Tamanho de post no Instagram: quais as dimensões corretas para fotos e vídeos?

Por: Kawan Lopes

Pessoa fotografando um lugar representando tamanho de post no Instagram.

O tamanho do post no Instagram pode ser de 1.080 px por 1.080 px no feed, na proporção de 1:1; no formato paisagem, a imagem deve ter 1.200 px por 566 px, na proporção de 1,91:1; no formato retrato, o tamanho ideal é 1.080 por 1.350 px, na proporção de 4:5.


Uma boa publicação nas redes sociais consegue gerar bastante impacto no público, aumentar o engajamento, fortalecer a imagem da marca, divulgar produtos e até concretizar vendas. Por isso, é importante criar conteúdos alinhados às exigências da plataforma, prestando atenção ao tamanho do post no Instagram e nas demais redes.

Há uma série de regras que devem ser seguidas para você postar conteúdos de qualidade, com imagens bonitas e bem editadas de acordo com o seu objetivo e com a plataforma usada.

Quer entender qual o tamanho do post no Instagram e outras redes sociais, como Facebook, Pinterest e TikTok? Então, pegue papel e caneta para anotar todas as dicas e usá-las nas publicações da sua loja virtual!

Crie sua loja virtual
Criar loja grátis
&utm_medium=banner&utm_campaign=blogpost” img-desktop=”https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/assets/blog_pt/rebranding-BR-Desktop-generic-trial-extended.jpg” img-mobile=”https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/assets/blog_pt/rebranding-BR-mobile-generic-trial-extended.jpg”]

Qual é o tamanho do post no Instagram?

Quem já sabe como usar o Instagram entende a importância de selecionar imagens alinhadas ao tamanho do post em cada uma das ferramentas oferecidas pela rede social. Isso porque não adianta criar um conteúdo em vídeo incrível, por exemplo, se as imagens ficam distorcidas pelo tamanho.

💡 Saiba mais: O que é Instagram e como ele funciona? [guia completo 2022]

Pensando nisso, separamos a seguir qual é o tamanho do post no Instagram ideal para cada tipo de publicação. Acompanhe:

Feed

O feed do Instagram é onde aparecem todas as publicações dos perfis seguidos ou alinhados ao seu interesse. Ou seja, é uma linha do tempo infinita na qual os usuários conseguem ver as publicações de todas as páginas relacionadas às suas preferências.

Para fazer uma publicação no feed, as imagens podem ter três formatos distintos: quadrado, retrato e paisagem.

Quadrado

A proporção ideal para esse tamanho de foto é de 1:1, e o tamanho do post deve ter por volta de 1080 px por 1080 px. Isso quer dizer que a largura e a altura da imagem devem ter a mesma medida.

As fotos quadradas são mais adequadas para o feed porque esse é o tamanho de post no Instagram padrão, conferindo melhor qualidade às imagens.

Retrato

Para publicações em tamanho retrato, ou seja, na vertical, a resolução deve ter 1080 px por 1350 px e a proporção precisa ser 4:5. Isso quer dizer que a largura da foto é menor que sua altura.

Esse tamanho de post para Instagram é ideal para preencher toda a tela do smartphone do usuário, garantindo uma experiência mais imersiva. Dessa forma, as chances de ter mais engajamento com a publicação são maiores.

Paisagem

Por fim, as fotos em formato paisagem, ou horizontais, costumam ter o tamanho de 1080 px por 566 px, uma proporção de 16:9. Nesse caso, a largura da imagem é maior que sua altura.

Esse formato é ideal para fotografias panorâmicas, aquelas que passam uma sensação de amplitude por retratarem paisagens ou espaços grandes. No entanto, esse tamanho de post para Instagram não é a melhor opção para adicionar textos ou destacar algum item, como fotos de produtos.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce?

Stories

Os Stories são publicações que aparecem na parte superior da página do Instagram e permanecem disponíveis por 24 horas. O tamanho de post ideal é 1080 px por 1920 px, isso corresponde a uma proporção de 9:16.

O tempo de duração de um único Story é de cinco segundos, por isso é importante não adicionar muito texto, já que os usuários não conseguirão ler tudo tão rápido.

Capa dos destaques

Uma funcionalidade já muito aproveitada pelos usuários são os destaques do Instagram. São pastas criadas para salvar os Stories e deixá-los fixados na sua página de perfil. Para organizar essas pastas, é importante nomeá-las e adicionar uma capa.

A imagem de capa é quadrada, ou seja, deve respeitar a proporção de 1:1. O tamanho de post do Instagram ideal para essa finalidade é 1000 px por 1000 px. No entanto, a plataforma corta as bordas da foto para encaixá-la no formato redondo, por isso é importante manter as informações importantes no centro da imagem.

Foto do perfil

Ter uma foto de perfil alinhada à sua identidade visual é fundamental para alcançar os seus objetivos com o Instagram. Para preencher o espaço adequadamente, o ideal é que o tamanho seja 720 px por 720 px, ou seja, proporção 1:1.

