IGTV Instagram: o que é e por que foi encerrado?

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Pontos principais do artigo:
  • IGTV é um recurso de TV do Instagram cujo objetivo com o objetivo de ser um local dedicado exclusivamente a vídeos mais longos e imersivos;
  • Em 2021, o Instagram anunciou que o IGTV seria descontinuado na plataforma, mas ele ainda pode ser usado de forma independente caso os usuários façam o download do app;
  • Se você vende pelo Instagram, aproveite os novos recursos de vídeos da rede para divulgar seus produtos, mostrar os bastidores do negócio e promover depoimentos de clientes por vídeo.

Desde seu surgimento em 2013, o Instagram procurou inovar e trazer funcionalidades cada vez mais alinhadas às preferências de seus usuários. Uma delas foi o IGTV, um recurso destinado à criação de vídeos longos e na vertical.

No dia 5 de outubro de 2021, no entanto, a rede social deu fim ao IGTV em razão da nova funcionalidade da plataforma, competidora ferrenha do TikTok: o Reels ou Cenas do Instagram.

Embora tenha perdido sua relevância, o IGTV foi um grande divisor de águas quando o assunto é como fazer vídeos de produtos ou demais conteúdos em geral. E é por isso que vamos abordá-lo neste conteúdo!

O que é IGTV no Instagram?

IGTV é um recurso de TV do Instagram que funcionava como um aplicativo independente, porém já integrado à ferramenta. O objetivo era ser um local dedicado exclusivamente a vídeos mais longos e imersivos.

A ferramenta foi lançada em junho de 2018, quando o Instagram ainda não permitia gravar vídeos com mais de 15 segundos. Desde seu surgimento, o IGTV passou por várias atualizações, todas com o intuito de melhorar a funcionalidade para que ela competisse com o YouTube.

Para tornar a experiência mais imersiva, o app trouxe vídeos de até 60 minutos — para os usuários cuja conta é verificada — e na posição vertical.

A ideia por trás do IGTV é transformar o smartphone em uma TV mobile, com conteúdos de qualidade sendo produzidos constantemente e de forma exclusiva para smartphone. Além disso, a ferramenta consegue aproximar usuários e influenciadores, aumentando a interatividade entre as pessoas.

Por que o IGTV foi lançado?

A ideia dessa ferramenta é que os usuários possam postar vídeos longos também no Instagram e não sintam a necessidade de migrar para o YouTube, por exemplo, ou qualquer outra plataforma de vídeos.

Dessa forma, o usuário consegue entrar em contato com diferentes tipos de conteúdo dentro de um mesmo aplicativo. Talvez pouca gente se lembre, mas nem sempre foi possível gravar e publicar vídeos longos no Instagram. O tempo máximo, em meados de 2013, era 15 segundos.

O IGTV veio tanto para suprir a necessidade das pessoas de gravar conteúdos maiores como também para melhorar a experiência do usuário, oferecendo a possibilidade de assistir aos vídeos na vertical.

No entanto, para a grande surpresa dos idealizadores, as pessoas continuaram consumindo os conteúdos do YouTube, fazendo com que o IGTV não atingisse as expectativas.

O que levou ao fim do IGTV?

Em 2021, o Instagram anunciou que o IGTV seria descontinuado na plataforma, mas ele ainda pode ser usado de forma independente caso os usuários façam o download do app. Essa decisão foi tomada com base no grande sucesso de outra rede social, além de alguns problemas observados durante o uso do próprio IGTV.

Veja, abaixo, quais foram os principais motivos para o fim da funcionalidade:

Sucesso do TikTok

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus ainda em 2020, o isolamento social fez com que as pessoas passassem muito mais tempo online, principalmente nas redes sociais. Nesse período, um aplicativo em particular teve grande crescimento: o TikTok.

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, no qual os usuários podem criar e postar conteúdos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com música, dança, dublagem e muito mais.

Ele ficou conhecido, inclusive, como aplicativo de dança, já que os usuários se engajam em desafios que incluem coreografias inovadoras e novidades musicais. Para acompanhar as tendências, as marcas tiveram que inovar e aprender como fazer vídeos no TikTok e atrair a atenção do público.

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se uma das maiores redes sociais do mundo. E, para não ficar atrás, o Instagram precisou inovar mais uma vez, o que nos leva ao próximo motivo para o fim do IGTV.

💡 Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok

Nascimento do Reels

Assim como o IGTV nasceu para competir com o YouTube, o Reels foi desenvolvido para se equiparar ao TikTok e evitar que seus usuários migrassem de plataforma.

O Cenas do Instagram — ou Instagram Reels, em inglês — é uma função de gravação e edição de vídeos do aplicativo, que já é bastante popular por sempre inovar nas formas de compartilhamento dos conteúdos.

O Instagram Reels permite que os usuários gravem vídeos com o mesmo formato do Instagram Stories. Entretanto, é possível usar gravações armazenadas na galeria de seu celular e aplicar as personalizações disponíveis, como:

  • Alteração da velocidade de reprodução;
  • Aplicação de filtros do Instagram;
  • Inclusão de músicas de fundo.

Como os vídeos curtos passaram a fazer muito mais sucesso do que os grandes formatos, principalmente entre a geração Z (nascida no final de 1990 e início de 2010), o Reels foi bem aceito pelos usuários.

Tanto é que os desafios de dança, uma febre entre os grupos mais jovens, são um dos grandes atrativos do Reels. Segundo o Relatório de Tendências do Instagram para 2022, um a cada três adolescentes está empolgado para participar das novas brincadeiras.

Redundância nas funcionalidades

Depois do surgimento e sucesso da nova funcionalidade, não ficou muito claro para as pessoas quais eram as diferenças entre post comum, Stories, Reels e IGTV. Essa redundância fez com que cada vez menos pessoas usassem a última aplicação.

Com o passar do tempo, os formatos foram se tornando cada vez mais semelhantes, tanto em relação à interface quanto pela finalidade.

Assim que as marcas e os influenciadores digitais passaram a fazer propagandas e conteúdos em vídeos mais curtos, o IGTV perdeu espaço de vez para seu irmão mais novo, Reels.

Portanto, atualmente, marcas que investem em marketing no Instagram estão direcionando seus esforços para criar conteúdos no Reels, no Feed e nos Stories. Para continuar publicando no IGTV e, com isso, divulgar sua loja virtual, é preciso seguir o caminho que mostraremos a seguir.

Como postar no IGTV?

Embora o IGTV não esteja mais presente no Instagram, ainda é possível criar conteúdos e conferir os vídeos publicados na ferramenta. Para isso, basta baixá-lo nas plataformas de aplicativos (Google Play ou App Store).

Já na tela inicial, é possível fazer login usando seu perfil no Instagram, como você vê abaixo:

Captura de tela mostrando como fazer login no IGTV

Para postar no IGTV, basta clicar no ícone + no canto superior direito da tela. A ferramenta permite gravar o vídeo ou escolher um arquivo na biblioteca do seu smartphone.

Captura de tela mostrando como gravar vídeo para IGTV

É possível, ainda, escolher uma imagem de capa para o seu vídeo e adicionar título, descrição e hashtags.

Captura de tela mostrando como publicar no IGTV

Pronto, seu conteúdo está pronto para ser publicado! Vale lembrar que, atualmente, é possível criar vídeos tanto na vertical quanto na horizontal, desde que ele tenha a proporção de 5:4 ou 16:9 e não ultrapasse 10 minutos ou 650 MB para usuários comuns. Perfis verificados podem postar vídeos de até 60 minutos ou com 5,4 GB.

Boas práticas para ter sucesso no IGTV

Se você quer produzir vídeos no IGTV do Instagram para promover seus produtos e sua loja virtual, é preciso ter atenção a algumas práticas que podem te ajudar a melhorar os resultados e ter sucesso!

Veja, a seguir, algumas dicas de ouro: 🥇

Use os primeiros segundos para chamar a atenção

Quando está escrevendo um texto, você não usa a introdução para prender a atenção do leitor? Nos vídeos, a lógica é bastante parecida. Portanto, aproveite os primeiros segundos para fisgar o público e despertar seu interesse.

Use os momentos iniciais do vídeo para deixar claro qual será o assunto e por que o usuário deve continuar assistindo, ou seja, quais benefícios ele poderá extrair do seu conteúdo.

💡 Saiba mais: Entenda tudo sobre vídeo marketing

Inclua hashtags na descrição do vídeo

As hashtags (#) são termos clicáveis que permitem aos usuários de redes sociais encontrar conteúdos específicos e se conectar com marcas que falam sobre temas que os interessam. Com elas, as empresas também têm mais chances de encontrar a audiência certa e ganhar seguidores.

Por isso, lembre-se sempre de colocar hashtags alinhadas ao conteúdo do vídeo — além, claro, de um título atrativo e uma descrição explicativa e didática. Esses recursos ajudarão mais usuários a encontrarem o seu vídeo e, com isso, conhecerem o seu produto ou serviço.

Respeite a identidade visual da marca

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que caracterizam uma marca. Quando falamos da identidade visual no IGTV, portanto, estamos nos referindo ao uso desses componentes no seu perfil e nas postagens.

Ao usar sempre os mesmos elementos, como fontes, paleta de cores e, claro, a linguagem, você facilita o reconhecimento da sua empresa pelo público (branding), fortalece sua marca e transmite uma imagem de profissionalismo. A longo prazo, isso pode colaborar com a autoridade e confiabilidade do seu negócio.

Sobre o último ponto, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode criar cupons e promoções para conquistar consumidores.

Esses benefícios, inclusive, podem ser criados para direcionar quem já compra de você diretamente pelo Instagram a comprar no seu e-commerce. É possível, por exemplo, criar um cupom de 10% de desconto para a primeira compra no site. Interessante, não é mesmo?

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Divulgue os vídeos em outros canais

Embora nosso foco seja ensinar a você como postar no IGTV do Instagram, nada impede que os conteúdos sejam divulgados em diferentes canais para ampliar a audiência. Se o seu foco é vender no Instagram, mas seu público consome os conteúdos do IGTV, não deixe de ter uma forte presença nas duas plataformas.

Você pode, por exemplo, compartilhar uma prévia do vídeo no Instagram Stories ou compartilhar o link para que o usuário continue assistindo na plataforma do IGTV. Essa é uma excelente ferramenta para divulgar seu trabalho e, consequentemente, potencializar as vendas no e-commerce.

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

Entendeu o que é IGTV e por que ele foi encerrado?

Embora tenha sido descontinuado do Instagram, o IGTV ainda é uma plataforma interessante para criar e compartilhar vídeos. Se você quer potencializar sua estratégia para vender pelas redes sociais, vale a pena considerar essa alternativa.

Para ter sucesso com o Instagram, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa que direcione seus seguidores para as compras. Então, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop

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Perguntas frequentes sobre igtv

IGTV é o recurso de TV do Instagram, um aplicativo independente, porém que já foi integrado à ferramenta, cujo objetivo é ser um local dedicado exclusivamente a vídeos mais longos, de até 60 minutos, e imersivos.

O sucesso do TikTok, o nascimento do Reels e a redundância nas funcionalidades.

Clique no ícone + no canto superior direito da tela, grave o vídeo ou escolha um arquivo na biblioteca do celular, escolha uma imagem de capa e adicione título e descrição.

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