nas lojas em si.

Como dá para perceber, cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, a melhor maneira de driblar isso, fugindo das taxas e tendo a possibilidade de conquistar um grande alcance, é ter sua própria loja virtual. Nesse caso, você vai economizar bastante, além de ser dono do seu negócio, podendo construir uma marca e conquistar uma autoridade digital própria, em vez de depender somente da  loja de dropshipping.

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Resumo

Fazer dropshipping em marketplaces é possível? Sim! E as opções são muitas. No entanto, criar sua própria loja virtual oferece o melhor dos dois mundos, conferindo bastante autonomia às suas operações. Vamos dar uma olhada nos principais pontos deste conteúdo para consolidar esse conhecimento?

O que é dropshipping?

Dropshipping é uma modalidade de vendas na qual o vendedor pode vender sem estoque próprio. A loja, que normalmente é online, conta com diversos fornecedores que são os responsáveis por realizar a entrega para o cliente final.

O que é marketplace?

Uma plataforma, normalmente já com bom alcance e autoridade no mercado digital, que oferece espaço para lojas venderem por ali. Também faz o intermédio da venda.

Qual a diferença entre dropshipping e marketplace?

Dropshipping é uma modalidade de vendas e marketplace é um modelo de negócio.

Quais marketplaces aceitam dropshipping?

  • B2W Digital
  • Shopee
  • Magalu
  • Enjoei
  • Via Varejo
  • Mercado Livre

Qual o melhor marketplace para dropshipping?

Shopee e B2W Digital, apesar de ter sua própria loja virtual ser a melhor opção, escapando de comissões e construindo sua própria autoridade.

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