Esse tamanho de post no Instagram, além de permitir visualizar a foto, garante a responsividade em aparelhos desktop, por exemplo.

💡 Saiba mais: Guia completo para editar fotos no Instagram

📹 Veja também: Como tirar boas fotos para o Instagram e site da sua loja?

Qual o tamanho dos vídeos para Instagram?

Também é importante conhecer o tamanho do post em vídeo no Instagram, já que os usuários costumam se engajar mais nesse tipo de conteúdo. Veja, abaixo, os formatos ideais:

Feed

Seguindo a mesma lógica das imagens no feed, os vídeos podem ter os tamanhos quadrado, retrato e paisagem. Portanto, os tamanhos são os seguintes:

  • 1080 px por 1080 px;
  • 1080 px por 1350 px;
  • 1080 px por 566 px.

No entanto, tente priorizar os vídeos na horizontal e com menos de 4 GB. Em relação à duração, o conteúdo não pode passar de 60 segundos.

Stories

Os vídeos nos Stories devem obedecer o tamanho de 1080 px por 1920 px para que seu conteúdo ocupe toda a tela do celular do usuário. Quanto à duração, os vídeos são exibidos por até 15 segundos, mas nada impede que você faça uma produção mais longa e exiba em mais de um Story.

Reels

O Instagram Reels é o concorrente direto do TikTok e tem feito sucesso de uns tempos para cá. A boa notícia para você que produz conteúdo na rede social é que as proporções são as mesmas que os vídeos dos Stories.

Ou seja, priorize o tamanho 1080 px por 1920 px, que corresponde a uma proporção de 9:16. Em relação à duração, os vídeos do Reels podem ter até 30 segundos.

Por fim, é importante ter atenção ao tamanho da pré-visualização desse tipo de conteúdo. Os usuários que entram no seu feed do Reels veem a capa dos vídeos no formato retrato, com a proporção de 4:5.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar o Instagram para aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de conferir o material gratuito abaixo:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Qual é o tamanho do post em outras redes sociais?

Agora que você já sabe qual o tamanho do post no Instagram, seja vídeo ou imagem, chegou o momento de entender como as outras redes sociais exibem esse tipo de conteúdo. Confira:

Facebook

O Facebook segue firme como a rede social mais acessada pelas pessoas na internet, embora muita gente pense que ele perdeu relevância nos últimos anos.

Para postar nessa rede social sem que sua imagem perca qualidade, é preciso seguir as medidas abaixo:

  • Post no feed: 1080 px por 1080 px, 1080 px por 608 px ou 1080 px por 1350 px;
  • Vídeo: 1920 px por 1080 px no formato paisagem, ou seja, na horizontal;
  • Imagens de links: a foto será cortada pelo próprio Facebook no tamanho 1200 px por 630 px;
  • Imagem do perfil: 180 px por 180px;
  • Carrossel: 1080 px por 1080 px;
  • Stories: 1080 px por 1920 px;
  • Imagem da capa de eventos: 1200 px por 628 px;
  • Imagem de capa do perfil ou fanpage: 828 px por 315 px no desktop e 640 px por 360 px em dispositivos móveis;
  • Imagem de capa do grupo: 1640 px por 856 px no desktop e 1640 px por 664 px em dispositivos móveis.

TikTok

O TikTok é a rede social queridinha do momento, voltada para a criação de vídeos curtos, dublagens, duetos e reações, tipos de vídeos conhecidos como reactions.

As medidas ideais de posts no TikTok devem ser as seguintes:

  • Imagem do perfil: 200 px por 200 px;
  • Vídeo do feed: 1080 px por 1920 px, na proporção de 9:16.

Também é importante saber que os vídeos no TikTok devem ter de 15 segundos até três minutos de duração. Os tipos de arquivo aceitos pela plataforma são MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540 pixels.

Além disso, é possível publicar vídeos na horizontal, ou seja, no formato paisagem, mas o ideal é produzir conteúdos na vertical, para ele ocupar toda a tela do dispositivo do usuário e retê-lo mais.

💡Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma completamente visual, um lugar onde os usuários vão para buscar referências para tudo que precisarem, como decoração de casa, moda, maquiagem, jardinagem etc.

O tamanho de post no Pinterest é o seguinte:

  • Imagem do perfil: 720 px por 720px;
  • Capa das pastas: 200 px por 200 px;
  • Pins: 1000 px por 1500 px, na proporção de 2:3.

💡Saiba mais: Como vender no Pinterest e aumentar as vendas no e-commerce?

WhatsApp

O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil. É por esse motivo que muitas empresas investem na criação da conta comercial do WhatsApp para vender pela plataforma.

Pensando na criação de conteúdo, o tamanho das imagens deve ser o seguinte:

  • Imagem de perfil: 192 px por 192px;
  • Thumbnail na conversa: 600 px por 600px;
  • Imagem da capa para WhatsApp Business: 590 px por 340 px;
  • Imagem e vídeo no status: 1080 px por 1920 px.

