O que são carrosséis do Instagram e como usar esse recurso?

Por: Kawan Lopes

Imagem de um carrossel em miniatura representando o que são carrosséis do Instagram

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais populares entre usuários e lojistas que usam a plataforma para vender seus produtos. Entre os diversos recursos oferecidos pela ferramenta, talvez um dos mais úteis para os produtores de conteúdo sejam os carrosséis do Instagram.

O formato do post carrossel permite criar conteúdos mais completos, com mais imagens. Dessa forma, é mais fácil fazer apresentação de produtos, discutir temas mais complexos ou mesmo mostrar diferentes usos e ângulos de um mesmo item.

Os carrosséis do Instagram já são bem conhecidos pelos usuários, mas talvez você esteja em busca de ideias para usar tudo que esse recurso tem a oferecer. Então, continue por aqui para conferir o que é post carrossel e como usá-lo para aumentar as vendas!

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O que é post carrossel no Instagram?

Carrosséis no Instagram são posts que funcionam como um álbum de fotos, permitindo a publicação de até dez imagens e vídeos simultaneamente, bastando arrastar para o lado para conferir todo o conteúdo.

No momento da publicação, é possível editar cada foto por vez, aplicando filtros, redimensionando o tamanho das imagens e organizando-as conforme suas preferências. Além disso, também é possível usar o post carrossel para mesclar imagens e vídeos ou dividir um vídeo grande em várias partes.

Captura de tela mostrando como é um carrossel de Instagram

Se seu objetivo é prender a atenção do usuário e fazer com que ele fique mais tempo em seus conteúdos, os posts de carrosséis do Instagram são ideias! Isso porque você pode publicar fotos de produtos de diferentes ângulos, mostrando formas de uso, focalizando algum detalhe etc.

Quando usado corretamente, o post carrossel pode te ajudar a ganhar mais seguidores no Instagram, aumentar o engajamento e, com isso, vender pela rede social. Segundo um estudo do Search Engine Journal, os carrosséis têm uma taxa de engajamento cerca de 10% maior do que a de imagens e quase 33% maior do que vídeos.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: 10 dicas de sucesso para faturar muito

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Como fazer carrosséis no Instagram?

Para fazer carrosséis no Instagram é preciso abrir o aplicativo no seu smartphone, clicar no ícone de “+”, depois em “Publicar” e então selecionar as fotos e os vídeos que você deseja incluir no carrossel.

Captura de tela mostrando como fazer carrosséis para Instagram

Para transformar um post simples em carrossel, basta segurar a primeira foto até que apareça um número sobre ela. Esses números indicam a ordem em que cada imagem aparecerá na publicação e ajudam a controlar o total de fotos que você selecionou.

Captura de tela mostrando como escolher fotos para carrosséis de Instagram

Para quem faz o gerenciamento do Instagram pelo Creator Studio na versão desktop, a boa notícia é que você consegue fazer um post carrossel, basta realizar o upload das fotos que serão publicadas e seguir os mesmos passos que mencionamos.

Ideias de carrosséis no Instagram

Agora que você já sabe o que é um post carrossel e como fazer esse tipo de publicação no seu perfil, chegou o momento de ter ideias para usar tudo que a ferramenta pode oferecer.

Confira, a seguir, algumas ideias de posts para os seus carrosséis: 🎠

Tutoriais

Uma ótima utilidade para os carrosséis do Instagram é como forma de ensinar algo. Seja com imagens ou vídeos, você consegue elaborar um passo a passo claro na sua postagem. Caso seja necessário adicionar mais explicações, o espaço da legenda servirá como apoio ao seu conteúdo.

Depoimentos de clientes

Criar um compilado de depoimentos e feedbacks dos seus consumidores sobre a empresa e os serviços é uma forma eficiente de dar visibilidade aos clientes, mostrando que eles são especiais, e atestar a eficiência do seu trabalho.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [passo a passo completo]

Explicações detalhadas

Caso você tenha uma explicação mais longa para dar aos seus seguidores, seja sobre produtos ou serviços, pode usar as dez imagens do carrossel para detalhar o máximo possível.

Storytelling

Os carrosséis do Instagram são um formato perfeito para criar uma narrativa e contar uma história. Essa é uma excelente estratégia para engajar e cativar o público, já que boas histórias tendem a prender a atenção das pessoas.

Storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”).

💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: como contar histórias na rede social?

Apresentação de produtos

O carrossel é uma ótima forma de mostrar diferentes ângulos de um produto. Como você tem espaço para postar até dez imagens, é possível explorar os mais diversos enquadramentos, evidenciando detalhes e dando exemplos de uso para os itens.

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Dicas para criar bons carrosséis no Instagram

Como você viu, o post carrossel oferece uma série de possibilidades e pode ser muito benéfico para o seu e-commerce, já que é um tipo de conteúdo que engaja o usuário. Antes de ir, confira algumas dicas úteis para alcançar os resultados esperados com suas publicações:

1. Patrocine os carrosséis

Por meio do Instagram Ads é possível patrocinar o post carrossel, aumentando as chances de trazer mais pessoas até o seu perfil. Para isso, é preciso ter uma conta comercial, selecionar qual publicação será patrocinada e então clicar no botão “Promover”.

Para anunciar, os arquivos de imagem do carrossel devem ser .jpg ou .png, com tamanho de até 30 MB e dimensão de 1080 px por 1080 px, ou seja, proporção 1:1. Já para os vídeos, os formatos recomendados são MP4, MOV ou GIF, com tamanho de até 4 GB e 60 segundos de duração no máximo.

💡 Saiba mais: Tamanho de post no Instagram: quais as dimensões corretas para fotos e vídeos?

2. Use CTAs atrativos

CTA é sigla para call-to-action — que, em tradução livre, significa “chamada para ação”. A técnica é utilizada para chamar a atenção de um visitante de uma página para realizar uma determinada ação.

No caso dos carrosséis do Instagram, você pode usar algo como “Passe para o lado”, “Continue lendo” ou outro comando semelhante para incentivar o usuário a conferir a postagem até o final.

3. Deixe claro se tratar de um carrossel

Use setas ou linhas que indiquem na próxima imagem que há mais conteúdo na foto seguinte. Por vezes, as pessoas se distraem enquanto estão explorando o Instagram, justamente pela imensa quantidade de informações veiculadas na plataforma.

É por essa razão que você precisa deixar claro para o seguidor que ele estará perdendo se não conferir todo o conteúdo do seu carrossel.

4. Ilustre seu post carrossel

O Instagram é uma rede social de forte apelo visual, por isso é comum que as pessoas prefiram ler conteúdos em texto acompanhados de imagens, ícones, ilustrações, fotos etc.

Pensando nisso, crie publicações que mesclem texto e imagem, de modo a deixar a leitura mais leve, fácil e fluida. Ferramentas como Canva ou o próprio Photoshop podem te ajudar no desenvolvimento desse tipo de postagem.

Aprendeu tudo sobre carrosséis no Instagram?

Criar conteúdos atrativos e que gerem identificação com o público é um desafio para todos que pensam em vender pelas redes sociais. Embora pareça difícil, um dos segredos é explorar ao máximo as ferramentas que se tem à disposição, como é o caso dos carrosséis do Instagram.

Se você já tem uma estratégia firme de vendas pelo Instagram, mas ainda não conta com os benefícios de uma plataforma de e-commerce, que tal conhecer a Nuvemshop? Crie uma loja virtual e teste a plataforma por 30 dias gratuitamente. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre post carrossel

Carrosséis no Instagram são posts que funcionam como um álbum de fotos, permitindo a publicação de até dez imagens e vídeos simultaneamente, bastando arrastar para o lado para conferir todo o conteúdo.

  1. Abra o aplicativo no seu smartphone;
  2. Clique no ícone de “+”;
  3. Vá em “Publicar” e selecione as fotos e os vídeos que você deseja incluir no carrossel;
  4. Edite as imagens conforme suas preferências e publique.

  • Tutoriais;
  • Depoimentos de clientes;
  • Explicações detalhadas;
  • Storytelling;
  • Apresentação de produtos.

  1. Patrocine os carrosséis;
  2. Use CTAs atrativos;
  3. Deixe claro se tratar de um carrossel;
  4. Ilustre seu post carrossel.

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