12 ideias de campanhas de Carnaval para faturar na folia

Empreendedora negra com máscara carnavalesca segura uma garrafa estilizada que pretende promover em uma campanha de carnaval.
Pontos principais do artigo:
  • Criar uma campanha de Carnaval é a melhor forma de aproveitar o aumento das vendas durante a folia;
  • Você pode usar uma identidade visual carnavalesca, disponibilizar cupons de desconto, oferecer frete grátis, distribuir brindes, fazer sorteios e muito mais;
  • Se você quer vender muito pela internet no Carnaval, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e use nossos banners temáticos para promover seu negócio.

Quem nunca aproveitou uma folia de ofertas para fazer compras no início do ano? Nessa tendência, sua empresa também precisa lançar uma campanha de Carnaval para aproveitar o crescimento das vendas.

Durante a comemoração, os foliões movimentam o comércio e os serviços, aquecendo a economia. Além disso, empresas de todos os segmentos podem utilizar a temática carnavalesca para criar promoções irresistíveis.

Por isso, preparamos um artigo repleto de ideias de campanhas de Carnaval para inspirar você nas suas estratégias de marketing. Continue lendo para saber por que essa data é importante para as vendas e quais ações fazem mais sucesso no período! 🎉

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O que são campanhas de Carnaval?

Campanhas de Carnaval são ações de marketing utilizadas para aumentar as vendas e divulgar marcas durante a folia. Todo ano, empresas de diversos segmentos aproveitam o período de festas para promover seus produtos e serviços aos foliões.

No Carnaval, os negócios que mais faturam são aqueles que vendem produtos relacionados à celebração, como fantasias, maquiagens e acessórios. No setor de serviços, os hotéis, bares e restaurantes são os mais beneficiados pela movimentação de foliões.

No entanto, toda a economia local é favorecida pelas festividades. Além disso, empresas de todos os segmentos utilizam a temática do Carnaval para criar promoções e ofertas atrativas.

💡 Saiba mais: O que vender no Carnaval para ganhar dinheiro?

Como foi o Carnaval 2024 para as empresas?

No Carnaval 2024, as PMEs movimentaram mais de R$ 1,4 milhão com as vendas online, de acordo com um levantamento da Nuvemshop. O crescimento das vendas foi de 70%, com mais de 50 mil produtos temáticos vendidos de 1º de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.

Em São Paulo, por exemplo, o comércio celebrou um aumento de 8% a 10% nas vendas durante a folia, de acordo com um estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os principais itens que aqueceram os resultados foram fantasias, maquiagens e acessórios carnavalescos, além das vendas de supermercados.

Outro setor que é impulsionado pelo Carnaval é o do turismo: em 2024, foram movimentados mais de R$ 9 bilhões em hotéis, bares e restaurantes, conforme um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O mesmo estudo mostra que a folia gerou mais de 70 mil empregos.

O que esperar do comportamento do consumidor no Carnaval 2025?

O Carnaval 2025 será realizado nos dias 1°, 2, 3, 4 e 5 de março de 2025 (do sábado até a Quarta-feira de Cinzas). No entanto, o Papa Francisco já declarou que pretende fixar uma data para a Páscoa, no segundo ou terceiro domingo de abril.

Se isso acontecer, o Carnaval também passará a ter uma data fixa, sempre 47 dias antes da Páscoa. Mas, de qualquer forma, a mudança ainda não é oficial.

Se depender dos resultados do Carnaval 2024, a expectativa é que 2025 seja ainda maior. Afinal, o faturamento do comércio e dos serviços cresce ano após ano na data.

Além disso, mais de 49 milhões de foliões curtiram o Carnaval em 2024, segundo a CNC. Então, se você tem um negócio, esse é o tamanho do público-alvo que pode consumir produtos e serviços carnavalescos desde o início de janeiro até a Quarta-feira de Cinzas.

Em relação ao comportamento do consumidor, tenha em mente que os foliões estão dispostos a investir em fantasias e adereços para curtir os blocos de rua e os desfiles, além de acessórios que garantem segurança e conforto. E, claro, as bebidas ganham destaque na festa, assim como os alimentos.

12 ideias de campanhas de Carnaval para empresas

Agora que você entendeu o impacto da folia no lucro das empresas, que tal conferir ideias de campanhas de Carnaval? Veja nossa seleção especial.

1. Campanha temática de Carnaval

A ação mais simples que você pode fazer no Carnaval é criar uma campanha temática para a sua loja física ou virtual. Para isso, aposte em uma identidade visual com inspiração carnavalesca, agregando elementos como máscaras, confetes e serpentinas.

Na loja física, o segredo é investir em visual merchandising, criando uma vitrine temática e utilizando elementos como banners, totens, blimps, flyers e outras peças de comunicação visual. Já na loja virtual, a tática é utilizar layouts carnavalescos em banners, pop-ups, e-mails-marketing e outras peças promocionais.

Aproveite e baixe nossos banners de Carnaval gratuitos para promover sua loja virtual na folia:

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2. Promoção de produtos e serviços estratégicos

Outro clássico da campanha de Carnaval é promover produtos e serviços estratégicos do seu negócio, ou seja, aqueles que têm maior relação com a festividade. Por exemplo, uma loja virtual de roupas pode divulgar peças com brilho e paetês, enquanto uma loja de cosméticos pode destacar maquiagens carnavalescas.

Para empresas que não vendem produtos direta ou indiretamente associados ao Carnaval, vale apostar na boa e velha “folia de ofertas”. Nesse caso, é possível oferecer um desconto único para toda a loja, descontos específicos em itens mais vendidos, entre outras condições promocionais.

💡 Saiba mais: O que é política de desconto e como criar uma eficiente?

3. Oferta de cupons de desconto

Oferecer um cupom de desconto de Carnaval é uma estratégia infalível para vender mais e entrar no clima da folia. Aqui, as possibilidades são inúmeras: cupom de primeira compra, cupom de frete grátis, cupom a partir de um determinado valor de compra, cupom para produtos específicos etc.

O importante é caprichar na divulgação dos seus cupons e deixar os consumidores animados com a oportunidade de economizar. Veja como a Shopee aproveitou o Carnaval para promover cupons de frete grátis e descontos:

Campanha de carnaval com cupons de frete grátis e descontos realizada pelo marketplace Shopee

Promoção de cupons de frete grátis e descontos realizada pelo marketplace Shopee. Reprodução: Shopee.

💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para impulsionar as vendas?

4. Campanha de descontos progressivos

O desconto progressivo é aquele que aumenta conforme o número de itens adquiridos pelo consumidor. Se você quer aumentar o ticket médio do seu negócio ou liquidar um estoque parado, essa é uma excelente estratégia de promoção de Carnaval.

Você pode, por exemplo, oferecer 5% de desconto na primeira unidade, 10% na segunda e 15% na terceira. A promoção pode ser aplicada a um conjunto específico de produtos ou a todos os itens da loja. Veja o exemplo de campanha de Carnaval com desconto progressivo de uma empresa de painéis:

Campanha de carnaval com descontos progressivos da Digistamp.

Campanha de carnaval com descontos progressivos da Digistamp. Reprodução: Digistamp.

5. Distribuição de brindes temáticos

Os brindes de Carnaval são sempre uma boa pedida para aumentar as vendas e atrair clientes. Você pode condicionar a entrega do brinde a um valor mínimo de compras, por exemplo.

Algumas ideias de brindes para clientes nessa época são canecas, copos, pochetes, bolsas térmicas, carregadores portáteis, bonés e óculos. Lembre-se de apostar em produtos personalizados com a sua marca, para que o consumidor fixe sua empresa na memória e volte a comprar.

Inclusive, é possível oferecer serviços como brindes. Por exemplo, já pensou em disponibilizar uma pintura corporal gratuita no seu estabelecimento durante a folia?

6. Sorteio ou concurso de Carnaval

Que tal fazer um sorteio para clientes e criar muita repercussão no Carnaval? Você pode sortear um kit de produtos da sua empresa, ingressos para filmes e shows, viagens e muito mais.

Se preferir, também pode fazer um concurso cultural, que tem menos questões burocráticas e ainda incentiva a interação dos consumidores. Veja como a Speedo utilizou o tema do Carnaval para fazer um concurso criativo e estimular comentários em suas redes sociais:

Concurso cultural da Speedo durante o Carnaval.

Concurso cultural da Speedo durante o Carnaval. Reprodução: Speedo.

7. Oferta de cashback ou gift back

A campanha de Carnaval é uma boa oportunidade para oferecer cashback aos clientes — o famoso dinheiro de volta. Afinal, nada como receber de volta uma parte do valor gasto, uma estratégia que costuma ter maior impacto do que o desconto.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode usar o aplicativo gratuito Loyalty Cashback para oferecer cashback aos clientes e aumentar a fidelização no Carnaval. Há ainda o app pago Nummus Cashback.

Outra opção é oferecer o giftback, que é um tipo de cashback em que o dinheiro de volta fica como crédito para ser utilizado em futuras compras. Na Nuvemshop, as lojas Nuvemshop Next podem utilizar o app CRMBônus Giftback para disponibilizar essa vantagem aos clientes.

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8. Mídia paga

Para que a sua campanha de Carnaval seja um sucesso, um caminho mais certeiro é investir em tráfego pago e divulgar suas ações para mais pessoas. Com anúncios temáticos, você pode aumentar suas vendas, atingir uma nova audiência e melhorar seu reconhecimento de marca, por exemplo.

Uma dica é começar pelo Google Ads, a plataforma de publicidade do Google, onde você pode criar campanhas de anúncios e mostrar sua empresa nos resultados de pesquisas, no YouTube e em uma ampla rede de sites.

💡 Saiba mais: O que é mídia paga? Dicas de como e onde investir

9. Ações de remarketing

Remarketing é uma estratégia que consiste em atingir pessoas que já interagiram com a sua marca e, portanto, estão mais perto de tomar a decisão de compra. Para isso, você pode usar o e-mail marketing e plataformas como Google Ads e Facebook Ads.

Logo, essa pode ser uma tática interessante para converter usuários na sua campanha de Carnaval. Um cliente que estava de olho em um produto, por exemplo, pode ser convencido a comprá-lo com um desconto especial.

10. Conteúdo em redes sociais

Na categoria de marketing de conteúdo, muitas empresas ganham clientes com campanhas criativas de Carnaval em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. Dessa forma, você consegue engajar seguidores com conteúdo orgânico — e, se quiser, também pode patrocinar conteúdos para alcançar mais pessoas.

Veja o exemplo do McDonald’s, que explorou o tema do Carnaval em suas redes sociais:

Campanha de carnaval do Mc Donald's no Facebook. A imagem diz: A gente pula o Carnaval, mas não o almoço!

Campanha de carnaval do Mc Donald’s no Facebook. Reprodução: Mc Donald’s.

11. Vídeo marketing

Chamamos de vídeo marketing toda estratégia audiovisual para promoção de produtos, serviços e marcas. No Carnaval, qualquer conteúdo em vídeo tem grande apelo para os consumidores, tornando esse formato essencial para a sua campanha.

Você pode publicar vídeos no YouTube, fazer vídeos para o TikTok ou ainda criar Reels especiais para o seu Instagram, por exemplo. Algumas ideias de conteúdos são tutoriais de maquiagem e fantasias, bastidores da loja na folia e apresentações de produtos e serviços.

💡 Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube [+ ferramentas]

12. Parcerias com influenciadores

Por fim, sua campanha de Carnaval pode ganhar mais tração por meio de parcerias com influenciadores digitais. A dica é escolher influencers que tenham um público em comum com a sua marca e criar cupons de desconto exclusivos para atrair mais clientes por meio de indicações.

E aí, gostou das ideias de campanha de Carnaval?

Agora você tem uma lista de opções de campanhas de Carnaval para impulsionar seu negócio durante o período. Então, comece a planejar suas promoções com antecedência e aproveite a folia das vendas!

Se você ainda não tem uma loja online para vender muito no Carnaval, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e você consegue criar seu e-commerce do zero sem conhecimento técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre campanha de Carnaval

Para fazer uma promoção de Carnaval, você pode criar uma campanha temática, oferecer cupons de desconto, distribuir brindes e fazer sorteios. Ainda é possível criar conteúdos para redes sociais, publicar vídeos, fazer parcerias com influenciadores e investir em mídia paga.

O Carnaval 2025 será realizado nos dias 1°, 2, 3, 4 e 5 de março de 2025 (do sábado até a Quarta-feira de Cinzas).

Durante o Carnaval, os foliões estão dispostos a investir em fantasias e adereços para curtir os blocos de rua e os desfiles, além de acessórios que garantem segurança e conforto. E, claro, as bebidas ganham destaque na festa, assim como os alimentos. Para empresas em geral, é importante aproveitar para promover produtos e serviços relacionados à folia ou utilizar a temática para engajar os clientes durante as festividades. Lembre-se de que, nessa época, as compras por impulso podem ser mais comuns.

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