Ainda é importante saber que o WhatsApp permite o envio de vídeos nos formatos 3GP e MPEG4. O tamanho máximo de vídeos permitido pela plataforma é de 16 MB, e os vídeos postados no status podem ter até 30 segundos.

💡Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp: 14 dicas para ter sucesso com a estratégia

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social empresarial que oferece várias oportunidades para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho ou para quem deseja atrair clientes.

Se você trabalha com produção de conteúdo para a rede social, é importante ficar de olho nas seguintes medidas:

  • Imagem de perfil: 300 px por 300 px;
  • Imagem de capa: 1536 px por 768 px;
  • Imagem no feed: 1200 px por 1200 px;
  • Link e imagem: 1200 px por 627 px.

💡Saiba mais: Aprenda como fazer marketing no LinkedIn

YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e uma excelente ferramenta para produzir conteúdos. Por esse motivo, é extremamente importante ter uma estratégia de marketing digital voltada para essa rede social.

Os tamanhos de post mais usados no YouTube são:

  • Imagem de perfil: 800 px por 800 px;
  • Capa do canal: 1546 px por 423 px.

Contudo, é importante ficar atento à exibição desses arquivos em cada tipo de tela. Veja como ficam os tamanhos em alguns dispositivos:

  • TV: 2560 px por 1440 px;
  • Computadores: 2560 px por 423 px;
  • Tablet: 1855 px por 423 px;
  • Smartphones: 1546 px por 423 px.

💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar

Twitter

Embora o Twitter seja uma rede social voltada para o texto, a plataforma também admite postagens de imagens, vídeos e GIFs.

Veja, a seguir, quais os tamanhos ideais para posts no Twitter:

  • Imagem do perfil: 800 px por 800 px;
  • Imagem de capa: 1500 px por 500 px, na proporção 3:1;
  • Imagem do feed: 1200 px por 1200 px, 1600 px por 900 px ou 800 px por 418 px.

Também é importante saber que são aceitas imagens nos formatos PNG, GIF e JPEG. Em relação aos vídeos, os formatos ideais são MP4 ou MOV.

💡 Saiba mais: Guia de marketing no Twitter

Telegram

O Telegram é uma plataforma voltada para a troca de mensagens instantâneas na nuvem. Ele é o maior concorrente do WhatsApp e seu número de usuários no Brasil cresce em razão da gama de ferramentas que a plataforma oferece.

Veja, abaixo, quais são os tamanhos de imagem ideais:

  • Imagem de perfil: 140 px por 140 px;
  • Vídeo de perfil: 140 px por 140 px, entre cinco e 15 segundos;
  • Vídeo nas conversas: até 2 GB de tamanho, no formato MP3.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda as empresas a serem encontradas pelos usuários no Google e no Maps.

As imagens adicionadas na plataforma podem ter os seguintes tamanhos:

  • Imagem de perfil: 800p x por 800 px;
  • Publicação: 1920 px por 1080 px.

O próprio Google Meu Negócio recomenda que as imagens estejam nos formatos JPG ou PNG, com um arquivo entre 10 KB e 5 MB. Além disso, é ideal que as fotos estejam nítidas, com boa iluminação e sem aplicação de filtros.

Crie sua loja virtual
Criar loja grátis
&utm_medium=banner&utm_campaign=blogpost” img-desktop=”https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2021/11/banner-criar-loja-nuvemshop-3.jpg” img-mobile=”https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2021/11/banner-mobile-criar-loja-nuvemshop-3.jpg”]

Já sabe todos os tamanhos de post no Instagram?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender qual o tamanho de post no Instagram mais adequado para o tipo de publicação que você deseja fazer.

Embora as redes sociais sejam muito diversas, assim como os formatos de imagens aceitos por elas, é importante produzir conteúdos de qualidade, que sejam interessantes, bem feitos e alinhados ao interesse do seu público-alvo. Caso contrário, não será possível engajar a audiência e gerar vendas para o seu negócio.

E, se você já vende pelas redes sociais, que tal criar uma loja virtual para fortalecer sua estratégia? Teste a Nuvemshop por 30 dias grátis e veja como a plataforma pode ajudar você a vender de maneira profissional para milhares de pessoas. 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre tamanho de post para Instagram

  • Quadrado: 1080 px por 1080 px;
  • Retrato: 1080 px por 1350 px;
  • Paisagem: 1080 px por 566 px;
  • Stories: 1080 px por 1920 px;
  • Capa dos destaques: 1000 px por 1000 px;
  • Foto do perfil: 720 px por 720 px.

  • Quadrado: 1080 px por 1080 px;
  • Retrato: 1080 px por 1350 px;
  • Paisagem: 1080 px por 566 px;
  • Stories: 1080 px por 1920 px;
  • Reels: 1080 px por 1920 px.

Os tamanhos de post que mais fazem sucesso são quadrado e retrato. Além disso, os vídeos na vertical geram muito engajamento, pois ocupam totalmente a tela do usuário e garantem maior imersão.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies